[img][img]Boas noites caros colegas,
Hoje tive um semi-encontro autohoje com o nosso colega RScupra e o SIBlack.
Como tal, aproveitamos o momento para fazer um pequeno teste às nossas pequenas máquinas.
RScupra -> Seat Ibiza Van 1.9 TDI (100CV)
Tubular Bells -> Opel Astra Sport Van 1.7 DTI (75CV)
Eu falarei mais do teste ao Seat Ibiza, e o nosso colega RScupra falará mais do Astra.
Todos sabemos que são carros de segmentos diferentes, logo, não são comparáveis. Mesmo assim, tendo em conta que são comerciais, e ambos da mesma época acho que é possível estabelecer as diferenças e os pontos em comum entre os dois modelos.
Estética -> As diferenças entre estes dois modelos começam logo neste ponto, o Ibiza com o seu ar mais desportivo, vocacionado para malta jovem, e com um ar que demonstra gosto por velocidade é talvez mais arrojado e até inovador que o Astra. O Sport Van apresenta uma postura mais elegante, e suave, talvez mais discreto, e com um publico alvo não tão jovem como o Ibiza, enfim, um carro para quem gosta de viajar sem preocupações, mas que por vezes também faz o gosto ao dedo. Isso verificámos nós mais tarde no que toca à condução.
Interior -> Bom, no interior mais uma vez as diferenças são grandes, o Ibiza continua com o seu estilo mais "racing" e o Astra sempre conservador, ambos exibem bastante desportivismo. O Astra com o volante forrado a pele, o Ibiza com os estofos forrados a pele! Um pormenor que achei fabuloso! De resto, o tablier rectilíneo do Astra contrasta com as formas mais arredondadas do interior do Ibiza, alem disso o Ibiza apresenta-nos a consola central virada para o condutor, um pormenor que aprecio bastante! Mesmo assim, a consola central do Astra parece-me ter um ar mais sofisticado, o que é compreensível, pois estamos num segmento acima.
Qualidade -> No que toca à qualidade, este Ibiza surpreendeu-me, pois o tablier não era igual aos que eu conheço dos 1.4 TDI, é um material mais macio, e agradável ao toque. Não vi em pormenor mas a montagem pareceu-me razoável, não detectei ruídos parasitas. A qualidade de som do rádio é boa! No caso do Astra, bom, aqui já sabem a minha opinião, a não ser os puxadores das portas acho que não há muito a apontar, o carro possui uma óptima qualidade de construção e acabamentos, é bastante robusto. O sistema de som, também me parece bastante bom.
Espaço -> Em termos de espaço, é natural que o Astra seja maior, afinal, é um segmento acima.
Entretanto, há que sair para a estrada, chave rodada, vamos lá a ver como se porta o Ibiza em estrada.
Bom, em termos de ruído geral do andamento, parece um pouco mais ruidoso que o Astra, mas em compensação o motor também tem outro tipo de resposta, estando ele nas 2000 RPM’s, é ve-lo subir de regime com uma facilidade fabulosa! É realmente espantoso o comportamento destes 100 Cavalinhos!
O comportamento também me surpreendeu pela positiva, talvez as jantes de 15" e os Michelin pilot exalto tenham uma palavra a dizer, mas a verdade é que abordei algumas curvas inicialmente a medo, e depois verifiquei que os limites deste Ibiza eram bastante elevados! Surpreendeu-me!
Mas nem tudo são rosas, infelizmente não gostei muito da vibração sentida nos pedais, nada de mal, mas é algo que aprecio bastante no meu, o motor está muito isolado do habitáculo, no Ibiza isso não acontece da mesma forma. Mesmo assim, é bem melhor que, por exemplo, um Corsa 1.7 DTI.
Direcção -> Uma direcção mais leve que a do Astra, correctamente assistida, que não me despertou admiração, é leve, e agradável de utilizar, tal como já previa. Não sei se é melhor que a do Astra ou não, é diferente, a do Astra parece-me mais directa, e sente-se mais o carro. Mas a do Ibiza também é muito agradável.
Travagem -> Neste campo, o Seat bate, na minha opinião, por completo o Astra, talvez devido ao menor peso (menos inércia) a verdade é que o travão do Ibiza é muito mais poderoso que o do Astra. No Sport Van, encontramos um pedal algo esponjoso, é fácil dosear a travagem, e esta é de facto eficaz, mas é preciso fazer bastante pressão no pedal.
Conforto -> O Astra parece-me mais envolvente, e absorve melhor as irregularidades da estrada, mas o Ibiza possui uns bancos mais moles.
No que toca ao equipamento ambos nos brindam de forma bem positiva.
Ibiza:
computador de Bordo
Faróis de Nevoeiro
Jantes em liga leve de 15”
Estofos em pele
Espelhos eléctricos
Controlo de Tracção
Rádio leitor de CD’s
AirBags
Vidros laterais em compasso
Bancos reguláveis em altura
Preservativos
Etc.
Astra:
computador de Bordo
Cruise Control
Faróis de Nevoeiro
Jantes em liga leve de 16”
Volante e manete das mudanças em pele
Espelhos Eléctricos e aquecidos
Rádio leitor de CD’s
AirBags
Comandos do rádio no volante
Ar Condicionado
Banco do condutor regulável em altura
Etc.
No geral, o Ibiza é um carro para quem aprecia mais diversão, é um carro que dá mais “gozo” conduzir, principalmente pela potencia do motor, e até pelo ruído do mesmo, o Astra é um carro mais pacato, para sair à noite, nas calmas, a ouvir uma musica bem calma, conduzir suavemente. Sente-se uma maior robustez e solidez geral, mas tal deve-se também ao facto de estarmos a falar de um carro de um segmento acima.
Resta referir que o motor do Astra é de origem Isuzu, o que é visível por esta atitude….
:D[}];)
Agora, umas as fotos...
E para terminar em beleza... Isuzu Powa [}]:D[8D]
SIBlack - RScupra - Tubular Bells
Um abraço a todos, e o meu agradecimento ao RScupra e SIBlack! ;)
Hoje tive um semi-encontro autohoje com o nosso colega RScupra e o SIBlack.
Como tal, aproveitamos o momento para fazer um pequeno teste às nossas pequenas máquinas.
RScupra -> Seat Ibiza Van 1.9 TDI (100CV)
Tubular Bells -> Opel Astra Sport Van 1.7 DTI (75CV)
Eu falarei mais do teste ao Seat Ibiza, e o nosso colega RScupra falará mais do Astra.
Todos sabemos que são carros de segmentos diferentes, logo, não são comparáveis. Mesmo assim, tendo em conta que são comerciais, e ambos da mesma época acho que é possível estabelecer as diferenças e os pontos em comum entre os dois modelos.
Estética -> As diferenças entre estes dois modelos começam logo neste ponto, o Ibiza com o seu ar mais desportivo, vocacionado para malta jovem, e com um ar que demonstra gosto por velocidade é talvez mais arrojado e até inovador que o Astra. O Sport Van apresenta uma postura mais elegante, e suave, talvez mais discreto, e com um publico alvo não tão jovem como o Ibiza, enfim, um carro para quem gosta de viajar sem preocupações, mas que por vezes também faz o gosto ao dedo. Isso verificámos nós mais tarde no que toca à condução.
Interior -> Bom, no interior mais uma vez as diferenças são grandes, o Ibiza continua com o seu estilo mais "racing" e o Astra sempre conservador, ambos exibem bastante desportivismo. O Astra com o volante forrado a pele, o Ibiza com os estofos forrados a pele! Um pormenor que achei fabuloso! De resto, o tablier rectilíneo do Astra contrasta com as formas mais arredondadas do interior do Ibiza, alem disso o Ibiza apresenta-nos a consola central virada para o condutor, um pormenor que aprecio bastante! Mesmo assim, a consola central do Astra parece-me ter um ar mais sofisticado, o que é compreensível, pois estamos num segmento acima.
Qualidade -> No que toca à qualidade, este Ibiza surpreendeu-me, pois o tablier não era igual aos que eu conheço dos 1.4 TDI, é um material mais macio, e agradável ao toque. Não vi em pormenor mas a montagem pareceu-me razoável, não detectei ruídos parasitas. A qualidade de som do rádio é boa! No caso do Astra, bom, aqui já sabem a minha opinião, a não ser os puxadores das portas acho que não há muito a apontar, o carro possui uma óptima qualidade de construção e acabamentos, é bastante robusto. O sistema de som, também me parece bastante bom.
Espaço -> Em termos de espaço, é natural que o Astra seja maior, afinal, é um segmento acima.
Entretanto, há que sair para a estrada, chave rodada, vamos lá a ver como se porta o Ibiza em estrada.
Bom, em termos de ruído geral do andamento, parece um pouco mais ruidoso que o Astra, mas em compensação o motor também tem outro tipo de resposta, estando ele nas 2000 RPM’s, é ve-lo subir de regime com uma facilidade fabulosa! É realmente espantoso o comportamento destes 100 Cavalinhos!
O comportamento também me surpreendeu pela positiva, talvez as jantes de 15" e os Michelin pilot exalto tenham uma palavra a dizer, mas a verdade é que abordei algumas curvas inicialmente a medo, e depois verifiquei que os limites deste Ibiza eram bastante elevados! Surpreendeu-me!
Mas nem tudo são rosas, infelizmente não gostei muito da vibração sentida nos pedais, nada de mal, mas é algo que aprecio bastante no meu, o motor está muito isolado do habitáculo, no Ibiza isso não acontece da mesma forma. Mesmo assim, é bem melhor que, por exemplo, um Corsa 1.7 DTI.
Direcção -> Uma direcção mais leve que a do Astra, correctamente assistida, que não me despertou admiração, é leve, e agradável de utilizar, tal como já previa. Não sei se é melhor que a do Astra ou não, é diferente, a do Astra parece-me mais directa, e sente-se mais o carro. Mas a do Ibiza também é muito agradável.
Travagem -> Neste campo, o Seat bate, na minha opinião, por completo o Astra, talvez devido ao menor peso (menos inércia) a verdade é que o travão do Ibiza é muito mais poderoso que o do Astra. No Sport Van, encontramos um pedal algo esponjoso, é fácil dosear a travagem, e esta é de facto eficaz, mas é preciso fazer bastante pressão no pedal.
Conforto -> O Astra parece-me mais envolvente, e absorve melhor as irregularidades da estrada, mas o Ibiza possui uns bancos mais moles.
No que toca ao equipamento ambos nos brindam de forma bem positiva.
Ibiza:
computador de Bordo
Faróis de Nevoeiro
Jantes em liga leve de 15”
Estofos em pele
Espelhos eléctricos
Controlo de Tracção
Rádio leitor de CD’s
AirBags
Vidros laterais em compasso
Bancos reguláveis em altura
Preservativos
Etc.
Astra:
computador de Bordo
Cruise Control
Faróis de Nevoeiro
Jantes em liga leve de 16”
Volante e manete das mudanças em pele
Espelhos Eléctricos e aquecidos
Rádio leitor de CD’s
AirBags
Comandos do rádio no volante
Ar Condicionado
Banco do condutor regulável em altura
Etc.
No geral, o Ibiza é um carro para quem aprecia mais diversão, é um carro que dá mais “gozo” conduzir, principalmente pela potencia do motor, e até pelo ruído do mesmo, o Astra é um carro mais pacato, para sair à noite, nas calmas, a ouvir uma musica bem calma, conduzir suavemente. Sente-se uma maior robustez e solidez geral, mas tal deve-se também ao facto de estarmos a falar de um carro de um segmento acima.
Resta referir que o motor do Astra é de origem Isuzu, o que é visível por esta atitude….
:D[}];)
Agora, umas as fotos...
E para terminar em beleza... Isuzu Powa [}]:D[8D]
SIBlack - RScupra - Tubular Bells
Um abraço a todos, e o meu agradecimento ao RScupra e SIBlack! ;)
Comentário