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Catalizador: Influência na compressão do motor

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    Catalizador: Influência na compressão do motor

    Estava por aqui a dar uma vista de olhos a um manual técnico do Civic/CRX 1.6i16 e quando chego às especificações técnicas do motor, reparo que existem duas versões:

    Com catalizador: Compressão do motor 9.5
    Sem catalizador: Compressão do motor 9.1
    Com catalizador: Gasolina recomendada, sem chumbo, octanagem minima 91
    Sem catalizador: Gasolina recomendada, com chumbo, octanagem minima 97

    Será que é apenas a diferença de ter catalizador ou não que vai influenciar tanto na compressão do motor e na gasolina recomendada ou será que o motor em si terá algo diferente?

    #2
    Se não me engano os proprios motores eram diferentes(isto é se o motor em questão for o mesmo que equipa o meu Rover e o Concerto) na nomeação, logo tinham tmb algumas peças diferentes.

    D16A8---com catalizador e maior taxa de compressão
    D16A9---sem catalizador e menor taxa.

    Acho que era isto...

    Comentário


      #3
      A taxa de compressão é uma medida física. É a razão entre o volume de um cilindro no ponto morto inferior e o volume do cilindro no ponto morto superior. Não há nada que possas fazer a um motor que altere a taxa de compressão excepto se trabalhares a cabeça do motor ou alterares os pistões.

      Naturalmente podem haver perdas de compressão nos cilindros por defeitos nos segmentos ou outros motivos mas isso não altera a taxa de compressão.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
        A taxa de compressão é uma medida física. É a razão entre o volume de um cilindro no ponto morto inferior e o volume do cilindro no ponto morto superior.
        n podes dizer as coisas assim! pq isso dá a ideia de cilindrada, mas n ta incorrecto, ta incompleto

        taxa de compressão ou relação de compressção é isto:

        A rlação ou a taxa de compressão é definida pela relação entre a cilindrada “VC” e o volume da câmara de combustão “V0”. A cilindrada corresponde ao volume deslocado entre o PMS e o PMI e o volume da câmara de combustão corresponde ao volume morto definido pela cabeça do cilindro e pelo embolo quando este se encontra no PMS.
        uma imagem para ajudar:
        Ficheiros anexados

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
          n podes dizer as coisas assim! pq isso dá a ideia de cilindrada, mas n ta incorrecto, ta incompleto
          A tua definição foi igual à minha. O que eu disse nunca poderá dar uma ideia de cilindrada porque é uma razão enquanto a cilindrada é um valor absoluto... Posso não ter explicado bem o que é o volume do cilindro, mas seria naturalmente o espaço compreendido por pistão, bloco do motor e cabeça. Em todo o caso já deixaste aí o boneco que é a melhor forma de explicar.
          Editado pela última vez por ppais; 08 April 2007, 12:01.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
            A taxa de compressão é uma medida física. É a razão entre o volume de um cilindro no ponto morto inferior e o volume do cilindro no ponto morto superior. Não há nada que possas fazer a um motor que altere a taxa de compressão excepto se trabalhares a cabeça do motor ou alterares os pistões.

            Naturalmente podem haver perdas de compressão nos cilindros por defeitos nos segmentos ou outros motivos mas isso não altera a taxa de compressão.
            Ora nem mais!

            Comentário


              #7
              Alguem se importa de explicar isso a um vendedor da citroen?
              É q outro dia disse-me q c o novo sistema de injecção ele aumentava a taxa de compressão!

              Eu ri-me! Ele ficou ofendido! Fomos beber um café.
              E acabou por me explicar q a sua formação em mecânica qdo foi para vendedor foi de 3 horas!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Alguem se importa de explicar isso a um vendedor da citroen?
                É q outro dia disse-me q c o novo sistema de injecção ele aumentava a taxa de compressão!

                Eu ri-me! Ele ficou ofendido! Fomos beber um café.
                E acabou por me explicar q a sua formação em mecânica qdo foi para vendedor foi de 3 horas!


                Já estou como um prof meu de termodinâmica que contava cada história... Uma que me lembro era de um vendedor falar do poder calorifico e indicar o superior em vez do inferior. Quem não souber cai.. Mas isso nós percebemos de carros. Vamos comprar outra coisa qualquer e também somos enganados!

                Comentário


                  #9
                  Óbvio!
                  Se soubesses as trafulhas q se fez qdo veio o GN pa Portugal!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    Alguem se importa de explicar isso a um vendedor da citroen?
                    É q outro dia disse-me q c o novo sistema de injecção ele aumentava a taxa de compressão!

                    Eu ri-me! Ele ficou ofendido! Fomos beber um café.
                    E acabou por me explicar q a sua formação em mecânica qdo foi para vendedor foi de 3 horas!


                    eu cagava-me a rir na cara dele!

                    se ele dissesse que as cabeças inham sido mexidas... ou que a pressão do cilindro era maior... tudo bem... mas daí a taxa de compressão ser maior...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                      A tua definição foi igual à minha. O que eu disse nunca poderá dar uma ideia de cilindrada porque é uma razão enquanto a cilindrada é um valor absoluto... Posso não ter explicado bem o que é o volume do cilindro, mas seria naturalmente o espaço compreendido por pistão, bloco do motor e cabeça. Em todo o caso já deixaste aí o boneco que é a melhor forma de explicar.


                      epah sabes oq eu é que eu li no teu post?

                      "É a razão entre o ponto de um cilindro no ponto morto inferior e o ponto do cilindro no ponto morto superior"

                      peço desculpa... mas de qqwuer maneira o boneco dissipa as dúvidas

                      Comentário


                        #12
                        nao conheco estes motores em concreto, mas uma das possibilidades e o motor com catalizador ter injeccao e centralina mais evoluidas, com maior controlo sobre a detonacao...o que permite taxas de compressao mais elevadas!

                        obvio que nada disso altera a taxa de compressao directamente, mas os construtores nao fazem motores em cima do joelho, nao lancam um motor pra rua com uma alteracao sem pensar no resto, so pra ver se ninguem nota

                        Comentário


                          #13
                          Eu acho que a taxa de compressão dum motor não tem relação directa com o catalizador. Como já foi dito aqui, a taxa de compressão é a razão entre o valor do volume medido quando o piston se encontra no ponto morto inferior (quando o embolo está mais afastado da cabeça) e o volume medido quando o piston está no ponto morto superior (mais perto da cabeça). Ou seja 10:1 será a porpoção (razão) entre volume x que vai ser comprimido até ficar com o volume y (x/y).

                          O catalizador é um componente que só deve ser usado em motores que usem somente gasolina sem chumbo.

                          É certo que nos motores mais recentes, desde a utilização dos turbos, compressores, turbochargers, turbo-compressores, à alteração do angulo de avanço de ignição, alteração variavel da abertura e fecho das valvulas atravez da alteração dinamica do angulo da arvore de cames (cruzamento), ao arrefecimento do ar pelo intercooler, pela taxa de humidade no ar atravez da vaporização de àgua no colector de admissão (como no subaru), colectores de competição (rendimento), tudo vale para a tentativa de ter mais uns "pozinhos" de potencia disponivel no motor.

                          Resumindo, o catalizador tem a haver somente com as reacções quimicas e não com a fisica. Ou seja, com os gases que saem pelo tubo de escape, mais propriamente com o lixo produzido pela combustão de hidrocarbunetos e aditivos. É muito importante não usar gasolina com chumbo, porque senão, adeus catalizador. Se não me angano o chumbo entra em reacção com o mercurio do catalizador.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                            Eu acho que a taxa de compressão dum motor não tem relação directa com o catalizador. Como já foi dito aqui, a taxa de compressão é a razão entre o valor do volume medido quando o piston se encontra no ponto morto inferior (quando o embolo está mais afastado da cabeça) e o volume medido quando o piston está no ponto morto superior (mais perto da cabeça). Ou seja 10:1 será a porpoção (razão) entre volume x que vai ser comprimido até ficar com o volume y (x/y).

                            O catalizador é um componente que só deve ser usado em motores que usem somente gasolina sem chumbo.

                            É certo que nos motores mais recentes, desde a utilização dos turbos, compressores, turbochargers, turbo-compressores, à alteração do angulo de avanço de ignição, alteração variavel da abertura e fecho das valvulas atravez da alteração dinamica do angulo da arvore de cames (cruzamento), ao arrefecimento do ar pelo intercooler, pela taxa de humidade no ar atravez da vaporização de àgua no colector de admissão (como no subaru), colectores de competição (rendimento), tudo vale para a tentativa de ter mais uns "pozinhos" de potencia disponivel no motor.

                            Resumindo, o catalizador tem a haver somente com as reacções quimicas e não com a fisica. Ou seja, com os gases que saem pelo tubo de escape, mais propriamente com o lixo produzido pela combustão de hidrocarbunetos e aditivos. É muito importante não usar gasolina com chumbo, porque senão, adeus catalizador. Se não me angano o chumbo entra em reacção com o mercurio do catalizador.
                            Boas. Sublinhu este post porque diz quase tudo.
                            Eu li assim na diagonal mas o facto de o motor com catalizador ter uma taxa de compressão maior é devido ao facto de terem que compensar as perdas de potencia geradas com o catalizador nalgum ponto, um deles é a taxa de compressão( relação entre a quantidade x de mistura ou somente ar nos diesel e a quantidade x posteriormente comprimida).;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                              Se não me engano o chumbo entra em reacção com o mercurio do catalizador.
                              Não há lá mercúrio, senão mais valia não usar os catalisadores.

                              O chumbo reage e danifica o paládio e ródio utilizado nos catalisadores.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                Boas. Sublinhu este post porque diz quase tudo.
                                Eu li assim na diagonal mas o facto de o motor com catalizador ter uma taxa de compressão maior é devido ao facto de terem que compensar as perdas de potencia geradas com o catalizador nalgum ponto, um deles é a taxa de compressão( relação entre a quantidade x de mistura ou somente ar nos diesel e a quantidade x posteriormente comprimida).;)
                                Para alem de com uma taxa de compressão maior, aumenta a velocidade de escape, já que um dos efeitos do catalizador é provocar uma diminuição desta predujicando o rendimento do motor...

                                Comentário


                                  #17
                                  Um bom sistema de escape

                                  Queria emendar a mão em relação às minhas imprecisões, por esse facto as minhas desculpas.

                                  A taxa de compressão como disse é a relação entre a medida do volume entre a cabeça e o embolo , quando o embolo se encontra no ponto morto superior e no ponto morto inferior.

                                  A razão de nos motores a gasolina sem chumbo a taxa de compressão ser superior aos motores a gasolina com chumbo prende-se com o factor do anti-detonante, aditivo que é adicionado à gasolina para evitar a autodetonação. Como se sabe, nos motores a gasolina, a detonação é desencadiada pela faisca que salta nos polos da vela. Nos motores a gasoleo, é a compressão dos gases.

                                  A influencia do catalizador no rendimento do motor, explica-se pelo facto de que os gases de escape terem que fluir atravez do catalizador (tubinhos fininhos). Ora isso faz com que a fluidez com que os gases saiem da camara de combustão seja um nadinha "atrapalhados", pois em determinado grau apanham como que uma ligeira barreira.

                                  Assim, se não sair todo o volume de gases queimados, também não vai ser possivel meter todo o volume de ar limpo com o precioso oxigenio para a combustão. O ar entra no cilindo até a pressão fora e dentro seja igual. Pode ser dada uma ajudinha nesta fase com os turbos, com os compressores, com os turbochargers e com os turbo-compressores, não esquecendo também os inter-coolers.

                                  O tamanho do tubo de escape tembém tem grande influencia, assim como as panelas de escape. À primeira vista, as panelas de escape também são um estorvo à fluidez dos gases de escape. Mas um sistema de escape bem estudado é precisamente o contrario.

                                  Primeiro, é vantajoso que o que saia pelo escape seja somente os gases já todos queimados. Não queremos que os gases de escape venham pelo escape a fora ainda a arder, o que é um grande desperdicio. Por isso, os sistemas de escape também tem como função efectuar uma certa oposição a que os gases de escape saiam.

                                  Segundo, é vantajoso que saia o maximo de gases queimados da camara de combustão, para que seja possivel meter o maximo de volume de ar puro, com o precioso oxigenio. Por isso os bons sistemas de escape são estudados de modo a que a inercia dos gases que estão quase saida do escape literamente "suguem" os gases que estão na camara de combustão.

                                  Assim, importa que a inercia dos gases de escape jogue em favor duma optimização da fluidez dos gases de escape sem contudo provocar a deslocação dos gases na altura errada. É necessario então que os gases por causa da dita incercia, não voltem para traz, criando ainda mais empecilhos à saida dos gases de escape.

                                  Resumindo, temos então que um bom sistema de escape não é aquele que faz mais basqueiro. "Tunning" não é a mesma coisa "Xunning".

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