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Reflexão : o estado da Indústria Automóvel

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    Reflexão : o estado da Indústria Automóvel

    Como Apreciador de automóveis, daí o meu registo neste Fórum, sigo o mundo automóvel, desde que a idade mo permite, talvez desde os 8 anitos – com as devidas limitações, como é óbvio – por isso já há 28 Anos !

    Como já aqui o disse e quem aqui me conhece o confirma, não sou “Fanático / Extermista”, por nenhuma Marca, tenho como é óbvio as minhas preferências, como “Sonhador” que também sou, mas acima de tudo gosto de automóveis.

    Gosto de Automóveis, quer do ponto de vista de “meio de transporte” – assim como gosto de combóios, aviões, barcos, etc...- sendo neste momento o meu principal relacionamento, com os mesmos, ou seja, a compra é sempre a Racional, salvaguardando apenas o facto que não compro nada que indiscutivelmente não goste.
    Posso não morrer de amores, mas não me causa náuseas, a escolha, compreendem ?

    Gosto de Automóveis, do ponto de vista de “paixão”, desporto, técnica, velocidade, enfim : Emoções.

    Tendo por base o primeiro pressuposto, aceito e compreendo (com reservas), no desenrolar destes quase 30 anos, o estado do sector automóvel mundial. Grupos, compras, fusões, parcerias, “jointventures”, modelos comuns, motores comuns, plataformas comuns, em separado ou no mesmo grupo, etc. As minhas reservas acontecem quando chego à conclusão que afinal, tudo isto, não veio EFECTIVAMENTE, trazer aquilo que tanto se apregoa que é a rentabilização das MARCAS.

    Não são Rentáveis Financeiramente :

    - Os Grandes Grupos, estão em profunda Crise, as pequenas marcas independentes de Boa Saúde e a comprar “partes” de grupos.
    - Os Grandes Grupos, estão a desmoronar-se, desfazendo-se de bens (venda de marcas, exº . Ford) ; Separando-se (exº. Daimler Chrysler); apagando ícones da Indústria Automóvel (Desactivação de Marcas).
    - Os Grandes Grupos, são os primeiros a recorrer a parcerias com outros Grupos para desenvolver motores e tecnologias, quando as pequenas marcas vão fazendo o trabalho dentro das suas portas (e por vezes com maior sucesso), ver os casos dos motores Ford / PSA, GM / Fiat e a BMW, por exemplo.

    Não são Rentáveis na sua Imagem :

    - O comprador, cada vez mais é esclarecido e cada vez menos se deixa levar pelo símbolo, sabendo que o que está a comprar é o mesmo material, mas com outro serviço (aqui sim, por vezes há diferenças, mas raras e em certos casos com resultados de vice versa)
    - Um Problema num tipo de motor, num Grande Grupo, implica um abalo em todas as suas marcas e em marcas da sua parceira.
    - Os Grandes Grupos, fazem fotocópias de carros e não versões originais.

    Esta conversa para quê ? Tão só, para que quem como eu, sofre deste “bichinho automóvel”, dê a sua opinião sobre o que poderão ser os próximos 30 anos da Indústria Automóvel.

    A minha Opinião ? Esta :

    Caminhamos de novo para o Automóvel por Marca. Existirão, como é óbvio parcerias e desenvolvimentos “comuns” entre marcas, no entanto a parte que podemos chamar “comum”, virá mais depressa de Fornecedores Externos (Construtores de Tecnologia), do que desenvolvimento Marca / Marca.

    Passarão a existir mais Marcas de nicho e menos generalistas, resultado do desmembramento dos grupos.

    Como é óbvio, dificilmente Nascerão marcas Novas e mais algumas das existentes desaparecerão.

    Quando o Automóvel estiver a fazer o seu 2º Centenário, teremos a Páscoa da Indústria Automóvel, pois toda a sua base, começando pelo motor a combustão, está já com mais de 100 anos e entrou na 3º idade...



    #2
    então a BMW não tem uma parceria com a PSA (Peugeot) para construção/desenvolvimento de motores? ai ai ai ai ai!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
      então a BMW não tem uma parceria com a PSA (Peugeot) para construção/desenvolvimento de motores? ai ai ai ai ai!

      Pois tem e o que começou para ser só uma Parceria BMW (MINI) / PSA, poderá alargar-se ao série 1 / 3, mas isto não desmente aquilo que quero demonstrar...

      Os 20d, 30d, 35d, etc, são os motores com "O SUCESSO"...




      ...deixa-me mas é mudar o Avatar...
      Editado pela última vez por PAZ; 10 April 2007, 10:40. Razão: Mudar o Avatar para não haver conflito com a afirmação

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
        então a BMW não tem uma parceria com a PSA (Peugeot) para construção/desenvolvimento de motores? ai ai ai ai ai!
        A primeira coisa de que me lembrei...


        Quanto aos grandes grupos estarem em crise, é um bocado tendencioso...PSA, Daimler Chrisler estao a correr bem...Os americanos não estao porque tiveram anos à sombra da bananeira e agora que europeus e japoneses baixaram o preço la, os carros deles não estão à altura...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eser Ver Post
          A primeira coisa de que me lembrei...


          Quanto aos grandes grupos estarem em crise, é um bocado tendencioso...PSA, Daimler Chrisler estao a correr bem...Os americanos não estao porque tiveram anos à sombra da bananeira e agora que europeus e japoneses baixaram o preço la, os carros deles não estão à altura...
          PSA : Não é um GRANDE GRUPO, são apenas duas Marcas, que há bem pouco tempo SÓ faziam carros com simbolo diferente, agora já fazem "uma ou outra" carroçaria com painéis diferentes para alguns modelos.

          DaimlerChrysler : A Chrysler (e seu sub-grupo de marcas), está à VENDA...

          ...vamos voltar a ter novamente só a MERCEDES BENZ

          Comentário


            #6
            acho que existe espaço para nascerem novas marcas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              acho que existe espaço para nascerem novas marcas.

              claro que existe. a China, actualmente, é o berço da industria automovel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                claro que existe. a China, actualmente, é o berço da industria automovel.
                Ex: Smart.

                Marca criada há poucos anos, apenas peguei numa afirmação do autor do tópico:

                "Como é óbvio, dificilmente Nascerão marcas Novas e mais algumas das existentes desaparecerão."

                Comentário


                  #9
                  Antes de mais, parabéns pelo tópico.

                  Por varias vezes penso no futuro dos automóveis e a tecnologia associada aos mesmos.
                  Ao longo do tempo temos vindo a assistir a grandes passos nesta industria mas existe sempre a sensação que algo mais podia ser feito.
                  A nível de tecnologia penso que esta será cada vez mais orientada para o desenvolvimento dos propulsores. As questões que envolvem os problemas ambientais e petrolíferos assim o obrigam.

                  A nível de segurança acredito que nos carros pouco mais haverá a fazer.
                  Hoje em dia os carros vêm "artilhados" com os mais variados dispositivos de segurança, ajudas electrónicas etc.
                  As vias em que estes circulam é que poderão ser profundamente alteradas. Infelizmente não vejo, neste momento, muita pesquisa neste campo.
                  Acredito que num futuro próximo irão existir AEs inteligentes com gestão autónoma de trafego.

                  Acima de tudo espero que um dos maiores problemas no mundo automóvel faça parte do passado num futuro próximo. Os acidentes de viação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Joao S Ver Post
                    Antes de mais, parabéns pelo tópico.

                    Por varias vezes penso no futuro dos automóveis e a tecnologia associada aos mesmos.
                    Ao longo do tempo temos vindo a assistir a grandes passos nesta industria mas existe sempre a sensação que algo mais podia ser feito.
                    A nível de tecnologia penso que esta será cada vez mais orientada para o desenvolvimento dos propulsores. As questões que envolvem os problemas ambientais e petrolíferos assim o obrigam.

                    A nível de segurança acredito que nos carros pouco mais haverá a fazer.
                    Hoje em dia os carros vêm "artilhados" com os mais variados dispositivos de segurança, ajudas electrónicas etc.
                    As vias em que estes circulam é que poderão ser profundamente alteradas. Infelizmente não vejo, neste momento, muita pesquisa neste campo.
                    Acredito que num futuro próximo irão existir AEs inteligentes com gestão autónoma de trafego.

                    Acima de tudo espero que um dos maiores problemas no mundo automóvel faça parte do passado num futuro próximo. Os acidentes de viação.
                    Não se podem minimizar todos os riscos, e AEs inteligentes com gestão autónoma de trafego, chamam-se transportes publicos, tipo Comboios, Metro e Eléctricos. Espero que o automovel não se transforme nunca numa simples "capsula" em que o condutor não tem qualquer tipo de input, a acontecer é nessa altura que passo a coleccionar clássicos.

                    Quanto ao futuro das empresas, dizem que qualquer empresa com algumas décadas de existência é merecedora de um caso de estudo! Os grandes grupos parece-me que se formaram da necessidade de empresas em dificuldades se manter à tona de Agua, o que adia o problema, mas traz a longo prazo desafios muito mais complicados. Mas isto é um tema muito relacionado com a Economia, enquanto disciplina, certamente alguém que seja da área deve poder dissertar sobre ele.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                      PSA : Não é um GRANDE GRUPO, são apenas duas Marcas, que há bem pouco tempo SÓ faziam carros com simbolo diferente, agora já fazem "uma ou outra" carroçaria com painéis diferentes para alguns modelos.

                      DaimlerChrysler : A Chrysler (e seu sub-grupo de marcas), está à VENDA...

                      ...vamos voltar a ter novamente só a MERCEDES BENZ
                      Desculpa ?????????????????????????????????????????????????? ????????

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                        Desculpa ?????????????????????????????????????????????????? ????????

                        Estás desculpado !





                        Vá lá não sejas picuinhas, sabes muito bem o que quero dizer...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                          Estás desculpado !





                          Vá lá não sejas picuinhas, sabes muito bem o que quero dizer...
                          Eu ? Eu não...e repara, conheço bastante bem a Citroên como deves calcular. Agora, mesmo conhecendo bem, prefiro ainda dar mais valor a um colega meu que está há ano na Peugeot...mas têm 10 anos de Citroên....

                          O que dizes faz sentido em modelos que são contruidos em parceria, agora no global, nada têm haver...e essa diferença vai aumentar ainda mais...o 207 é o primeiro expoente disso...

                          Logico que existem coisas comuns...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                            Eu ? Eu não...e repara, conheço bastante bem a Citroên como deves calcular. Agora, mesmo conhecendo bem, prefiro ainda dar mais valor a um colega meu que está há ano na Peugeot...mas têm 10 anos de Citroên....

                            O que dizes faz sentido em modelos que são contruidos em parceria, agora no global, nada têm haver...e essa diferença vai aumentar ainda mais...o 207 é o primeiro expoente disso...

                            Logico que existem coisas comuns...

                            Pois, não percebeste a "brincadeira", mas ok...

                            Quanto ao que dizes, a diferença entre Peugeot e Citroën, está a acontecer e bem : AGORA, ao fim de muitos anos de Compra - pelo que os primeiros modelos após a compra, não contam, por terem ainda as raízes originais.

                            Mais e tu saberás disso melhor do que eu, a Peugeot da Citroën, mesmo quando :

                            que há bem pouco tempo SÓ faziam carros com simbolo diferente


                            São as suas Filosofias sobre o que é / deve ser um Automóvel que mais as distinguem e ainda BEM. Por isso e por só serem duas Marcas e não serem um Grande Grupo, é que vão estando bem de saúde.

                            Agora o caminho de "Separação de Identidade" que estão a encetar, vem no pensamento que eu tenho exposto no primeiro post :

                            Ou se trabalha a Marca como Independente, ou então...

                            Comentário


                              #15
                              Não posso concordar com tudo o que foi dito até agora.

                              Antes de me alongar, gostaria de perguntar ao user SUN o que é que ele quer dizer com "GRANDE GRUPO". Se se refere a grande em número de marcas ou numa grande entidade comparativamente aos outros grupos.

                              Começando a desenvolver, acho que nem todo o preciosismo de ser uma marca independente é bom.
                              Existem vários factores que condicionam uma marca ser boa ou não, e a independência pode trazer factores negativos, tais como más posses financeiras numa determinada época, levando muitas vezes à falência (quantas vezes já vimos isto acontecer ao longo de mais de 100 anos de automóveis) e entre-ajuda mútua com outros fabricantes, adquirindo "know-how", novos métodos de fabrico, etc.

                              Exemplo disso é a aliança Renault-Nissan, que desde a sua iniciação tem apresentado frutos desde sempre, passando à 2 anos atrás para 4 construtor mundial, já para não falar de uma suposta salvação da falência da Nissan com este pacto.
                              Para muitos piorou, para outros tornou-se melhor. Mais apelativa esteticamente e com a qualidade de sempre.
                              Foi só um exemplo.

                              Os Grandes Grupos, estão em profunda Crise, as pequenas marcas independentes de Boa Saúde e a comprar “partes” de grupos.
                              Além da General Motors, onde é que esse panorama se está a verificar?
                              A Ford?
                              O que consideras grandes grupos?
                              Os 3 primeiros?
                              Os 5 primeiros?
                              Os 10 primeiros?
                              É que a Daimler-Chrysler está este momento em 6º lugar. É para ti um grande grupo?
                              Se analisarmos bem, o volume de produção do "pequeno" grupo PSA que falas é quase tanto como o volume de produção da Daimler-Crysler.

                              Outro exemplo é o Gigante Toyota, que nos últimos tempos
                              tem ameaçado a GM.
                              Em que ficamos?
                              E a Ford? Estará assim tão mal?
                              Se está, outro gigante a irá passar então, a Renault-Nissan.

                              Acho que as coisas não estão assim tão mal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                Não posso concordar com tudo o que foi dito até agora.

                                Antes de me alongar, gostaria de perguntar ao user SUN o que é que ele quer dizer com "GRANDE GRUPO". Se se refere a grande em número de marcas ou numa grande entidade comparativamente aos outros grupos.
                                R : Grande número de Marcas.

                                Peço desculpa por não ser Explícito, apenas implícito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post


                                  Além da General Motors, onde é que esse panorama se está a verificar?

                                  R : Informa-te melhor.


                                  A Ford?

                                  R : Sim.


                                  E a Ford? Estará assim tão mal?

                                  R : Está.


                                  Acho que as coisas não estão assim tão mal.

                                  Daqui a uns anos, se ainda por cá andarmos, depois falamos.
                                  Ok ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                                    Ok ?
                                    Ok não. O que fizeste foi dizer sim e não e informa-te melhor.
                                    Fiquei a perceber o mesmo.
                                    Se de facto estou errado, acredito que sim, explica-me então.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                                      R : Grande número de Marcas.

                                      Peço desculpa por não ser Explícito, apenas implícito.
                                      Sendo assim pergunto: o que me dizes da Mitsubishi.
                                      È independente, é apenas uma marca num grupo.
                                      Está-se a safar bem? Não me parece.
                                      Desde há muito que persiste no anonimato, e quem comparar os seus modelos num passado recente e hoje em dia verá que esta marca perdeu muito, mas muito.

                                      E a Suzuki, que se nada tiver mudado, é o 10º construtor mundial?
                                      E a FIAT, que só há bem pouco tempo tem registado lucro?
                                      Como foi nos anos anteriores? Considero um grupo pequeno em nº pois a Ferrari e a Maserati são dois mundos à parte.
                                      E a Hyundai, que da última vez que li sobre o seu estado, tinha perdido muitos lucros, estando a FIAT a ameacar ultrapassá-la no ranking (mesmo estando igualmente em dificuldades na época)?
                                      Editado pela última vez por MadDragon; 10 April 2007, 15:56.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                        Ok não. O que fizeste foi dizer sim e não e informa-te melhor.
                                        Fiquei a perceber o mesmo.
                                        Se de facto estou errado, acredito que sim, explica-me então.


                                        Fazemos assim então :

                                        Explica-me = Mostra-me, tua a mim, os números e as notícias, em que exceptuando o Grande Grupo (= muitas Marcas) General Motors, todos os outros estão de perfeita saúde financeira e sem risco de sofrerem "Ataques".


                                        Uma Ajuda, para que não digas que estou "apenas a passar-te a bola" :

                                        Sabes porque razão a Porsche já adquiriu 30% do Grande Grupo VW ?

                                        R : Para evitar que o mesmo possa sofrer uma OPA Hostil - após a alteração de uma Lei Interna Proteccionista (tal como na nossa PT) imposta pela UE - por parte de investidores de risco e especuladores, para desmantelamento...



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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                          Eu ? Eu não...e repara, conheço bastante bem a Citroên como deves calcular. Agora, mesmo conhecendo bem, prefiro ainda dar mais valor a um colega meu que está há ano na Peugeot...mas têm 10 anos de Citroên....

                                          O que dizes faz sentido em modelos que são contruidos em parceria, agora no global, nada têm haver...e essa diferença vai aumentar ainda mais...o 207 é o primeiro expoente disso...

                                          Logico que existem coisas comuns...
                                          Não sei se será bem assim. A plataforma do 207 não vai ser a do futuro C3?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Sun Ver Post


                                            Fazemos assim então :

                                            Explica-me = Mostra-me, tua a mim, os números e as notícias, em que exceptuando o Grande Grupo (= muitas Marcas) General Motors, todos os outros estão de perfeita saúde financeira e sem risco de sofrerem "Ataques".


                                            Uma Ajuda, para que não digas que estou "apenas a passar-te a bola" :

                                            Sabes porque razão a Porsche já adquiriu 30% do Grande Grupo VW ?

                                            R : Para evitar que o mesmo possa sofrer uma OPA Hostil - após a alteração de uma Lei Interna Proteccionista (tal como na nossa PT) imposta pela UE - por parte de investidores de risco e especuladores, para desmantelamento...


                                            Começando pela Toyota, 2º construtor mundial, já viste algum notícia referente à sua debilidade como Grande construtor?
                                            Não de certeza absoluta.
                                            A única que ainda não tenho grande informação é a Ford, mas se descobrisse alguns nºs poderiamos tirar alguma conclusão. Não é pelo facto desta ter em asta pública a Aston Martin e a jaguar que está em crise.
                                            Que eu saiba, estas duas marcas nunca foram "potes de ouro", principalmente a jaguar pois a ideia que tenho é que a AM vende o que produz. Posso estar enganado.
                                            A Renault-Nissan vai bem. Apresenta novos modelos a cada ano, cada vez melhores com melhor qualidade, a Nissan está a passar de algum anonimato que tinha outrora, bem como a Infiniti e a própria Dacia que até há bem pouco tempo ninguém conhecia. A Samsung é um mundo á parte.Apresentou novos e bons lucros pelo que ainda vi noutro dia (estou a procurar onde li isso), por isso, está bem actualmente.
                                            A Honda nos últimos anos tem crescido a olhos vistos.
                                            Ainda me lembro da época de festejos há uns 4 ou 5 anos atra´s quando passou a PSA e assim se manteve.
                                            Como vês, de entre os grands grupos, os únicos que poderão estar débeis são os VW e Ford (sem falar na GM).
                                            E ainda quanto à VW e Ford, ainda terei que ler mais sobre isso.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                              Começando pela Toyota, 2º construtor mundial, já viste algum notícia referente à sua debilidade como Grande construtor?
                                              Não de certeza absoluta.

                                              O que é que não leste daqui :

                                              R : Grande número de Marcas.

                                              Peço desculpa por não ser Explícito, apenas implícito.
                                              E daqui ?

                                              Grande Grupo (= muitas Marcas)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                                                O que é que não leste daqui :



                                                E daqui ?



                                                Desculpa, mas assim não vamos a lado nenhum.
                                                Se vais analisar apenas pelo número de marcas, então para que foste buscar a GM e a Ford?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                                  Não sei se será bem assim. A plataforma do 207 não vai ser a do futuro C3?
                                                  Vamos la ver, são duas marcas do mesmo grupo, é natural que partilhem componentes, agora cada vez mais vão se afastar e ter filosofias diferentes...

                                                  Se calhar menos coisas vão ter em comum que um Grande Punto e um Corsa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                    Desculpa, mas assim não vamos a lado nenhum.
                                                    Se vais analisar apenas pelo número de marcas, então para que foste buscar a GM e a Ford?
                                                    Hummm !

                                                    Talvez por isto :

                                                    http://www.ford.com/en/company/about/brands/default.htm


                                                    ou isto :

                                                    http://www.gm.com/automotive/vehicle_shopping/autobrands/index.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os grupos que estão em maior dificuldade são os americanos. Toda a imprensa diz que a GM se dedicava mais a gerir as altas pensões dos funcionários do que a fazer carros. A Ford está a ter prejuiízos nos EUA devido a processos em tribunal e falhas na segurança dos modelos lá vendidos. Pelo contrário, os modelos que melhor conhecemos na Europa e aqui vendidos não têm tido problemas e o mercado Europeu da Ford está bem.
                                                      Começo a encontrar um padrão que está a ser confirmado pela Daimler-Chrysler: a Mercedes quer vender a Chrysler (americana), mas não consta que a própria Mercedes esteja em dificuldades.
                                                      O Grupo VAG está a voltar aos lucros, a PSA tem sido bem sucedida, a Renault idem. Em geral, a indústria europeia está, pelo menos, estável. Os japoneses, têm passado despercebidos mas não estão necessáriamente em dificuldades, como é exemplo a Toyota.
                                                      Ou seja, houve parcerias que se revelaram menos vantajosas, outras mais. Não se deve generalizar. As parcerias vieram para ficar. Não há espaço para as marcas se fecharem e inventarem novamente a pólvora.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por antoniop Ver Post
                                                        Os grupos que estão em maior dificuldade são os americanos. Toda a imprensa diz que a GM se dedicava mais a gerir as altas pensões dos funcionários do que a fazer carros. A Ford está a ter prejuiízos nos EUA devido a processos em tribunal e falhas na segurança dos modelos lá vendidos. Pelo contrário, os modelos que melhor conhecemos na Europa e aqui vendidos não têm tido problemas e o mercado Europeu da Ford está bem.
                                                        Começo a encontrar um padrão que está a ser confirmado pela Daimler-Chrysler: a Mercedes quer vender a Chrysler (americana), mas não consta que a própria Mercedes esteja em dificuldades.

                                                        A "própria Mercdes", não é um Grupo, a DaimlerChrysler, sim, caso seja vendida a Chrysler, passará a existir o Grupo Chrysler como era antes da fusão e não passará a existir o "Grupo Mercedes" - a Smart não conta...

                                                        O Grupo VAG está a voltar aos lucros,

                                                        Mas é / está Frágil, já atrás o expliquei.


                                                        a PSA tem sido bem sucedida, a Renault idem.
                                                        Em geral, a indústria europeia está, pelo menos, estável. Os japoneses, têm passado despercebidos mas não estão necessáriamente em dificuldades, como é exemplo a Toyota.

                                                        A Toyota - mesmo considerando a Lexus, É UMA MARCA ( a Lexus começa, onde acaba a Toyota).

                                                        Ou seja, houve parcerias que se revelaram menos vantajosas, outras mais. Não se deve generalizar. As parcerias vieram para ficar. Não há espaço para as marcas se fecharem e inventarem novamente a pólvora.


                                                        Para mim, esta última parte é a melhor, aqui sim, mostras a tua análise e qual a tua visão para o Futuro - Aquilo que é pretendido com o Tópico.

                                                        Aceito a tua opinião e gostava de mais de outros Users.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          sim eu concordo com o SUN, pois basta ver o grupo vw ao ter várias marcas para partilhar os mesmos componentes, está a dar um tiro no pé, pois em vez de vender vw está a vender skoda ou seat. basta ver a fabrica que despediu 3000 empregados na belgica, pois teve que parar uma linha de fabrico do golf. não sei se será assim tão linear com outras, mas neste caso acho que a partilha do conhecimento\componentes com outras marcas não será tão benefico.
                                                          vendo no prisma de grupos com várias marcas, basta ver o caso da citroen berlingo e da peugeot partner em que apenas muda o simbolo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sun Ver Post



                                                            Sabes porque razão a Porsche já adquiriu 30% do Grande Grupo VW ?

                                                            R : Para evitar que o mesmo possa sofrer uma OPA Hostil - após a alteração de uma Lei Interna Proteccionista (tal como na nossa PT) imposta pela UE - por parte de investidores de risco e especuladores, para desmantelamento...
                                                            .. acima de tudo para se proteger , porque se a Vw fosse parar a um grupo concorrente , lá se iam os projetos em comum da Porsche com a Vw , como o Cayenne.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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