Como Apreciador de automóveis, daí o meu registo neste Fórum, sigo o mundo automóvel, desde que a idade mo permite, talvez desde os 8 anitos – com as devidas limitações, como é óbvio – por isso já há 28 Anos !
Como já aqui o disse e quem aqui me conhece o confirma, não sou “Fanático / Extermista”, por nenhuma Marca, tenho como é óbvio as minhas preferências, como “Sonhador” que também sou, mas acima de tudo gosto de automóveis.
Gosto de Automóveis, quer do ponto de vista de “meio de transporte” – assim como gosto de combóios, aviões, barcos, etc...- sendo neste momento o meu principal relacionamento, com os mesmos, ou seja, a compra é sempre a Racional, salvaguardando apenas o facto que não compro nada que indiscutivelmente não goste.
Posso não morrer de amores, mas não me causa náuseas, a escolha, compreendem ?
Gosto de Automóveis, do ponto de vista de “paixão”, desporto, técnica, velocidade, enfim : Emoções.
Tendo por base o primeiro pressuposto, aceito e compreendo (com reservas), no desenrolar destes quase 30 anos, o estado do sector automóvel mundial. Grupos, compras, fusões, parcerias, “jointventures”, modelos comuns, motores comuns, plataformas comuns, em separado ou no mesmo grupo, etc. As minhas reservas acontecem quando chego à conclusão que afinal, tudo isto, não veio EFECTIVAMENTE, trazer aquilo que tanto se apregoa que é a rentabilização das MARCAS.
Não são Rentáveis Financeiramente :
- Os Grandes Grupos, estão em profunda Crise, as pequenas marcas independentes de Boa Saúde e a comprar “partes” de grupos.
- Os Grandes Grupos, estão a desmoronar-se, desfazendo-se de bens (venda de marcas, exº . Ford) ; Separando-se (exº. Daimler Chrysler); apagando ícones da Indústria Automóvel (Desactivação de Marcas).
- Os Grandes Grupos, são os primeiros a recorrer a parcerias com outros Grupos para desenvolver motores e tecnologias, quando as pequenas marcas vão fazendo o trabalho dentro das suas portas (e por vezes com maior sucesso), ver os casos dos motores Ford / PSA, GM / Fiat e a BMW, por exemplo.
Não são Rentáveis na sua Imagem :
- O comprador, cada vez mais é esclarecido e cada vez menos se deixa levar pelo símbolo, sabendo que o que está a comprar é o mesmo material, mas com outro serviço (aqui sim, por vezes há diferenças, mas raras e em certos casos com resultados de vice versa)
- Um Problema num tipo de motor, num Grande Grupo, implica um abalo em todas as suas marcas e em marcas da sua parceira.
- Os Grandes Grupos, fazem fotocópias de carros e não versões originais.
Esta conversa para quê ? Tão só, para que quem como eu, sofre deste “bichinho automóvel”, dê a sua opinião sobre o que poderão ser os próximos 30 anos da Indústria Automóvel.
A minha Opinião ? Esta :
Caminhamos de novo para o Automóvel por Marca. Existirão, como é óbvio parcerias e desenvolvimentos “comuns” entre marcas, no entanto a parte que podemos chamar “comum”, virá mais depressa de Fornecedores Externos (Construtores de Tecnologia), do que desenvolvimento Marca / Marca.
Passarão a existir mais Marcas de nicho e menos generalistas, resultado do desmembramento dos grupos.
Como é óbvio, dificilmente Nascerão marcas Novas e mais algumas das existentes desaparecerão.
Quando o Automóvel estiver a fazer o seu 2º Centenário, teremos a Páscoa da Indústria Automóvel, pois toda a sua base, começando pelo motor a combustão, está já com mais de 100 anos e entrou na 3º idade...
Como já aqui o disse e quem aqui me conhece o confirma, não sou “Fanático / Extermista”, por nenhuma Marca, tenho como é óbvio as minhas preferências, como “Sonhador” que também sou, mas acima de tudo gosto de automóveis.
Gosto de Automóveis, quer do ponto de vista de “meio de transporte” – assim como gosto de combóios, aviões, barcos, etc...- sendo neste momento o meu principal relacionamento, com os mesmos, ou seja, a compra é sempre a Racional, salvaguardando apenas o facto que não compro nada que indiscutivelmente não goste.
Posso não morrer de amores, mas não me causa náuseas, a escolha, compreendem ?
Gosto de Automóveis, do ponto de vista de “paixão”, desporto, técnica, velocidade, enfim : Emoções.
Tendo por base o primeiro pressuposto, aceito e compreendo (com reservas), no desenrolar destes quase 30 anos, o estado do sector automóvel mundial. Grupos, compras, fusões, parcerias, “jointventures”, modelos comuns, motores comuns, plataformas comuns, em separado ou no mesmo grupo, etc. As minhas reservas acontecem quando chego à conclusão que afinal, tudo isto, não veio EFECTIVAMENTE, trazer aquilo que tanto se apregoa que é a rentabilização das MARCAS.
Não são Rentáveis Financeiramente :
- Os Grandes Grupos, estão em profunda Crise, as pequenas marcas independentes de Boa Saúde e a comprar “partes” de grupos.
- Os Grandes Grupos, estão a desmoronar-se, desfazendo-se de bens (venda de marcas, exº . Ford) ; Separando-se (exº. Daimler Chrysler); apagando ícones da Indústria Automóvel (Desactivação de Marcas).
- Os Grandes Grupos, são os primeiros a recorrer a parcerias com outros Grupos para desenvolver motores e tecnologias, quando as pequenas marcas vão fazendo o trabalho dentro das suas portas (e por vezes com maior sucesso), ver os casos dos motores Ford / PSA, GM / Fiat e a BMW, por exemplo.
Não são Rentáveis na sua Imagem :
- O comprador, cada vez mais é esclarecido e cada vez menos se deixa levar pelo símbolo, sabendo que o que está a comprar é o mesmo material, mas com outro serviço (aqui sim, por vezes há diferenças, mas raras e em certos casos com resultados de vice versa)
- Um Problema num tipo de motor, num Grande Grupo, implica um abalo em todas as suas marcas e em marcas da sua parceira.
- Os Grandes Grupos, fazem fotocópias de carros e não versões originais.
Esta conversa para quê ? Tão só, para que quem como eu, sofre deste “bichinho automóvel”, dê a sua opinião sobre o que poderão ser os próximos 30 anos da Indústria Automóvel.
A minha Opinião ? Esta :
Caminhamos de novo para o Automóvel por Marca. Existirão, como é óbvio parcerias e desenvolvimentos “comuns” entre marcas, no entanto a parte que podemos chamar “comum”, virá mais depressa de Fornecedores Externos (Construtores de Tecnologia), do que desenvolvimento Marca / Marca.
Passarão a existir mais Marcas de nicho e menos generalistas, resultado do desmembramento dos grupos.
Como é óbvio, dificilmente Nascerão marcas Novas e mais algumas das existentes desaparecerão.
Quando o Automóvel estiver a fazer o seu 2º Centenário, teremos a Páscoa da Indústria Automóvel, pois toda a sua base, começando pelo motor a combustão, está já com mais de 100 anos e entrou na 3º idade...
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