A AutoHoje fez hoje uma belo comparativo em que juntou 4 carritos com cilindrada e potência semelhantes e binário igual.
Bravo 1.9JTD 150cv - 320Nm/2000rpm - jante 17" 225*45
Astra 1.9CDTI 150cv - 320Nm/2000rpm - jante 16" 205*55 (o único a vir de série com jante 16")
Leon 2.0TDI 140cv - 320Nm/1750rpm - jante 17" 225*45
Golf 2.0TDI 140cv - 320Nm/1750rpm - jante 17" 225*45
Pontuação Final:
1º Golf 2.0TDI - 141 pontos
2º Leon 2.0TDI - 135 pontos
3º Bravo 1.9JTD - 134 pontos
4º Astra 1.9CDTI - 132 pontos
Ao nível dos motores o equilibrio foi a nota dominante, mas é de salientar que em todas as recuperações o Leon fulminou a concorrência (em algumas medições, com diferenças superiores a 3 segundos), inclusivamente superiores ao Golf que tem o mesmo motor (embora o Golf também tenha efectuado boas recuperações).
Como há muita gente que tem teimado comigo relativamente à fraca elasticidade do motor do GTC 1.9CDTI, deixo aqui uma pequena, mas esclarecedora referência:
"O Astra peca devido ao motor sentir dificuldades em "sair" dos baixos regimes. E isso reflecte-se directamente quando se medem as recuperações, com o Astra 1.9CDTI de 150cv a ser pouco lesto a retomar velocidade."
In AutoHoje nº 909 de 13 de Abril de 2007 (Comprem a revista que vale a pena)
Bravo 1.9JTD 150cv - 320Nm/2000rpm - jante 17" 225*45
Astra 1.9CDTI 150cv - 320Nm/2000rpm - jante 16" 205*55 (o único a vir de série com jante 16")
Leon 2.0TDI 140cv - 320Nm/1750rpm - jante 17" 225*45
Golf 2.0TDI 140cv - 320Nm/1750rpm - jante 17" 225*45
Pontuação Final:
1º Golf 2.0TDI - 141 pontos
2º Leon 2.0TDI - 135 pontos
3º Bravo 1.9JTD - 134 pontos
4º Astra 1.9CDTI - 132 pontos
Ao nível dos motores o equilibrio foi a nota dominante, mas é de salientar que em todas as recuperações o Leon fulminou a concorrência (em algumas medições, com diferenças superiores a 3 segundos), inclusivamente superiores ao Golf que tem o mesmo motor (embora o Golf também tenha efectuado boas recuperações).
Como há muita gente que tem teimado comigo relativamente à fraca elasticidade do motor do GTC 1.9CDTI, deixo aqui uma pequena, mas esclarecedora referência:
"O Astra peca devido ao motor sentir dificuldades em "sair" dos baixos regimes. E isso reflecte-se directamente quando se medem as recuperações, com o Astra 1.9CDTI de 150cv a ser pouco lesto a retomar velocidade."
In AutoHoje nº 909 de 13 de Abril de 2007 (Comprem a revista que vale a pena)
Comentário