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A mítica A5 (Cascais-Lisboa)

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    A mítica A5 (Cascais-Lisboa)

    Vivo em Oeiras, e reparo que apesar do IC19 ter mais fama de estar congestionado, provavelmente está menos congestionado que a Auto-estrada A5, com a agravante que a A5 é paga.
    Entre as 7.30h e as 9.45h da manha o transito flui especialmente devagar, a essas horas já vi os carros na A5 parados!, gostava de saber se concordam comigo, principalmente quem já conduziu nas 2 estradas.
    Dito isto nao percebo porque é que a ligacao Alges-Trafaria ainda nao foi construída, estava prevista para ser lançada no tempo do Santana Lopes e o PS meteu o projecto na gaveta. Pq é que eu tenho a impressao que enquanto Cascais e Oeiras nao forem do PS vao continuar a ser as zonas mais congestionadas do país?
    De referir que a marginal é paralela à A5 e de manha de Oeiras a Lisboa (20kms) pode-se demorar hora e meia ou mesmo mais à vontade.

    #2
    A A5 é de facto uma guerra logo de manhã e o IC19 agora com 3 faixas parece-me injusto que não se pague, ou tiram as portagens da A5 ou metem umas no IC19.

    Na minha opinião o Tagus Park foi a machadada final no trânsito dessa zona.

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      #3
      Ninguém conduz na A5 e Marginal tá visto parece que ninguem conhece este problema

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        #4
        Eu compreendo a questão, foi todos os dias faço CREL/A5, no sentido inverso ao maior volume de trafego, e acho que é um pandemónio.

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          #5
          para se chegar a lisboa antes das 8 da manhã,têm que se passar as portagens ás 7.25h.10 minutos depois comeca o garnel!!

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            #6
            a partir das 7.30 parece que faz tilt, é incrível!
            Eu morava em mem-martins e depois mudei-me para Porto-salvo... a diferença é que a estrada é paga!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por noixoliveira Ver Post
              a partir das 7.30 parece que faz tilt, é incrível!
              Eu morava em mem-martins e depois mudei-me para Porto-salvo... a diferença é que a estrada é paga!!
              aqui na zona de mem martins rio de mouro, ou se sai antes das 7:45, ou então já nao se sai ^^

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                #8
                Já estive algumas vezes parado na A5, tal como no IC19.

                Desculpem-me dizer o que vou dizer, mas vejo milhões e milhões a serem gastos em alargamentos e construção de novas vias em Lisboa como IC19, IC16, IC17, A5 (esta é da brisa mas os fundos para as obras são públicas) e vejo estradas como o IP3 e o IP4, em que por ano morrem dezenas de pessoas, em cujas obras de intervenção se resumem a cortar faixas de rodagem e meter separadores de betão.

                Ainda na semana passada o IP3 esteve quase 1 dia fechado porque o piso numa ponte simplesmente cedeu e na reportagem foi bem claro que a ponte em questão estava a cair lentamente (já tinha um desnível grande e o ferro da armação dos ****res à mostra). Na altura de entre-os-rios houve uma inspecção rigorosa a quase todas as pontes, dessa inspecção rigorosa resultou que 3 pontes no IP3 (na zona da barragem da aguieira) necessitavam de intervenção urgente. Era tão urgente que até hoje nada foi feito...

                Em relação ao trânsito, e por muito estranho que vos pareça o IP3 também tem trânsito, e muito. E não é por isso que vemos as coisas a serem resolvidas. Porquê? Porque o eixo sintra-cascais tem muito mais votantes do que o interior.

                Eu pessoalmente acho insultuoso andarem a gastar milhões e milhões de € para que cada vez mais e mais pessoal possa levar o carro para dentro de lisboa quando temos estradas no país a provocarem mortes. Acho também que já ficou provado que as obras de alargamento de nada servem, veja-se o IC19 que foi recentemente alargado, na primeira semana foi ouro sobre azul, quando o resto do pessoal se apercebeu que este estava melhor toca tudo a ir de carro para o trabalho e pronto, está tudo exactamente como estava antes. (Hoje ás 8 da manhã a fila de pina manique chegava à amadora).

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                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Já estive algumas vezes parado na A5, tal como no IC19.

                  Desculpem-me dizer o que vou dizer, mas vejo milhões e milhões a serem gastos em alargamentos e construção de novas vias em Lisboa como IC19, IC16, IC17, A5 (esta é da brisa mas os fundos para as obras são públicas) e vejo estradas como o IP3 e o IP4, em que por ano morrem dezenas de pessoas, em cujas obras de intervenção se resumem a cortar faixas de rodagem e meter separadores de betão.

                  Ainda na semana passada o IP3 esteve quase 1 dia fechado porque o piso numa ponte simplesmente cedeu e na reportagem foi bem claro que a ponte em questão estava a cair lentamente (já tinha um desnível grande e o ferro da armação dos ****res à mostra). Na altura de entre-os-rios houve uma inspecção rigorosa a quase todas as pontes, dessa inspecção rigorosa resultou que 3 pontes no IP3 (na zona da barragem da aguieira) necessitavam de intervenção urgente. Era tão urgente que até hoje nada foi feito...

                  Em relação ao trânsito, e por muito estranho que vos pareça o IP3 também tem trânsito, e muito. E não é por isso que vemos as coisas a serem resolvidas. Porquê? Porque o eixo sintra-cascais tem muito mais votantes do que o interior.

                  Eu pessoalmente acho insultuoso andarem a gastar milhões e milhões de € para que cada vez mais e mais pessoal possa levar o carro para dentro de lisboa quando temos estradas no país a provocarem mortes. Acho também que já ficou provado que as obras de alargamento de nada servem, veja-se o IC19 que foi recentemente alargado, na primeira semana foi ouro sobre azul, quando o resto do pessoal se apercebeu que este estava melhor toca tudo a ir de carro para o trabalho e pronto, está tudo exactamente como estava antes. (Hoje ás 8 da manhã a fila de pina manique chegava à amadora).

                  verdade,verdadinha


                  o caso do ip4(conheço bem) é de bradar aos céus...


                  O ip4 décadas depois ainda não está concluído!!! a auto-estrada talvez daqui a 50 anos

                  Comentário


                    #10
                    Eu vou pela A5 todos os dias a essas horas, a questão é que vou e venho sempre ao contrário do transito...

                    Se bem que na zona da Area de Serviço de Oeiras, no sentido Lisboa-Cascais esta sempre tudo parado....o que vale é que saio na saída antes

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                      #11
                      Infelizmente morar nesta zona é um grande problema em termos de trânsito, temos a A5 que simplesmente pára a partir de determinadas horas, e basta haver um pequeno acidente ou chuva e é o caos...

                      A marginal lá vai safando, no entanto em alguns dias é o desespero total conseguir chegar ao alto da boa viagem, se subimos para o IC19 (estrada do TagusPark), a seguir à rotunda do Macdonalds... meu Deus, é o caos, mas é o caos todos os dias a quase todas as horas... é preciso uma bola de cristal para advinharmos como está a fila.... (vamos lá ver se as obras resolvem!!!) E descer para a A5 partindo do Tagus ao fim do dia, é a mesma lotaria, enfim....

                      E depois, bem depois vem o fim de semana, e levámos com todos os "visitantes" que correm para vir para a praia, ver o mar, ou passear nos nossos passeios maritimos, e é o caos, é mesmo o caos... tipo dia do juizo final

                      E se alguém voltar a falar mal do pessoal da "linha" que entope as estradas para Lisboa, eu voto que se metam portagens na marginal à entrada de Algés, só quem é morador é que não paga....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                        Já estive algumas vezes parado na A5, tal como no IC19.
                        Desculpem-me dizer o que vou dizer, mas vejo milhões e milhões a serem gastos em alargamentos e construção de novas vias em Lisboa como IC19, IC16, IC17, A5 (esta é da brisa mas os fundos para as obras são públicas) e vejo estradas como o IP3 e o IP4, em que por ano morrem dezenas de pessoas,...
                        Em relação ao trânsito, e por muito estranho que vos pareça o IP3 também tem trânsito, e muito. E não é por isso que vemos as coisas a serem resolvidas. Porquê? Porque o eixo sintra-cascais tem muito mais votantes do que o interior.
                        Eu pessoalmente acho insultuoso andarem a gastar milhões e milhões de € para que cada vez mais e mais pessoal possa levar o carro para dentro de lisboa quando temos estradas no país a provocarem mortes. Acho também que já ficou provado que as obras de alargamento de nada servem, veja-se o IC19 que foi recentemente alargado, na primeira semana foi ouro sobre azul, quando o resto do pessoal se apercebeu que este estava melhor toca tudo a ir de carro para o trabalho e pronto.
                        Pacxito desculpa mas estás completamente a leste da realidade. Haver investimento na zona Sintra-Cascais pq tem mais votantes?
                        A zona de Cascais a Alges é uma extensao de 20kms, zona esta que é densamente povoada a pelo menos 5kms para o interior o que dá 100kms2 de zona urbana, isto sem sequer envolver Sintra. Desde a construcao da A5 há 15 anos o investimento nesta zona foi 0!!!!!
                        Falaste no IP4, o IP4 mal ou bem tem tido constantemente remodelacoes tanto que este ano ainda nao morreu ninguem no IP4. E deves estar a confundir o problema. No IP4 anda-se devagar. Na A5 nao se anda em hora de ponta
                        Depois dizes que se alargou as faixas do IC19 para ficar tudo na mesma. Mas o problema nao foi de terem alargado as faixas, o problema é que nao alargaram faixas suficientes. A quantas centenas de milhar pessoas serve o IC19? No interior temos dezenas de vias qualidade e tamanho superior ao IC19 para servir muito menos trafego. E ainda as SCUT nao pagas.
                        E essa historia de investirem milhoes para levar o transito para dentro de Lisboa. Desculpa lá mas voces no interior algum dia fazem ideia do que é tráfego? Eu oico-vos queixar pq apanham filas de 20mns, qdo aqui na cidade apanhamos filas de 2h. Mas será que as pessoas da cidade têm menos direito de poder ir onde querem sem ter de perder 4h em filas? Veja-se só que agora vai haver investimento na IC16, e IC17 só pq os malandros que entram em Lisboa nao querem estar em filas 3 ou 4h por dia. Vejam só.
                        Se há coisa que é insultuosa é a zona de Lisboa ser a que mais riqueza produz e se queremos boas estradas é de Fátima para cima q elas existem. Isso é verdadeiramente insultuoso (coisa alias que o Lisboeta comum nem quer saber, gostava simplesmente de n ficar parado em filas)
                        Editado pela última vez por jccgold; 24 April 2007, 10:26.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                          Pacxito desculpa mas estás completamente a leste da realidade. Haver investimento na zona Sintra-Cascais pq tem mais votantes?
                          A zona de Cascais a Alges é uma extensao de 20kms, zona esta que é densamente povoada a pelo menos 5kms para o interior o que dá 100kms2 de zona urbana, isto sem sequer envolver Sintra. Desde a construcao da A5 há 15 anos o investimento nesta zona foi 0!!!!!
                          Como deves ter percebido pelo meu post inicial conheço bem a zona. A A5 ainda à menos de 1 ano sofreu obras de alargamento, o IC19 idem aspas, como podes dizer que o investimento foi 0?


                          Falaste no IP4, o IP4 mal ou bem tem tido constantemente remodelacoes tanto que este ano ainda nao morreu ninguem no IP4. E deves estar a confundir o problema. No IP4 anda-se devagar. Na A5 nao se anda em hora de ponta
                          Sim, essas remodelações são sempre remodelações de circunstância, para desenrascar, normalmente cortando uma faixa de rodagem e aumentando o tráfego, tal como acontece no IP3. O problema é que os erros estruturais continuam lá e estas medidas só aumentam o trânsito e o volume de tráfego.


                          Depois dizes que se alargou as faixas do IC19 para ficar tudo na mesma. Mas o problema nao foi de terem alargado as faixas, o problema é que nao alargaram faixas suficientes. A quantas centenas de milhar pessoas serve o IC19? No interior temos dezenas de vias qualidade e tamanho superior ao IC19 para servir muito menos trafego. E ainda as SCUT nao pagas.
                          E essa historia de investirem milhoes para levar o transito para dentro de Lisboa. Desculpa lá mas voces no interior algum dia fazem ideia do que é tráfego?

                          Eu oico-vos queixar pq apanham filas de 20mns, qdo aqui na cidade apanhamos filas de 2h. Mas será que as pessoas da cidade têm menos direito de poder ir onde querem sem ter de perder 4h em filas? Veja-se só que agora vai haver investimento na IC16, e IC17 só pq os malandros que entram em Lisboa nao querem estar em filas 3 ou 4h por dia. Vejam só.
                          Se há coisa que é insultuosa é a zona de Lisboa ser a que mais riqueza produz e se queremos boas estradas é de Fátima para cima q elas existem. Isso é verdadeiramente insultuoso (coisa alias que o Lisboeta comum nem quer saber, gostava simplesmente de n ficar parado em filas)
                          Todos os dias perco horas no trânsito em Lisboa tal como tu por isso podes poupar explicações sobre trânsito e grandes cidades, também trabalho aqui e também moro aqui, portanto sei bem o que é trânsito sim, mas acho menos grave perder 1 ou 2 horas por dia no trânsito do que morrer por causa de uma estrada que há anos não tem condições para o volume de tráfego que tem. Sabes quantas pessoas já morreram no IP3 e IP4? Centenas!

                          E desculpa lá mas existem sim muitas pessoas que levam o carro para dentro de lisboa sem qualquer necessidade. Em vez de se investirem em novas faixas que tal investir-se mais em transportes públicos como deve ser? Isso não vejo o pessoal a reivindicar, só cada vez mais faixas e faixas.

                          Existem SCUT's que deviam ser pagas como a A24 (em alguns troços) porque têm uma alternativa. Outras como a A25 têm necessariamente que ser livres porque não têm alternativas. Eu queria ver se se pusessem portagens no IC19 o circo que não ia ser...

                          Já agora explica-me lá em que medida as scuts são melhores do que a A5 ou o IC19? Já fizeste a A25? As zonas perigosas continuam lá, tanto na guarda como na zona do caramulo. Já para não falar das 3 faixas vs 2 faixas.

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                            #14
                            Bem pacxito tu para já vens misturar 2 assuntos que sao completamente diferentes. Eu abri o tópico sobre o assunto congestionamento e tu vens trazer o facto do IP4 ter sido construído de forma incompetente.
                            Podes ter toda a razao mas nao foi sobre esse assunto q abri o topico. Como sabes abri um topico sobre a OSEC ter posto em tribunal as Estradas Portugal por continuarem com a Nacional 10 aberta sem corrigirem graves erros de construcao. E pelo que sei andam em cima do IP4 também.
                            Outro problema diferente de fazerem vias mal, é nao as fazerem. Toda esta zona tem nº vias insuficientes para o nº populacao. Realmente é verdade q da zona de Cascais até antes de Oeiras alargaram, tanto o sei que vi uma mulher ter um acidente sozinha a bater numa dessas placas cimento q eles se lembraram de meter na auto-estrada, mas vivendo eu em Oeiras daqui até Lisboa, que é por onde passam tb quem vem de Cascais nao houve qq investimento. Nem aqui nem em mais nada. A populacao aumenta os acessos sao sempre os mesmos.
                            Nao me venhas com a historia dos transportes publicos. Eu para ir de Oeiras ao Colombo de transportes publicos demoro 1.45h. De carro demoro 20mns. Depois isto é multiplicado por 2. É completamente inviável chegar-se seja onde for em tempo util de transportes publicos. A propria linha do metro em vez de tentarem fazer em linhas rectas e perpendiculares o metro de forma ao trafego ser rapido, nao. Se quiseres ir do Colombo à EXPO, passas por 17 estacoes de metro! Completamente ridiculo.
                            De qq maneira as pessoas da cidade neste caso Lisboa estao a ser marginalizadas e atacadas, pq enqto o resto do país tem o direito a ir onde quer em tempo util em Lisboa nao. A opcao mais simples que podia facilitar MUITO a vida a MUITA gente era o tunel alges - trafaria que aliviaria a ponte 25 de Abril, a marginal e por consequencia a A5. E aconteceu que qdo o executivo Santana Lopes tinha aprovado a construcao, o executivo PS meteu-o na gaveta. No entanto o TGV que deve ser umas 100x mais caro esse já vai avancar, isto pra poupar 15mns de viagem entre Lisboa - Porto. Concordas com estas prioridades?

                            Comentário


                              #15
                              Eu até acho que o pacxito tem razão. Em vez de se investir em alargamentos da A5 e da IC19, entre outros, podia-se muito bem investir nos transportes públicos. Isso sim, reduziria o trânsito e a sinistralidade.

                              Comentário


                                #16
                                Luís Miguel isso é totalmente falso. E inviável. Tens várias empresas de transportes publicos a darem défices gigantescos por falta de passageiros.
                                Mais uma vez tenho de referir a Alemanha como exemplo. Lá compras 1 bilhete e dá para entrares no comboio, sais entras no metro, na camioneta outra vez no comboio. Cá para fazer isso tens de comprar 4 bilhetes.
                                O transporte publico para ser competitivo alem dos preços, tem de competir no tempo com o transporte carro. Já viram as linhas de metro como é que estao a ser construídas em Lisboa? Parecem um Iô-Iô. O tipo que desenhou aquilo nunca deve ter jogado Simcity, ou principalmente nao deve usar o metro
                                O trafego em Lisboa é tao grande, PORQUE por ex muita gente que quer ir a outros sitios que nao Lisboa, tem de circular por dentro de Lisboa, por ex ir da margem sul a Sintra, tem de ir por dentro de Lisboa. Noutras grandes cidades europeias, as vias rapidas da cidade circundam a cidade, nao estao dentro dela. O tunel do Marques urgia, e faltam mais ainda.
                                Editado pela última vez por jccgold; 24 April 2007, 11:52.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que os temas estão relacionados, uma vez que estamos a falar de investimento dos dinheiros públicos em estradas.

                                  Eu considero muito mais importante a segurança rodoviária do que a possibilidade de levar cada vez mais e mais carros para dentro de Lisboa. Considerando o exemplo da A5 eu acho que é impossível alargar mais a partir de carnaxide/linda-a-velha pela topografia e também porque de que adianta chegarem 10 faixas ás amoreiras se depois só tens 2 para entrar em Lisboa? o engarrafamento vai continuar a ser igual, apenas num sitio diferente...

                                  Eu não disse que os transportes públicos são perfeitos, todos sabemos que não o são, o problema é que sobre isso não vemos ninguém a fazer barulho, só gente a fazer barulho porque querem mais e mais faixas de rodagem.

                                  Quanto ao túnel acho que isso só te ia prejudicar porque ias ter o pessoal da costa, corroios e afins que vinham pelo túnel de manhã para evitar a ponte e consequentemente entupir mais os entradas oeste de lisboa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                    Luís Miguel isso é totalmente falso. E inviável. Tens várias empresas de transportes publicos a darem défices gigantescos por falta de passageiros.
                                    Mais uma vez tenho de referir a Alemanha como exemplo. Lá compras 1 bilhete e dá para entrares no comboio, sais entras no metro, na camioneta outra vez no comboio. Cá para fazer isso tens de comprar 4 bilhetes.
                                    Porque são empresas subsidio-dependentes, não se sabem gerir e não se sabem articular com as câmaras municipais. Bastava a construção de mais e melhores parques de estacionamento junto ás estações e mais articulação entre as várias empresas. A única coisa que preocupa essas empresas é "quanto vão receber este mês do estado por causa dos passes sociais".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      Porque são empresas subsidio-dependentes, não se sabem gerir e não se sabem articular com as câmaras municipais. Bastava a construção de mais e melhores parques de estacionamento junto ás estações e mais articulação entre as várias empresas. A única coisa que preocupa essas empresas é "quanto vão receber este mês do estado por causa dos passes sociais".
                                      Ou seja, criando uma espécie de autoridade de gestão do trânsito e transportes públicos da região de Lisboa. Assim conseguiriamos articular os transportes públicos entre os vários sítios, criar os estacionamentos perto das estações de comboios, etc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                        Eu acho que os temas estão relacionados, uma vez que estamos a falar de investimento dos dinheiros públicos em estradas.
                                        Eu acho que o assunto "gastar mal o dinheiro" ou o assunto "nao gastar dinheiro mesmo que seja preciso" sao assuntos completamente diferentes.

                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                        Considerando o exemplo da A5 eu acho que é impossível alargar mais a partir de carnaxide/linda-a-velha pela topografia e também porque de que adianta chegarem 10 faixas ás amoreiras se depois só tens 2 para entrar em Lisboa? o engarrafamento vai continuar a ser igual, apenas num sitio diferente...
                                        Ora aí tens. Abençoado Santana Lopes, ao fazeres um tunel em vez de teres 2 faixas de saída da cidade, passas a ter 4. Duas em cima e duas em baixo. E passas a ter o dobro das faixas de entrada na cidade tambem. Qdo se entra e sai da cidade mais rapido, o nº carros dentro dela diminui, pq nao ficam parados dentro dela a impedir a saída do trafego.

                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                        Quanto ao túnel acho que isso só te ia prejudicar porque ias ter o pessoal da costa, corroios e afins que vinham pelo túnel de manhã para evitar a ponte e consequentemente entupir mais os entradas oeste de lisboa.
                                        Eu e muita gente numa extensao de pelo menos 25kms em comprimento + uns 15kms em altura até Sintra, qdo queremos ir à margem sul temos OBRIGATORIAMENTE de ir entupir o trafego em Lisboa pela A5. E quem sai da margem sul idem. Assim com esse túnel o transito já nao era obrigado a entrar na cidade mas podia circular por fora de Lisboa. O tunel teria ligacao directa à CREL, que tem uma série de ramificacoes por outras vias rapidas razoavelmente boas parece-me

                                        Luís Miguel nao sei onde vives mas estás realmente muito a leste da realidade do país. Pois nao sabes que em muitas zonas onde queiras estacionar o carro para apanhar um comboio, se o fazes, pagas mais de parquimetro do que de combustivel se fores de carro ao local directamente?
                                        Editado pela última vez por jccgold; 24 April 2007, 12:05.

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                                          #21
                                          Pagar IC19? Não estamos a falar numa auto-estrada já para não falar no facto de não termos alternativas. A A5 tem como alternativa não paga a Marginal. Já nem vou entrar pelo lado de que a IC19 é uma estrada sem alternativas e que serve os concelhos de Sintra e Amadora, concelhos estes mais populosos que o de Cascais e Oeiras.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                                            Pagar IC19? Não estamos a falar numa auto-estrada já para não falar no facto de não termos alternativas. A A5 tem como alternativa não paga a Marginal. Já nem vou entrar pelo lado de que a IC19 é uma estrada sem alternativas e que serve os concelhos de Sintra e Amadora, concelhos estes mais populosos que o de Cascais e Oeiras.
                                            Precisamente o meu ponto, se não tem alternativas não pode ser pago.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                              Eu acho que o assunto "gastar mal o dinheiro" ou o assunto "nao gastar dinheiro mesmo que seja preciso" sao assuntos completamente diferentes.



                                              Ora aí tens. Abençoado Santana Lopes, ao fazeres um tunel em vez de teres 2 faixas de saída da cidade, passas a ter 4. Duas em cima e duas em baixo. E passas a ter o dobro das faixas de entrada na cidade tambem. Qdo se entra e sai da cidade mais rapido, o nº carros dentro dela diminui.



                                              Eu e muita gente numa extensao de pelo menos 25kms em comprimento + uns 15kms em altura até Sintra, qdo queremos ir à margem sul temos OBRIGATORIAMENTE de ir entupir o trafego em Lisboa pela A5. E quem sai da margem sul idem. Assim com esse túnel o transito já nao era obrigado a entrar na cidade mas podia circular por fora de Lisboa. O tunel teria ligacao directa à CREL, que tem uma série de ramificacoes por outras vias rapidas razoavelmente boas parece-me

                                              Luís Miguel nao sei onde vives mas estás realmente muito a leste da realidade do país. Pois nao sabes que em muitas zonas onde queiras estacionar o carro para apanhar um comboio, se o fazes, pagas mais de parquimetro do que de combustivel se fores de carro ao local?
                                              Oh jccgold, moro em Lisboa durante a semana e ao pé de Óbidos ao fim de semana e sei muito bem a realidade do país, daí eu perceber perfeitamente quem leva o carro para Lisboa. Por isso é que eu digo que é preciso melhorar os transportes públicos. Se os outros países do norte da Europa conseguiram, nós temos que conseguir. Não somos atrasados mentais! É preciso é querer melhorar os transportes públicos ao invés de querer mais estradas onde cada vez há menos espaço.

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                                                #24
                                                RiCkYLiNk isso é uma grande treta. Eu já conduzi nessa zona voces têm estradas alternativas ao IC19.
                                                De Mem Martins apanhas a rua elias garcia, segues sempre em paralelo com o IC19, passa ao lado do Cemiterio de Rio de Mouro, depois apanhas a Avenida B. Amigos, segues pela estrada paralela mesmo junta ao IC19 ate Massamá daí Av. V. C. Abril, segues ate a Avenida Elias Garcia, e já estás na Amadora daí vais sempre a direito e vais parar às portas de Benfica e já estás em Lisboa impressionante hã. E em vários pontos podem ramificar entre várias opcoes. Ah e tal mas o transito é mto lento? Ah pois e na Marginal é hora e meia média para chegar a Lisboa.
                                                Eu nao sei qual é a diferenca entre o IC19 e a A5 para uma ser considerada AE e a outra nao. Se uma é paga a outra também devia ser. O IC19 até tem mais condicoes de ser AE que a A5 que tem curvas mais apertadas e consequentemente mais perigoso é andar a altas velocidades.
                                                Nao Luis Miguel tu nao percebes uma ponta do problema de quem leva o carro para Lisboa e sabes pq? Pq vives em Lisboa. Quem vive fora de Lisboa e é obrigada a ir a Lisboa ou qdo vai a outro sitio é obrigada na mesma a circular com o trafego interno da cidade de Lisboa esses sim percebem o problema. Agora aquele pessoal que vive em Lisboa e tem uma estacao de metro à porta, se calhar a solucao que encontram é que o pessoal que vive a 30kms de distancia ande apanhar camionetas para chegar 2h depois ao destino.
                                                Editado pela última vez por jccgold; 24 April 2007, 12:26.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jccgold Ver Post

                                                  Eu e muita gente numa extensao de pelo menos 25kms em comprimento + uns 15kms em altura até Sintra, qdo queremos ir à margem sul temos OBRIGATORIAMENTE de ir entupir o trafego em Lisboa pela A5. E quem sai da margem sul idem. Assim com esse túnel o transito já nao era obrigado a entrar na cidade mas podia circular por fora de Lisboa. O tunel teria ligacao directa à CREL, que tem uma série de ramificacoes por outras vias rapidas razoavelmente boas parece-me

                                                  Luís Miguel nao sei onde vives mas estás realmente muito a leste da realidade do país. Pois nao sabes que em muitas zonas onde queiras estacionar o carro para apanhar um comboio, se o fazes, pagas mais de parquimetro do que de combustivel se fores de carro ao local directamente?
                                                  Não vou entrar em discussões estatísticas sobre dados que não conheço, mas duvido (e aqui é só uma opinião pessoal) que a maioria do pessoal que entope a A5 de manhã queira ir para a margem sul. Existem alguns sim, mas não justificam o investimento, a meu ver claro.

                                                  Então e não tens parquímetro no local para onde vais? E não é bem mais caro do que o parquímetro do parque do comboio? Se em alguma destas duas perguntas a resposta foi "não" algo está mal...

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                                                    #26
                                                    jccgold... estrada paralela ao IC19? LOL Estás a falar de vias municipais, não numa estrada nacional como é a Marginal. Vias municipais não podem ser consideradas como estradas altrnativas à IC19. Se tu quiseres também tens caminho interiores que te ligam de cascais/oeiras a lisboa sem ser a A5 e a Marginal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                                                      jccgold... estrada paralela ao IC19? LOL Estás a falar de vias municipais, não numa estrada nacional como é a Marginal. Vias municipais não podem ser consideradas como estradas altrnativas à IC19. Se tu quiseres também tens caminho interiores que te ligam de cascais/oeiras a lisboa sem ser a A5 e a Marginal.
                                                      lol a marginal uma estrada nacional? Explica-me pq é q uma estrada de 2 faixas com transito parado (20kms em hora e meia dá 15kms/h media) pode ser considerado alternativa, e estradas municipais (várias) já nao podem ser consideradas alternativas?
                                                      Achas q tenho? Pois estás deveras enganado. Existe de Oeiras até Caxias um caminho de cabras de 1 faixa com alcatrao em forma de queijo que desemboca adivinha onde. Pois é Marginal É porque nós apanhamos com a mata do Jamor ou seja ficamos só com a marginal para sair.
                                                      pacxito nao, pq qdo vou de carro é mto pouco provavel q precise estacionar perto duma estacao de comboios. pacxito ve se percebes uma coisa. Eu já pago imposto do meu carro como se fosse a gasolina, e uso GPL q é bem menos poluente q os comboios e camionetas do seculo passado. O facto de eu poder ir a algum local sem restricoes é um direito de liberdade, nomeadamente de ir onde quero ou preciso em tempo util.
                                                      Editado pela última vez por jccgold; 24 April 2007, 12:40.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                                        De Mem Martins apanhas a rua elias garcia, segues sempre em paralelo com o IC19, passa ao lado do Cemiterio de Rio de Mouro, depois apanhas a Avenida B. Amigos, segues pela estrada paralela mesmo junta ao IC19 ate Massamá daí Av. V. C. Abril, segues ate a Avenida Elias Garcia, e já estás na Amadora daí vais sempre a direito e vais parar às portas de Benfica e já estás em Lisboa impressionante hã.
                                                        Isto é trajecto para demorar quanto tempo?

                                                        Descer a Av. dos Bons Amigos, em hora de ponta com toda a gente a tentar chegar ao IC19?????

                                                        Estrada paralela ao IC19????? Já não deves passar lá á muito tempo. Essa estrada foi destruida á mais de ano e meio para fazer o acesso ao Cacém.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se não sabes que a Marginal é uma estrada nacional, mais propriamente N6, não vejo razão para continuar a argumentar contigo. Leva a banana e continua a pagar portagem! LOL

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Moro em Linda-a-Velha, trabalho nas Amoreiras e utilizo os transportes públicos. O autocarro vai pela A5 e em média demoro 35/40 minutos a chegar. Acho que compensa... pago 25 euros de passe. Vejo muita gente que leva carro para dentro de Lisboa, porque dá status. Enfim, enquanto as mentalidades não mudarem, bem pode haver uma boa rede de transpostes públicos.

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