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Sensotronic Brake Control (SBC) Ajudem a perceber isto :)

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    Sensotronic Brake Control (SBC) Ajudem a perceber isto :)

    Olá,
    adquiri recentemente um mercedes classe E 220cdi Station Elegance de 2003, que vem equipado com um sistema de travagem Electrohidraulico, o Sensotronic Brake Control (SBC).
    Peço aqui a alguem que tenha este sistema num classe E ou num CLS que me ajude a tentar perceber isto.
    Não sei como se liga, pois atraves desta informação que tirei da internet, sei que tem umas opções que se podem ligar.
    Como funciona?
    Pelo que percebi é um sistema que ainda só saiu em poucos carros

    http://www.whnet.com/4x4/sbc.html

    vejam aqui,


    Abraço e obrigado pela a ajuda

    #2
    O teu w211 é de caixa manual ou automática?

    É que se tem Cx Auto tem os dois sitemas SBC Hold e SBC Stop.
    Se for manual tem só o SBC Hold.

    Eu depois digo-te como activar e para o que serve.

    Comentário


      #3
      Boas amigo PR10,

      já nos conheçemos de um outro forum (amigosdosmercedes.pt)

      A minha carrinha tem caixa automatica amigo.

      Já vi que percebes disto.


      Já agora como se activa as duas funções?


      Abraço

      Comentário


        #4
        SBC Hold

        Ora então aqui vai......

        SBC Hold(o que é?)
        Imagina que estás num subida e tens um semaforo e está vermelho,vais parar e travar e ficar lá com o pé no travão(esquece o ponto de embraiagem) até passar a verde,ora bem é aqui que o SBC Hold é uma maravilha pois basta acciona-lo para o carrinho ficar parado sem ser necessário carregar no travão!!

        Como activar o SBC Hold.....paras o carro com o travão e logo de seguida carregas(bombada mais forte) novamente no travão e acionas o SBC Hold.Para desactivar é só acelerar ou carregar novamente no travão.

        Como saber que o accionastes??Aparece as letras SBC H por cima do contador parcial dos kilometros a dizer que foi activado!!


        ATENÇÃO::NUNCA desligar o carro com este sistema accionado pois quando o desligares o carro entra em alarme buzina e se tirares a chave bastante audivel(de noite acordas a vizihança ) e o CB fica todo vermelho com a mensagem para carregar novamente no travão(desliga o alarme e volta tudo ao normal).

        Experimenta e depois diz!
        Editado pela última vez por PR10; 24 April 2007, 17:28.

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          #5
          SBC Stop

          SBC Stop(o que é?)
          Novamente vou dar como exemplo a seguinte situação.....estás numa situação em que vais apanhar varios semáforos de seguida e tens que acelerar e travar...se activares o SBC Stop basta acelerar de semaforo para semaforo e sempre que deixares de acelerar o carro pára sozinho!!É só acelerar e deixar de acelerar!


          Como activar o SBC Stop.....
          Assim que parares no primeiro semáforo puxa a manete do Cruise control(Tempomat) na tua direcçãoe fica activado.Desactiva-se se ultrapassares 60Kmh ou accionares a manete do Cruise Control na direcção oposta.

          Como saber que o accionastes??Aparece as letras SBC S por cima do contador parcial dos kilometros a dizer que foi activado!!

          ATENÇÃO::Quando se deixa de acelerar o carro não para imediatamente leva +- dois metros a parar.....este é um sistema que requer um certo treino/habituação....portanto leva o carro para um sitio sem obstaculos para praticares!
          Editado pela última vez por PR10; 24 April 2007, 17:17.

          Comentário


            #6
            Se por acaso algum destes mecanismos não funcionar na tua carrinha......quer dizer que teu SBC já deu problemas anteriormente e a MB desactivou algum dos dois ou os dois com o Stardiagnostics.

            Cumpts

            Comentário


              #7
              Obrigado pela detalhada informação amigo.

              Realmente o SBC Stop requer alguma habitução, em semaforos e em filas de transito, deve ajudar imenso.

              O SBC Hold tambem deve ajudar muito em cidade, principalmente em semaforos e stop´s que se encontram em descidas.

              Obrigado pela informação


              Abraço

              Comentário


                #8
                Problemas no sbc

                Olá, bom dia.
                Tenho um Mercedes e200 de 2004. Recentemente começou a dar erro no sbc. Levei ao mecânico e pedem-me 800e pela reparação do mesmo. Pesquisei um pouco e vi que consigo comprar um sbc por um valor bem mais baixo. Resta saber quais são compatíveis com o meu carro.
                é um e200 CDI,primeira matrícula é de 17-5-2004. as referências do meu SBC são A005 431 96 12 Q2; 0265 250 110; e no selo amarelo tem a referência 0265 960 036. Por acaso alguém me sabe dizer quais seriam os SBC compatíveis? Obrigado

                Comentário


                  #9
                  BNogueira: o erro do SBC normalmente não é um erro mas sim indicação de que a bomba pressurizadora deve ser substituida (atingiu 300 mil atuações/travagens). Aquilo tem muita folga e podes bem fazer mais uns anos e/ou centenas de milhares de km sem que a bomba falhe (até às 500-600 mil atuações).

                  800 euros para substituição da bomba até é barato. Comprar um SBC em 2ª mão é um pau de dois bicos porque nunca sabes quantas atuações fez. Eu não me metia nisso sem conseguir comunicar com o módulo, para saber quanto falta até dar o mesmo erro.

                  A maior parte das pessoas não liga ao erro ou então vai ao concessionário para fazer reset e segue viagem. Se o SBC acabar por falhar, há um sistema mecânico de resguardo convencional. Não é grande coisa, mas dá para os gastos até que troques o SBC, coisa que nessa altura vais ter mesmo de fazer porque não é muito seguro andar com o sistema de resguardo por tempo indeterminado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    BNogueira: o erro do SBC normalmente não é um erro mas sim indicação de que a bomba pressurizadora deve ser substituida (atingiu 300 mil atuações/travagens). Aquilo tem muita folga e podes bem fazer mais uns anos e/ou centenas de milhares de km sem que a bomba falhe (até às 500-600 mil atuações).800 euros para substituição da bomba até é barato. Comprar um SBC em 2ª mão é um pau de dois bicos porque nunca sabes quantas atuações fez. Eu não me metia nisso sem conseguir comunicar com o módulo, para saber quanto falta até dar o mesmo erro.A maior parte das pessoas não liga ao erro ou então vai ao concessionário para fazer reset e segue viagem. Se o SBC acabar por falhar, há um sistema mecânico de resguardo convencional. Não é grande coisa, mas dá para os gastos até que troques o SBC, coisa que nessa altura vais ter mesmo de fazer porque não é muito seguro andar com o sistema de resguardo por tempo indeterminado.
                    Obrigado pela ajuda.
                    Tenho que ir á Mercedes para fazer o reset ou qualquer electricista pode fazer isso? Eu até comprei um aparelho para fazer o reset mas infelizmente não é compatível com o modelo do meu SBC :s

                    Comentário


                      #11
                      Reset ao SBC é uma coisa muito específica.. penso que nem todos os eletricistas auto saberão fazer isso. Acho que terás de ir perguntando até encontrares alguém que te possa resolver isso.

                      O ideal seria a marca, mas é possível que se recusem a fazer o reset por razões de segurança.

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