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Como proceder nestas situações do dia-a-dia na condução?

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    Como proceder nestas situações do dia-a-dia na condução?

    Pedia a vossa a opinião para um conjunto de situações que usualmente ocorrem no dia-a-dia. Muitas delas podiam ser resolvidas com bom senso de ambos os condutores, mas isso, infelizmente, pouco impera na estrada. Ora, se presenciassem uma das seguintes situações, como procediam?

    (a) um veículo encontra-se estacionado na berma, ocupando metade da estrada. Existe traço contínuo. Devemos ultrapassar, mesmo que implique pisar o traço contínuo?

    (b) um veículo circula muito vagarosamente (30/40 km/h numa zona de 90km/h). Existe traço contínuo durante vários km’s. P trânsito começa a ficar embaraçado pois forma-se uma fila por detrás de nós. Devemos ultrapassar?

    (c) um veículo para no meio da via para conversar com um transeunte. Não é possível passar devido a traço contínuo, movimento no sentido contrário ou porque a rua só tem espaço para uma via num único sentido. Devemos buzinar? Sinalizar o veículo?

    (d) é comum os padeiros pararem os veículos no meio da faixa de rodagem para venderem o seu pão, avançarem uns metros e voltarem a parar e aí ficam até satisfazerem a clientela. Por vezes não é possível ultrapassar por restrições como as de (c). que fazer?

    (e) generalizando a (d), é comum as pessoas pararem no meio da via para simplesmente realizarem longas cargas e descargas (nota e desabafo: por alguém estar a trabalhar, não implica que possa contornar as regras de trânsito, colocar-se acima dos restantes condutores e abusar). Como agir?

    (f) um veículo estranho ocupa vários lugares de estacionamento junto da nossa residência, onde usualmente já é difícil encontrar estacionamento. Devemos deixar uma nota? Um aviso?

    (g) embora cumprindo o limite de velocidade um condutor literalmente encosta o veículo na nossa traseira durante vários km (pois não pode ultrapassar por traço contínuo ou movimento no sentido contrário). Isso gera stress a quem vai a conduzir. Como agir?

    (h) um veículo que circule depois de nós, encontra-se com alguma proximidade e leva os máximos ligados que nos encadeia nos retrovisores. Como proceder?

    (i) um veículo circula com o farol de nevoeiro (o “vermelhão”) ligado numa noite normal, sem problemas de visibilidade. Por vezes esse farol, devido à intensidade causa cansaço à vista. Como agir?

    (j) num cruzamento/entroncamento onde temos que dar prioridade a estrada encontra-se limpa, apenas com um veículo ao longe. Porém à nossa frente encontra-se outro condutor que está hesitante. Existe tempo suficiente para entrar na estrada com calma e segurança. Como proceder? O mesmo num semáforo quando este muda e passado alguns segundos o veículo da frente continua parado (desconhecem-se as causa: pode o carro ter ido abaixo, a primeira não entrar, distracção do condutor, etc.)

    Marco

    #2
    (a) um veículo encontra-se estacionado na berma, ocupando metade da estrada. Existe traço contínuo. Devemos ultrapassar, mesmo que implique pisar o traço contínuo?

    Sim. Não vou ficar à espera que ele o tire dali...

    (b) um veículo circula muito vagarosamente (30/40 km/h numa zona de 90km/h). Existe traço contínuo durante vários km’s. P trânsito começa a ficar embaraçado pois forma-se uma fila por detrás de nós. Devemos ultrapassar?

    Acho que é de evitar.

    (c) um veículo para no meio da via para conversar com um transeunte. Não é possível passar devido a traço contínuo, movimento no sentido contrário ou porque a rua só tem espaço para uma via num único sentido. Devemos buzinar? Sinalizar o veículo?

    Tentar ultrapassar, se se puder em segurança. Senão, espero um bocadinho e, se eles se despacharem, é na boa. Senão, dou um toque na buzina.


    (d) é comum os padeiros pararem os veículos no meio da faixa de rodagem para venderem o seu pão, avançarem uns metros e voltarem a parar e aí ficam até satisfazerem a clientela. Por vezes não é possível ultrapassar por restrições como as de (c). que fazer?

    Amaldiçoar o padeiro e ultrapassá-lo com extremo cuidado. É o que eu costumo fazer.

    (e) generalizando a (d), é comum as pessoas pararem no meio da via para simplesmente realizarem longas cargas e descargas (nota e desabafo: por alguém estar a trabalhar, não implica que possa contornar as regras de trânsito, colocar-se acima dos restantes condutores e abusar). Como agir?

    Como em (d).

    (f) um veículo estranho ocupa vários lugares de estacionamento junto da nossa residência, onde usualmente já é difícil encontrar estacionamento. Devemos deixar uma nota? Um aviso?

    Nem sei bem o que fazer. Tenho medo que o gajo me veja pela janela e depois se vingue no meu carro.

    (g) embora cumprindo o limite de velocidade um condutor literalmente encosta o veículo na nossa traseira durante vários km (pois não pode ultrapassar por traço contínuo ou movimento no sentido contrário). Isso gera stress a quem vai a conduzir. Como agir?

    Rezar para não ter que travar!

    (h) um veículo que circule depois de nós, encontra-se com alguma proximidade e leva os máximos ligados que nos encadeia nos retrovisores. Como proceder?

    Eu costumo dar sinais com a luz de nevoeiro traseira. Às vezes dão por isso, mas outras não. Quando não dão, ponho o espelho em posição nocturna. Qualquer dia é preciso andar de óculos escuros para guiar de noite.

    (i) um veículo circula com o farol de nevoeiro (o “vermelhão”) ligado numa noite normal, sem problemas de visibilidade. Por vezes esse farol, devido à intensidade causa cansaço à vista. Como agir?

    Sei lá. Atirar-lhe uma pedra ao farolim?

    (j) num cruzamento/entroncamento onde temos que dar prioridade a estrada encontra-se limpa, apenas com um veículo ao longe. Porém à nossa frente encontra-se outro condutor que está hesitante. Existe tempo suficiente para entrar na estrada com calma e segurança. Como proceder? O mesmo num semáforo quando este muda e passado alguns segundos o veículo da frente continua parado (desconhecem-se as causa: pode o carro ter ido abaixo, a primeira não entrar, distracção do condutor, etc.)

    Depende. Se for num cruzamento sem semáforos, limito-me a esperar. Pode ser uma pessoa inexperiente e se a pressionar-mos, podemos induzi-la a entrar no cruzamento em perigo, além de que acho que isso é má educação.
    Se fôr com semáforos, espero um bocado. Se achar que ele não está a ver, dou um toque de luzes ou um toque na buzina, conforme seja noite ou dia. Mas é um toque após um bom bocado, não é como aqueles tipos que se agarram desalmadamente à buzina assim que cai o verde.

    Comentário


      #3
      vou dizer o que faço, não o que deve ser feito!!!

      (a) um veículo encontra-se estacionado na berma, ocupando metade da estrada. Existe traço contínuo. Devemos ultrapassar, mesmo que implique pisar o traço contínuo?

      SIM

      (b) um veículo circula muito vagarosamente (30/40 km/h numa zona de 90km/h). Existe traço contínuo durante vários km’s. P trânsito começa a ficar embaraçado pois forma-se uma fila por detrás de nós. Devemos ultrapassar?

      NAO

      (c) um veículo para no meio da via para conversar com um transeunte. Não é possível passar devido a traço contínuo, movimento no sentido contrário ou porque a rua só tem espaço para uma via num único sentido. Devemos buzinar? Sinalizar o veículo?

      PEQUENA BUZINADELA

      (d) é comum os padeiros pararem os veículos no meio da faixa de rodagem para venderem o seu pão, avançarem uns metros e voltarem a parar e aí ficam até satisfazerem a clientela. Por vezes não é possível ultrapassar por restrições como as de (c). que fazer?

      AGUENTAR

      (e) generalizando a (d), é comum as pessoas pararem no meio da via para simplesmente realizarem longas cargas e descargas (nota e desabafo: por alguém estar a trabalhar, não implica que possa contornar as regras de trânsito, colocar-se acima dos restantes condutores e abusar). Como agir?

      SE FAZEM UM GESTOZINHO FICAM COM VIA VERDE, DE OUTRO MODO UMAS BUZINADELAS A CHAMAR A ATENÇÃO

      (f) um veículo estranho ocupa vários lugares de estacionamento junto da nossa residência, onde usualmente já é difícil encontrar estacionamento. Devemos deixar uma nota? Um aviso?

      NÃO

      (g) embora cumprindo o limite de velocidade um condutor literalmente encosta o veículo na nossa traseira durante vários km (pois não pode ultrapassar por traço contínuo ou movimento no sentido contrário). Isso gera stress a quem vai a conduzir. Como agir?

      TOQUE NO TRAVÃO

      (h) um veículo que circule depois de nós, encontra-se com alguma proximidade e leva os máximos ligados que nos encadeia nos retrovisores. Como proceder?

      MUDAR A POSIÇÃO DO N/ ESPELHO

      (i) um veículo circula com o farol de nevoeiro (o “vermelhão”) ligado numa noite normal, sem problemas de visibilidade. Por vezes esse farol, devido à intensidade causa cansaço à vista. Como agir?

      DAR LUZES, SE ELE NÃO ENTENDER DEIXAR ESPAÇO OU PASSAR

      (j) num cruzamento/entroncamento onde temos que dar prioridade a estrada encontra-se limpa, apenas com um veículo ao longe. Porém à nossa frente encontra-se outro condutor que está hesitante. Existe tempo suficiente para entrar na estrada com calma e segurança. Como proceder? O mesmo num semáforo quando este muda e passado alguns segundos o veículo da frente continua parado (desconhecem-se as causa: pode o carro ter ido abaixo, a primeira não entrar, distracção do condutor, etc.)

      AGUENTAR ORDEIRAMENTE, NEM TODOS SÃO ASES E A SIMPLES ENTRADA NA OUTRA ESTRADA PODE NÃO SER TÃO SIMPLES ASSIM PARA QUEM ESTÁ À N/ FRENTE

      Desculpem as maisuculas, foi para distinguir a resposta.

      MCunha

      Comentário


        #4
        (a) um veículo encontra-se estacionado na berma, ocupando metade da estrada. Existe traço contínuo. Devemos ultrapassar, mesmo que implique pisar o traço contínuo?

        Em Almada é frequente isso...sim ultrapasso e piso o traço tem de ser.

        (b) um veículo circula muito vagarosamente (30/40 km/h numa zona de 90km/h). Existe traço contínuo durante vários km’s. P trânsito começa a ficar embaraçado pois forma-se uma fila por detrás de nós. Devemos ultrapassar? Depende...se houver segurança quer de transito e não estiver nenhum policia por perto ultrapasso...

        (c) um veículo para no meio da via para conversar com um transeunte. Não é possível passar devido a traço contínuo, movimento no sentido contrário ou porque a rua só tem espaço para uma via num único sentido. Devemos buzinar? Sinalizar o veículo? Esperar...desde k ele tenha o bom senso de ser rapido.

        (d) é comum os padeiros pararem os veículos no meio da faixa de rodagem para venderem o seu pão, avançarem uns metros e voltarem a parar e aí ficam até satisfazerem a clientela. Por vezes não é possível ultrapassar por restrições como as de (c). que fazer? apitar...para o camelo se despachar...

        (e) generalizando a (d), é comum as pessoas pararem no meio da via para simplesmente realizarem longas cargas e descargas (nota e desabafo: por alguém estar a trabalhar, não implica que possa contornar as regras de trânsito, colocar-se acima dos restantes condutores e abusar). Como agir? esperar, qdo mto apitar para eles se despacharem

        (f) um veículo estranho ocupa vários lugares de estacionamento junto da nossa residência, onde usualmente já é difícil encontrar estacionamento. Devemos deixar uma nota? Um aviso?sim era bem pensado, ou chamar a policia para o multar

        (g) embora cumprindo o limite de velocidade um condutor literalmente encosta o veículo na nossa traseira durante vários km (pois não pode ultrapassar por traço contínuo ou movimento no sentido contrário). Isso gera stress a quem vai a conduzir. Como agir?Lavar o vidro...e dar ligeiros tokes de travão para amansar o animal...

        (h) um veículo que circule depois de nós, encontra-se com alguma proximidade e leva os máximos ligados que nos encadeia nos retrovisores. Como proceder? Não olhar para os retrovisores...

        (i) um veículo circula com o farol de nevoeiro (o “vermelhão”) ligado numa noite normal, sem problemas de visibilidade. Por vezes esse farol, devido à intensidade causa cansaço à vista. Como agir?agir como se essa luz fosse desligada...

        (j) num cruzamento/entroncamento onde temos que dar prioridade a estrada encontra-se limpa, apenas com um veículo ao longe. Porém à nossa frente encontra-se outro condutor que está hesitante. Existe tempo suficiente para entrar na estrada com calma e segurança. Como proceder? O mesmo num semáforo quando este muda e passado alguns segundos o veículo da frente continua parado (desconhecem-se as causa: pode o carro ter ido abaixo, a primeira não entrar, distracção do condutor, etc.)
        [/quote] dar uma apitadela para o gajo acordar...

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          #5
          bah apagar

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            #6

            ha quanto tempo tens carta???
            AONDE TIRASTE A CARTA???

            Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
            Pedia a vossa a opinião para um conjunto de situações que usualmente ocorrem no dia-a-dia. Muitas delas podiam ser resolvidas com bom senso de ambos os condutores, mas isso, infelizmente, pouco impera na estrada. Ora, se presenciassem uma das seguintes situações, como procediam?

            (a) um veículo encontra-se estacionado na berma, ocupando metade da estrada. Existe traço contínuo. Devemos ultrapassar, mesmo que implique pisar o traço contínuo?
            claro ou vais esperar que le saia? ja te esqueceste do que aprendeste no codigo par o exame? SR ENG. DA-ME LICENÇA QUE PISE A LINHA CONTINUA?

            (b) um veículo circula muito vagarosamente (30/40 km/h numa zona de 90km/h). Existe traço contínuo durante vários km’s. P trânsito começa a ficar embaraçado pois forma-se uma fila por detrás de nós. Devemos ultrapassar?
            SIM, desde que nao pisemos a linha continua e APESAR DISSO se o condutor desse veiculo for um condutor que SABE o código saberá que quando for a embaraçar o transito devido a sua velocidae por causa do que transporta ou do estado da viatura, etc DEVERÁ alem de ligar vos 4 piscas para alertar da sua situaçao ENCOSTAR-SE PAR A SUA DIREITA MESMO QUE EESA SEJA A BERMA

            (c) um veículo para no meio da via para conversar com um transeunte. Não é possível passar devido a traço contínuo, movimento no sentido contrário ou porque a rua só tem espaço para uma via num único sentido. Devemos buzinar? Sinalizar o veículo?
            depende, 1 ou 2 minutos para se perguntar o caminho ou pedir uma informaçao (quem é que ja nao andou perdido?) tudo bem AGORA PARA DIZER A VIZINHA QUE HA SALDOS NO CONTINENTE CARREGA NA BUZINA E NAO LARGUES

            (d) é comum os padeiros pararem os veículos no meio da faixa de rodagem para venderem o seu pão, avançarem uns metros e voltarem a parar e aí ficam até satisfazerem a clientela. Por vezes não é possível ultrapassar por restrições como as de (c). que fazer?

            isso e vender peixe as 8 da manha e a buzinar para o pessoal vir É TIRAR A MATRICULA E CHAMAR A POLICIA
            8 da manha ha que estar a pé MAS E QUEM TRABALHA DE NOITE????
            segundo diz a biblia(quero dizer CÓDIGO) buzinar só em caso de emergencia e só de dia nas localidades

            (e) generalizando a (d), é comum as pessoas pararem no meio da via para simplesmente realizarem longas cargas e descargas (nota e desabafo: por alguém estar a trabalhar, não implica que possa contornar as regras de trânsito, colocar-se acima dos restantes condutores e abusar). Como agir?

            é assim, O QUE DEFINES NO MEIO DA VIA??? eu muitas vezes tenho de parar para descarregar em certas alturas até teos de pedir ajuda policial pois quando temos camioes tir para descarregar temos que desviar o transito na rua onde temos a loja mas já pensas-te na dificuldade que quem faz entregas ( DHL, CTT, CRONOPOST , E O PESSOAL DAS EMPRESAS) MUITAS VEZES PRECISA DE ENTREGAR PACOTES COM 30 KG E MAIS como será dificil andar 25/50 metros com as coisas as costas??
            quando ha pessoas que para comprar umas minimeias ou um perfume ocupa um lugar de estacionamento durante 1 hora??

            (f) um veículo estranho ocupa vários lugares de estacionamento junto da nossa residência, onde usualmente já é difícil encontrar estacionamento. Devemos deixar uma nota? Um aviso?

            isso é um caso que eu tambem muitas vezes discuto principalmente quando sao veiculos de outras residentes mas de ruas que nao a nossa, eu pessoalmente tento sempre estacionar em frente a minha casa, mas A RUA É PUBLICA DAI........


            (g) embora cumprindo o limite de velocidade um condutor literalmente encosta o veículo na nossa traseira durante vários km (pois não pode ultrapassar por traço contínuo ou movimento no sentido contrário). Isso gera stress a quem vai a conduzir. Como agir?

            podes apertar ligeiramente o travao ou entao ir para a direita pois eu duvido que alguem ande assim tantos quilometros colado ã outra pessoa quando ha transito
            eu diariamente no minimo faço 150 km desde nacionais a AE´S e o que reparo é que ha pessoas que estao a "conduzir " em INGLATERRA

            (h) um veículo que circule depois de nós, encontra-se com alguma proximidade e leva os máximos ligados que nos encadeia nos retrovisores. Como proceder?

            abrandarmos e deixar-los passar
            poderao as vezes vir distraidos, ou que sabe ja virem a muito com eles ligados que ate se esquecem ( nunca vos aconteceu???)
            se for de proposito LIGAR OS FAROIS DE NEVOEIRO
            eu ja tive um caso assim se for preciso eu conto

            (i) um veículo circula com o farol de nevoeiro (o “vermelhão”) ligado numa noite normal, sem problemas de visibilidade. Por vezes esse farol, devido à intensidade causa cansaço à vista. Como agir?

            tentar ultrapassa-lo ou entao tentar chamar a sua atençao ou.....
            LIGAR OS MAXIMOS PORRA
            ha cada um que as vezes ate de dia andam com os"NEVOEIROS"


            (j) num cruzamento/entroncamento onde temos que dar prioridade a estrada encontra-se limpa, apenas com um veículo ao longe. Porém à nossa frente encontra-se outro condutor que está hesitante. Existe tempo suficiente para entrar na estrada com calma e segurança. Como proceder? O mesmo num semáforo quando este muda e passado alguns segundos o veículo da frente continua parado (desconhecem-se as causa: pode o carro ter ido abaixo, a primeira não entrar, distracção do condutor, etc.)

            se estivermos com a devida atençao logo nos apercebemos que o condutor deixou o carro ir abaixo e ...( a quem ja nao aconteceu??) temos que ter alguma paciencia ( se formos nos que deixamos o carro ir abaixo ou depois de ir abaixo ele nao pegar .. 4 piscas ...desculpas -desculpas - é pa acontece) se for a pessoa que esteja esitante poderá ter a carta a pouco tempo( ainda se lembram quando voces tinham a carta a uma semana???) poderá ser um acarro novo ( apesar de usado) ou um carro a aque a pessoa nao esteja habituada e SABEM COMO É
            num semaforo a pessoa podera estar distraida e ai ema "gaitada " pequena ACORDA-O, ainda hoje o fiz


            Marco
            bom feriado

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              #7
              Como iniciei o tópico, muitas situações podiam ser resolvidas com simples bom sendo. No entanto, somos confrontados com elas diariamente. A generalidade das respostas vai ao encontro do que, e todos nós fazemos. Eu não questionei por desconhecer como agir (focos, tirei a carta em 1996, ou seja há 11 anos, conduzindo ligeiros e pesados desde então, embora nos últimos anos apenas circule com ligeiros. E a carta foi obtida na escola de condução MGA). Mas o problema reside aí: situações como pisar/transpor o traço contínuo, acender os 4 piscas sem ser em emergência, ligar os faróis de nevoeiro sem ser em situações de nevoeiro, entre outras, que usualmente praticamos, são contra-ordenações. E como tal podemos ser autuados. Daí questionar.

              E note-se que, embora os outros condutores possam estar a infringir o código isso não é justificativo para nós o fazermos. Tal como disse o artigo 6 da constituição “a ignorância ou má interpretação da lei não é justificativo para o não cumprimento desta, nem atenuante”.

              O mesmo se aplica a quem está a trabalhar. Uma transportadora, embora dependa do meio de transporte, perante a lei e os restantes condutores, não tem qualquer justificação para parar o seu veículo no meio da faixa de rodagem, pese a encomenda 1 ou 1000 kg. Todos nós compreendemos a dificuldade da situação, pois com certeza todo o condutor já teve que descarregar ou carregar algo pesado. Da mesma forma um estafeta ou uma transportadora não têm justificativo para ultrapassar os limites de velocidade. Qualquer um de nós percebe que quando mais rápido entregarem a encomenda melhor. Mas se não for uma situação de emergência justificada (por exemplo, médica) ninguém pode transgredir o código. E isto porque uma transportadora ou um padeiro estão a ganhar dinheiro pelo seu acto, ou seja, infringem a lei e ganham dinheiro, e isso é imoral.

              Mas voltando ao ponto inicial. As nossas acções perante um condutor que está a infringir o código ou a embaraçar o trânsito devem começar por ser cordiais e usar o bom senso. Porém se o condutor abusar podemos tomar medidas mais agressivas – mas estas são usualmente todas contra-ordenações. Temos que ter consciência disso. Se um agente da autoridade nos autuar de forma alguma podemos alegar “mas o outro condutor estava a fazer isto ou aquilo” – é apenas uma desculpa para a coima ser maior.

              Mas podemos situações elevadas ao ridículo: se um tractor circular numa estrada nacional, ou uma camião bem carregado talvez sejam forçado, pela carga, a circular a 40km/h numa zona de 90km/h. Não o fazem por passeio, não estão a embaraçar o trânsito de livre vontade. E como tal não estão a cometer nenhuma ilegalidade. Mas os restantes condutores, se se mantiverem atrás deles a 40km/h por existir um traço contínuo vão eles mesmo embaraçar o trânsito pois gera-se uma fila – estão a cometer uma contra ordenação? – mas se ultrapassarem, com traço contínuo, não embaraçam o trânsito no entanto cometem uma contra-ordenação.. em termos do código de estrada – que é o que interessa – que acções são aceitáveis e que acção não são aceitáveis? Existe alguma cláusula atenuante?

              Marco

              Comentário


                #8
                Acho que nenhum CE do mundo tem excepções para todas as situações do dia-a-dia. Nunca podemos esquecer o bom senso, acho eu. Agora, acho que há bom senso aceitável e não aceitável.

                Comentário

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