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As seguradores e os carros de substituição

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    As seguradores e os carros de substituição

    Viva,

    Como já me foram à chapa 3 vezes num ano, tenho tido um contacto familiar com a minha seguradora. No entanto, as coisas falham sempre num ponto. Nas 3 situações o carro teve sempre que ficar na oficina uma semana, ou mais. Logo, possuindo um seguro contra danos próprios, e contemplando este um carro de substituição, pedi sempre um carro de substituição. O meu mediado sempre procurou resolver a situação. Porém…Teria que me deslocar a Coimbra, ou a Viseu, ou à Guarda. Como resido em O. Hospital, cada uma destas cidades dista 80km. Era escolher.

    Isto é aceitável? É que, se eu necessito de um carro de substituição é porque o meu está empanado, logo tenho dificuldades em viajar. No entanto eles exigem que em me desloque 80km (seja lá como for) levante o carro, pague gasosa para os 80km de regresso, e no final, pague nova gasosa para outros 80km, entregue o carro e arranje forma de voltar.

    Alguma dica nesta situação? O mediador tenta auxiliar na situação, mas na prática em vão, pois tive sempre que pedir automóvel emprestado a familiares, o que causa transtorno a mim e a eles. Já reclamei por carta à seguradora, mas sem resposta. Aliás, o carro de substituição não teria que ser levantado e entregue na própria oficina onde vamos realizar o arranjo? Porque, mais uma vez, mesmo que a empresa de aluguer ficasse a 5km da oficina, como faz uma pessoa para viajar esses 5km?

    Esyte é mais um pormenor onde no acto de aquisição do seguro tudo é bonitinho, muito pintadinho mas na prática foge-se com o cu à seringa por parte das seguradoras e por vezes ficamos com as mãos a abanar (também devo dizer que esta mesma seguradora, numa quebra isolada de vidros resolveu imediatamente a situação).

    Marco

    #2
    Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
    Viva,

    Como já me foram à chapa 3 vezes num ano, tenho tido um contacto familiar com a minha seguradora. No entanto, as coisas falham sempre num ponto. Nas 3 situações o carro teve sempre que ficar na oficina uma semana, ou mais. Logo, possuindo um seguro contra danos próprios, e contemplando este um carro de substituição, pedi sempre um carro de substituição. O meu mediado sempre procurou resolver a situação. Porém…Teria que me deslocar a Coimbra, ou a Viseu, ou à Guarda. Como resido em O. Hospital, cada uma destas cidades dista 80km. Era escolher.

    Isto é aceitável? É que, se eu necessito de um carro de substituição é porque o meu está empanado, logo tenho dificuldades em viajar. No entanto eles exigem que em me desloque 80km (seja lá como for) levante o carro, pague gasosa para os 80km de regresso, e no final, pague nova gasosa para outros 80km, entregue o carro e arranje forma de voltar.

    Alguma dica nesta situação? O mediador tenta auxiliar na situação, mas na prática em vão, pois tive sempre que pedir automóvel emprestado a familiares, o que causa transtorno a mim e a eles. Já reclamei por carta à seguradora, mas sem resposta. Aliás, o carro de substituição não teria que ser levantado e entregue na própria oficina onde vamos realizar o arranjo? Porque, mais uma vez, mesmo que a empresa de aluguer ficasse a 5km da oficina, como faz uma pessoa para viajar esses 5km?

    Esyte é mais um pormenor onde no acto de aquisição do seguro tudo é bonitinho, muito pintadinho mas na prática foge-se com o cu à seringa por parte das seguradoras e por vezes ficamos com as mãos a abanar (também devo dizer que esta mesma seguradora, numa quebra isolada de vidros resolveu imediatamente a situação).

    Marco
    taxi, com os custos a suportar pela seguradora?

    Comentário


      #3
      Tens razão nas tuas queixas.

      Eu fico maluco é quando nos apresentam carros que de equivalentes aos nossos não têm nada...e normalmente vêm todos tocados...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AlCoEntre Ver Post
        Tens razão nas tuas queixas.

        Eu fico maluco é quando nos apresentam carros que de equivalentes aos nossos não têm nada...e normalmente vêm todos tocados...
        Viva,

        E como proceder? Reclamar, sim, mas como? Eu já o fiz por carta mas nenhuma resposta surgiu...

        Marco

        Comentário


          #5
          Se n foste culpado...n entendo pq pedes viatura de substituição á tua companhia de seguros...
          Quanto as despesas, podes sempre exigir q eles te paguem os custos de deslocaçao... agora...demora sp uns meses pelo q sei...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por GT-JTD Ver Post
            Se n foste culpado...n entendo pq pedes viatura de substituição á tua companhia de seguros...
            Quanto as despesas, podes sempre exigir q eles te paguem os custos de deslocaçao... agora...demora sp uns meses pelo q sei...
            Se o sinistro for resolvido ao Abrigo do do IDS (Indeminzação Directa do Segurado) é à companhia dele que ele reclama, e ela logo se entende com a a outra, pedindo a devolução das verbas envolvidas.

            Normalmente eles são obrigados a suportar as despesas de deslocação e transporte por inerência à privação da viatura, assim é legitimo apresentar a conta de um Taxi para levantar a viatura de aluguer, contudo o normal deles é esquecerem-se disso.

            A viatura de substituição à porta da oficina isso é só se houver acordo com essa oficina o que sucede com "oficinas das redes recomendas" por eles, o que é uma "grande mama" para a seguradora porque esses acordos só beneficiam a seguradora em termos de custos, porque como já ficou provado neste forum, essas oficinas recomendadas muitas das vezes prestam serviços de má qualidade, sendo maioritáriamente multimarcas e não empregando peças originais
            .
            Eles forçam a aceitar estas oficinas inclusive impelindo o cliente a abandonar as oficinas de marca ou oficinas que o cliente tem confiança no trabalho realizado.


            Se somos lesados devemos fazer valer os nosso direitos, não estamos a pedir nada que não nos seja devido.

            Comentário


              #7
              A queixa apresentada foi sempre por carta registada com aviso de recepção?
              Se sim poderá sempre exigir uma resposta, dizendo que irá expor a situação ao Instituto de Seguros de Portugal.
              É uma estupidez, pagar tanto dinheiro por um seguro de danos próprios e quando se precisa de um carro de substituição tem que se andar 80 kms.
              Ridículo.
              Mude para um seguro onde lhe dêem outras condições.

              Eu tive um problema semelhante à cerca de 1 ano e meio e também tinha que ir buscar um carro já não sei a onde, mas que era longe. Estúpido não reclamei, deu-me mais trabalho ir buscar o carro de substituição (incomodar amigos e familiares) do que se tivesse andado de táxi (se calhar sairia muito mais caro do que o aluguer do carro).

              Este ano renovei o seguro e…
              “-Então quer carro de substituição no seu seguro?”
              “-Tenho de ir buscar o carro a onde?”
              “- A… (local)”
              “- Não obrigado, dispenso, abdico.”
              "- Há veja lá... e tantos... e etc. e tal".
              "-Não."

              Vamos ver se fiz a opção certa.

              Tem muita razão naquilo aqui expõe.
              E é inconcebível que ninguém lhe apresente alternativas para ultrapassar essa situação, pois para além de não ter culpa nos acidentes ainda tem que fazer 80 kms para ter um carro de substituição que é anunciado como “benece” num pacote de seguros de danos próprios, que é contrato por uma pessoa no sentido de ter o mínimo de incómodos e dar mais garantias de seguro ao nosso carro e quando se vê aflito por vezes depara-se com dificuldades atrás de dificuldades.

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                #8
                Originalmente Colocado por Escape_Roto Ver Post
                A queixa apresentada foi sempre por carta registada com aviso de recepção?
                Viva,

                Infelizmente não, erro meu. Mas ainda hoje pondero reenviar a carta registada com aviso de recepção para esclarecer a situação.

                O facto é que mesmo deambulando pelas letras miudas do contrato nunca se refere onde é disponibilizado o carro de substituição. Apenas que o cliente tem acesso a ele. Em que condições, nada é especificado. em todos os sinistros, sempre que pedi o carro de substituição fui remetido para uma destas capitais de distrito.

                Marco

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por D4Dpower Ver Post
                  taxi, com os custos a suportar pela seguradora?
                  Exactamente o que a mina seguradora fez qd precisei.

                  Comentário


                    #10
                    Já passei por essa situação.
                    Recorri ao Taxi para me deslocar entre a Oficina onde o carro ficou a reparar e a empresa de Aluguer do veiculo de substituição. E no percurso inverso também usei o taxi (percurso Empresa de aluguer -> oficina).
                    Apresentei a conta à segurada e recebi o dinheiro.
                    Apresentei também o recibo relativo ao pagamento da cópia do auto da policia, e a seguradora também me pagou este valor.
                    Já agora, a Seguradora é a Zurich

                    Cumprimentos,

                    Comentário


                      #11
                      Infelizmente não existem empresas de rent-a-car em todas as cidades, e poucas são as que tem o serviço de entrega e levantamento da viatura fora de Lisboa, por pessoal próprio.

                      Assim, a única coisa que há a fazer é utilizar um meio de transporte alternativo e, guardar o respectivo comprovativo da despesa (preferência táxi), para apresentar na companhia responsável.

                      Existem por vezes despesas que não estão previstas nas cobertura Danos Próprios (ex. franquia) ou mesmo pela convenção IDS, que não resta alternativa que reclamar depois da seguradora de responsabilidade civil do terceiro.

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