Boas pessoal, venho aqui para pedir uma dica em relação ao assunto que está no título do tópico; é o seguinte:
Possuo um corsa td de 97 com 277 mil km (mais ou menos), e tem andado com um problema no velocímetro que é bastante estranho: ando com o carro e o velocímetro funciona bem durante 70 ou 80 quilometros, sendo que a partir dessa distância começa a falhar, ou seja, começa a dançar um pouco com oscilações cada vez maiores... se continuar a andar, passado algum tempo fica mesmo no zero e não mexe mais até o voltar a ligar; para tornar a 'coisa' mais estranha, o sistema fica ainda mais instável quando se ligam as luzes. Ainda hoje vim da Opel, trocaram-me a placa de circuitos atrás do painel de instrumentos (quase 30 € + mão de obra) porque, segundo eles, é o nó que interliga as luzes com o sistema do velocímetro; acontece que voltou ao mesmo passado desta vez 90 quilometros. O que já percebi é que a ficha do velocímetro é eléctrica (já foi limpa e lubrificada) e que deve ter algo a ver com a sobretensão que se gera em algum lado... Alguém faz ideia do que seja, mais concretamente? Agradecia desde já uma opinião... nem que fosse para me preparar para alguma despesa maior.
Cumps e obrigado!
Possuo um corsa td de 97 com 277 mil km (mais ou menos), e tem andado com um problema no velocímetro que é bastante estranho: ando com o carro e o velocímetro funciona bem durante 70 ou 80 quilometros, sendo que a partir dessa distância começa a falhar, ou seja, começa a dançar um pouco com oscilações cada vez maiores... se continuar a andar, passado algum tempo fica mesmo no zero e não mexe mais até o voltar a ligar; para tornar a 'coisa' mais estranha, o sistema fica ainda mais instável quando se ligam as luzes. Ainda hoje vim da Opel, trocaram-me a placa de circuitos atrás do painel de instrumentos (quase 30 € + mão de obra) porque, segundo eles, é o nó que interliga as luzes com o sistema do velocímetro; acontece que voltou ao mesmo passado desta vez 90 quilometros. O que já percebi é que a ficha do velocímetro é eléctrica (já foi limpa e lubrificada) e que deve ter algo a ver com a sobretensão que se gera em algum lado... Alguém faz ideia do que seja, mais concretamente? Agradecia desde já uma opinião... nem que fosse para me preparar para alguma despesa maior.
Cumps e obrigado!