Bons dias,
Bom, hoje estava numa grande superfície comercial a ler umas revistas de automóveis, algumas da motorpress, outras da concorrência, e reparei que há pormenores que, face a outras, poderiam, a meu ver, ser melhorados na AutoHoje.
Curiosamente a Autohoje e a Guia do Automóvel sempre foram as que mais me atraíram, recordo-me que já o meu pai comprava com regularidade estas duas revistas. Tinha eu os meus 6, 7, 8 anos.
Bom, depois de dar uma olhadela na diagonal perante o que a imprensa nos apresenta, vim para o carro a pensar em determinadas características da revista, e pensei que sendo este um fórum derivado da AutoHoje, seria um excelente local para recolher opiniões, e sugestões.
Não é minha intenção que isto se transforme numa batalha campal ou de ataques à revista, de criticas infundamentadas, e de "dizer mal, por dizer".
Pois a nós parece sempre tudo simples, nós fazíamos sempre melhor, nunca errávamos, mas a verdade é que imagino como não é fácil todas as semanas colocar uma revista nas bancas com variados ensaios, comparativos, e novidades.
• Portanto, no que toca a erros, eu compreendo perfeitamente, é justificável e compreensível que isso aconteça, afinal – somos humanos.
• Em termos de apresentação estética, gosto imenso da revista, estilo jornal, com tudo bem organizado, algumas boas fotografias, as secções com Notícias, Ecónomia, etc. está tudo bastante equilibrado – gosto.
• O que, na minha opinião merece reparo, são por vezes algumas informações erradas que surgem. Acredito que os erros partam dos concessionários que dão as informações – assim sendo, estão desculpados.
Mesmo assim, devo dizer que quando não se tem a certeza, não se aborda o tema. Casos como criticar que no modelo X o ESP não é desligavel, quando na realidade ele é desligavel sim, pressionando uma determinada tecla alguns segundos, não me parece correcto. Estas informações estão nos manuais.
Eu sei, não se podem ler todos os manuais, entendo perfeitamente, mas... acho que me compreendem.
• Outra coisa que, quer eu, quer o meu pai ou amigos reparamos, é o facto de algumas vezes os artigos e a pontuação atribuída não parecerem ser feitos pela mesma pessoa. Quem lê o artigo pensa "vai vencer o modelo X" quando vamos a ver vence o Y e o X fica em ultimo.
• Outra situação que por vezes de deixa espantado, é o seguinte: por exemplo, em 2002 há um determinado ensaio com os modelos X – fase 1, Y – fase 1 e Z - fase 1.
Resultado:
1º --> Z – fase 1
2º --> X – fase 1
3º --> Y – fase 1
Tudo bem, entretanto em 2006 sai a fase 2 do modelo Z – fase 1.
E é, por exemplo, ensaiado o novo Z – fase 2, com o Y – fase 1, e um K - fase 2.
O que acontece, é que, admiravelmente os resultados surgem do género:
1º --> K – fase 2
2º --> Y– fase 1
3º --> Z – fase 2
O K – fase 2 em 1º, o Y – fase 1 em 2º, e Z – fase 2 em 3º.
Bom, se no 1º encontro o Z vencia e o Y não, o Z é substituído por um novo modelo, e o Y mantem ainda o modelo original, e o Y mais tarde já vence o substituto do seu anterior vencedor, algo não bate certo.
Tudo bem, o modelo pode ter regredido, mas por vezes os comentários são de que o modelo evoluiu consideravelmente, e isto verifica-se na mesma.
Bom, são apenas estes os reparos que tenho a fazer, porque de resto acho uma excelente revista para aquilo que se pode exigir no nosso país.
• Já agora acho que por vezes podiam entrar em certos pormenores de funcionamento dos carros como os sistemas de ar condicionado electrónico, os computadores de bordo, a qualidade de som dos rádios tendo em conta o segmento, o funcionamento de vidros eléctricos, etc.
• Entristece-me o facto de uma Noticia de uma novidade vinda de uma marca generalista não ter grande importancia, mas a mesma noticia de uma marca premium já é alvo de uma, ou meia página sobre o tema.
Assim de repente lembro-me dos Stops a piscar ao efectuar uma travagem brusta, que surgiu no restyling de um modelo de marca premium tendo logo direito a referência na revista. Uma marca generalista também o colocou no restyling de um dos seus modelos, e tal não foi abordado nunca na revista - nem nos ensaios do modelo! Mas há outros exemplos.
Bom, praticamente são só estas coisas, nada de grave, mas poderia ser revisto.
E vocês? O que acham que poderia ser melhorado? Que situações já viram que deveriam receber uma critica?
Atenção ao tipo de criticas, e à forma como são apresentadas!
Resta-me dar os parabéns à revista pelo trabalho executado ao longo destes anos, e que continue sempre a melhorar!
Obrigado,
TB
Bom, hoje estava numa grande superfície comercial a ler umas revistas de automóveis, algumas da motorpress, outras da concorrência, e reparei que há pormenores que, face a outras, poderiam, a meu ver, ser melhorados na AutoHoje.
Curiosamente a Autohoje e a Guia do Automóvel sempre foram as que mais me atraíram, recordo-me que já o meu pai comprava com regularidade estas duas revistas. Tinha eu os meus 6, 7, 8 anos.
Bom, depois de dar uma olhadela na diagonal perante o que a imprensa nos apresenta, vim para o carro a pensar em determinadas características da revista, e pensei que sendo este um fórum derivado da AutoHoje, seria um excelente local para recolher opiniões, e sugestões.
Não é minha intenção que isto se transforme numa batalha campal ou de ataques à revista, de criticas infundamentadas, e de "dizer mal, por dizer".
Pois a nós parece sempre tudo simples, nós fazíamos sempre melhor, nunca errávamos, mas a verdade é que imagino como não é fácil todas as semanas colocar uma revista nas bancas com variados ensaios, comparativos, e novidades.
• Portanto, no que toca a erros, eu compreendo perfeitamente, é justificável e compreensível que isso aconteça, afinal – somos humanos.
• Em termos de apresentação estética, gosto imenso da revista, estilo jornal, com tudo bem organizado, algumas boas fotografias, as secções com Notícias, Ecónomia, etc. está tudo bastante equilibrado – gosto.
• O que, na minha opinião merece reparo, são por vezes algumas informações erradas que surgem. Acredito que os erros partam dos concessionários que dão as informações – assim sendo, estão desculpados.
Mesmo assim, devo dizer que quando não se tem a certeza, não se aborda o tema. Casos como criticar que no modelo X o ESP não é desligavel, quando na realidade ele é desligavel sim, pressionando uma determinada tecla alguns segundos, não me parece correcto. Estas informações estão nos manuais.
Eu sei, não se podem ler todos os manuais, entendo perfeitamente, mas... acho que me compreendem.
• Outra coisa que, quer eu, quer o meu pai ou amigos reparamos, é o facto de algumas vezes os artigos e a pontuação atribuída não parecerem ser feitos pela mesma pessoa. Quem lê o artigo pensa "vai vencer o modelo X" quando vamos a ver vence o Y e o X fica em ultimo.
• Outra situação que por vezes de deixa espantado, é o seguinte: por exemplo, em 2002 há um determinado ensaio com os modelos X – fase 1, Y – fase 1 e Z - fase 1.
Resultado:
1º --> Z – fase 1
2º --> X – fase 1
3º --> Y – fase 1
Tudo bem, entretanto em 2006 sai a fase 2 do modelo Z – fase 1.
E é, por exemplo, ensaiado o novo Z – fase 2, com o Y – fase 1, e um K - fase 2.
O que acontece, é que, admiravelmente os resultados surgem do género:
1º --> K – fase 2
2º --> Y– fase 1
3º --> Z – fase 2
O K – fase 2 em 1º, o Y – fase 1 em 2º, e Z – fase 2 em 3º.
Bom, se no 1º encontro o Z vencia e o Y não, o Z é substituído por um novo modelo, e o Y mantem ainda o modelo original, e o Y mais tarde já vence o substituto do seu anterior vencedor, algo não bate certo.
Tudo bem, o modelo pode ter regredido, mas por vezes os comentários são de que o modelo evoluiu consideravelmente, e isto verifica-se na mesma.
Bom, são apenas estes os reparos que tenho a fazer, porque de resto acho uma excelente revista para aquilo que se pode exigir no nosso país.
• Já agora acho que por vezes podiam entrar em certos pormenores de funcionamento dos carros como os sistemas de ar condicionado electrónico, os computadores de bordo, a qualidade de som dos rádios tendo em conta o segmento, o funcionamento de vidros eléctricos, etc.
• Entristece-me o facto de uma Noticia de uma novidade vinda de uma marca generalista não ter grande importancia, mas a mesma noticia de uma marca premium já é alvo de uma, ou meia página sobre o tema.
Assim de repente lembro-me dos Stops a piscar ao efectuar uma travagem brusta, que surgiu no restyling de um modelo de marca premium tendo logo direito a referência na revista. Uma marca generalista também o colocou no restyling de um dos seus modelos, e tal não foi abordado nunca na revista - nem nos ensaios do modelo! Mas há outros exemplos.
Bom, praticamente são só estas coisas, nada de grave, mas poderia ser revisto.
E vocês? O que acham que poderia ser melhorado? Que situações já viram que deveriam receber uma critica?
Atenção ao tipo de criticas, e à forma como são apresentadas!
Resta-me dar os parabéns à revista pelo trabalho executado ao longo destes anos, e que continue sempre a melhorar!
Obrigado,
TB
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