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Choque frontal a 60 KM/H. Megane ou UMM???

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    Choque frontal a 60 KM/H. Megane ou UMM???

    Cumprimentos a todos.

    Gostava de saber a vossa opinião sobre algo que seria um exercício para os senhores do TOP GEAR fazer.
    A pergunta é esta:
    Imaginem uma colisão frontal entre um Renault Megane e um UMM, cada um deles a 60 KM/H. Em qual é que preferiam estar e porquê?

    Factos:
    O Megane (ultima versão) é um carro 5***** no teste de colisão frontal do euroncap.
    (Refiro o Megane, porque foi o que me lembrei. É um carro de tamanho médio…)

    O UMM se fizesse um teste euroncap nem uma estrela teria porque o chassis é “quase” indeformável. São mais ou menos 1800 Kg em que 97% é ferro, 2% é plástico foleiro e 1% é vidro.

    Eu tenho um UMM e juro que não sei o que escolher. Entre um carro fofinho e que se encolhe todo ou uma coisa que é indeformável e na qual eu ficarei prensado contra o cinto de segurança…, o melhor é mesmo não correr o risco…

    Aguardo as vossas opiniões.

    Cumprimentos a todos,
    Paulo Guimaraes

    #2
    Acho que, tendo em conta o peso, o UMM teria vantagem.

    Que rapidamente se vai devido ao facto de não absorver as energias do impacto, passando estas para os ocupantes...

    Muito sinceramente acho que não queria mesmo era estar em nenhum

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por zed Ver Post
      Cumprimentos a todos.

      Gostava de saber a vossa opinião sobre algo que seria um exercício para os senhores do TOP GEAR fazer.
      A pergunta é esta:
      Imaginem uma colisão frontal entre um Renault Megane e um UMM, cada um deles a 60 KM/H. Em qual é que preferiam estar e porquê?

      Factos:
      O Megane (ultima versão) é um carro 5***** no teste de colisão frontal do euroncap.
      (Refiro o Megane, porque foi o que me lembrei. É um carro de tamanho médio…)

      O UMM se fizesse um teste euroncap nem uma estrela teria porque o chassis é “quase” indeformável. São mais ou menos 1800 Kg em que 97% é ferro, 2% é plástico foleiro e 1% é vidro.

      Eu tenho um UMM e juro que não sei o que escolher. Entre um carro fofinho e que se encolhe todo ou uma coisa que é indeformável e na qual eu ficarei prensado contra o cinto de segurança…, o melhor é mesmo não correr o risco…

      Aguardo as vossas opiniões.

      Cumprimentos a todos,
      Paulo Guimaraes
      Diz antes: "Em qual preferiam morrer e porquê?"

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
        Diz antes: "Em qual preferiam morrer e porquê?"
        Pois, pelas circunstâncias acho que é mesmo isso

        Comentário


          #5
          Eu não queria estar em nenhum...
          Mas se me visse numa situação de colisão frontal, preferia estar no Megane!! Antes ver o Megane desfeito na sucata, do que ver o UMM direitinho através da janela de um hospital!!!!

          Comentário


            #6
            O que se passa, é que ficas esbugalhado por dentro devido ao choque, dado que não foi absorvido o impacto...

            Comentário


              #7
              Quem se dedica mais aos crash-tests é o Fifth Gear.

              Aqui fica um vídeo que eles fizeram de um teste entre uma Espace e o Land Rover Discovery a 40 mph (à volta de 65 km/h). Não é bem a mesma coisa mas aqui fica.

              http://www.youtube.com/watch?v=rIKu1UDoa6s

              Comentário


                #8
                O UMM não tem "crash-structures".
                A energia do embate seria sentida de forma muito mais excessiva pelos ocupantes, o que daria sempre muito mais probabilidades de "estragos" internos.

                Venha de lá o deformável Megane.

                Há já uns anos atrás (10, 15 anos) fez-se um crash-test entre um Golf III e um Patrol Gr. Não correu nada bem, nem para um para outro (isto é, para os "dummies" que iam lá dentro).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                  Eu não queria estar em nenhum...
                  Mas se me visse numa situação de colisão frontal, preferia estar no Megane!! Antes ver o Megane desfeito na sucata, do que ver o UMM direitinho através da janela de um hospital!!!!
                  Nem isso sei se podias fazer...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                    O UMM não tem "crash-structures".
                    A energia do embate seria sentida de forma muito mais excessiva pelos ocupantes, o que daria sempre muito mais probabilidades de "estragos" internos.

                    Venha de lá o deformável Megane.

                    Há já uns anos atrás (10, 15 anos) fez-se um crash-test entre um Golf III e um Patrol Gr. Não correu nada bem, nem para um para outro (isto é, para os "dummies" que iam lá dentro).
                    Eu ja fiz um crash test Golf III Vs Toyota Hilux e não foi nada agradável

                    Comentário


                      #11
                      A resposta é faci: UMM

                      Sempre podia saltar em andamento e tentar sobreviver

                      Comentário


                        #12
                        Olha que não sei!

                        Preferia não estar em nenhum

                        Mas desses venha o Megane e ficar todo rodeado de almofadas de ar e sair de lá com uns arranhoes, do que sair dum UMM todo de ferro se calhar sabe.se lá em que estado...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                          Quem se dedica mais aos crash-tests é o Fifth Gear.

                          Aqui fica um vídeo que eles fizeram de um teste entre uma Espace e o Land Rover Discovery a 40 mph (à volta de 65 km/h). Não é bem a mesma coisa mas aqui fica.

                          http://www.youtube.com/watch?v=rIKu1UDoa6s
                          Bem......acho que ficava no Megane.....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                            Quem se dedica mais aos crash-tests é o Fifth Gear.

                            Aqui fica um vídeo que eles fizeram de um teste entre uma Espace e o Land Rover Discovery a 40 mph (à volta de 65 km/h). Não é bem a mesma coisa mas aqui fica.

                            http://www.youtube.com/watch?v=rIKu1UDoa6s
                            Por acaso já tinha postado esse vídeo na secção multimédia...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                              O UMM não tem "crash-structures".
                              A energia do embate seria sentida de forma muito mais excessiva pelos ocupantes, o que daria sempre muito mais probabilidades de "estragos" internos.

                              Venha de lá o deformável Megane.

                              Há já uns anos atrás (10, 15 anos) fez-se um crash-test entre um Golf III e um Patrol Gr. Não correu nada bem, nem para um para outro (isto é, para os "dummies" que iam lá dentro).
                              convem lembrar algo q deu num filme do 5gear(axo q é o q esta postado em cima) onde falam da melhor proteção q um suv da em caso de embate graças á linha do seu chassi, ou seja a zona mais forte, ser mais alta q a de carros ligeiros. Acontece q o suv se "afunda" no outro carro, entra pelo carro a dento. o outro carro vai servir como uma almofada e absorver mto do impacto, ainda por cima com uma carapaça feita para deformar como é o caso do megane.

                              sinceramente n sei em qual preferia...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                Nem isso sei se podias fazer...
                                Pois...

                                Comentário


                                  #17
                                  O megane sem qq dúvida.

                                  O pessoal tem a mania que rijo é que é bom.... Mas rijo é MAU!

                                  Comentário


                                    #18
                                    a 60km/h penso que nao seria o suficiente para deixar o motor do mégane na bagageira, por isso escolhia o mégane. no entanto, a uma velocidade superior não sei mesmo. já estive dentro de um UMM quando derrubou um muro de pedra sem grande esforço. tou por aqui a imaginar que o mégane é o muro de pedra, mas em movimento... mais vale responder que preferia nao estar la.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      O megane sem qq dúvida.

                                      O pessoal tem a mania que rijo é que é bom.... Mas rijo é MAU!
                                      Precisamente!!
                                      [OFF TOPIC] - E quem souber a lei da conservação do momento linear percebe isso muito bem... lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        convem lembrar algo q deu num filme do 5gear(axo q é o q esta postado em cima) onde falam da melhor proteção q um suv da em caso de embate graças á linha do seu chassi, ou seja a zona mais forte, ser mais alta q a de carros ligeiros. Acontece q o suv se "afunda" no outro carro, entra pelo carro a dento. o outro carro vai servir como uma almofada e absorver mto do impacto, ainda por cima com uma carapaça feita para deformar como é o caso do megane.

                                        sinceramente n sei em qual preferia...
                                        Terá sido este?

                                        http://www.youtube.com/watch?v=m_86RuYXoJA

                                        Neste caso é um embate lateral.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                          Por acaso já tinha postado esse vídeo na secção multimédia...
                                          É um mini-repost!

                                          Comentário


                                            #22
                                            megane, sem duvida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se fosse mais devagar, talvez o UMM... Agora a 60Km/h... Humm tá-me cá a parecer que é melhor o Megane. Ah, dei há umas semanas a lei da conservação do momento linear em Fisica Geral...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                É um mini-repost!
                                                Por mim não há prob algum

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                                                  Se fosse mais devagar, talvez o UMM... Agora a 60Km/h... Humm tá-me cá a parecer que é melhor o Megane. Ah, dei há umas semanas a lei da conservação do momento linear em Fisica Geral...

                                                  Entao ja deves saber do que falo... Desaceleração em pouco tempo = libertação mais violenta de energia... de modo simplista claro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    assim no meio dos dois, pelo menos era morte imediata (esta foi mesmo má)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nitkitis Ver Post
                                                      assim no meio dos dois, pelo menos era morte imediata (esta foi mesmo má)
                                                      Sádico...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pois...

                                                        Estou consciente da evolução dos novos carros frente a um monte de ferro. Afinal tem as 5***** da segurança.
                                                        Mas atendendo a que o UMM por ser mais pesado e logo a inércia ser maior, num choque frontal arrastaria o megane e o contrário seria muito improvável acontecer.
                                                        Assim e apesar do impacto ser muito sentido dentro do veículo a desacelaração relativamente ao movimento seria menor, uma vez que tenderia a empurrar o outro carro. Se bem que hoje em dia os carros também estejam cada vez mais pesados. Longe vai o tempo em que um carro "médio", ficava abaixo da uma tonelada.

                                                        Agora há um factor que por vezes ajuda quem vai num teículo todo o terreno com caracteristicas mais puras e duras e que é a superior altura. Há um site americano de imagens de acidentes e que muitas vezes mostra um TT que por ser mais alto literalmente sobe por cima do outro carro.
                                                        Não subir de trepar..., mas antes um movimento tipo cunha que normalmente resulta num capotamento lateral mas que ao menos deixa de ser um choque bruto e estático.

                                                        Cumprimentos a todos...
                                                        Paulo Guimarães

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                          Terá sido este?

                                                          http://www.youtube.com/watch?v=m_86RuYXoJA

                                                          Neste caso é um embate lateral.
                                                          Foi este sim, mas eu vi frontal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não queria lá estar, mas a ter de ser, seria sem sombra de dúvidas o Mégane

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                                                            AD fim dos posts Desktop

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