Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E os automoveis é que são os maus da fita

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E os automoveis é que são os maus da fita

    A central termoeléctrica de Sines, da EDP, foi no ano passado a 13ª mais poluente da Europa, subindo dois lugares no ranking das 30 centrais europeias mais poluidoras, da organização ambientalista internacional WWF.
    Duas centrais gregas, seis alemãs, uma polaca e uma espanhola estão entre as dez mais poluentes da Europa, segundo o ranking da World Wildelife Fund (WWF) hoje divulgado, que contabiliza as emissões do dióxido de carbono, o gás que mais contribui para o efeito de estufa, avança a «Lusa».
    Na anterior classificação da WWF, relativa a 2005, Portugal aparecia em 15º lugar, com a central de Sines a produzir 1.050 gramas de dióxido de carbono por quilowatt/hora produzida.
    Este valor mantém-se no actual relatório, mas ainda assim a central de Sines teve um pior desempenho, por ter subido dois lugares.
    Em emissões absolutas, a central portuguesa produziu 8,7 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) em 2006, um dos valores mais baixos da tabela.
    Existem duas centrais termoeléctricas no país alimentadas a carvão, Sines e Pego (Abrantes), mais duas alimentadas a fuelóleo, no Barreiro e no Carregado, e outras duas a gás natural, na Tapada do Outeiro e no Carregado.
    A WWF baseou-se em dados de 2006 do registo Europeu de Emissões Poluentes e analisou as emissões absolutas de dióxido de carbono das centrais eléctricas dos países da União Europeia em milhões de toneladas de CO2 por ano.
    Posteriormente, classificou as 30 centrais que mais emitem de acordo com o nível de eficiência, medido em gramas de CO2 por quilowatt/hora.

    Fonte: Agencia Financeira


    Pois, para o Estado/EDP não gastar dinheiro na modernização das centrais, nada melhor que entalar os automobilistas e matar dois coelhos numa só cajadada.
    Não só reduzindo as emissões dos automoveis se poderá manter as das centrais como serve de desculpara para aumentar os impostos sobre os automoveis.

    #2
    é verdade.tens toda a razão.
    só este ano é que a edp por tornou publico é que só aproveita 50% das potencialidades electricas da hidricas.

    Comentário


      #3
      se não me falha a memória, a central a fueloleo do carregado já não está a laborar, tendo sido substituida pela central a gás natural...

      o relatório:

      http://assets.panda.org/downloads/eu...y_may_2007.pdf

      Comentário


        #4
        A central a fueloleo do carregado só funciona em caso de necessidades pontuais... E tem já 2 grupos a funcionar a gás natural.

        A nova a gás natural está a funcionar em pleno. Já está previsto o desmantelamento da central do carregado a fueloleo.

        Comentário


          #5
          a do pego (abrantes) vai ser construída uma ao lado, para trabalhar a gás natural

          Comentário


            #6
            A termoelectrica de Sines destruiu e continua a destruir uma das melhores praias do pais, São Torpes, assim como retira qualidade de vida aos habitantes, basta passar lá de carro para sentirmos um cheiro bastante desagradavel proveniente da industria de Sines

            Comentário


              #7
              Falta aí a central de Setúbal, que penso ser a fuelóleo.

              A central de Sines é actualmente das mais usadas.

              Comentário


                #8
                Claro que os automóveis continuam a ser os maus da fita, isto porque utilizam motores com baixas eficiências, as centrais que utilizam combustíveis fosseis como carvão, fuel, gás e diesel aproveitam muito melhor a energia dos combustíveis que os automóveis. Não entendo como é possível no séc XXI ainda existirem motores com eficiências máximas de 35 %. Enfim, o único problema é mesmo os combustíveis serem baratos, caso fossem caros os fabricantes já tinham feito motores mais eficientes, já que tecnologia para isso não lhes falta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Falta aí a central de Setúbal, que penso ser a fuelóleo.
                  Verdade. E praticamente já não labora.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                    Claro que os automóveis continuam a ser os maus da fita, isto porque utilizam motores com baixas eficiências, as centrais que utilizam combustíveis fosseis como carvão, fuel, gás e diesel aproveitam muito melhor a energia dos combustíveis que os automóveis. Não entendo como é possível no séc XXI ainda existirem motores com eficiências máximas de 35 %. Enfim, o único problema é mesmo os combustíveis serem baratos, caso fossem caros os fabricantes já tinham feito motores mais eficientes, já que tecnologia para isso não lhes falta.

                    Combustíveis baratos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                      Combustíveis baratos?
                      Sim baratos, continua a ser a energia mais barata que existe, a mais cara será mesmo a electricidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                        Sim baratos, continua a ser a energia mais barata que existe, a mais cara será mesmo a electricidade.
                        A electricidade não é uma fonte de energia.
                        Fontes de energia são hidroeléctrica, solar, eólica, etc.
                        Mas tens razão quanto aos combustíveis fósseis, são
                        uma energia bastante barata, antes de impostos.
                        Mas a energia solar térmica também é
                        bastante barata, nós é que não a aproveitamos...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          A electricidade não é uma fonte de energia.
                          Fontes de energia são hidroeléctrica, solar, eólica, etc.
                          Mas tens razão quanto aos combustíveis fósseis, são
                          uma energia bastante barata, antes de impostos.
                          Mas a energia solar térmica também é
                          bastante barata, nós é que não a aproveitamos...

                          Eu disse energia, e mesmo depois de impostos continua a ser mais barata que a electricidade, a gasolina e diesel também não são fontes de energia, o petróleo já é.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                            Eu disse energia, e mesmo depois de impostos continua a ser mais barata que a electricidade, a gasolina e diesel também não são fontes de energia, o petróleo já é.
                            O custo da electricidade depende da fonte de energia usada.
                            É claro que para nós o preço é igual.
                            Mas discordo de ti quando disses que a electricidade
                            é mais cara que a gasolina ou diesel depois de impostos.
                            O custo por km de um carro eléctrico é várias vezes
                            inferior ao custo por km de um carro a gasolina ou diesel.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              O custo da electricidade depende da fonte de energia usada.
                              É claro que para nós o preço é igual.
                              Mas discordo de ti quando disses que a electricidade
                              é mais cara que a gasolina ou diesel depois de impostos.
                              O custo por km de um carro eléctrico é várias vezes
                              inferior ao custo por km de um carro a gasolina ou diesel.

                              Exactamente, dai eu ter falado em baixa eficiencia dos motores ci.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X