O homem forte da Fiat, Sergio Marchionne, revelou numa conversa à margem da apresentação do novo Fiat Linea em istambul, que está insatisfeito com o desempenho comercial dos dois modelos. Segundo Marchionnne, a causa está essencialmente no trabalho de reabilitação da imagem da Alfa Romeo, que ainda está longe do fim.
Ainda assim, especula-se que a sua intenção vai além do marketing, visto que se fala em introduzir alterações discretas aos modelos em causa, de modo a suprir aquela que é praticamente a única crítica tangível apontada a ambos os modelos: o seu peso excessivo.
A solução pode estar na utilização do "aço avançado de elevada resistência", um novo tipo de aço desenvido pela Fiat Auto e pela também italiana Wagon Automotive que ganhou o Sweedish Steel prize 2006 (a Sweedish Steel é o maior fabricante de aços de elevada resistência do mundo). O aço avançado de elevada resistência possui grande capacidade de aborção de energia e resistência a elevadas tensões conservando ao mesmo tempo um peso muito reduzido, sendo apontado como o caminho a seguir pelos construtores automóveis nos próximos anos. Já é utilizado em alguns componentes do Grande Punto, será mais extensivamente utilizado no novo Linea e, obedecendo à lógica de aproveitamente de sinergias do Grupo, poderá vir a ser utilizado também na Alfa Romeo e na Lancia.
Fontes: imprensa italiana (Isl Sole 24hore; ssab; made in steel, etc)
Ainda assim, especula-se que a sua intenção vai além do marketing, visto que se fala em introduzir alterações discretas aos modelos em causa, de modo a suprir aquela que é praticamente a única crítica tangível apontada a ambos os modelos: o seu peso excessivo.
A solução pode estar na utilização do "aço avançado de elevada resistência", um novo tipo de aço desenvido pela Fiat Auto e pela também italiana Wagon Automotive que ganhou o Sweedish Steel prize 2006 (a Sweedish Steel é o maior fabricante de aços de elevada resistência do mundo). O aço avançado de elevada resistência possui grande capacidade de aborção de energia e resistência a elevadas tensões conservando ao mesmo tempo um peso muito reduzido, sendo apontado como o caminho a seguir pelos construtores automóveis nos próximos anos. Já é utilizado em alguns componentes do Grande Punto, será mais extensivamente utilizado no novo Linea e, obedecendo à lógica de aproveitamente de sinergias do Grupo, poderá vir a ser utilizado também na Alfa Romeo e na Lancia.
Fontes: imprensa italiana (Isl Sole 24hore; ssab; made in steel, etc)
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