Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O estilo Sócrates

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O estilo Sócrates

    Luís Delgado


    Bem ou mal, com obstinação e determinação, o PM está empenhado em mudar séculos de burocracia que imperam no país, e de uma forma radical. É preciso reconhecer, com honestidade, que o caminho é certo.

    Portugal está velho, desarticulado, enredado em teias obscuras, e as novas medidas para facilitar e acabar com diversos processos administrativos obsoletos é uma decisão invulgar, que muitos Governos de centro direita e direita deveriam orgulhar-se em ter tomado.

    É curioso que seja um socialista a fazê-lo, mas isso serve de lição ao PSD e PP. Um dia, se eles continuarem assim, deixam de ter espaço. É o perigo deste PM: ele absorveu tudo o que é bom da direita, e aplica sem dogmas nem problemas ao país. É mais uma razão para o PSD e o PP não perderem muito mais tempo a esclarecer os seus problemas internos.

    Sob pena de ficarem sem agenda, nem ideais, nem alternativas para apresentar ao eleitorado. Sócrates sabe-a toda, e aprendeu muito com Clinton e Blair.

    http://diariodigital.sapo.pt/news.as...id_news=220987

    Finalmente de acordo com o Luis Delgado :D

    #2
    concordo plenamente;););););)

    Comentário


      #3
      Não sou socialista mas há que tirar o chapéu a este governo.

      Estou a gostar.

      Comentário


        #4
        diga-se o que se disser o sócrates é o melhor PM que tivemos desde a revolução.
        pelo menos não tem medo.
        até pode fazer borradas mas quando não as faz tiro o chapéu ao resultado...ou pelo menos aos objectivos;)
        ld

        Comentário


          #5
          O que fazer com o PSD e o PP?

          Luís Delgado

          O PSD e o PP, quais irmãos gémeos, mas de mães e pais diferentes (?), marcaram as suas decisões de liderança para o início de Maio, um com as directas e o outro com o congresso extraordinário. Em termos de estratégia, quem beneficia e quem perde com estas involuções?

          PSD

          Apareça ou não um outro candidato, Mendes prepara-se para renovar o seu mandato, agora reforçado e legitimado por uma eleição directa, seguida de um congresso aclamatório. É a estratégia dele, mas não a que melhor convém ao PSD, nesta altura.

          Por esta hora ainda se desconhece se Filipe Menezes avança, mas bom seria que o fizesse, porque daria uma luta interessante e, mais do que isso, marcaria sempre a insatisfação que cresce, em surdina, nas hostes sociais-democratas.

          Convém ser claro, mas sem magoar Marques Mendes: ele nunca será um grande líder, porque lhe falta tudo para essa função: carisma, empolgamento, ideias e força. Mendes é, e sempre será, um óptimo número dois do partido, um arrumador da casa, um contador de militantes, um organizador das bases, um substituto do que há-de vir, mas nunca, jamais, um líder nato.

          Mantendo-se Marques Mendes, quem vai ganhar? O PS e Sócrates - já se viu neste primeiro ano - e o PP, se tiver a inteligência necessária para mudar de liderança e iniciar já o seu processo de reafirmação.

          PP

          Ribeiro e Castro sempre sofreu de um dilema, que nada tem a ver com o CDS/PP que conhecemos. É um democrata-cristão à moda antiga, honrado e sério, lutador e brilhante no discurso. É, como se viu, um homem sem medo, que vira um congresso com um discurso. Mas falta-lhe o essencial: não se revê no PP dos últimos sete ou oito anos, e o PP não se vê na sua moderação centrista e distanciada do combate político.

          Por isso têm uma bancada parlamentar combativa, que esbate o PSD, capaz de embaraçar politicamente Sócrates, sem remorsos do passado recente, nem com contas para ajustar, e tudo isso nada tem a ver com o líder, que faz recordar Freitas do Amaral quando regressou, mal, ao CDS, tentando colocá-lo numa posição que nada tinha com o seu espectro político natural.

          O PP é assumidamente um partido de direita, com naturais preocupações que derivam do seu conservadorismo cristão e de base social, mas pragmático e suficientemente agressivo para combater em todas as frentes.

          Assim sendo, e se ponderadas apenas razões estratégicas, o PP só beneficiaria se mudasse agora de liderança, porque ocuparia o espaço do PSD, na sua margem mais à direita, e seria a verdadeira oposição de direita e centro-direita no Parlamento, se Mendes continuar como líder.

          Por outras palavras, o PP, como sempre acontece, ocuparia o espaço vazio que o PSD está a criar e a alargar, e isso credibilizaria e alargaria a sua base de apoio. É um momento histórico que não se repetirá, e convém que a lucidez impere no novo congresso. É agora ou nunca, e oportunidades destas não se perdem nem se deixam passar, impunemente.

          A manter-se tudo, o PP será um clone do PSD, mas pequenino e sem garantias de resistência. A quem agradaria tudo isto? A Marques Mendes e a José Sócrates. Um não se mexeria e o outro faria o que bem entendesse, como até agora.

          PS

          Está no melhor dos mundos, a governar sem oposição visível, e a fazer tudo o que quer e deseja.

          Mas não é tudo: Sócrates, muito parecido com Blair, ou com a nova vaga de socialistas que são tudo menos o que dizem ser, está a ocupar, devagar, mas com consistência, o lugar em aberto deixado pelo PSD e pelo PP.

          É extraordinário como dezenas de medidas governamentais, nos últimos tempos, são tipicamente de centro-direita e direita, e isso só lhe mostra o génio.

          Deixem-no andar que um dia se arrependerão. Sócrates mete Marques Mendes e Ribeiro e Castro no bolso.


          http://dn.sapo.pt/2006/03/27/opiniao..._o_e_o_pp.html

          Comentário


            #6
            Mas vocês ainda não perceberam que as ideologias políticas morreram, na forma como as conhecemos?

            O que interessa é servir a sociedade. Quem melhor o fizer será recompensado com o voto popular.

            É pena os aparelhos partidários não se extinguirem na mesma forma.

            Comentário


              #7
              Não sei é como há pessoas sempre à espera que os governos cometam erros para deitar abaixo, quando no fim somos todos a pagar os erros. Após muitos anos em queda este governo tem mesmo que apresentar resultados para o bem de todos.

              Comentário


                #8
                Triste é a oposição que se faz em Portugal que acaba por ser isso mesmo, uma oposição, a oposição opõe-se a tudo o que o actual governo apresente, mesmo que por vezes sejam ideias que a propria oposiçao apresentou quando em governo.

                Comentário


                  #9
                  Este Governo tem estado muito bem nas medidas q anuncia. Agora vamos à 2ª fase, a concretização, pq de boas intenções está o inferno cheio. Se, de facto conseguirem levar a cabo com as alterações propostas, então estarão de parabéns, pois a larga maioria das medidas apresentadas são, de facto, benéficas para o futuro do país !

                  Comentário


                    #10
                    O PP e o PSD neste momento estão a fazer a tipica travessia do deserto. Não têm uma agenda propria e a oposição resume-se a ir dizendo mal por dizer.. MAs também não se esperaria mais de dois partidos com liders de transição, que estão num processo de renovação depois de uma experiencia governativa que redundou num certo falhaço e que foi bastante desgastante para a imagem de muitas das suas principais figuras..

                    E é pena... Pois uma boa oposição, também ajuda a fazer um bom governo.. Infelizmente em Portugal se os Governos tendencialmente são maus, as oposições nem sequer chegam ao nivel de mau, são piores que isso.

                    Mas estou convencido que daqui a uns dois anos começaremos a ver uma oposição mais seria, com uma agenda propria, e com propostas proprias que se assumirão como alternativa..


                    E só para acabar, deixo aqui o meu elogio ao PCP, que apesar de não simpatizar especialmente com eles tem sido o unico partido que estuda os dossiers, que tem apresentado alternativas e que faz o seu trabalho de oposição de forma séria.. Não deixa de ser chocante e de demonstrar bem o nivel da nossa oposição, estar num pais em que o Partido Comunista é o que faz a oposição mais seria..

                    Comentário


                      #11
                      Vamos a ver se o socrates vai mesmo em frente e se o resto dos politicos o apoiam ou não se opoem muito de tal forma a que ele recue nos seus ideais.

                      Comentário


                        #12
                        De facto o PCP estuda os dossiers e faz contra propostas fundamentadas, ao contrário dos outros partidos que mandam umas bocas fáceis e tratam de tudo superficialmente. Pena a ideologia deles deitar tudo a perder, e as suas propostas caso fossem aplicadas seriam no minimo ruinosas :D

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                          Mas vocês ainda não perceberam que as ideologias políticas morreram, na forma como as conhecemos?

                          O que interessa é servir a sociedade. Quem melhor o fizer será recompensado com o voto popular.

                          É pena os aparelhos partidários não se extinguirem na mesma forma.

                          [^][^][^][^][^][^][^]

                          Não podia concordar mais.....há muito que Eu o Faço !

                          ;)

                          Comentário


                            #14
                            Em Portugal há muito que não há ideologias... Isso não é de agora...

                            O que há em Portugal é um bloco central de interesses corporativos que geralmente são interesses diferentes do interesse colectivo.. Tanto o PS como o PSD e também o PP estão profundamente dominados por esses interesses, dai que nunca tenhamos oposição decente. Como pode vir um partido criticar fortemente as medidas que vão no sentido dos interesses de quem os financia e de quem lhe dá os tachos?

                            Este Governo ao menos teve o dom de ir um pouco contra esse bloco de interesses e tomar algumas medidas que nem são nada de especial. São aquilo que qualquer um sabe que já devia ter sido feito há 10 ou 15 anos pelo menos.. Mas, esta pequena mudança de atitude não deixa de ser uma grande novidade para o nosso pais e que tanta celeuma tem causado..

                            Comentário


                              #15
                              Luís Delgado ???

                              Esse embuste também mudou de atitude ou teve um momento de lucidez ? :D [:P]

                              Comentário


                                #16
                                O Sócrates é simplesmente um Cavaco só que da geração seguinte.

                                Rígido, frio, seco, determinado, arrogante e de certa forma populista.

                                Ambos chegaram a PMs por mera "sorte" histórica, o Cavaco quando o PS andava dividido à custa do PRD, lá conseguiu 28%, começou a governar num novo estilo que o pessoal gostou o que lhe valeu 2 MA, o Sócrates ganhou fruto de um governo PSD/Barroso que se revelou derrotado pela crise (que eles não criaram, diga-se, mas que também não conseguiram superar) e ganhou com MA devido ao pior governo PSD que podia existir, encabeçado pelo Santana Lopes, que foi determinante para que o PS tivesse a dita 1ª MA.

                                Ambos (Cavaco e Sócrates) têm o estilo que o português no fundo adora, autocrático porque neste país, lá no fundo, reconhecemos que só com murros na mesa isto funciona...

                                E como dizia o Pulido Valente no Público, o PSD agora vai passar pelo deserto que o PS passou no Cavaquismo. O Cavaquismo invadiu o centro-esquerda, o "socratismo" invadiu o centro-direita. Tão simples quanto isto, ambos invadiram o adversário.
                                Ambos governam, nos parâmetros europeus, como sociais-democratas de centro/centro-esquerda.

                                E ambos invadem esses campos "opostos" de forma natural. O Cavaco sempre foi um keynesianista, é muito mais "social" do que liberal. Na Europa seria considerado de centro-esquerda, definitivamente, tal como o próprio PSD. E quanto ao Sócrates...onde é que ele começou? Na JSD. Coinciência? Na...nada é por acaso.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                  Luís Delgado ???

                                  Esse embuste também mudou de atitude ou teve um momento de lucidez ? :D [:P]
                                  [}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por André
                                    Ambos chegaram a PMs por mera "sorte" histórica, o Cavaco quando o PS andava dividido à custa do PRD, lá conseguiu 28%, começou a governar num novo estilo que o pessoal gostou o que lhe valeu 2 MA, o Sócrates ganhou fruto de um governo PSD/Barroso que se revelou derrotado pela crise (que eles não criaram, diga-se, mas que também não conseguiram superar) e ganhou com MA devido ao pior governo PSD que podia existir, encabeçado pelo Santana Lopes, que foi determinante para que o PS tivesse a dita 1ª MA.
                                    Temos também de dar o mérito ao Jorge Sampaio, deixou o Santana uns meses a enterrar-se o que fez com a liderança do ps passasse de Ferro Rodrigues para José Socrates o que lhe valeu a maioria. Por um lado foi mau os meses de Santana, por outro era pior mais uns anos com ferro rodrigues em minoria no parlamento. Era voltar ao pantanal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por 3com

                                      Luís Delgado ???

                                      Esse embuste também mudou de atitude ou teve um momento de lucidez ? :D [:P]
                                      Deve-se ter zangado com o amigo Santana Lopes. :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bolide, digamos, que o Socrates teve muita "sorte", pouco tempo de oposição, apanhou com um tipo no PSD que simplesmente conseguiu acabar com o PSD, com um partido que já estava nas lonas porque estava a ser culpado pelo PS por uma crise que convinhamos não tinha sido criada por ele.

                                        Mas isso (sorte) não chega.

                                        O Cavaco também "teve sorte", ou seja, uma entrada como PM facilitada (alguma vez o PSD sozinho teria mais votação do que o PS naquele tempo se não fosse o PRD?? Nunca!), começou a receber fundos da UE, mas isso não lhe tira mérito por ter conseguido pôr o país a crescer e a melhorar. Teve boas condições? É óbvio. Aproveitou? Sim.

                                        O mesmo já não se pode dizer do Guterres, que teve iguais condições ou até melhores (com a descida das taxas de juro) e no entanto não fez o que devia ter feito e culminou naquilo que sabemos.

                                        E seguindo a mesma ordem lógica de ideias, eu não retiro mérito nenhum ao Sócrates, há que saber aproveitar as oportunidades [^] Não há menos mérito nas boas medidas dele só por ter hoje condições que o Barroso não teve.

                                        Eu sei que para os que só vêm um lado ou outro, ficam eternamente a dizer que o Cavaco só governou bem porque tinha dinheiro (ora, com o Guterres provou-se que com igual dinheiro consegue-se governar muito mas muito mal) ou que agora o Sócrates tem muito mais tempo que o Barroso (3 anos) para resolver o défice, o país já não está na recessão apenas estagnado e bla bla bla.

                                        Um bom governante é aquele que aproveita o momento. Se tem sorte mas faz a coisa, há menos mérito nisso?? Não! ;)

                                        O Sócrates para mim tem uma coisa que eu não gosto, mas é pessoal. É mentiroso descarado, mas pronto eu até percebo que ele tenha sido mentiroso (alguma vez iria ter ganho com MA se não fosse assim...) principalmente cada vez que eu me lembro daquele debate na SIC e o parvo do Santana a dizer que se tinha que mudar provavelemente a idade da reforma e depois o Sócrates diz que não está nos planos dele, pá ficava calado, omitia, não afirmava que não ia fazê-lo...mas pronto...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hoje em dia, há dois tipos de partido: Os de poder e os da oposição.


                                          Os partidos grandes (PSD e PS) são muito idênticos na sua base ideológica vaga, que contempla valores como o respeito pela democracia e pela liberdade. Sao partidos de poder e vivem para ser poder - quando não o são, têm que gerir um período no "limbo", tendo em perspectiva o regresso ao poder numa dada data.

                                          De resto, o que define a ideologia destes partidos é o seu líder e, em certa medida, as várias correntes internas (as famílias políticas, geralmente agregadasem torno de uma dada figura). José Sócrates, por exemplo, é daquelas figuras que nada tem a ver com as bases marxistas de partidos como o PCP ou o BE. Se estivesse no PSD (e já esteve, em tempos), também poderia ser o líder do partido e levar os "laranjas" ao poder - provavelmente, para fazer exactamente o mesmo que esta a fazer com o PS.



                                          A oposição? O PCP e o BE. Semelhantes em muitas coisas, diferentes noutras, sao dois partidos que existem para fazer frente ao poder instituido. Antes, dizia-se que a esquerda representava os pobres e a direita os ricos. Como nada disso se verifica, é na oposição (feita por dois partidos ditos de esquerda) que este fenómeno encontra algum paralelo - o PCP fica com os descamisados e o BE com os engravatados (embora os bloquistas detestem gravatas - e fazem muito bem em detestar).


                                          Então... e o CDS/PP? Morreu. Mas alguem se esqueceu de o enterrar.

                                          Mas... não esteve no Governo há pouco tempo? Esteve, mas ao estilo "parasita" - agarrado ao PSD. Ao todo, o CDS/PP esteve em seis Governos constitucionais, mas em cinco estava coligado com o PSD e no outro com o PS. Como partido, com vida própria, nao existe. Dentro do PSD torce-se o nariz a esta gente - o Cavaco até lhe chama "o outro partido" (símbolo de um desprezo solene). Já o CDS/PP teve um líder que criou um semanário para falar mal dos Governos do Cavaco.

                                          Mas a ala menos conservadora do PSD gosta que exista um CDS/PP - para que o eleitorado e do "Deus, Pátria e Família" e do jornal "O Dia" tenha onde votar e não "polua" o PSD. O problema é que "O Dia" já fechou e este tipo de votantes tende a desaparecer. O desafio do CDS/PP é, desde há algum tempo, encontrar um espaço de sobrevivência, mas os resultados eleitorais indicam que este é um partido mais do que condenado.

                                          O PND do Manuel Monteiro bem tenta ser uma alternativa (e, ao mesmo tempo, um novo PRD), mas, até agora, jamais o conseguiu. E, provavelmente, nunca o conseguirá...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Sun

                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                            Mas vocês ainda não perceberam que as ideologias políticas morreram, na forma como as conhecemos?

                                            O que interessa é servir a sociedade. Quem melhor o fizer será recompensado com o voto popular.

                                            É pena os aparelhos partidários não se extinguirem na mesma forma.

                                            [^][^][^][^][^][^][^]

                                            Não podia concordar mais.....há muito que Eu o Faço !

                                            ;)
                                            Temos aqui um politico! [^]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por André


                                              O Sócrates para mim tem uma coisa que eu não gosto, mas é pessoal. É mentiroso descarado,
                                              Não é tanto como o Barroso...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por mundano

                                                citação:Originalmente colocada por André


                                                O Sócrates para mim tem uma coisa que eu não gosto, mas é pessoal. É mentiroso descarado,
                                                Não é tanto como o Barroso...
                                                O André gosta de mentiras encapuçadas :D

                                                Lá para os lados dele faz muito frio e, o garruço dá sempre jeito[}]:D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  VLopes [^]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O André até consegue elogiar quem não gosta. Vejam lá :D

                                                    Já outros, ficam todos excitados quando os que eles gostam, governam como os que eles não gostam [}]

                                                    [}]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A questão é que não são bem iguais...

                                                      Eu sei que tu gostas de comparar o Cavaco ao Socrates como forma de elogio para o Cavaco.. Mas não são bem a mesma coisa. Ainda não vimos as cargas policiais brutais, o gastar dos fundos europeus de forma completamente criminosa, as reformas no Estado que vão representar custos incomportaveis daqui a 10 ou 15 anos e do ponto de vista das questões sociais o Socrates é muito mais liberal.. E isto falando apenas no estilo..

                                                      Quanto aos resultados.. Os do Cavaco sabemos as condições que ele teve, sabemos as conquistas que alcançou e sabemos o que não fez e o que fez mal..

                                                      O Socrates sabemos que fez muitas reformas, anunciou muitas mais e tem outras tantas em curso.. Pelo que ainda é demasiado cedo para avaliar o que quer que seja.. Até agora, os resultados concretos que se viram foi que no ano passado houve a criação de algum emprego liquido, cerca de 40 mil postos, a economia começou a dar sinais de arranque depois do final de 2004 / inicio de 2005 em que estava absolutamente estagnada.. Tivemos alguns bons resultados ao nivel da execução orçamental.. E tivemos uma serie de boas medidas a varios niveis, como a desburocratização, educação, etc.. etc.. que se começam a sentir no terreno..

                                                      Mas a verdadeira avaliação só poderá ser feita daqui a 2 ou 3 anos, quando o prazo para controlar o defice se esgotar.. E os 3% foram mandatorios.. Vamos ver como é possivel consiliar isso com crescimento, com criação de emprego, etc.. etc..

                                                      Por isso, resta-nos esperar para ver... E depois sim, fazer o verdadeiro comentario..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por André

                                                        O André até consegue elogiar quem não gosta. Vejam lá :D

                                                        Já outros, ficam todos excitados quando os que eles gostam, governam como os que eles não gostam [}]

                                                        [}]
                                                        Se tivesses escrito:

                                                        ".... governam como eles gostam mas detestam quem governa ... "


                                                        Diria que estavas a falar do Intestino Delgado :D[}]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sempre votei um pouco à Direita do PS.
                                                          Também sou funcionário público à 10 anos e pouco.

                                                          Meus amigos: Sócrates foi a melhor coisa que podia acontecer a este País!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Em pouco mais de um ano e já se notam os resultados:
                                                            Os portugueses andam felizes, sentem-se mais confiantes, pudera, têm razões para isso!
                                                            Afinal o desemprego não só estagnou como já se nota uma clara (clarissima) tendência de inversão, prova disso são os 159.634,7 empregos que este governo criou. Na saúde foi a revolução total, hoje ninguém sente necessidade de se levantar de madrugada para ter uma consulta, nos hospitais é só chegar e já está. Os medicamentos estão a metade do preço, uma verdadeira revolução. E na educação? Nada será como dantes, escolas fantásticas, professores motivados, e afinal foi tão fácil conseguir isto, como é que ninguem se tinha lembrado antes?
                                                            A economia passou de velocidade de caracol para um verdadeiro turbilhão, hoje não há cão nem gato que não queira investir em Portugal, os investidores são tantos que só não fazem bicha porque entretanto surgiu o novo serviço na Administração Publica: "empresa na brasa".
                                                            Pôs os mandriões dos funcionários publicos na ordem, acabou-se a mama para esses malandros, fim das mordomias. Quem ainda se lembra da justiça morosa e ineficaz dos outros tempos? Quem? O tempo passou depresssa não foi? A memória é curta mas aqui estou eu para vos lembrar a todos vós como era antigamente, ainda á menos de uma ano.
                                                            Quem ainda se lembra dos combustiveis no tempo do PSD? Recordações amargas. Nos impostos foi um corte total, o IVA foi por aí a baixo, o IRS é o que se vê e até o imposto automovel vai baixar(em breve vamos poder adquirir carros por menos 400€). E a cereja em cima do bolo é o plano tecnologico, com esse plano é que calou a oposição de vez, calou-os e ponto final!

                                                            Não tenho duvidas, em breve seremos um dos países mais competitivos da Europa, do mundo e talvez... da nossa galáxia.


                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X