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Corrosão do Escape

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    Corrosão do Escape

    Os elementos do escape (colectores, silenciadores, panelas e tubagens) são um prato altamente apreciado pela ferrugem.

    Estes elementos normalmente atingem temperaturas muito elevadas, o que faz com que a protecção com uma vulgar tinta esteja fora de questão.

    Como proteger, por exemplo, uma panela de escape? O carro do meu pai, por exemplo, vai na quarta panela em 16 anos (o que dá uma panela em cada quatro anos...[8)])

    Como a panela já é um dos últimos elementos, será aceitável pintá-la para protegar da corrosão?

    #2
    Normalmente a corrosão vem de dentro para fora, por acumulação da água condensada e especialmente na panela final (pior ainda nos carros que quase só fazem trajectos curtos), portanto acho que pintar não resolverá por muito mais tempo a inevitável substituição da dita...

    Comentário


      #3
      se a panela/linha for 100% em inox isso nao acontece... o que geralmente acontece e que as panelas sao em inox POR FORA. por dentro continuam a ser ferro ou aluminio. e ai acontece o que o cl disse...corrosao de dentro para fora.

      ja os colectores e mais complicado e caro de comprar 100%inox, mas ai o problema da agua condensada tambem e menor.

      Comentário


        #4
        Humm...

        Com que então a corrosão vem de dentro para fora. Pintar, portanto, só se fôr para a cosmética... Não me devo enganar muito se disser que uma panela em inox custa umas três vezes uma panela normal, pois não?

        Comentário


          #5
          nao, nao te enganas muito

          por isso e que se tem de desconfiar quando pedem um preço baixo por uma panela "em inox"...leva inox...mas e por fora, tipo banho so.

          por dentro e que sao elas...

          Comentário


            #6
            se quiseres prolongar a vida do teu escape e componentes evita andar com o carro em circuitos em que este nao chegue á temperatura normal...pois se nao chegar a água condensada nao sai.....

            Esta é a melhor "pintura" que podes dar ao escape

            Comentário


              #7
              Chamaram-me???

              Bem, a corrosão como já foi dito verifica-se de dentro para fora, não só porque o agente corrosivo encontra-se no interior mas tambem por utilizarem materiais mais resistentes no exterior.
              Os factores que provocam corrosão são basicamente o tipo de condução, duração media dos percursos e o proprio tipo de motor.
              Um carro que ande percursos curtos não permite que o escape aqueça o suficiente para evaporar a humidade nele contida, o que em conjunto com os vapores de escape forma um liquido acido corrosivo. Tambem tem influencia se o condutor pratica uma condução mais agressiva, com maior indice de aquecimento do sistema ou uma condução calma.
              O proprio tipo de mistura feita pelo motor condiciona a corrosão.´
              Há modelos cronicos na corrosão e detioração do escape e há outros que duram quase a vida do carro.

              Algumas marcas utilizam ligas de metais mais "atraentes" no exterior mas no interior os materiais são os mesmos dos escapes normais. Excepto no preço.

              Comentário


                #8
                O meu R19 1.4 é um "papa-escapes". Agora, está, mais uma vez, com uma fuga de escape. Lá vou ter desembolsar mais umas notas.

                Comentário


                  #9
                  Isso é barato.

                  Comentário


                    #10
                    o alfa 155 pelo que ouvi dizer tbem é um papa escapes.....

                    quando tive pa comprar um ....todos os proprietários disseram o mesmo!

                    "ah e tal levou um escape novo há pouco tempo".........ehehe

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Alpiger


                      Isso é barato.
                      :D Para ti é tudo barato!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Alpiger

                        Isso é barato.
                        Este que lá está foi posto na Bortex. Aliás, só à conta deste carro, vocês estão fartos de fazer negócio. :D

                        E, já agora, o que é significa barato?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por JGTB

                          citação:Originalmente colocada por Alpiger

                          Isso é barato.
                          Este que lá está foi posto na Bortex. Aliás, só à conta deste carro, vocês estão fartos de fazer negócio. :D

                          E, já agora, o que é significa barato?
                          O que significa que foste sempre bem servido.

                          amanhã vou ao Algarve mas depois mando-te PM com o preço.

                          Comentário


                            #14
                            Ok, fica combinado.

                            Comentário


                              #15
                              a minha laguna break de 95, quando a comprei usada em 2001 teve que levar um escape... tava todo podre... mas era o de origem :D

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                o alfa 155 pelo que ouvi dizer tbem é um papa escapes.....

                                quando tive pa comprar um ....todos os proprietários disseram o mesmo!

                                "ah e tal levou um escape novo há pouco tempo".........ehehe
                                Ao 155 lá de casa já lhe caí o escape pelo meio, e agora
                                parece que vai pelo mesmo caminho[8]

                                Comentário


                                  #17
                                  o melhor para o escape é andares todos os dias com o carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                    o melhor para o escape é andares todos os dias com o carro.
                                    errado....(só por si)

                                    se andares com o carro todos os dias em trajectos curtos [xx(]

                                    O bom é andar com o carro até a temperatura normal de circulação e se possivel uns 5 mn ou 10 mn a essa temperatura!!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um carro, principalmente a gasolina, que circule todos os dias em pequenos percursos, ou que sirva de "domingueiro", tem tendência a queimar mais escapes do que um que circule todos os dias em longas distâncias!

                                      Comentário


                                        #20
                                        os volvos 4xx os escapes tambem duravam pouco tempo

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por CL

                                          Normalmente a corrosão vem de dentro para fora, por acumulação da água condensada e especialmente na panela final (pior ainda nos carros que quase só fazem trajectos curtos), portanto acho que pintar não resolverá por muito mais tempo a inevitável substituição da dita...
                                          Um escape para 4 anos não em parece nada má estatistica. Até acho normal. De acordo com as condições de utilização (trajectos longos ou curtos, tipo de clima entre outras causas) e das condições de armazenamento (garagem, rua, zonas perto do mar entre outros) assim poderás ver a vida deste componente aumentada ou diminuida.

                                          Existem umas tintas térmicas para aplicar em alguns componentes do motor, mas como se disse atrás como a corrosão ataca do interior para o exterior de pouco te valerão em termos de protecção. Os escapes em inox parecem-me a melhor opção.

                                          Abraço

                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            O problema é que os escapes de inox só o são por fora, por o interior é em chapa normal.
                                            Deste modo evitas a corrosão exterior mas a interior mantem-se.
                                            Alem disso tens que ver se o custo muito mais elevado compensa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para evitar a corrosão do escape, também já ouvi falar de se fazer uns furos...
                                              Isto é, na panela final, faz-se 1 ou 2 furinhos, de modo a que a água que esteja lá dentro possa sair para evitar a dita corrosão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                Para evitar a corrosão do escape, também já ouvi falar de se fazer uns furos...
                                                Isto é, na panela final, faz-se 1 ou 2 furinhos, de modo a que a água que esteja lá dentro possa sair para evitar a dita corrosão.
                                                Sim faz 1 ou 2 furinhos mas sujeitas-te a ter problemas de arrefecimento do motor. Acabas é por ficar com um som todo racing :p
                                                Além dixo a água da condensação saí toda não te preocupes ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  100euros as 2 panelas de escape, barato...

                                                  Comentário

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