Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ah e tal, afinal somos dos mais produtivos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ah e tal, afinal somos dos mais produtivos!

    A produtividade na banca portuguesa é das mais elevadas na Europa, é a conclusão de um estudo de uma equipa liderada pelo professor Carlos Pereira da Silva sobre a produtividade do trabalho no sector bancário entre os anos de 2000 e 2004.
    Entrevistado pelo site do SBSI, Carlos Pereira da Silva, falou de alguns pontos do seu estudo.

    Quando questionado sobre o que entendia por produtividade do trabalho na banca, respondeu que «é o produto que cada trabalhador acrescenta na empresa bancária, tendo em conta o capital instalado, a organização do trabalho, a formação do trabalhador e as inovações tecnológicas que permitem que com o mesmo número de horas as pessoas façam mais tarefas e, portanto, criem mais valor. Ou seja, mantendo-se constantes outras variáveis, refere-se ao que o trabalhador acrescenta por unidade de tempo (que pode ser horas, dias, anos)».

    «A produtividade do sector bancário em Portugal está ao nível das mais avançadas da Europa, e, em certas situações, melhor. Relativamente a Espanha, por exemplo, a produtividade do trabalho é muito superior, e mesmo comparativamente a outros sectores é muito elevada. Até porque com uma grande redução do número de trabalhadores e da despesa com pessoal, o valor acrescentado da banca é cada vez maior, bem como os lucros distribuídos aos accionistas», referiu acerca das principais conclusões do seu estudo.

    Quanto ao aumento de produtividade, Carlos Pereira da Silva explica que «apesar de uma diminuição ligeira do produto bancário, quando se divide este pelo número de trabalhadores aumenta a produtividade, porque diminuiu muito mais o número de trabalhadores para produzir o mesmo. Ou seja, fez-se praticamente o mesmo, mas com menos trabalhadores».

    O professor considera também que é claro que o aumento da produtividade é positivo e um objectivo de governos, empregadores e trabalhadores, mas que «o que está em causa é a repartição dos ganhos de produtividade. Quando os sindicatos vão discutir as condições remuneratórias na banca fixam uma taxa de aumento, de que um dos argumentos é a produtividade alcançada pelo sector num determinado período. A produtividade é um conceito positivo porque permite embaratecer produtos. Muitas pessoas têm hoje acesso a frigoríficos ou computadores graças à melhoria da produtividade do trabalho, que embarateceu os produtos. Ou seja, o conceito em si é positivo, agora a repartição que depois de faz desses ganhos é que depende, também, da relação de forças sociais e dos governos. Na maior parte das vezes os ganhos são mais im****dos aos investimentos, ao capital físico, do que ao capital humano».

    No Luxemburgo 25% da população activa é portuguesa e é o país do mundo onde a produtividade é mais elevada

    Quando confrontado com o facto dos governos apontarem a baixa produtividade portuguesa como um dos problemas do país, Carlos Pereira da Silva contestou, «mas no Luxemburgo 25% da população activa é portuguesa e é o país do mundo onde a produtividade é mais elevada. Há aqui qualquer coisa que me leva a pensar que isto também tem a ver com a forma como tratam as pessoas, com a organização social, com a atitude dos gestores e, até, com a estrutura empresarial. Não nos esqueçamos que a estrutura empresarial portuguesa é de pequenas e médias empresas, nem toda é do tipo bancária».

    Para o autor do estudo, o que pode por postos de trabalho em causa é a concorrência estrangeira. «Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e a liberalização, no dia em que for possível ir a Espanha ou França fazer certo tipo de operações que sejam aí muito mais baratas, porque hão-de ser feitas em Portugal? O sector bancário, os cidadãos e os dirigentes devem pensar em como é possível, continuando a melhorar a produtividade do trabalho da banca portuguesa, os clientes portugueses sentirem-se satisfeitos, de forma a não terem de ir fazer operações lá fora.»

    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...11&div_id=1729

    No âmbito de um protocolo entre os Sindicatos verticais dos Bancários (SBSI, SBC e SBN) e o Centro de Investigação em Economia Financeira do ISEG, uma equipa liderada pelo professor Carlos Pereira da Silva estudou a produtividade do trabalho no sector bancário entre os anos de 2000 e 2004 (...).

    http://www.sbsi.pt/sbsi/sbsi.asp?tem...il.asp&id=2685

    É a guerra da contra informação.

    #2
    Isso é verdade.

    Os Portugueses no estrangeiro, emigrantes portanto, trabalham em tudo, são empreendedores, tem vontade de trabalhar e ajudar o pais, tomam iniciativa, não se queixam das horas.....


    Assim que chegam a portugal, ou os que nunca sairam, é ver a produtividade a ir pelo cano, e a vontade de trabalhar e a iniciativa.....

    Cá para mim deve ser do ar e do sol! ;

    Comentário


      #3
      A mentalidade e capacidade organizacional dos empresários é o maior entrave a uma maior produtividade. Isso nota-se em todo o lado (até neste preciso momento quando olho para o gabinete do lado), salvo raras e honrosas excepções.

      Um abraço.

      Comentário


        #4
        O ordenado e incentivos concerteza não serão iguais

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Y

          «é o produto que cada trabalhador acrescenta na empresa bancária, tendo em conta o capital instalado, a organização do trabalho, a formação do trabalhador e as inovações tecnológicas que permitem que com o mesmo número de horas as pessoas façam mais tarefas e, portanto, criem mais valor. Ou seja, mantendo-se constantes outras variáveis, refere-se ao que o trabalhador acrescenta por unidade de tempo (que pode ser horas, dias, anos)».
          Nós não temos o mesmo capital instalado, a mesma organização, a mesma formação nem tão pouco as mesmas inovações... Dai que este estudo seja na pratica inutil..

          Comentário


            #6
            A reter

            citação:Quando confrontado com o facto dos governos apontarem a baixa produtividade portuguesa como um dos problemas do país, Carlos Pereira da Silva contestou, «mas no Luxemburgo 25% da população activa é portuguesa e é o país do mundo onde a produtividade é mais elevada. Há aqui qualquer coisa que me leva a pensar que isto também tem a ver com a forma como tratam as pessoas, com a organização social, com a atitude dos gestores e, até, com a estrutura empresarial. Não nos esqueçamos que a estrutura empresarial portuguesa é de pequenas e médias empresas, nem toda é do tipo bancária».




            Comentário


              #7
              Se calhar uns contribuem para uma produtividade muito alta, e outros não fazem nada! Não existe é um equilibrio...

              Não queria dizer a palavra função publica...

              Agora vou esconder-me...

              Comentário


                #8
                Temos mais jeito para a reprodução, segundo um estudo levado a cabo pela Comichão Utopeia.

                Comentário


                  #9
                  a banca... pois... esse mandriões que só querem lucro e tal.. o que eu sei é que na segunda antes da terça de carnaval, das várias coisas que tinha para fazer, bati com a cara em todas as portas nenos no banco, que lá estava, aberto.

                  Comentário


                    #10
                    ehr... não foram os bancos que disseram que só iam dar aumentos de 1.x%, ah e tal, fraca produtividade, lucros baixinhos e não podemos pagar mais?

                    Comentário


                      #11


                      Não li o texto todo, mas posso dizer o seguinte, isto da banca e telecomunicações serem os sectores mais produtivos tem muito que se lhe diga, e isto porquê? Essas empresas têm poucos empregados proprios e sub-contratam outras para fazer muito do trabalhao (o chamado outsourcing), nalguns casos em alguns departamentos chegam a haver proporções de 50-50 ou até mais, esta tecnica permite os milagres de aparentemente uma empresa com 500 pessoas fazer o trabalho de 1000 ou 1200.

                      Daí a elevada produtividade. Há muito mais custos, porque um trabalhador outsourcing sai caríssimo à empresa que o sub-contrata, mas permite milagres aos gestores que fazem optima figura por com pouca gente fazer muita coisa. Sai mais caro, mas não interessa, as empresas têm muito dinheiro, interessa é ficar bem visto

                      Comentário


                        #12
                        Qual é a novidade? :D

                        Comentário


                          #13
                          Mas somos produtivos em quê?

                          Não me lixem....

                          Comentário


                            #14
                            anda tudo a ouvir a cantiga do ceguinho!!!

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso a banca de retalho portuguesa é um caso de estudo nas mais re****das universidades europeias de gestão, como o INSEAD por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Quando confrontado com o facto dos governos apontarem a baixa produtividade portuguesa como um dos problemas do país, Carlos Pereira da Silva contestou, «mas no Luxemburgo 25% da população activa é portuguesa e é o país do mundo onde a produtividade é mais elevada. Há aqui qualquer coisa que me leva a pensar que isto também tem a ver com a forma como tratam as pessoas, com a organização social, com a atitude dos gestores e, até, com a estrutura empresarial. Não nos esqueçamos que a estrutura empresarial portuguesa é de pequenas e médias empresas, nem toda é do tipo bancária».
                                Este Sr. esquece-se q, desses 25% cerca de 24% têm funções indiferenciadas, nomeadamente pessoal do lixo, cafes, restaurantes, construção civil, etc.
                                Q são funções q podiam ser desempenhadas por qq pessoa e q nao têm qq influencia na produtividade de um país.

                                Se há coisa q me enerva é o endeusamento da produtividade dos portugueses no estrangeiro. Um portugues é como qq outro cidadao, se tiver boas condições de trabalho e uma boa organização social produz tanto como um ingles, um alemao ou um espanhol !

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por hpventura

                                  (...)

                                  Se há coisa q me enerva é o endeusamento da produtividade dos portugueses no estrangeiro. Um portugues é como qq outro cidadao, [u]se tiver boas condições de trabalho e uma boa organização social produz tanto como um ingles, um alemao ou um espanhol!</u>

                                  Mas é isso mesmo que ele diz:

                                  citação:Há aqui qualquer coisa que me leva a pensar que isto também tem a ver com a forma como tratam as pessoas, com a organização social, com a atitude dos gestores e, até, com a estrutura empresarial.
                                  ;)



                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Luimio

                                    Se calhar uns contribuem para uma produtividade muito alta, e outros não fazem nada! Não existe é um equilibrio...

                                    Não queria dizer a palavra função publica...

                                    Agora vou esconder-me...
                                    Não sería empresario, que querias dizer?

                                    ;) :D





                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora

                                      http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=72302

                                      Belo.





                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Este Sr. esquece-se q, desses 25% cerca de 24% têm funções indiferenciadas, nomeadamente pessoal do lixo, cafes, restaurantes, construção civil, etc.
                                        Q são funções q podiam ser desempenhadas por qq pessoa e q nao têm qq influencia na produtividade de um país.
                                        sinceramente discordo.

                                        essas funçoes nao exigem nenhum "dom" em particular, dai que estamos de acordo quando dizes que podiam ser desempenhadas por qqr pessoa. melhor ou pior, qualquer um faria isso suficientemente bem. nao deixam de ter bastante influencia na produtividade de um pais!
                                        imagina a tua zona com metade do pessoal de recolha do lixo; uma zona de escritorios com metade dos restaurantes; um predio em construcçao com metade dos trabalhadores....

                                        imagina os resultados imediatos e os a medio-longo prazo.

                                        lixo nas ruas, ninguem se sente bem com isso.
                                        restaurantes cheios, as pessoas perdem mais tempo para almoço, atrasam-se, entram em stress.....
                                        predios que demoram mais tempo a ser construidos, sao uns meses onde uma ou varias empresas nao estao a crescer e a produzir (nao é tao notorio quando sao casas)

                                        todos contam, é o conjunto que faz o pais!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isto é daquelas coisas que não interessa ver.

                                          É mais fácil dizer que Portugal é pouco produtivo.
                                          Editado pela última vez por Nthor; 15 February 2007, 21:08.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                            citação:Este Sr. esquece-se q, desses 25% cerca de 24% têm funções indiferenciadas, nomeadamente pessoal do lixo, cafes, restaurantes, construção civil, etc.
                                            Q são funções q podiam ser desempenhadas por qq pessoa e q nao têm qq influencia na produtividade de um país.
                                            sinceramente discordo.

                                            essas funçoes nao exigem nenhum "dom" em particular, dai que estamos de acordo quando dizes que podiam ser desempenhadas por qqr pessoa. melhor ou pior, qualquer um faria isso suficientemente bem. nao deixam de ter bastante influencia na produtividade de um pais!
                                            imagina a tua zona com metade do pessoal de recolha do lixo; uma zona de escritorios com metade dos restaurantes; um predio em construcçao com metade dos trabalhadores....

                                            imagina os resultados imediatos e os a medio-longo prazo.

                                            lixo nas ruas, ninguem se sente bem com isso.
                                            restaurantes cheios, as pessoas perdem mais tempo para almoço, atrasam-se, entram em stress.....
                                            predios que demoram mais tempo a ser construidos, sao uns meses onde uma ou varias empresas nao estao a crescer e a produzir (nao é tao notorio quando sao casas)

                                            todos contam, é o conjunto que faz o pais!
                                            Eu nao quis tirar mérito à função, ou sequer a sua importancia numa sociedade.

                                            O q eu quis foi tentar mostrar de q não é por serem portugueses q são muito produtivos e q não são essas as funções q contribuem para os elevados niveis de riqueza/ produtividade de uma nação.

                                            Agora, como é obvio, são funções essenciais a uma qq economia/ sociedade e têm q ser feitas, está fora de questão o contrario !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vocês tem graça:

                                              Cá somos todos pouco produtivos, uns exploradores de ousados e empreendedores empresarios que lutam diariamente para vencer e sobreviver.

                                              Quando se prova por A+B que a capacidade de produção tem que ver com outros factores e não com a cultura de um povo, nomeadamente as condições de trabalho, meios de produção e um melhor vencimento e que os Portugueses até são dos mais produtivos por esse mundo fora.

                                              Afirmam que afinal, o que os Portugueses fazem por todos locais onde tem essas condições, não é relevante para a produtividade de um país.

                                              De facto por cá (pela vossa logica) os unicos que são produtivos, são os extrangeiros, os tais que fazem por cá, o que os Portugueses fazem no estrageiro.

                                              Será que o factor baixo vencimento tem influencia nessa vossa avaliação?



                                              Comentário


                                                #24
                                                este tópico esta interessante...

                                                * o mal dos portugueses e do nosso país está na cabecinha....na educaçao,na mentalidade,na mesquinhice....

                                                actualmente grand parte dos jovens ainda sao educados por gente "k pensa que o mundo e quadrado"...com mentalidades e comportamentos muito desnivelados do que acontece ja,apartir,da nossa vizinha espanha onde tem havido um notório avanço dementalidades e quebra de muitos tabus ...

                                                coisas simples ....


                                                quando os "portugueses" aprenderem ,evoluirem e conseguirem entender coisas como ...o que é o civismo.....e por ai fora....


                                                acho que me fiz entender

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por tokyo

                                                  (...)civismo(...)
                                                  Muito importante.




                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                    Vocês tem graça:

                                                    Cá somos todos pouco produtivos, uns exploradores de ousados e empreendedores empresarios que lutam diariamente para vencer e sobreviver.

                                                    Quando se prova por A+B que a capacidade de produção tem que ver com outros factores e não com a cultura de um povo, nomeadamente as condições de trabalho, meios de produção e um melhor vencimento e que os Portugueses até são dos mais produtivos por esse mundo fora.

                                                    Afirmam que afinal, o que os Portugueses fazem por todos locais onde tem essas condições, não é relevante para a produtividade de um país.

                                                    De facto por cá (pela vossa logica) os unicos que são produtivos, são os extrangeiros, os tais que fazem por cá, o que os Portugueses fazem no estrageiro.

                                                    Será que o factor baixo vencimento tem influencia nessa vossa avaliação?
                                                    em boa parte das situaçoes, o portugues, apesar de mal pago, é o que recebe mais tendo em conta o que produz

                                                    claro que tem a ver com condiçoes de trabalho e outros factores, mas penso que tem mais a ver com a pessima organizaçao e estruturaçao das empresas e instituiçoes e com a famosa falta de vontade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Luimio

                                                      Se calhar uns contribuem para uma produtividade muito alta, e outros não fazem nada! Não existe é um equilibrio...

                                                      Não queria dizer a palavra função publica...

                                                      Agora vou esconder-me...
                                                      Buuuuu.... A FP é tenebrosa!!!!

                                                      Já basta dessa conversa... Daqui a pouco a culpa do sobreaquecimento global é.... da Função Pública Portuguesa...:D

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        a culpa fo sobreaquecimento gobal nao e da funçao publica portuguesa,mas que a funçao publica e das maiores vergonhas deste país,la isso é....

                                                        alias e um bicho papao que ninguem quer corrigir.....enquanto nao houver bolinhas para dizer PORTUGUESES METADE DA FUNÇAO PUBLICA NAO SERVE PARA NADA...a nao ser receber os ordenados...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas sabem do que estão a falar ao menos?

                                                          É claro que a culpa do aquecimento global é da fp, digo mais, a fome os desastres naturais e as epidemias, tudo culpa da fp.

                                                          Esse grupo que, sendo mal pagos, com exesso de trabalho e que na generalidade fazem sozinhos o trabalho de quatro ou cinco pessoas, são na realidade uma sociedade secreta com rituais de inicialização obscuros e estão por de trás do congresso mudial judaico, mexendo os cordelinhos e impedindo o desenvolvimento global.

                                                          O grande problema é de facto o grande numero de fp que devia engrossar as fileira de desenpregados, garantindo assim um aumento de mão de obra disponivel, o que permitiria aos pobres dos empresarios pagar vencimentos mais baixos e rentabilizar o seu grande esforço de desenvolvimento das suas contas bancarias.

                                                          Assim temos um país inteiro onde não há dinheiro para uns poucos, só pq há um pouco mais para muitos, que grande injustiça.




                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            nthor ja deu para ver que es funcionario publico.
                                                            ou a tua familia toda é.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X