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Astra 1.6 Turbo 180cv

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    Astra 1.6 Turbo 180cv

    Boa noite a todos e todas!

    Com esta nova vaga de motores otto com admissão a ar comprimido a preços razoavelmente apetecíveis, pelo menos aparentemente, tenho andado a virado para um género de “visita o tudo o que é stand” na tentativa de fazer alguns test drives, comecei pelo aparentemente mais apetecível e publicitado, o novo astra 1.6 turbo com cerca de 180 cv. Em cada visita solicitando o respectivo test drive, mas infelizmente esse test drive tem ficado apenas pela intenção e mais meia dúzia de panfletos, transcrevo um deles, que me foi fornecido abaixo.

    Como gostava de saber, essencialmente, o seu comportamento e disponibilidade do motor, visto, na minha opinião não bastar saber que um qualquer carro tem x cavalos para avançar com a compra imediata, pois numa experiência recente, fiz um test drive a um golf 1.4 de 140cv e não fiquem muito bem impressionado. Neste caso tenho o receio que com este género de pequenos motores, esta fraca disponibilidade em baixas se repita. Mas infelizmente não há, para já, astras com este motor para testes, nem o astra “normal”, pelo menos foi o que me venderam em 3 dos stands que visitei, 2 no norte e 1 em Lisboa.

    Também li a pouco um artigo na revista Turbo em que falam maravilhas do GTC 1.6 turbo, tanto a nível de motor, como a nível de comportamento, mas mesmo assim, preferia sentir o que é realmente este carro e se vale a diferença de cerca de 10000 euros para o 2.0 turbo 240cv, como é dito na TURBO.

    Visto este fórum ser um ou o maior a nível nacional, gostava, se possível, que alguém possuidor deste tipo de viatura deixasse aqui a sua opinião.

    Esta foi uma das informações que me foram fornecidas;

    "O Opel Astra 1.6 Turbo inicia esta semana a comercialização no mercado português. A gama do modelo mais vendido em Portugal em 2006 alarga-se para passar a incluir aquele que é o motor a gasolina mais potente da sua classe de cilindrada. O novo motor sobrealimentado da Opel debita uma potência de 180 cavalos e garante um binário máximo normal de 230 Nm constante num leque de rotações extremamente alargado, entre as 1980 e as 5500 rpm, subindo aos 266 Nm com a função overboost. Com estes valores, o Astra consegue acelerar de 0-100 km/h em apenas 8,2 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 223 km/h. A elevada tecnologia integrada neste novo propulsor permite optimizar o controlo da eficiência da combustão, maximizando a potência e mantendo os consumos em níveis invulgarmente baixos face ao que era hábito encontrar até hoje nestes patamares de potência. O novo Astra 1.6 Turbo apresenta um consumo médio de apenas 7,7 litros/100 km.

    O Opel Astra recebeu em Fevereiro uma actualização ao nível de vários pormenores de design com o objectivo de reforçar o estilo sem modificar a identidade do modelo, a qual é, reconhecidamente, um dos factores que tem contribuído para o enorme sucesso de vendas. Detalhes como a grelha, as entradas de ar do pára-choques e os faróis dianteiros e traseiros, foram redesenhados para conferir ao Astra um visual ainda mais distinto, tornando-o simultaneamente mais requintado e atraente.

    Entre as características que se mantêm na nova edição da gama Astra estão as listas completas de equipamento, com alguns elementos que continuam a ser inéditos no segmento, como a suspensão de controlo electrónico ou o pára-brisas panorâmico. As versões equipadas com o novo motor 1.6 Turbo de 180 cavalos não fogem à regra, integrando de série o ar condicionado automático, o rádio com leitor de CDs, o computador de bordo ou os espelhos retrovisores eléctricos, entre muitos outros. Em matéria de segurança activa e passiva, tal como todos os outros Astra, o 1.6 Turbo possui de série o evoluído sistema de controlo electrónico de estabilidade ESPPlus (que actua em três rodas em vez de apenas uma como nos sistemas convencionais) sistema de travagem com ABS e EBD, airbag duplo frontal, airbags laterais, airbags de cortina, encostos de cabeça activos e cintos de segurança com tensores e limitadores de força (à frente), e sistema Isofix para fixação de cadeiras de criança no banco traseiro.

    A Opel disponibiliza o novo motor nas quatro carroçarias do Astra – 3 portas (GTC), 5 portas, Caravan (carrinha) e TwinTop (descapotável), propondo preços extremamente competitivos que se iniciam nos 25.410 euros. Volvido o período de encomendas, as primeiras unidades começam esta semana a chegar a Portugal.

    O novo motor 1.6 Turbo: potência específica de 112,3 cv/litro

    O novo motor sobrealimentado de 180 cv (132 kW) − o mais potente motor turbo desta categoria de cilindrada, com uns impressionantes 112,3 cv por litro − alcança um equilíbrio notável entre performance e economia. Mais leve e menos atingido pela tributação fiscal devido à menor cilindrada, o novo 1.6 Turbo da Opel apresenta um consumo médio de apenas 7,7 litros de gasolina a cada 100 km. Ao mesmo tempo, este propulsor compacto e leve (131 kg) proporciona desempenhos de elevado nível.

    O Astra GTC equipado com este motor acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e regista uma velocidade máxima de 223 km/h. Um dos destaques do propulsor está na tecnologia de sobrealimentação. Com o turbocompressor integrado no colector de escape, a resposta ao acelerador é extremamente rápida, o que se reflecte, entre outros, no valor da recuperação 80-120 km/h em 5ª velocidade, que é cumprida em apenas 8,4 segundos.

    O sofisticado sistema de alimentação do novo 1.6 Turbo conta ainda com injecção sequencial controlada electronicamente e com uma função overboost. O binário máximo normal (230 Nm) é constante entre as 1980 e as 5500 rpm, e eleva-se rapidamente a 266 Nm quando o sistema electrónico reconhece a necessidade de ainda maior pressão de sobrealimentação, com base na rapidez com que é pisado o pedal do acelerador. A potência suplementar fica disponível durante um máximo de cinco segundos, após o que a unidade de controlo regula o binário para recolocá-lo no valor normal de 230 Nm.

    O turbocompressor de resposta rápida (a rotação da turbina pode superar as 200.000 rpm) possui arrefecimento externo a água e comprime ar proveniente do intercooler arrefecido a ar. Para fazer face ao elevado nível de potência, as válvulas de escape são arrefecidas a sódio e os pistões especiais são lubrificados e arrefecidos a jacto de óleo. Um dos segredos para a economia de combustível deste motor está na optimização do sistema de distribuição, onde foi dada especial atenção à redução efectiva do atrito no accionamento dos veios de excêntricos e das válvulas. No sistema de escape, a existência de um pré-conversor situado logo a seguir à turbina complementa o trabalho do conversor catalítico principal para melhorar o controlo de emissões de gases de escape de três vias."


    Obrigado.

    #2
    É um carro que considerarei seriamente em comprar no futuro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
      É um carro que considerarei seriamente em comprar no futuro.

      Sim, é verdade, mas se o gajo se torcer todo em cada curva que apareça, lá se vai a vantagem dos 10000 euros.

      Não compres sem experimentar, pelo menos é o que pretendo fazer.

      Comentário


        #4
        Por exemplo neste ultimo paragrafo deixa-me em aberto as seguintes questões, que os vendedores, ou se escaparam a elas, ou simplesmente disseram que não sabiam;

        “O turbocompressor de resposta rápida (a rotação da turbina pode superar as 200.000 rpm) “

        Só pode ser um turbo pequeno, o que quer dizer que em altas quase que deixará de existir

        “possui arrefecimento externo a água e comprime ar proveniente do intercooler arrefecido a ar.”

        O turbo é arrefecido a água? Como?
        Comprime o ar proveniente do intercooler?
        Quer dizer, 1ª arrefece-o e depois volta-o a aquecer?

        “Para fazer face ao elevado nível de potência, as válvulas de escape são arrefecidas a sódio e os pistões especiais são lubrificados e arrefecidos a jacto de óleo. Um dos segredos para a economia de combustível deste motor está na optimização do sistema de distribuição, onde foi dada especial atenção à redução efectiva do atrito no accionamento dos veios de excêntricos e das válvulas. No sistema de escape, a existência de um pré-conversor situado logo a seguir à turbina complementa o trabalho do conversor catalítico principal para melhorar o controlo de emissões de gases de escape de três vias.”

        Esta ultima parte, algumas coisas, até a consigo compreender, mas nem coloquei nenhuma questão sobre ela pois por esta altura já me estava a levantar da cadeira.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mr Rousseau Ver Post
          Sim, é verdade, mas se o gajo se torcer todo em cada curva que apareça, lá se vai a vantagem dos 10000 euros.

          Não compres sem experimentar, pelo menos é o que pretendo fazer.

          Isso nunca na vida...

          Comentário


            #6
            - "O turbo compressor de resposta rápida (a rotação da turbina pode superar as 200.000 rpm) “

            - Pode não ser assim, depende da configuração do housing da turbina (escape), que pode, eventualmente, causar demasiado backpressure no lado de escape e com isso limitar quer a capacidade de subir de rotação, quer o enchimento da câmara com ar renovado. Do lado da compressora, o boost está garantido, pela capacidade de girar até 200Krpm. A wastegate é que vai comandar esse aspecto.

            - “possui arrefecimento externo a água e comprime ar proveniente do intercooler arrefecido a ar.”

            - Sim isto é possível e acontece há muito, especialmente na OPEL. Para além do canal de óleo para lub e arrefecimento, existe ainda um canal pelo qual passa água do sistema de refrigeração, e que tem por objectivo arrefecer o housing do veio que liga a turbina à compressora. Isto é muito vulgar em turbos IHI e Hitachi.

            - "Comprime o ar proveniente do intercooler?"

            - Esta de facto é que é uma calinada descomunal, mais uma das muitas a que os, mentecaptos, jornalistas auto nos vão habituando.

            Cptos

            Comentário


              #7
              so digo uma coisa:

              vai-se ver muito carro desse nas estradas daqui a uns anos

              Comentário


                #8
                na automotor que acabou de sair testam esse carro...
                podes ler... e por isso tb quer dizer que existe pelo menos um GTC 1.6 turbo para testes :P

                boa sorte

                EDIT: o carro vem com muito bom preço e tal...
                mas na altura de comprar a grande maioria vai comprar diesel como habitualmente. duvido que se vejam muitos destes.

                Comentário


                  #9
                  Parece-me uma proposta razoavel mas sem ser a melhor no segmento. Quanto ao desempenho do vitaminado 1.6, não sei, nunca o conduzi mas deve ser bastante fugaz. Quanto ao comportamento parece-me q o chassis é suficientemente dinâmico para permitir conciliar uma boa dose de segurança com divertimento!

                  Comentário


                    #10
                    acho que este carro, com um bom markting... vende que nem ginjas!

                    Comentário


                      #11
                      Com a gasolina já nos 300$00 o litro só se for a GPL.
                      É que mesmo que gaste 6l aos 100, fica caro andar de carro!!!!

                      Comentário


                        #12
                        O Astra GTC equipado com este motor acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e regista uma velocidade máxima de 223 km/h. Um dos destaques do propulsor está na tecnologia de sobrealimentação. Com o turbocompressor integrado no colector de escape, a resposta ao acelerador é extremamente rápida, o que se reflecte, entre outros, no valor da recuperação 80-120 km/h em 5ª velocidade, que é cumprida em apenas 8,4 segundos.
                        mas serão estes números assim tão fantásticos para um 1600 com turbo?

                        eu pelo menos não acho...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                          Com a gasolina já nos 300$00 o litro só se for a GPL.
                          É que mesmo que gaste 6l aos 100, fica caro andar de carro!!!!
                          aí está uma boa questão...será que é um carro viável para o implante do sistema de GPL?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                            mas serão estes números assim tão fantásticos para um 1600 com turbo?

                            eu pelo menos não acho...
                            Eu acho que são bons, tendo em conta o peso e tecnologia do carro


                            Originalmente Colocado por Fnando Ver Post
                            aí está uma boa questão...será que é um carro viável para o implante do sistema de GPL?
                            Porque não? Até se dão melhor com motores turbo

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que são bons, tendo em conta o peso e tecnologia do carro
                              qual é o peso?

                              Comentário


                                #16
                                Muita informação neste topico

                                http://forum.autohoje.com/showthread...stra+1.6+turbo

                                Comentário


                                  #17
                                  Por mais incrível que pareça, ainda não arranjei uma foto de jeito desse Astra.

                                  !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não o comprava.

                                    Tudo bem que é giro ter 180 cv debaixo dos pés, mas depois os consumos devem estragar tudo (principalmente pelo preço actual da gasolina) e o valor em usado também deve vir por aí a baixo.

                                    Não era carro para mim.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em poucas palavras...tomara Eu!! Óptimo motor a excelente (imbatível) preço!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fotos ? !!!!

                                        Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                        Por mais incrível que pareça, ainda não arranjei uma foto de jeito desse Astra.

                                        !


                                        existem milhares de fotos do astra !!! estranho não ter encontrado uma de jeito...


                                        Mas acontece...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post
                                          existem milhares de fotos do astra !!! estranho não ter encontrado uma de jeito...


                                          Mas acontece...
                                          Falo dessa versão em especial.

                                          ;-D

                                          Comentário


                                            #22
                                            Falo dessa versão em especial.

                                            ;-D
                                            É um astra como os outros..nao muda nada!
                                            Apenas tem esse motor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que o pessoal a hora da verdade escolhe sempre o carro a diesel. Nao prevejo grande sucesso para isto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Astra 1.6 t

                                                Boa noite a todos!

                                                Em relação ao carro em causa.

                                                Depois de alguns test drives, apenas 2 em viaturas com esse motor, e a maior parte em carros diesel, pois foi-me bastante difícil encontrar alguns stands com o 1.6 T para testar, mas como no 1.9 CDTI a afinação do chassis é a mesma, acabei por fazer a maioria dos testes em carros com esse motor.

                                                Não era para ser já, mas sim lá mais para o verão, pois o carro, na maior parte das vezes nem vai ser conduzido por mim, mas sim pela minha esposa. Mas aproveitando um que existia em stock, num dos stands que visitei, com alguns dos extras que eu pretendia, acabei por comprar.

                                                A única diferença em termos de comportamento, que notei, do 1.6 T para o 1.9 CDTI, é nas curvas muito apertadas e a velocidades já um pouco excessivas, em que o diesel, devido ao seu maior peso na frente maior binário tender a alargar a trajectória, especialmente quando se entra na curva a abusar do pedal direito.
                                                De resto é um carro com um bom comportamento, agarra bem, ajudado pelos óptimos continental 225, não foge de traseira de uma forma repentina, mesmo quando se trava em cima da curva mesmo já a virar, o chassis também não torce em demasia. De resto, sublinho apenas a diferença de comportamento, condução e conforto da viatura, do modo normal para o “sport”. A viatura inclui um dos extras que era um dos principais que pretendia e que não compraria sem ele, consiste na possibilidade de escolher de entre dois modos, um normal e outro desportivo, e ter a possibilidade de ter dois settings de suspensão e direcção, em que essas são as principais e a meu ver mais importantes diferenças. O acerto da suspensão para uma dureza maior e um menor adornamento da viatura, e uma direcção mais directa. Depois também temos uma resposta mais rápida do acelerador, mas a meu ver, isso é algo secundário.
                                                É um carro agradável de se conduzir.

                                                O aspecto é como já todos sabem, tanto exterior como interior.
                                                Em relação á cor, é preta, e as jantes são de 17”.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mr Rousseau Ver Post
                                                  Boa noite a todos!

                                                  Em relação ao carro em causa.

                                                  Depois de alguns test drives, apenas 2 em viaturas com esse motor, e a maior parte em carros diesel, pois foi-me bastante difícil encontrar alguns stands com o 1.6 T para testar, mas como no 1.9 CDTI a afinação do chassis é a mesma, acabei por fazer a maioria dos testes em carros com esse motor.

                                                  Não era para ser já, mas sim lá mais para o verão, pois o carro, na maior parte das vezes nem vai ser conduzido por mim, mas sim pela minha esposa. Mas aproveitando um que existia em stock, num dos stands que visitei, com alguns dos extras que eu pretendia, acabei por comprar.

                                                  A única diferença em termos de comportamento, que notei, do 1.6 T para o 1.9 CDTI, é nas curvas muito apertadas e a velocidades já um pouco excessivas, em que o diesel, devido ao seu maior peso na frente maior binário tender a alargar a trajectória, especialmente quando se entra na curva a abusar do pedal direito.
                                                  De resto é um carro com um bom comportamento, agarra bem, ajudado pelos óptimos continental 225, não foge de traseira de uma forma repentina, mesmo quando se trava em cima da curva mesmo já a virar, o chassis também não torce em demasia. De resto, sublinho apenas a diferença de comportamento, condução e conforto da viatura, do modo normal para o “sport”. A viatura inclui um dos extras que era um dos principais que pretendia e que não compraria sem ele, consiste na possibilidade de escolher de entre dois modos, um normal e outro desportivo, e ter a possibilidade de ter dois settings de suspensão e direcção, em que essas são as principais e a meu ver mais importantes diferenças. O acerto da suspensão para uma dureza maior e um menor adornamento da viatura, e uma direcção mais directa. Depois também temos uma resposta mais rápida do acelerador, mas a meu ver, isso é algo secundário.
                                                  É um carro agradável de se conduzir.

                                                  O aspecto é como já todos sabem, tanto exterior como interior.
                                                  Em relação á cor, é preta, e as jantes são de 17”.
                                                  compraste o 1.6Turbo??


                                                  diariozinho de bordo?

                                                  fotos?

                                                  Boa Sorte com a Maquina

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                                    so digo uma coisa:

                                                    vai-se ver muito carro desse nas estradas daqui a uns anos
                                                    Se seguir o exemplo do Golf GT TFSI, não se vai ver tanto quanto a marca desejaria. É que o consumo médio de 7.7 l/100 é a meu ver demasiado, mas mesmo demasiado optimista!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                                      so digo uma coisa:

                                                      vai-se ver muito carro desse nas estradas daqui a uns anos
                                                      Então não...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mr Rousseau Ver Post
                                                        Boa noite a todos!

                                                        Em relação ao carro em causa.

                                                        Depois de alguns test drives, apenas 2 em viaturas com esse motor, e a maior parte em carros diesel, pois foi-me bastante difícil encontrar alguns stands com o 1.6 T para testar, mas como no 1.9 CDTI a afinação do chassis é a mesma, acabei por fazer a maioria dos testes em carros com esse motor.

                                                        Não era para ser já, mas sim lá mais para o verão, pois o carro, na maior parte das vezes nem vai ser conduzido por mim, mas sim pela minha esposa. Mas aproveitando um que existia em stock, num dos stands que visitei, com alguns dos extras que eu pretendia, acabei por comprar.

                                                        A única diferença em termos de comportamento, que notei, do 1.6 T para o 1.9 CDTI, é nas curvas muito apertadas e a velocidades já um pouco excessivas, em que o diesel, devido ao seu maior peso na frente maior binário tender a alargar a trajectória, especialmente quando se entra na curva a abusar do pedal direito.
                                                        De resto é um carro com um bom comportamento, agarra bem, ajudado pelos óptimos continental 225, não foge de traseira de uma forma repentina, mesmo quando se trava em cima da curva mesmo já a virar, o chassis também não torce em demasia. De resto, sublinho apenas a diferença de comportamento, condução e conforto da viatura, do modo normal para o “sport”. A viatura inclui um dos extras que era um dos principais que pretendia e que não compraria sem ele, consiste na possibilidade de escolher de entre dois modos, um normal e outro desportivo, e ter a possibilidade de ter dois settings de suspensão e direcção, em que essas são as principais e a meu ver mais importantes diferenças. O acerto da suspensão para uma dureza maior e um menor adornamento da viatura, e uma direcção mais directa. Depois também temos uma resposta mais rápida do acelerador, mas a meu ver, isso é algo secundário.
                                                        É um carro agradável de se conduzir.

                                                        O aspecto é como já todos sabem, tanto exterior como interior.
                                                        Em relação á cor, é preta, e as jantes são de 17”.
                                                        Passa no Como vão os Astras!

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                                                          #29
                                                          Acabou por comprar o 1.6t ou o diesel? Acabei por não perceber

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                                                            #30
                                                            para desenjoar dos "ejaculação-precoce" (vulgo fumarolas) acho que esse 1.6T deve ser muito porreiro! Venham octanas!

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