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Skoda Fabia 2 - Primeiro contacto - Gralha corrigida no texto inicial!

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    Skoda Fabia 2 - Primeiro contacto - Gralha corrigida no texto inicial!

    Boa tarde!

    No decorrer da tarde de hoje estive em contacto, pela primeira vez, com o novo Skoda Fabia.

    O carro é relativamente bonito, especialmente em preto, no entanto a traseira não foi bem conseguída, um pouco por culpa do pára choques traseiro que é muito curto dando o impressão de o carro ser um autentico jipe.

    De seguida, e sem nunca ter aberto uma única porta porque não tinha autorização para tal, foi tempo de admirar o interior do carro que veio confirmar aquilo que eu já temia assim que olhei de frente para o mesmo! Este, é extremamente estreito, uma pessoa mais obesa deve parecer um autentico monstro dentro do carro, especialmente se levar algum passageiro ao seu lado e nesse caso ponderam estar criados os pressupostos necessários para uma redução drástica dos níveis de habitabilidade nos lugares dianteiros.
    A qualidade dos materiais é a já sobejamente conhecida do Roomster, uma vez que o interior é idêntico apresentando apenas algumas diferenças de pormenor.

    Foi então tempo de ver os motores que estavam expostos e aqui apanhei nova decepção, dado que se encontravam apenas disponíveis o 1.2 HTTP e o 1.4 TDi de 80cv, este ultimo na versão Sport a um simpático preço de 20.805€, no entanto, o Fabia aumentou de peso e este propulsor a Diesel sente claras dificuldades em mover o carro, exemplo disso é a sua aceleração dos 0-100 kmh, que é feita em, imagine-se, 16,3 segundos! Valor que considero inadmissível nos dias de hoje!

    ( Atenção, o valor está incorrecto! Erro por parte do stand em que estive em contacto com o carro. Por favor, leia os posts abaixo.)

    Como é de conhecimento geral sou um claro adepto da marca checa mas tal não me impede de fazer uma severa critica à sua estratégia. Se por um lado concordo com o lançamento do novo modelo, pelo simples facto de o anterior se encontrar amplamente desactualizado, por outro não concordo que não se tenham preocupado com o desenvolvimento de novos propulsores capazes de mover este novo projecto de forma digna e por outro lado critico o retrocesso ao nível estético e a não preocupação em aumentar o espaço interior, como tem vindo a tornar-se hábito na concorrência deste segmento.


    Em suma, o Skoda Fabia irá ter claras dificuldades em vingar no mercado nacional por dois aspectos, os motores fracos e a sua falta de espaço face aos modelos da concorrência.

    Peço perdão pela falta de qualidade do texto, mas a falta de tempo não me permite melhor. Cumprimentos.
    Editado pela última vez por underground; 22 May 2007, 21:20.

    #2
    1.4 TDi de 80cv, este ultimo na versão Sport a um simpático preço de 20.805€, no entanto, o Fabia aumentou de peso e este propulsor a Diesel sente dificuldades claras em mover o carro, exemplo disso é a sua aceleração dos 0-100 kmh, que é feita em, imagine-se, 16,3 segundos! Valor que considero inadmissível nos dias de hoje!
    mas quanto pesa o "animal"?

    Comentário


      #3
      O espaço traseiro parece pequeno parece, até no anúncio se vê que o vendedor vai um bocado apertado lá atrás e vai sozinho

      Comentário


        #4
        a skoda tinha não há muito tempo o fabia com um motor de praí 54cv que fazia 19.5s dos 0 aos 100 :D

        Comentário


          #5
          Vejam o que vem no site da Siva:

          Novo ŠkodaFabia
          Com uma aparência poderosa e dinâmica, os argumentos do novo Fabia não se resumem ao aspecto exterior. Eleito o veículo mais espaçoso da sua categoria, o novo Fabia oferece mais segurança, conforto e funcionalidade, além de uma competitiva relação preço / equipamento. E o melhor, é que já está disponível nos concessionários Škoda.
          O novo ŠkodaFabia caracteriza-se por integrar todos os valores fundamentais que permitiram ao modelo da primeira geração tornar-se num autêntico “best-seller” de vendas - uma produção superior a 1,5 milhões de unidades – e ao mesmo tempo contribuir decididamente para que a ŠkodaAuto desse um verdadeiro passo de gigante no seio da indústria automóvel. Na sua categoria, o Fabia é o veículo que possui o maior espaço ao nível das pernas de todos os ocupantes e na altura até ao tejadilho na parte traseira. Os passageiros da parte dianteira desfrutam de um generoso espaço.

          O comprimento total do novo Fabia possui, graças ao redesenhado pára-choques dianteiro, uma cota maior. Com as suas dimensões exteriores (3992 mm x 1642 mm x 1498 mm) o novo ŠkodaFabia de cinco portas surge entre os maiores modelos da sua categoria. O espaço interior oferece, de facto, cotas maiores, quer aos passageiros da frente quer aos da parte traseira. Por sua vez, a volumetria do porta-bagagem é de uns expressivos 300 litros, um valor que pode chegar até aos 1163 litros com o rebatimento total do banco traseiro.

          Em adição a estas extraordinárias capacidades de amplitude, acrescem excelentes propriedades dinâmicas, elevados padrões de construção e de segurança e uma inigualável relação preço / equipamento, como já é apanágio nos modelos da Škoda. A paleta de cores da carroçaria também oferece novas tonalidades bastante joviais e em perfeita combinação com materiais de uma qualidade de excepção.

          O Fabia exibe também novidades adicionais na vertente da segurança. Novidade absoluta: os passageiros dos bancos da frente e dos lugares atrás exteriores passam a ser protegidos por airbags de cortina.

          Tecnologias de vanguarda foram aplicadas no desenvolvimento e na construção do veículo e do seu equipamento. E com este novo modelo, a Škoda também passou a oferecer a possibilidade da montagem de uma transmissão automática tiptronic de seis velocidades na versão 1.6 a gasolina, em alternativa a uma caixa manual de cinco velocidades. O sistema de ar condicionado Climatronic controlado electronicamente é outra novidade. Na vertente das tecnologias de comunicação, o novo Fabia oferece modernos e inovadores sistemas de pré-instalação para telemóveis com tecnologia Bluetooth ou ainda um sistema áudio com a possibilidade de ligação a unidades externas, casos de reprodutores de MP3 ou iPod.

          Num total de cinco motorizações assenta a aposta da Škoda para o novo Fabia no mercado nacional: três blocos a gasolina, 1.2 (70 CV), 1.4 (85 CV) e 1.6 (105 CV) e dois propulsores diesel, 1.4 TDI (80 CV) e 1.9 TDI 105 (CV). O motor 1.2 a gasolina, passando a debitar 70 CV apresenta um incremento ao nível das prestações, possibilitando ao veículo usufruir de uma ainda maior elasticidade com os mesmos consumos e emissões de dióxido de carbono inferiores.


          Novo Fabia comercializado já com preços antecipando a nova tributação fiscal
          Na sequência da nova tributação fiscal, a vigorar a partir do mês de Julho, o novo Fabia apresenta já um preço de venda ao público em consonância com a referida alteração. Uma política comercial que não só irá beneficiar o Cliente do novo Fabia, como ainda dar continuidade à política da Marca, que é manter uma excelente relação preço / equipamento.

          No início da comercialização em Portugal as diferentes versões do novo Škoda Fabia estão conjugadas com quatro diferentes níveis de equipamento: Classic, Ambiente, Sport e Elegance. O novo Fabia com motorizações a gasolina é proposto com preços a partir de 12.320 euros (1.2 12v HTP Classic), enquanto as variantes diesel possuem valores desde 16.569 euros (1.4 TDI Classic).


          Aspectos mais relevantes do novo Fabia em Portugal
          - Porta-bagagens de grande volumetria com capacidade entre 300 e 1163 litros
          - Espaço interior para todos os passageiros acima da média
          - Escolha de cinco motorizações diferentes: três a gasolina e duas diesel
          - Veículo em já conformidade com a norma Europeia relativa à protecção pedonal, apenas válida a partir de 2010
          - Controlo do sistema áudio e de telemóvel através de um módulo de comandos na coluna de direcção (versão Elegance)
          - Ar condicionado "Climatronic" com regulação electrónica (versão Elegance)
          - Chapeleira do porta-bagagem com duas alturas de fixação diferentes
          - Faróis de halogéneo direccionais
          - Luzes de nevoeiro com função “cornering” (opcional)
          - Cinco diferentes tipos de desenho das jantes, duas em aço e três em liga
          - Filtro de partículas diesel para os blocos o 1.4 TDI de 80 CV e 1.9 TDI de 105 CV (opcional)
          - Motorização a gasolina de 1.6 litros também disponível com transmissão automática tiptronic de seis velocidades
          - Ligação a iPod e leitores de MP3
          - Kit arrumação bagageira (2 ganchos laterais + placa flexível de encaixe)
          - Cruise control ( de série em todas as versões, excepto Classic)
          - Volante, punho do travão de mão e alavanca de velocidades em pele (de série em todas as versões, excepto Classic)
          - Compartimento para óculos
          - Suportes para garrafas de 1,5l, nas portas dianteiras

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            #6
            entao e octavia n tem um motor de 75 cv....akilo deve voar lol

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              #7
              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
              mas quanto pesa o "animal"?

              1065 kg

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                #8
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                a skoda tinha não há muito tempo o fabia com um motor de praí 54cv que fazia 19.5s dos 0 aos 100 :D

                Skoda Fabia 1.2 MPI Comfort Motor 3 cil. linha, transv., diant. Cilindrada 1198 Pot. máx. (cv/rpm) 54/4750 Bin. máx. (Nm/rpm) 106/3000 Vel. máx. (km/h) 150 0-100 km/h (s) 19,2 Consumos (l/100 km)
                Extra-urb./combinado/urb. 4,8/5,9/7,8 Preço* (euros) 12 710


                Teve muito pouco tempo à venda... Mas existiu!

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                  #9
                  que maquinão :D

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                    #10
                    É mesmo uma ganda máquina...

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                      que maquinão :D
                      Muito usado na VDG...

                      Comentário


                        #12
                        E vai ser um best-seller.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                          E vai ser um best-seller.
                          O novo?

                          Eu li que vão sair novos motores no próximo ano:

                          1.2 TFSi 110cv - 120 (?)
                          1.4 TFSi de 140 e 170 cv na versão RS
                          1.5 TDi de 140 cv
                          2.0 TDi de 170cv na versão RS

                          Até ao lançamento destes motores vai ser uma miséria.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                            1.5 TDi de 140 cv
                            de cada vez que falam desse motor, ele ganha uns cavalos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                              de cada vez que falam desse motor, ele ganha uns cavalos

                              Eu já li que ia ter duas variantes, uma de 90 cv e outra de 110, mas num site britânico sobre skodas é esta a cavalagem a que eles se referem...

                              Comentário


                                #16
                                Acho os motores para o segmento B do grupo VW mto fraquitos. Já era altura de investirem alguma coisinha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                  Acho os motores para o segmento B do grupo VW mto fraquitos. Já era altura de investirem alguma coisinha.
                                  Daqui a um ano...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já ouço falar há tanto tempo do 1.5 TDI...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Underground, acho que estás um bocado enganado em certos aspectos e, de uma maneira geral, parece k pensaste em tudo de modo a dizer o pior possível. Ora vejamos.

                                      Desde logo, é óbvio que o 1.4TDI não faz 16s nos 0-100. A info oficial ^(autohoje.com) diz que faz 13,2. Claro k não é muito bom, é o normal e esperado para o carro e motor. (Até o 1.2 faz 14.9)

                                      E mesmo sem andar já estás decepcionado com os motores? OK, era mais bonito ver lá o 1.6, mas quais achas k o pessoal vai comprar?

                                      E o retrocesso estético? É o quê? O antigo era mais actual? Por favor...
                                      Ok que a traseira está com pouca piada, mas provavelmente foi para beneficiar a mala que, diga-se, tem 300L e é a maior do segmento (acho eu).
                                      De qualquer maneira, a frente segue a nova linha da marca e, goste-se ou não, é actual como qualquer outro modelo recente do segmento.

                                      Quanto ao espaço interior, opiniões do tipo "olhei de frente e parece estreito" são no mínimo ridículas... Não me vou dar ao trabalho de ir ver medidas mas aqui fica o que disseram na autoexpress, o primeiro ensaio que já vi:
                                      And there's no questioning interior space. The Fabia has excellent rear head and legroom, plus a commodious 300-litre boot.
                                      E uma análise anterior:
                                      Inside, the old Fabia was notable for offering near VW levels of fit and finish in the non-premium market, and the new model is better still. The dashboard's soft-touch panels fit together perfectly, and look especially good with a new two-tone colour option.

                                      The front seats are comfortable, the steering adjusts for height and reach and there is more than enough headroom for two six-footers. Storage space is provided throughout, but the bins are a little small. There are two tiny gloveboxes, the upper one being air-conditioned to keep things cool.

                                      But even though the Skoda feels big for the class, accommodation in the back is a disappointment - especially as it doesn't have the sliding rear seats of some of the competition. Tall adults can just about sit one behind the other, but it leaves the cockpit cramped.
                                      Já quanto às motorizações, ok não são brilhantes. Mas a skoda pertence à VAG e tem de se contentar com o que há. Depois pode ser que haja novidades.
                                      De qualquer maneira nenhum dos motores é assim tão mau, acho que se podem bater bem com a concorrência.

                                      Não estou aqui a fazer nenhuma defesa do carro ou da marca, mas também não concordo com o bota-abaixo!

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                                        #20
                                        Pack Nevoeiro - 1.5 Tdi + D. Sebastião

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Fabia é um utilitário concorrente com Clios, Ibizas, Puntos, Corsas, etc.
                                          As dimensões são algo idênticas.
                                          Estes modelos também têm motores com pouca cavalagem. Depois há uns mais desportivos. É a vida...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                            ...nova decepção, dado que se encontravam apenas disponíveis o 1.2 HTTP...

                                            O.o 1.2 Hypertext transfer protocol?

                                            Têm mesmo jeito para as siglas...

                                            Confirmou-se o que eu temia: retrocesso no estilo, espaço é o que se vê, comportamento acho que também não é nada de especial e motores mais do mesmo...por enquanto.

                                            Muito fraquinha esta entrada em cena da Skoda

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                              Underground, acho que estás um bocado enganado em certos aspectos e, de uma maneira geral, parece k pensaste em tudo de modo a dizer o pior possível. Ora vejamos.

                                              Desde logo, é óbvio que o 1.4TDI não faz 16s nos 0-100. A info oficial ^(autohoje.com) diz que faz 13,2. Claro k não é muito bom, é o normal e esperado para o carro e motor. (Até o 1.2 faz 14.9)

                                              E mesmo sem andar já estás decepcionado com os motores? OK, era mais bonito ver lá o 1.6, mas quais achas k o pessoal vai comprar?

                                              E o retrocesso estético? É o quê? O antigo era mais actual? Por favor...
                                              Ok que a traseira está com pouca piada, mas provavelmente foi para beneficiar a mala que, diga-se, tem 300L e é a maior do segmento (acho eu).
                                              De qualquer maneira, a frente segue a nova linha da marca e, goste-se ou não, é actual como qualquer outro modelo recente do segmento.

                                              Quanto ao espaço interior, opiniões do tipo "olhei de frente e parece estreito" são no mínimo ridículas... Não me vou dar ao trabalho de ir ver medidas mas aqui fica o que disseram na autoexpress, o primeiro ensaio que já vi:

                                              E uma análise anterior:

                                              Já quanto às motorizações, ok não são brilhantes. Mas a skoda pertence à VAG e tem de se contentar com o que há. Depois pode ser que haja novidades.
                                              De qualquer maneira nenhum dos motores é assim tão mau, acho que se podem bater bem com a concorrência.

                                              Não estou aqui a fazer nenhuma defesa do carro ou da marca, mas também não concordo com o bota-abaixo!


                                              Meu amigo, vê o carro ao vivo!

                                              A distancia entre os dois bancos dianteiros é mínima! Tenha também em consideração que eu vi o carro por fora, mas de qualquer modo já dá para ter uma noção.

                                              Relativamente à aceleração de 16.3 Seg., era a que constava no folheto no interior de carro que indicava a motorização, gases, equipamento, etc...

                                              Não estou interessado em saber o que as revistas dizem, para esses jornalistas o carro até pode ser muito espaçoso, mas eu não o achei!

                                              A questão estética está ao critério de cada um.

                                              Aliás, não tentei contar nada da pior maneira possível, apenas relatei o que vi, além disso irei lá regressar pois recebi um convite e aí irei andar/entrar num. Talvez nesse dia a minha opinião mude, mas até lá ela permanece intocável.

                                              EDIT: Os valores que o site da AHO apresenta não me parecem correctos, são identicos ao do anterior modelo, mas digo e repito, posso estar enganado.
                                              Editado pela última vez por underground; 22 May 2007, 19:36.

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                                                #24
                                                Como disse há tempos, tive oportunidade de ver o novo Fabia aqui no Algarve, durante a apresentação internacional. Vi-os em todas as cores, em todas as versões e motorizações. E a nível estético achei-o muito mais bonito ao vivo do que nas fotografias, sendo daqueles carros em que a cor influencia imenso o impacto que tem (por exemplo, detestei em preto e eu sou um fan da cor).
                                                Quanto a motores, já se sabe o que a marca oferece. A gasolina são medianos, a diesel são agora apenas normais mas também não acho que sejam inferiores à concorrência. Não acredito que o rendimento do TDI 80 seja tão fraco como o Underground refere, até porque tenho um Polo com esse motor e não sendo brilhante em acelerações (os 12/13 seg de 0-100 parecem-me correctos), é rápido suficiente em recuperações e mexe-se bem para a potência e peso que tem.
                                                Dos interiores só sei por agora o que li nas revistas e aí as opiniões dividem-se entre bons e médios para o segmento, pelo que ver para crer para julgar por mim próprio. No Fabia I que tive eram muito bons e a qualidade de construção do melhor que havia, incomparavelmente melhores que o Polo que tenho agora, que diga-se é uma enorme desilusão nesse aspecto e que para mim acabou com a imagem de qualidade que a VW tinha.
                                                Os preços anunciados neste Fabia II parecem muito interessantes, principalmente o 1.6 105cv, a ver se se confirmam. No fim-de-semana não vou faltar à apresentação. Não vou trocar de carro agora - o Polo tem só dois anos - mas daqui a 1/2 anos, o Fabia penso que vai voltar a ser uma alternativa muito séria. E não fosse a retoma da marca tão má, e acho que o Fabia seria mesmo a minha escolha.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                                  Meu amigo, vê o carro ao vivo!

                                                  A distancia entre os dois bancos dianteiros é mínima! Tenha também em consideração que eu vi o carro por fora, mas de qualquer modo já dá para ter uma noção.

                                                  Relativamente à aceleração de 16.3 Seg., era a que constava no folheto no interior de carro que indicava a motorização, gases, equipamento, etc...

                                                  Não estou interessado em saber o que as revistas dizem, para esses jornalistas o carro até pode ser muito espaçoso, mas eu não o achei!

                                                  A questão estética está ao critério de cada um.

                                                  Aliás, não tentei contar nada da pior maneira possível, apenas relatei o que vi, além disso irei lá regressar pois recebi um convite e aí irei andar/entrar num. Talvez nesse dia a minha opinião mude, mas até lá ela permanece intocável.

                                                  EDIT: Os valores que o site da AHO apresenta não me parecem correctos, são identicos ao do anterior modelo, mas digo e repito, posso estar enganado.
                                                  Ui, revistas? Dados? Informação fidedigna? Nada disso! "O que me parece subjectivamente e com má vontade" é que interessa mais!

                                                  Há duas coisas gritantes:
                                                  - A aceleração 0-100 NÃO É 16seg. O anunciado são os tais 13,2 e é +- o que todos os carros do mm tamanho e potência fazem. Nem sequer o 1.2 é tão lento. Quanto muito confundiste com uma recuperação, ou com a velociade máxima do 1.2 (é 163) ou eles enganaram-se mesmo.
                                                  - O preço. Há quem passe a vida a dizer "Vi no stand X o modelo tal a custar uma fortuna!" Para comparar, o que é que interessa? O que é comparável!
                                                  Vai a qualquer sítio onde tenha os preços nas mesmas condições, com/sem transporte, sem extras etc e compara.
                                                  O Fabia 1.4TDI mais equipado vem na AH a custar +-19600€. Basicamente é menos que um punto 1.3/1.2cdti e claro ainda abaixo de corsa, clio, etc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se assim é algo me leva a crer que é gralha do folheto informativos!

                                                    Se realmente for serei obrigado a retirar o que disse. Mas vou consultar o site oficial.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      16,5 faz o 1.2 60cv

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                                        Ui, revistas? Dados? Informação fidedigna? Nada disso! "O que me parece subjectivamente e com má vontade" é que interessa mais!

                                                        Há duas coisas gritantes:
                                                        - A aceleração 0-100 NÃO É 16seg. O anunciado são os tais 13,2 e é +- o que todos os carros do mm tamanho e potência fazem. Nem sequer o 1.2 é tão lento. Quanto muito confundiste com uma recuperação, ou com a velociade máxima do 1.2 (é 163) ou eles enganaram-se mesmo.
                                                        - O preço. Há quem passe a vida a dizer "Vi no stand X o modelo tal a custar uma fortuna!" Para comparar, o que é que interessa? O que é comparável!
                                                        Vai a qualquer sítio onde tenha os preços nas mesmas condições, com/sem transporte, sem extras etc e compara.
                                                        O Fabia 1.4TDI mais equipado vem na AH a custar +-19600€. Basicamente é menos que um punto 1.3/1.2cdti e claro ainda abaixo de corsa, clio, etc.

                                                        Para já eu não disse que o carro era caro, antes pelo contrário!

                                                        Depois, e repetindo o que já disse, mostra-me os dados oficiais da marca! É que já lá fui e não encontrei nada!
                                                        E sim, prefiro o Fabia a um corsa D, mil vezes! A questão que aqui se levanta é que o carro não me parece tão grande como pintam e é inferior à concorrência. ( Em termos de espaço...)
                                                        Mais, vamos reconhcer, os motores a gasolina estão mais que ultrapassados e o 1.4 TDi para lá caminha...
                                                        Editado pela última vez por underground; 22 May 2007, 20:32.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                          16,5 faz o 1.2 60cv
                                                          Só se eles trocaram os dados! É uma gralha grave!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            deleted

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