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GPL VS Diesel VS Grandes kilometragens

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    GPL VS Diesel VS Grandes kilometragens

    Olá caros colegas.

    Andei a pensar na minha vidinha, e tenho actualmente um 156 1.9JTD pois faço á volta de 60Mkms ano.

    Ora ao preço que andam os combustiveis, pensei em despachar este e ir buscar um 147 para por a GPL.

    No entanto tenho uma grande duvida, será um carro a GPL capaz de fazer 300Mkms sem me abrir o motor?

    O meu tem actualmente 157 Mkms e tá impecavel de motor, será que um GPL irá aguentar tantos kms?

    Dei um pulo a um forum de GPL mas ouvir falar por mt de problemas nas valvulas... E isso não me agrada nem um bocadinho...

    O que será mais adequado pra fazer kms e kms? Um diesel ou um GPL?

    Opinem

    #2
    Um Civic hybrid novo, e passados os 3 anos da garantia se precisares montas o GPL, pois como a CVT não deixa chegar ao red-line não tens problemas de valvulas que se houve falar nos VTEC

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
      Um Civic hybrid novo, e passados os 3 anos da garantia se precisares montas o GPL, pois como a CVT não deixa chegar ao red-line não tens problemas de valvulas que se houve falar nos VTEC
      De qualquer forma, entre um Diesel de baixa cilindrada e o Civic hybrid novo, o valor em Euros / 100 kms é favorável ao Diesel.

      Comentário


        #4
        queres que ele compre um carro novo a gasolina, ande 3 anos a gastar gasolina, para depois eventualmente o transformar a gpl... para supostamente poupar alguns euros em combustível? LOL

        a autonomia dos gpl é reduzida, se fazes muitos km vais passar muito mais tempo nas bombas, e a gastar dinheiro em gasolina quando não encontras bombas gpl.
        e não podes estacionar em parques subterraneos (para ti não sei, mas para mim isso é logo uma coisa que acaba com a viabilidade do gpl)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jbx Ver Post
          De qualquer forma, entre um Diesel de baixa cilindrada e o Civic hybrid novo, o valor em Euros / 100 kms é favorável ao Diesel.
          Nem penses, em carros do tamanho de um Alfa 156 ou mesmo de um 147 no way...

          os diesel de baixa cc só compensam em relação ao Hybrid nos carros do segmento B ou C sub-motorizados (Astra 1.3?!?), claro está considerando o preço de compra em novo...

          mas quem se propõe fazer milhares de Kms vai preferir um segmento B ????
          Editado pela última vez por koluirty; 24 May 2007, 15:13. Razão: enganeime no Alfa :)

          Comentário


            #6
            um clio consegue ser mais pesado que um mégane :D

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
              Nem penses, em carros do tamanho de um Alfa 159 ou mesmo de um 147 no way...

              os diesel de baixa cc só compensam em relação ao Hybrid nos carros do segmento B ou C sub-motorizados (Astra 1.3?!?), claro está considerando o preço de compra em novo...

              mas quem se propõe fazer milhares de Kms vai preferir um segmento B ????
              Exacto

              Amigos Faço mt estrada nacional (mtas ultrapassagens), preciso de um carro que ande quando eu precisar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                Nem penses, em carros do tamanho de um Alfa 159 ou mesmo de um 147 no way...

                os diesel de baixa cc só compensam em relação ao Hybrid nos carros do segmento B ou C sub-motorizados (Astra 1.3?!?), claro está considerando o preço de compra em novo...

                mas quem se propõe fazer milhares de Kms vai preferir um segmento B ????
                Já compras um segmento C (Astra, Focus, C4, etc...) na ordem dos 25 mil euros, até menos.
                O Hybrid anda à volta dos 24 mi euros, portanto acho que compensa mais o Diesel, no meu ponto de vista. É óbvio que no campo ambiental o Hybrid tem vantagens.

                cumpts

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                  um clio consegue ser mais pesado que um mégane :D
                  Não é só o peso que conta, em cidade e em AE a velocidades decentes o meu HCH gasta menos que o Clio 1.5 Dci da minha cunhada, e em EN gasta o mesmo ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Paulo83 Ver Post
                    Já compras um segmento C (Astra, Focus, C4, etc...) na ordem dos 25 mil euros, até menos.
                    O Hybrid anda à volta dos 24 mi euros, portanto acho que compensa mais o Diesel, no meu ponto de vista. É óbvio que no campo ambiental o Hybrid tem vantagens.

                    cumpts
                    Concordo...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                      Olá caros colegas.

                      Andei a pensar na minha vidinha, e tenho actualmente um 156 1.9JTD pois faço á volta de 60Mkms ano.

                      Ora ao preço que andam os combustiveis, pensei em despachar este e ir buscar um 147 para por a GPL.

                      No entanto tenho uma grande duvida, será um carro a GPL capaz de fazer 300Mkms sem me abrir o motor?

                      O meu tem actualmente 157 Mkms e tá impecavel de motor, será que um GPL irá aguentar tantos kms?

                      Dei um pulo a um forum de GPL mas ouvir falar por mt de problemas nas valvulas... E isso não me agrada nem um bocadinho...

                      O que será mais adequado pra fazer kms e kms? Um diesel ou um GPL?

                      Opinem
                      se fizeres contas vês que não te compensa estar a trocar o carro, ora vejamos:

                      1º : Mesmo com o preço por litro muito mais baixo que o gasóleo, o carro a consumir gás tem consumos bastante mais altos

                      2º: Investimento inicial: Tudo bem que fazes muitos km por ano, mas tens de percorrer alguns milhares de km para o recuperar

                      3º: Desvalorização: Ao trocares o teui carro actual vais acabar por "pagar" também a sua desvalorização

                      4º: Tens um motor excelente a nivel de fiabilidade (JTD) que te faz sem problemas mais uns bons milhares de Km.

                      Comentário


                        #12
                        Boas

                        Quando, sim quando porque deve estar para breve o Governo retirar a percentagem de isenção do ISP( imposto sobre produtos petroliferos) ao GPL a dúvida Diesel Vs GPL ou até mesmo gasolina vaí desaparecer!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                          se fizeres contas vês que não te compensa estar a trocar o carro, ora vejamos:

                          1º : Mesmo com o preço por litro muito mais baixo que o gasóleo, o carro a consumir gás tem consumos bastante mais altos

                          2º: Investimento inicial: Tudo bem que fazes muitos km por ano, mas tens de percorrer alguns milhares de km para o recuperar

                          3º: Desvalorização: Ao trocares o teui carro actual vais acabar por "pagar" também a sua desvalorização

                          4º: Tens um motor excelente a nivel de fiabilidade (JTD) que te faz sem problemas mais uns bons milhares de Km.

                          Os consumos não são assim tão mais altos... Rondaria possivelmente os 10 litros o que daria uns 5,8 euros por 100 kms, actualmente faço 6 litros no meu o que dá 6.4 euros por 100 kms. (Realmente não compensa)

                          E custa me a acreditar que um GPL chegue aos 300Mkms com tanta saúde quanto 1 diesel...

                          Afinal parece que o diesel ainda compensa

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Paulo83 Ver Post
                            Já compras um segmento C (Astra, Focus, C4, etc...) na ordem dos 25 mil euros, até menos.
                            O Hybrid anda à volta dos 24 mi euros, portanto acho que compensa mais o Diesel, no meu ponto de vista. É óbvio que no campo ambiental o Hybrid tem vantagens.

                            cumpts
                            Pois os base de gama sim, mas o homem tem um 156, vai virar espartano ???

                            @c3_soul o HCH tem 115Cv bem reais e um binario equivalente ao civic 1.8 , em ultrapassagens (recuperações)é melhor que um 320d (140cv) ... ver testes AH

                            não se compara a nenhum dos diesel < 120 cv

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 1Bsantos Ver Post
                              Boas

                              Quando, sim quando porque deve estar para breve o Governo retirar a percentagem de isenção do ISP( imposto sobre produtos petroliferos) ao GPL a dúvida Diesel Vs GPL ou até mesmo gasolina vaí desaparecer!
                              Pois mas nessa altura a isenção que o gasoleo tem tambem deve acabar, e aí... hybrid rules...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 1Bsantos Ver Post
                                Boas

                                Quando, sim quando porque deve estar para breve o Governo retirar a percentagem de isenção do ISP( imposto sobre produtos petroliferos) ao GPL a dúvida Diesel Vs GPL ou até mesmo gasolina vaí desaparecer!
                                Isto que dizes não tem sentido.Onde les-te isso?

                                Comentário


                                  #17
                                  Nesta topic http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=32365&page=2 esta uma entrevista com um taxista que mudou do diesel para o gpl, o carro dele é de 2000 e ja deve ter mais de 500 kkm, nao acredito que lhe tenha dado problemas porque se tivesse ele ja nao o teria!!!

                                  Mas tendo o alfa 156 acho que nao tem muita logica trocalo, pelas minhas contas de cabeça tendo em conta esses consumos que referistes pouparias cerca de 300€ por ano.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                    Nesta topic http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=32365&page=2 esta uma entrevista com um taxista que mudou do diesel para o gpl, o carro dele é de 2000 e ja deve ter mais de 500 kkm, nao acredito que lhe tenha dado problemas porque se tivesse ele ja nao o teria!!!

                                    Mas tendo o alfa 156 acho que nao tem muita logica trocalo, pelas minhas contas de cabeça tendo em conta esses consumos que referistes pouparias cerca de 300€ por ano.
                                    Sim realmente não vale a pena

                                    Vou ver o link que postaste, parece interessante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para quem já tenha diesel, não vale a pena trocar só por trocar.

                                      Mas o carro faz 300.000 kms sem abrir motor.

                                      A questão das válvulas não se aplica a todos os carros, e há o flashlube que previne isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 1Bsantos Ver Post
                                        Boas

                                        Quando, sim quando porque deve estar para breve o Governo retirar a percentagem de isenção do ISP( imposto sobre produtos petroliferos) ao GPL a dúvida Diesel Vs GPL ou até mesmo gasolina vaí desaparecer!
                                        O isp sobre o gpl é imposto pela UE, logo o governo não lhe pode mexer...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Strange Ver Post
                                          Isto que dizes não tem sentido.Onde les-te isso?
                                          Vou ver se arranjo uma tabela com as % de isenção. Quanto ao corte da isenção isso ainda só não aconteceu porque ainda não se lembraram disso !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mendes-v Ver Post
                                            O isp sobre o gpl é imposto pela UE, logo o governo não lhe pode mexer...
                                            Que esse valor era comunitário não sabia. Estamos sempre a aprender !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                                              Olá caros colegas.

                                              Andei a pensar na minha vidinha, e tenho actualmente um 156 1.9JTD pois faço á volta de 60Mkms ano.

                                              Ora ao preço que andam os combustiveis, pensei em despachar este e ir buscar um 147 para por a GPL.

                                              No entanto tenho uma grande duvida, será um carro a GPL capaz de fazer 300Mkms sem me abrir o motor?

                                              O meu tem actualmente 157 Mkms e tá impecavel de motor, será que um GPL irá aguentar tantos kms?

                                              Dei um pulo a um forum de GPL mas ouvir falar por mt de problemas nas valvulas... E isso não me agrada nem um bocadinho...

                                              O que será mais adequado pra fazer kms e kms? Um diesel ou um GPL?

                                              Opinem
                                              Tens noção de quanto gasta esse carro agasolina?! Não me parece.
                                              Acho o carro a gasolina tanto ou mais resistente que um diesel, depende dos casos claro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ....eu tive 2 escort a gpl!

                                                ambos fizeram muito mais de 200 mil K sem problemas de motor!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sou grande fã de GPL mas não sei até que ponto fazem essa kilometragem. Claro que haverá casos desses (o taxista por exemplo), mas a fiabilidade média pode ser mais baixa pelo simples facto de terem muito menos Kms de testes.

                                                  De qualquer maneira é sempre uma hipótese a considerar. Os sítios por onde andas têm bombas GPL? É que investir nisso e andar sempre a gasolina porque não há bombas deve custar um bocado...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Strange Ver Post
                                                    Isto que dizes não tem sentido.Onde les-te isso?
                                                    Não leu, inventou ele na cabeça dele

                                                    Carros com problemas de válvulas existem, estão referênciados na lista da Borel. Os outros fartam-se de comer quilómetros. A questão aqui não é os redlines porque a maioria dos kits a partir das 5000rpm até passam para gasolina por precaução, apesar de andar ai muita gente com isso desligado e a rasgar pelas AE's a fora a gás.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                      Um Civic hybrid novo, e passados os 3 anos da garantia se precisares montas o GPL, pois como a CVT não deixa chegar ao red-line não tens problemas de valvulas que se houve falar nos VTEC

                                                      falta de 1 sistema no gpl chamado flash lub (acho que é assim que se chama) que é tb aplicado nos vvt-i para que n exista esse problema das valvulas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        queres que ele compre um carro novo a gasolina, ande 3 anos a gastar gasolina, para depois eventualmente o transformar a gpl... para supostamente poupar alguns euros em combustível? LOL

                                                        a autonomia dos gpl é reduzida, se fazes muitos km vais passar muito mais tempo nas bombas, e a gastar dinheiro em gasolina quando não encontras bombas gpl.
                                                        e não podes estacionar em parques subterraneos (para ti não sei, mas para mim isso é logo uma coisa que acaba com a viabilidade do gpl)
                                                        A autonomia depende do depósito adoptado.

                                                        Eu no meu carro tenho um depósito GPL de 80 litros e faço mais km's do que fazia a gasolina (cerca de 600km a gpl contra 550 a gasolina).

                                                        Além disso, actualmente quase todas as cidades têm pelo menos um posto de abastecimento, para além de haver nas AE, logo a rede de abastecimento já não serve de desculpa para não optar pelo GPL (salvo alguns casos pontuais).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A utilização do GPL num motor a gasolina, quanto mais cedo melhor.

                                                          O GPL é um combustível que não deixa resíduos, o interior das câmaras mantém-se limpo sem carvão. O óleo mantem as sua propriedades durante mais tempo e as velas atingem tempo recorde de longevidade.

                                                          O problema das válvulas é característico de alguns modelos de motor já bem identificados e sempre existe o Flashlub, que é tão barato que não vale a pena fazer contas.

                                                          O meu carro tem 1600cc e 102cv e gasta cerca de 9 litros de GPL aos 100km, o que dá 5.22€ o que dá equivalência a um carro a gasóleo que gaste 5 litros.

                                                          Se vai durar muito tempo, não sei. Sei é que tem neste momento 112000km e anda a GPL desde os 60000 e nunca teve problema nenhum.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom, eu tenho alguma experiencia em GPL.

                                                            La em casa mora um BMW 316i com 250000km e gpl desde os 100000km...
                                                            Problemas de valvulas...nem sei o q e isso...flashlube???...tb nao...redline a gas???...sempre q me apetece!!!

                                                            Consumo de oleo: zero (nesta ultima muda o oleo ja fez 25mKm sem qq consumo)

                                                            Este carro nao para desde que se instalou o sistema pois e o mais economico la de casa com medias de gas a rondar os 9l/100km.

                                                            Agora o teu caso e diferente...tens um bom carro a gasoleo com relativamente poucos kms...

                                                            Quanto ao gpl, ha q escolher bem o modelo...nem todos os motores se dao bem. Do meu conhecimento, alemaes em geral, volvos e alguns franceses sao os melhores...

                                                            Nos italianos concerteza que tambem ha bastantes,pois os italianos tem o gpl bastante desenvolvido (ou nao fossem eles fabricantes de muitos dos kits disponiveis). Como disse, conheco pouco de modelos italianos, mas nada como tirar as duvidas num instalador conceituado.

                                                            Em termos de cilindrada, menos de 1.6 nao podes esperar grandes performances, e mm 1.6...

                                                            Se queres um carro economico e que te conpense a gpl, esquece o folego que tens no JTD, pois para andar bem a gpl os consumos vao andar nos 12/13 e ai la se vai a poupanca.

                                                            Eu sou bastante fa do gpl como podes ver, mas no teu caso sinceramente acho q nao conpensa.

                                                            Cumprimentos

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