Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A relação Potência/cilindrada não será sobrevalorizada?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A relação Potência/cilindrada não será sobrevalorizada?

    Porque razão é que temos sempre tendência a achar que, por exemplo, um turbo-diesel 2.0 de 170cv é melhor que um 2.5 dos mesmos 170cv?

    Será que essa relação de cavalos por litro é de facto o mais importante, ou não passará de uma simples bandeira panfletária? Se calhar o motor de menor cilindrada esfalfa-se todo para dar aquilo, enquanto o outro chega lá nas calmas.

    Fazendo uma analogia com os sistemas de som, estas disussões às vezes parecem-se com aquelas dos putos que dizem "a minha aparelhagem é melhor que a tua porque tem 300W e a tua só tem 100W". E se calhar, a de 100w é uma bang & olufsen e a outra é uma "chinatech" ou coisa que o valha.
    Editado pela última vez por Axxantis; 25 May 2007, 17:36.

    #2
    Melhor como???

    É que o 2.5 deve ter mais binário, mas também consumir mais... Por outro lado deve ser menos turbo-dependente!

    Enfim, há muita coisa para avaliar!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
      Melhor como???

      É que o 2.5 deve ter mais binário, mas também consumir mais... Por outro lado deve ser menos turbo-dependente!

      Enfim, há muita coisa para avaliar!
      Exactamente!
      Mas o primeiro impacto deste tipo de informação, e em larga medida aquilo que leva as pessoas a formar opiniões e a tomar decisões de consumo, é sempre aquele que referi!

      Comentário


        #4
        É assim a nós (portugueses com um belo de um IA) dá-nos jeito a maior quantidade de cv e N/m por cc possível.

        Agora se eu pudesse andar com um 3.0l com 6 cilindros em vez de um 2.0l com 4 é obvio que o fazia, ainda que a diferença de potências não fosse muito grande... Ahh e a diferença em consumo fosse ainda menor.

        Comentário


          #5
          Há uma tendência das pessoas pensarem que os mesmos cv num motor com menor cilindrada vai "andar mais" que num com maior cilindrada, o que por vezes não corresponde à verdade.

          Fora isso, há muitos mais aspectos a considerar, menos cilindrada = menor imposto, menores consumos, etc...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
            Porque razão é que temos sempre tendência a achar que, por exemplo, um turbo-diesel 2.0 de 170cv é melhor que um 2.5 dos mesmos 170cv?
            vês isso aqui no Forum?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
              vês isso aqui no Forum?
              Creio que seim , quando falam dos carros americanos

              Comentário


                #8
                There's no replacement, for displacement

                Sem duvida aqui conota-se mais potencia especifica = melhor, sobretudo em motores da mesma cilindrada.

                Para mim o motor "ideal", para um carro (obviamente apimentado...) varia entre os 2L e 3L, com poucas excepções, e normalmente ralacionando com o peso do carro.

                Os meus motores favoritos, são os 6c da Alfa Romeo e os I6 da BMW
                E por exemplo nestes acho que o 2.5 (para ambos) é excelente e assenta como uma luva na maioria dos carros.

                Nos 4c a Alfa tem coisas muito boas (incluindo e sobretudo, os antigos), e como não podia deixar de ser a Honda

                Obviamente fora disto ha ainda alguns casos muito bons como os TFSI do grupo VW (que diferença para os 1.8t).

                Quanto aos diesel, who cares ?

                Comentário


                  #9
                  Um motor mais pequeno, mas com a mesma potência de um maior, tem a vantagem de ser mais leve. Isso reflete-se no consumo, distribuição de pesos e, entre outras coisas, na possibilidade de ter um carro pequeno com a mesma potência de um grande. Hoje em dia temos carros do segmento C, com potências ao redor de 250 cv, que há uns anos só motores com 3500cc podiam diponibilizar. Ora, um motor deste tamanho, não dava jeito nenhum num carro destes.

                  Comentário


                    #10
                    A malta só vê números, então tende a confundir-se.

                    Antes de mais, os números que aparecem nas revistas referem a potência máxima que um motor atinge, e respectivo regime. Ou seja, o motor só tem aquela potência a X rotações por minuto. Nas restantes rotações não sabemos os valores da potência, a não ser que tenhamos um gráfico que no-lo indique.

                    Passando a este caso concreto, se tivermos dois motores com cilindradas diferentes mas exactamente o mesmo gráfico de binário/rpm (o que resulta em potências máximas iguais), os motores terão exactamente as mesmas prestações.

                    Ora como isso é algo que não acontece na vida real, o que podemos ter são dois motores de cilindradas diferentes e potências máximas iguais a rotações diferentes. O motor com maior cilindrada provavelmente terá peças móveis maiores, talvez maior números de cilindros, etc, tudo coisas que aumentam o peso do motor, mas também a sua inércia. O resultado é um motor com uma curva de binário mais "cheia", que tem mais potência nos baixos/médios regimes que o motor com a mesma potência máxima mas menos cilindrada.

                    Mas esta distribuição do binário pela faixa de rotações utilizáveis do motor varia muito de motor para motor e é influenciada por muitos factores. Não se pode afirmar peremptoriamente que um motor de maior cilindrada é melhor que um motor de menor cilindrada mas potência máxima equivalente.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X