Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Drive-by-wire é seguro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Drive-by-wire é seguro?

    Já me pus varias vezes a perguntar isto.

    Já todos lemos casos (veridicos ou não) de carros que sem mais nem menos "morrem" quando os estamos a conduzir.

    Vendo os prototipos, que já são em praticamente tudo "By-wire", será que corremos o risco de no futuro ,num caso de malfuncionamento, não conseguirmos controlar nada no carro?

    A mim faz-me confusão imaginar-me a virar o volante e o carro não reagir.

    Qual a vossa opinião?

    #2
    O futuro vai mesmo nesse sentido, e com o tempo esses sistemas serão cada vez mais fiáveis e os riscos de falha muito mais reduzidos... Mas, eu cá preferia ter o volante fisicamente ligado às rodas, pelo menos o volante!

    Comentário


      #3
      Os aviões mais modernos são Drive-by-Wire, e isso deverá querer dizer que a tecnologia deve ter já um grau de maturação que lhe permite ser bastante fiável.

      Comentário


        #4
        A solução para o by-wire é seguir o exemplo da aeronautica.
        Sistemas duplos, para que, caso 1 falhe exista outro que nos safe.

        no entanto, tenho algumas dúvidas em relação ao by-wire, sobretudo a direcção. Basicamente é como jogar Playstation. Viramos o volante e supostamente sabemos que as rodas vão virar, mas no entanto, não sentimos nada do que se passa lá na frente


        é certo que já existem acelaradores electrónicos, e depois de experimentar alguns, torna-se uma grande seca o atraso de resposta.
        Pisar o acelarador a fundo e só meio segundo a 1 segundo depois o carro reagir é mesmo muito mau.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
          A solução para o by-wire é seguir o exemplo da aeronautica.
          Sistemas duplos, para que, caso 1 falhe exista outro que nos safe.

          no entanto, tenho algumas dúvidas em relação ao by-wire, sobretudo a direcção. Basicamente é como jogar Playstation. Viramos o volante e supostamente sabemos que as rodas vão virar, mas no entanto, não sentimos nada do que se passa lá na frente


          é certo que já existem acelaradores electrónicos, e depois de experimentar alguns, torna-se uma grande seca o atraso de resposta.
          Pisar o acelarador a fundo e só meio segundo a 1 segundo depois o carro reagir é mesmo muito mau.
          A Fabia é assim, odeio!!!

          Comentário


            #6
            Eu noto isso no Astra, no Civic uia era vê-lo a acelarar

            Comentário


              #7
              Nem todos os sistemas são lentos à solicitação do acelerador. Depende das marcas.

              Agora n me perguntem pk

              Comentário


                #8
                Tenho acelerador electrónico e preferia que não tivesse...Tem um pequeno Lag...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                  Já me pus varias vezes a perguntar isto.

                  Já todos lemos casos (veridicos ou não) de carros que sem mais nem menos "morrem" quando os estamos a conduzir.

                  Vendo os prototipos, que já são em praticamente tudo "By-wire", será que corremos o risco de no futuro ,num caso de malfuncionamento, não conseguirmos controlar nada no carro?

                  A mim faz-me confusão imaginar-me a virar o volante e o carro não reagir.

                  Qual a vossa opinião?
                  Eu sou "fly-by-wire" e até agora nada a assinalar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                    A solução para o by-wire é seguir o exemplo da aeronautica.
                    Sistemas duplos, para que, caso 1 falhe exista outro que nos safe.

                    no entanto, tenho algumas dúvidas em relação ao by-wire, sobretudo a direcção. Basicamente é como jogar Playstation. Viramos o volante e supostamente sabemos que as rodas vão virar, mas no entanto, não sentimos nada do que se passa lá na frente


                    é certo que já existem acelaradores electrónicos, e depois de experimentar alguns, torna-se uma grande seca o atraso de resposta.
                    Pisar o acelarador a fundo e só meio segundo a 1 segundo depois o carro reagir é mesmo muito mau.
                    o meu é assim

                    Comentário


                      #11
                      pelo menos o volante tem que ser físico... e os travões também... mas temos cá malucos ou quê ??

                      Mas será possivel um volante partir aquilo que o liga ás rodas... ? e depois, mesmo sem wires, ficamos sem direcção..

                      Comentário


                        #12
                        eu sou um conservadorista antiquado

                        Comentário


                          #13
                          acelerador eletrónico a demorar 0.5s ??? acho que nao é tanto, mas pronto

                          Seja como for, já não há o perigo de partir o cabo do acelerador

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rjtd21 Ver Post
                            Os aviões mais modernos são Drive-by-Wire, e isso deverá querer dizer que a tecnologia deve ter já um grau de maturação que lhe permite ser bastante fiável.
                            É verdade, foi a Airbus que introduziu essa tecnologia no mercado, nos A330/3340.

                            Pelos visto é muito confotável e fiável!

                            Comentário


                              #15
                              A tecnologia "by wire", permite gerir melhor, e proporcionar ao condutor, tarefas que com a ligação física seria muito complicado. permite ainda maior flexibilidade na disposição dos orgãos do veículo e liberdade aos desenhadores sem terem que respeitar as condicionantes da colocação desses mesmos orgãos devido às ligações físicas. Claro que curvas feitas a puxar o travão de mão serão coisas do passado. Contra-brecagens também. Mas isto tudo é em prol da segurança e do respeito pelo ambiente enquanto condutores. agora se a conversa for como pilotaços... então tudo isto só vem dificultar. Mas na minha opinião pilotos deviam andar num autódromo, por isso... estou de acordo com estas evoluções.

                              Comentário


                                #16
                                exactamente voa_rasteirinho !

                                pilotos é no autodromo, pois nas estradas, queremos segurança !

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tubarão Ver Post
                                  exactamente voa_rasteirinho !

                                  pilotos é no autodromo, pois nas estradas, queremos segurança !
                                  BAIXINHO

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                    BAIXINHO

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se os caças funcionam assim À anos, acham q haverá problema?
                                      Os aviões teem sistemas em triplicado, mais o manual.
                                      Editado pela última vez por ESPRIT; 27 May 2007, 21:13.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Os aviões teem sistemas em triçlicado, mais o manual.


                                        HEIN ???

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                          A tecnologia "by wire", permite gerir melhor, e proporcionar ao condutor, tarefas que com a ligação física seria muito complicado. permite ainda maior flexibilidade na disposição dos orgãos do veículo e liberdade aos desenhadores sem terem que respeitar as condicionantes da colocação desses mesmos orgãos devido às ligações físicas. Claro que curvas feitas a puxar o travão de mão serão coisas do passado. Contra-brecagens também. Mas isto tudo é em prol da segurança e do respeito pelo ambiente enquanto condutores. agora se a conversa for como pilotaços... então tudo isto só vem dificultar. Mas na minha opinião pilotos deviam andar num autódromo, por isso... estou de acordo com estas evoluções.

                                          Não estou de acordo contigo. Parece que estás a dizer que quem gosta das coisas mais "naturais" tem de ser piloto ou gosta de andar a esgalhar. E o desfrutar da máquina ao natural, na sua essência mais original, isso não conta?
                                          Prefiro, por exemplo, o acelerador por cabo como tenho no meu carro, no entanto não sou nenhum piloto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                            A Fabia é assim, odeio!!!
                                            Fiat Punto MKII também... É estranho, artificial...para além de que o motor parece acelerar só à medida que lhe é confortável. O Punto MKI responde muito melhor, mas nem tem nada a ver... e quando se carrega a fundo, ele dá tudo (o pouco) que tem para dar ali sem paninhos quentes...
                                            Editado pela última vez por LuisMiguelC; 27 May 2007, 21:16.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                              Não estou de acordo contigo. Parece que estás a dizer que quem gosta das coisas mais "naturais" tem de ser piloto ou gosta de andar a esgalhar. E o desfrutar da máquina ao natural, na sua essência mais original, isso não conta?
                                              Prefiro, por exemplo, o acelerador por cabo como tenho no meu carro, no entanto não sou nenhum piloto.
                                              Exactamente... parece.
                                              Repara que eu digo "curvas feitas com o travão de mão serão coisas do passado. Contra-brecagens também."
                                              Isto acontecerá porque numa condução normal qualquer excesso ou desvio de trajectória, será corrigido pela electrónica, seja travando, virando as rodas ou mesmo acelerando sem qualquer intervenção do condutor.
                                              O que eu acho é que fazer curvas com o travão de mão, já não é condução normal. Já exige dotes de piloto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ok, agora fiquei bem esclarecido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu acelerador de certeza que não é porque o cabo já partiu

                                                  Para se ter uma ideia do que poderá ser a direcção by-wire, peguem num volante de pc... Sempre há o Force Feedback, mas nada substitui a força real..


                                                  _______________________________________________
                                                  <- cliquem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Claro que eles vão tentar fornecer o feeling dos travões e direcção ao condutor no modo by wire. Aliás, o sistema de travagem by wire será bastante mais eficaz que o normal (hidráulico).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                      A solução para o by-wire é seguir o exemplo da aeronautica.
                                                      Sistemas duplos, para que, caso 1 falhe exista outro que nos safe.

                                                      no entanto, tenho algumas dúvidas em relação ao by-wire, sobretudo a direcção. Basicamente é como jogar Playstation. Viramos o volante e supostamente sabemos que as rodas vão virar, mas no entanto, não sentimos nada do que se passa lá na frente


                                                      é certo que já existem acelaradores electrónicos, e depois de experimentar alguns, torna-se uma grande seca o atraso de resposta.
                                                      Pisar o acelarador a fundo e só meio segundo a 1 segundo depois o carro reagir é mesmo muito mau.
                                                      Isso tem mais a ver com a gestão electrónica do que propriamente com o by-wire.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rjtd21 Ver Post
                                                        Isso tem mais a ver com a gestão electrónica do que propriamente com o by-wire.
                                                        Muitas vezes é o mecanismo da borboleta do acelerador que não consegue acompanhar os requisitos necessários.... pois em termos de poder de processamento, qualquer ECU faz isso com a perna às costas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                          Claro que eles vão tentar fornecer o feeling dos travões e direcção ao condutor no modo by wire. Aliás, o sistema de travagem by wire será bastante mais eficaz que o normal (hidráulico).
                                                          deve ser deve, espero nunca chegar a esse ponto . É q no hidraulico nao precisamos de energia pra travar, mesmo com o motor desligado ainda se consegue travar, agora by-wire.....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                                            Muitas vezes é o mecanismo da borboleta do acelerador que não consegue acompanhar os requisitos necessários.... pois em termos de poder de processamento, qualquer ECU faz isso com a perna às costas.
                                                            Não me referia a tempos de processamento, mas mais a gestão electrónica por forma a cumprir os requisitos das normas de poluição, e fiabilidade, e afins.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X