Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como eles mudaram (engordaram!)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como eles mudaram (engordaram!)

    Artigo traduzido do site da revista alemã auto motor und sport
    Este artigo menciona apenas carros alemães, mas penso que se poderá generalizar a nível da indústria europeia e japonesa, pelo menos.
    "Os alemães estão cada vez mais gordos - mas não só eles. Também os carros aumentaram significativamente de peso nas últimas décadas. Isso afecta não só o coração, mas também o meio ambiente. Entre alguns dos que mais engordaram podemos considerar o VW Golf, o Opel Vectra ou o VW Multivan.
    É claro que o aumento do peso e das dimensões não é de atribuir apenas ao aumento dos itens de conforto. Também a segurança activa e passiva (crash-tests, airbags, etc.) bem como o isolamento acústico têm um papel importante neste aumento. Ainda assim, diferenças de 500 kg não são raridade, tal como por exemplo o Audi A4 e o seu antecessor Audi 80, ou o VW Golf actual em comparação com o Golf I. Também o Opel Vectra deu um salto enorme, que em relação ao Asc0na de 1976 aumentou o seu peso em mais de meia tonelada.
    Se utilitários como o VW Polo ou o Ford Fiesta ainda pesavam à volta de 700 kg há 30 anos atrás, hoje em dia estes veículos superam já a barreira da tonelada com algum à-vontade. A versão de base 2.0 do VW Multivan até já acusa um peso respeitável de 2,2 toneladas - uma diferença de 789 kg em relação ao seu antepassado T2, que pesava 1395 kg. Este teria, portanto, que ser carregado até ao seu peso bruto (2250 kg) para que ele pesasse aproximadamente o mesmo que um Multivan vazio!!
    Mas a opulência das novas gerações não se reflecte apenas ao olhar para a balança. Também as dimensões exteriores dos veículos são testemunha de um lento mas constante processo de "engorda". Assim, por exemplo, o comprimento do Passat de 1975 aumentou em cerca de 60 cm, dos 4,19 m da primeira geração até aos respeitáveis 4,77 m da geração actual.

    Também a Mercedes, a BMW e a Porsche engordaram
    Os outros construtores alemães também não se coibem de seguir esta tendência: o Mercedes 190 (W 201) e o novo Classe C têm uma diferença de quase 20 cm no comprimento, 10 cm em largura e ca. de 400 kg no peso. Com o BMW Série 3 acontece algo de quase idêntico. Até um Porsche 911, tanto na sua versão Carrera como no Turbo, tem hoje mais 400 kg que o seu equivalente dos anos 70. As limousines topo de gama Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S também apresentam hoje em dia um peso considerável de 1,9 toneladas. Nesta categoria, no entanto, as diferenças não são tão grandes como nas outras."

    De seguida, mostra-se uma tabela em que se compara, respectivamente:
    • Comprimento (Länge)
    • Breite (largura)
    • Altura (Höhe)
    • Tara (Leergewicht)
    • Potência (PS)
    • Cilindrada (Hubraum)
    • Ano de construção (Baujahr)




    #2
    É verdade!


    Mas o acréscimo de peso tb trouxe segurança passiva e activa! De resto tb é necessário os motores acompanharem esse peso, senão daqui a bocado um carro com 120cv no segmento c é uma arrastadeira

    Comentário


      #3
      por isso é que hoje em dia o pessoal é assim

      "epá...isso é de quando? 92.....epá...isso quantos cavalos tem? 120? isso nao anda nada, o meu de 2005 tem 150 "

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
        por isso é que hoje em dia o pessoal é assim

        "epá...isso é de quando? 92.....epá...isso quantos cavalos tem? 120? isso nao anda nada, o meu de 2005 tem 150 "



        pois




        Se repararem havia imensos carros 1.4 75cv e 1.6 dos anos 90 que faziam dos 0-100km/h em torno dos 10s e hoje em dia é preciso uns 115cv ou + para fazer o mesmo, ridiculo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EnginE Ver Post
          pois




          Se repararem havia imensos carros 1.4 75cv e 1.6 dos anos 90 que faziam dos 0-100km/h em torno dos 10s e hoje em dia é preciso uns 115cv ou + para fazer o mesmo, ridiculo
          Performance não é tudo... e a segurança?

          Comentário


            #6
            Ainda bem! Nao podia ser de outra forma.

            Comentário


              #7
              qual é o motor 1.3 hoje que faz menos de 10s dos 0 aos 100??? (sem falar de wankel)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                qual é o motor 1.3 hoje que faz menos de 10s dos 0 aos 100??? (sem falar de wankel)
                Então não sabes? É o Astra!


                Agora a sério, não conheço nenhum...

                Comentário


                  #9
                  Ainda me lembro do AX 1.1 / 1.1i a fazerem 11.5, 12.5s dos 0-100, e agora é ver o C3 a fazer 16s... LOOOOOOOOOOL

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por andred Ver Post
                    Então não sabes? É o Astra!


                    Agora a sério, não conheço nenhum...
                    esse é 1.2 pá!

                    Comentário


                      #11
                      realmente .. aqueles rockets levezinhos tipo swift sao um bom exemplo

                      Comentário


                        #12
                        Mas há aqui um aspecto engraçado que o artigo nem nenhum de vocês mencionou ainda!
                        É que apesar de todo este aumento de peso, as melhorias na aerodinâmica e acima de tudo na concepção dos motores permitiu baixar drasticamente os consumos e mais ainda a poluição, apesar deste aumento desmesurado de peso!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                          esse é 1.2 pá!
                          É pá, ainda mais ajudas!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                            Mas há aqui um aspecto engraçado que o artigo nem nenhum de vocês mencionou ainda!
                            É que apesar de todo este aumento de peso, as melhorias na aerodinâmica e acima de tudo na concepção dos motores permitiu baixar drasticamente os consumos e mais ainda a poluição, apesar deste aumento desmesurado de peso!!!
                            imagina agora se começassem com a frebe do low-weight

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                              Mas há aqui um aspecto engraçado que o artigo nem nenhum de vocês mencionou ainda!
                              É que apesar de todo este aumento de peso, as melhorias na aerodinâmica e acima de tudo na concepção dos motores permitiu baixar drasticamente os consumos e mais ainda a poluição, apesar deste aumento desmesurado de peso!!!
                              De facto, isso é feito notavel na evolução da insdrustria automovel, além de outras.

                              Comentário


                                #16
                                O peso é um mal necessário...

                                Devido aos ditos equipamentos de conforto, aos reforços estruturais que permitem absorver energia em caso de acidente. Proporciona tb melhor estabilidade geralmente.

                                Contudo, genericamente e para as mesmas soluções do passado, os carros tendem a ficar menos àgeis em termos de comportamento e mais lentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas para compensar o aumento brutal do peso, houve também um aumento brutal da potência. E os consumos não são muito mais elevados. O respeito pelo meio ambiente, também foi muito incrementado. Um motor de há 15 anos atrás, polui quase o triplo de um motor equivalente actual. Não sei qual é a tara de estar sempre a criticar os avanços tecnológicos,quando eles nos permitem ter carros mais seguros, rápidos e eficientes do que há umas décadas atrás.
                                  Exemplos disto há vários:
                                  Fiat Uno 1.4 td 72cv vs Fiat GPunto Multijet 1.3 90cv
                                  Renault 19 1.4 80cv vs Renault Megane 1.4 98cv
                                  VW Golf II 1.4 60cv vs VW Golf 1.4 FSI 90cv
                                  BMW 525 tds 143cv vs BMW 525d 177 cv

                                  ...e muitos mais haveria.

                                  Bolas... quais preferiam ter, conduzir, ser conduzidos ou mostrar ao vizinho?
                                  Não me lixem...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                    Mas para compensar o aumento brutal do peso, houve também um aumento brutal da potência. E os consumos não são muito mais elevados. O respeito pelo meio ambiente, também foi muito incrementado. Um motor de há 15 anos atrás, polui quase o triplo de um motor equivalente actual. Não sei qual é a tara de estar sempre a criticar os avanços tecnológicos,quando eles nos permitem ter carros mais seguros, rápidos e eficientes do que há umas décadas atrás.
                                    Exemplos disto há vários:
                                    Fiat Uno 1.4 td 72cv vs Fiat GPunto Multijet 1.3 90cv
                                    Renault 19 1.4 80cv vs Renault Megane 1.4 98cv
                                    VW Golf II 1.4 60cv vs VW Golf 1.4 FSI 90cv
                                    BMW 525 tds 143cv vs BMW 525d 177 cv

                                    ...e muitos mais haveria.

                                    Bolas... quais preferiam ter, conduzir, ser conduzidos ou mostrar ao vizinho?
                                    Não me lixem...
                                    Éh pá! Desses exemplos não escolhia nenhum, nem para ter, nem para conduzir e muito menos para mostrar ao vizinho!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                      Éh pá! Desses exemplos não escolhia nenhum, nem para ter, nem para conduzir e muito menos para mostrar ao vizinho!
                                      como disse são exemplos. Lembrei-me destes como podia ter posto outros quaisquer. Tu podes pensar nos que quiseres. Mas se não quiseres mostrar ao vizinho, podes mostrar à vizinha... começa pelos bancos de trás...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                        como disse são exemplos. Lembrei-me destes como podia ter posto outros quaisquer. Tu podes pensar nos que quiseres. Mas se não quiseres mostrar ao vizinho, podes mostrar à vizinha... começa pelos bancos de trás...
                                        Se soubesses o carro que tenho...
                                        Editado pela última vez por andred; 27 May 2007, 20:16. Razão: .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                          Se soubesses o carro que tenho...

                                          Epá, tens razão...
                                          Mais vale retirá-los...
                                          Eu no meu era o que fazia...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                            Epá, tens razão...
                                            Mais vale retirá-los...
                                            Eu no meu era o que fazia...
                                            Os 2 ultimos estão escondidos... mas sempre podem colocarem-se na posição de deitados!

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X