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    opel vectra opiniões

    boas
    neste momento tenho ideias de trocar de viatura e estou interessado numa carrinha opel vectra 2.0 dti sport de 2001.
    acedi a este forum no intuito de recolher opinioes de quem conheça este veiculo para melhor me informar sobre o carro.
    agradeço a todos os que responderem a este post pois assim poderei ficar a conhecer melhor o carro que tenciono comprar.
    já agora alguem me explica o que é uma Maf ?
    é que já li algures que este é um dos defeitos destes carros, mas fiquei na mesma porque não consegui descobrir o que é!

    #2
    Introdução: A MAF, também conhecida por sensor de massa de ar, debímetro ou caudalímetro, é um pequeno sensor que tem uma função muito importante no funcionamento da electrónica dos motores actuais e que tem uma frequência de falhas que se pode considerar grande, nomeadamente nos motores diesel TDI. Com este texto para além de descrever o que é a MAF e de mostrar como diagnosticar problemas com a mesma, mostro os vários testes que efectuei com duas MAFs boas, uma com a rede de protecção e outra sem essa rede. Este último teste surgiu como tentativa de verificação de alguns pressupostos lidos em alguns artigos na internet.
    MAF: A medida do fluxo de ar para o motor é feita pelo sensor de massa de ar através de um fio percorrido por uma corrente eléctrica. Este sensor está acoplado à caixa do filtro de ar e inclui duas grelhas que tem como objectivo reduzir a turbulência do ar. Também é feita referência às redes como medida de protecção contra a possibilidade de ratos roerem o filtro e entrarem para o motor, danificando-o irremediavelmente. Este sensor não tem partes móveis. Um fio condutor muito fino é percorrido por uma corrente eléctica que o mantém a 180ºC acima da temperatura do ar. Quando o fluxo de ar aumenta, o fio é arrefecido e a resistência dos sensores muda. A corrente no fio é aumentada para manter o fio à mesma temperatura constante. Esta alteração é convertida numa tensão que é enviada à centralina para que calcule o volume de ar que entrou. A sujidade e óleo no sensor podem causar leituras incorrectas ou deficientes. Por causa disto, o fio da MAF é aquecido até 1000º por um período de 1 segundo a cada vez que o motor é desligado, de modo a queimar alguns resíduos que possam ter ficar no filamento. Se é detectada alguma avaria no sensor, o sinal é substituído por um valor fixo de modo a que o carro possa ser conduzido.

    Problemas: Os primeiros problemas começam a surgir quando nos apercebemos que o carro não desenvolve como antes. A velocidade máxima não é atingida e a partir de certa rotação o carro parece que puxa menos. Como normalmente a MAF não deixa de funcionar instantaneamente, não nos apercebemos facilmente do problema. Os problemas com as MAF acontecem tanto em carros de série e novos como em carros modificados e onde se trocou o filtro de ar. Podem acontecer problemas tanto com poucos como com muitos kilómetros. No meu caso foi depois dos 100000km que a MAF avariou. Isso deveu-se no meu caso quase de certeza a excesso de óleo no filtro de ar numa manutenção que fiz ao filtro. Este óleo vai passando pelo filtro e fica a envolver o pequeno filamento que mede o volume de ar. Num dos testes que fiz proximo dos 95000km a MAF dava os valores correctos. A perda de andamento era notória. Em auto-estrada onde o carro chegava aos 210km/h no ponteiro passava a atingeir apenas 180km/h e com mais dificuldade.
    Editado pela última vez por AutoFan; 27 May 2007, 22:57.

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      #3
      Ora aqui esta uma bela explicação de o que é a MAF!!!

      Infelizmente nao conheço suficientemente o carro em questão para te poder ajudar....

      Comentário


        #4
        Bela explicação da MAF

        Quanto ao carro em si, cá por casa mora um desses mas a gasolina, problemas até agora foram a bobine de ignição.
        A Opel tentou impingir uma caixa de direcção devido a uns estalos que fazia mas não era nada disso, eram apenas parafusos desapertados. Se o meu pai e a minha mãe não tivessem feito barulho lá era uma bela de uma despesa para nada.
        Ultimamente a luz do ABS anda acesa, ainda não se conseguiu descobrir de onde é o problema exactamente.
        De resto mais nada a apontar. O Sport não é propriamente confortável mas tem um comportamento bastante bom e curva que é uma maravilha, apesar deste ser a gasolina consome pouco. Das últimas 3 viagens feitas consumiu 5.9, 5.8 e 6.6 respectivamente, sendo a terceira que na AE se andou mais rapido, entre os 130 e os 140. Em cidade faz 8/9.

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