Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Channel 4 revela imagens da morte de Princesa Diana

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Channel 4 revela imagens da morte de Princesa Diana

    Channel 4 revela imagens da morte de Diana


    HUGO BORDEIRA, Londres
    O canal de televisão Channel 4 prepara-se para difundir um documentário polémico onde alegadamente serão exibidas imagens dos últimos momentos de vida da princesa Diana. O programa chama-se Diana: The Witnesses in the Tunnel (Diana: As Testemunhas no Túnel) e contém fotografias captadas poucos minutos após o acidente num túnel de Paris, que em Agosto de 1997 vitimou a princesa de Gales.

    O documentário está a gerar ondas de choque no país, com vários apelos para que seja censurado e muitas acusações de sensacionalismo dirigidas ao Channel 4. Uma das fotografias, a preto e branco, mostra Diana a receber oxigénio de um médico francês, Frederic Mailliez, que viajava no sentido contrário e parou para assistir as vítimas, sem se aperceber de quem se tratavam. Nelas percebe-se que a princesa foi projectada para o chão atrás do lugar do condutor e a sua face aparece deliberadamente obscurecida.

    No documentário surgem também entrevistas inéditas aos paparazzi e outras testemunhas que presenciaram os últimos momentos da "princesa do povo".

    "Material sensacionalista"

    Os conservadores, principal partido da oposição, já apelaram aos responsáveis do canal para travarem a difusão do programa, prevista para 6 de Junho. "É preciso não esquecer que Diana, além de ser uma figura pública, também era mãe e este tipo de cobertura é altamente angustiante para os príncipes William e Harry. Seria de esperar mais de uma estação com responsabilidades de emissora pública do que expor material sensacionalista desta forma. É difícil perceber o interesse público destas imagens", declarou o deputado conservador Hugo Swire, 'ministro-sombra' para a Cultura.

    Num país onde os tablóides não se inibem de publicar detalhes íntimos sobre a vida e morte das celebridades, os últimos momentos de Diana continuam a ser uma excepção à regra. Na verdade, vários jornais - britânicos e não só - pagaram fortunas pelas fotografias dos paparazzi que testemunharam o acidente, mas até hoje prevalece uma espécie de acordo tácito para que não sejam usadas. A única que furou esta "autocensura" foi a revista italiana Chi, que publicou as fotos em 2006e foi alvo de críticas dos filhos da princesa.

    Agora, tanto o Channel 4 como o regulador Ofcom têm sido inundados com telefonemas, cartas e emails a exigirem a não difusão do programa, mas em ambos os casos parece que nada vai travar a sua difusão.

    "Interesse público"

    Na verdade, os responsáveis do canal garantem que não vão recuar e invocam o "interesse público" do documentário. "Estas fotografias são um testemunho importante e preciso sobre os acontecimentos após o acidente", referiu um porta-voz do Channel 4. "Algumas retratam cenas dentro do túnel, mas em nenhuma delas é possível identificar Diana ou alguma das vítimas. Apenas uma imagem foi obscurecida para evitar intromissões abusivas na privacidade das vítimas e suas famílias", acrescentou. "Estamos seguros de que depois de verem o programa, as pessoas concordarão que é um documentário bem feito e responsável", concluiu ainda.

    Por outro lado, o Ofcom já referiu que vai analisar as muitas queixas recebidas, mas alertou para o facto de não ter autoridade para alterar a programação de um canal televisivo.

    O Channel 4 é um sério candidato a canal mais controverso do ano, já que há uma semana esteve no centro de outra polémica relacionada com o programa Big Brother Celebridades. O regulador considerou que a estação violou o código de conduta das emissoras, em Janeiro, ao colocar no ar insultos racistas de uma das concorrentes britânicas a Shilpa Shetty, uma participante indiana. |

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
Working...
X