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Metro do Porto - Sabotagem

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    Metro do Porto - Sabotagem

    Sabotagem no metro do Porto foi planeada ao milímetro


    Carla Soares</B>

    De forma rápida e criteriosa. Foi assim que, cerca das quatro da madrugada de ontem, foi sabotado o metro do Porto, com cortes nos cabos de comunicação e obstrução de agulhas a condicionar toda a rede. Acções levadas a cabo por peritos na matéria, diz a empresa, que já remeteu à Polícia Judiciária (PJ) um relatório técnico para averiguação.

    A gravidade dos danos acabou por reduzir até 30% a oferta habitual de transporte, apenas normalizada ao final da manhã. Mas os indícios, considera o Conselho de Administração da Metro do Porto, indicam tratar-se de "sabotagem deliberada" com o propósito de paralisar toda a rede. No terreno esteve já uma equipa de investigadores da PJ, adiantou.

    Tudo aconteceu em dia de greve geral. Mas em momento algum do comunicado que ontem divulgou, a empresa associa a greve aos actos de sabotagem, até porque, argumenta, a adesão na Metro do Porto foi de 0%.

    Falha de segurança

    O bloqueamento de diversos aparelhos de mudança de via, ou agulhas, foi feito entre a Senhora da Hora e a Fonte do Cuco, em Matosinhos, ponto nevrálgico da rede, com ligações à Maia e à Póvoa de Varzim. A obstrução de agulhas foi na mesma zona e praticamente em simultâneo com o corte de cabos de fibra óptica, que deixou inoperacionais a vigilância e a comunicação. Ou seja, quem mexeu nas agulhas certificou-se, primeiro, de que a comunicação era cortada. Neste caso, o posto central de comando (Guifões) deixou de receber imagem.

    No total da rede, há cerca de 500 câmaras, mas apenas algumas gravam imagem e só em determinados momentos. As câmaras não cobrem a totalidade da linha. Estão nas estações e nas zonas de manobras, onde há agulhas. Já no local onde os cabos foram danificados, não haverá vigilância. Estes estão protegidos por tampas de betão e, garante fonte da Metro, o cidadão comum não faz ideia do que lá está, apenas alguém conhecedor do sistema.

    Perante a falta de uma segurança que permita, na totalidade da rede, impedir actos de sabotagem, a empresa estará a ponderar um reforço da vigilância. Mas também deixa claro que os danos só foram possíveis porque os alegados sabotadores tinham conhecimento do sistema. Quanto à possibilidade de descarrilamento, a fonte considera "muito improvável" e nota que as primeiras viagens são feitas sem passageiros. Se fosse de dia, considera que ninguém se arriscaria a sabotar.

    No comunicado, a Metro insiste na ideia de que a sabotagem apenas podia ter sido concretizada por peritos na matéria.

    A empresa relata danos provocados nos sistemas de comunicações e de apoio à operação, detectados de imediato, cerca das quatro horas da manhã. "Estes danos, cortes cirúrgicos, precisos e localizados de cabos, nas imediações da Estação da Senhora da Hora, terão sido efectuados por alguém com conhecimentos técnicos dos sistemas de comunicação instalados", refere. Em simultâneo, relata, ainda, detectou a obstrução das agulhas. E "esta acção foi, de igual modo, levada a cabo com perícia técnica e num período de tempo muito curto".

    "Exacta noção dos danos"

    "Estes factos indiciam que os autores tiveram o propósito deliberado e consciente de provocar uma paralisação total da rede, com exacta noção da dimensão dos danos resultantes", conclui o Conselho de Administração. A Metro garante ter agido de imediato, elogiando a prontidão dos quadros e técnicos das empresas responsáveis pela operação e manutenção dos sistemas.

    A entrada em operação ficou limitada a 30% da oferta, desde as seis horas, quando começa a circulação, aumentando progressivamente para 60%, a partir das 8,30 horas, e ficando totalmente normalizada cerca das 11 horas.

    Os painéis ficaram inoperacionais até cerca das 10 horas, havendo apenas um aviso sonoro aos utentes. Depois disso, podia ler-se a informação de que o serviço estava condicionado por motivos de "sabotagem".

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    http://jn.sapo.pt/2007/05/31/primeir...ada_milim.html

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    Alguém deve ter ficado chateado por o MdP (Metro do Porto) não ter aderido à greve e então queis forçar uma...

    #2
    Sabotar o metro é facil basta despejar betão com acelarador de pressa nos carris apartir daí pode andar...mas fora do carril

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      #3
      Espero bem que a PJ encontre os responsaveis e que estes seja punidos pelos prejuizos causados e criminalmente.

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        #4
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Sabotar o metro é facil basta despejar betão com acelarador de pressa nos carris apartir daí pode andar...mas fora do carril
        Oh Nephilim, então os gajos deram-se ao trabalho de um meticuloso trabalho técnico à la "Mission: Impossible!" e tu vens com betão!

        Comentário


          #5
          Isso é de uma irresponsabilidade atroz.

          Estas tipo de práticas relatadas durante muitos anos e associadas aos comunas é vergonhosa. Eles são capazes de tudo para conseguirem sobreviver no seu sistema do faz de conta.

          Canalhas. A colocar a vida de pessoas em risco.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            Isso é de uma irresponsabilidade atroz.

            Estas tipo de práticas relatadas durante muitos anos e associadas aos comunas é vergonhosa. Eles são capazes de tudo para conseguirem sobreviver no seu sistema do faz de conta.

            Canalhas. A colocar a vida de pessoas em risco.
            Que é uma irresponsabilidade, de acordo.

            Que tenham sido "comunas" (leia-se alguém de esquerda possivelmente afectos a um sindicato que nesse dia fazia greve) podes ter fortes heurísticas nesse sentido, mas não o sabes (se o sabes, é grave).

            Segundo a MdP não haveria qq risco para os utentes (lê a notícia).

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              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Que é uma irresponsabilidade, de acordo.

              Que tenham sido "comunas" (leia-se alguém de esquerda possivelmente afectos a um sindicato que nesse dia fazia greve) podes ter fortes heurísticas nesse sentido, mas não o sabes (se o sabes, é grave).

              Segundo a MdP não haveria qq risco para os utentes (lê a notícia).
              Riscos para os utentes? Não, de modo algum. Claro que com tanto dinheiro gasto no Metro do Porto todos os riscos estão cobertos, em especial aqueles que são detectados a tempo, não é?

              Quanto a situações semelhantes feitas pelo mesmo género de pessoas, eu não acredito que ele comessem criancinhas ao pequeno almoço, mas acredito em outras histórias bizarras.

              Mas pronto, mais alguma coisa? Talvez comentar o artiigo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Isso é de uma irresponsabilidade atroz.

                Estas tipo de práticas relatadas durante muitos anos e associadas aos comunas é vergonhosa. Eles são capazes de tudo para conseguirem sobreviver no seu sistema do faz de conta.

                Canalhas. A colocar a vida de pessoas em risco.
                Ora nem mais!!!
                Esses animais, a quererem fazer a toda a força uma greve forçada, numa tentativa de elevar números de paralisação.... Para quê??

                Para prejudicarem a vida dos utentes, muitos deles, trabalhadores em condições de trabalho miseráveis, com patrões pouco/nada compreensivos, a quem vão ter que prestar contas?????

                E os piquetes de greve??
                Já repararam que os "trabalhadores", "camaradas" que as constituem, são precisamente aqueles trabalhadores que mais estabilidade tem no trabalho que realizam, e que mais protegidos estão contra possíveis retaliações da entidade patronal?? Já viram que os "trabalhadores" mais indignados são sempre os sindicalistas de costas quentes??

                Se os comunas querem fazer alguma coisa pelos seus militantes ou trabalhadores em geral, que tomem medidas concretas, e não façam palhaçadas e guerrilhas estúpidas que só prejudicam principalmente aqueles que deveriam proteger...

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