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Aceleração: RWD ou AWD???

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    Aceleração: RWD ou AWD???

    Tenho uma dúvida já há algum tempo e discuti o assunto com vários colegas e não chegamos a um acordo... Pode parecer parvo mas cá vai:
    Em condições e com motorizações semelhantes qual será o carro que tem melhor aceleração??? RWD ou AWD??

    #2
    Em arranque sobre piso com pouca aderência AWD, caso contrário RWD visto que o sistema de tracção total dissipa mais potência. Acima de tudo depende das condições num caso é melhor um tipo de tracção noutro já não pode ser.

    Em vel. de ponta vence sempre o RWD, em aceleração com o carro já em andamento também a não ser que ainda não consiga ter aderência suficiente e comece a patinar, o que é mais dificl de acontecer num AWD

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      #3
      as diferenças maiores vao ser no inicio do arranque, ou seja, nem sempre isso se reflecte nos 0-100kmh...mas reflecte-se de certeza nos 0-30 ou outra mediçao mais curta.
      se comparares os tempos parciais notas bem onde cada um ganha ou perde.

      em bom piso seco, serão bastante identicos. o que o AWD perde em potencia à roda devido à transmissao, ganha com uma ligeira vantagem na tracçao.

      em qualquer piso mais escorregadio, o AWD tem maior vantagem.

      outra grande vantagem do AWD é a facilidade em fazer arranques. pé a fundo, larga a embraiagem...normalmente o arranque sai sempre mt parecido e proximo do "ideal". em qualquer outro tipo de tracçao (incluindo os FWD's com Haldex) é preciso bastante mais cuidado senao ficas a patinar rodas uma eternidade.

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        #4
        Na maioria das situações, AWD

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          #5
          Com potência e pesos identicos sem dúvida o AWD é mais rápido no arranque que o RWD.

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            #6
            O AWD só pode perde se for considerado o peso e atrito superior, em termos absolutos será sempre melhor mas não é por isso que as diferenças são grandes e não é aí que está a vantagem de uma ou outra solução (pelo menos na maioria dos pisos).

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              #7
              vejam o 5th gear desta semana.

              o RS4 "salta" pra frente no instante inicial do arranque, mas o M3CS, apesar de ser bastante menos potente (+-80cv, e uma diferença de binario astronomica), acaba por quase manter a distancia a partir de certo ponto.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                vejam o 5th gear desta semana.

                o RS4 "salta" pra frente no instante inicial do arranque, mas o M3CS, apesar de ser bastante menos potente (+-80cv, e uma diferença de binario astronomica), acaba por quase manter a distancia a partir de certo ponto.
                Nas primeiras relações o binário nas rodas é enorme, a partir de 3ª (ou mesmo 2ª) poucos carros têm potência para fazer escorregar as rodas (controlos de tracção à parte), sejam awd, fwd ou rwd.

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                  #9
                  BMW 330i
                  0-100 km/h : 6,3s
                  Peso : 1480kg

                  BMW 330xi
                  0-100 km/h : 6,6s
                  Peso : 1710kg

                  0,3s parecem pouco para uma diferença de 230 kg.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                    BMW 330i
                    0-100 km/h : 6,3s

                    BMW 330xi
                    0-100 km/h : 6,6s
                    o sistema de tracçao desses carros nao foi idealizado para melhorar as performances "puras".

                    de qualquer das formas, compara os tempos até 30kmh (penso que é essa a info que tb anda por ai. é 30 ou 40)

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um hr-v e digo por experiência própria,tem um arranque em nada compativel com um automovel de 105 cv,pois ficas literalmente colado ao banco.E porquê?Culpa do awd,põe mais "rápido" os cavalinhos no chão...!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por 4wd

                        Tenho um hr-v e digo por experiência própria,tem um arranque em nada compativel com um automovel de 105 cv,pois ficas literalmente colado ao banco.E porquê?Culpa do awd,põe mais "rápido" os cavalinhos no chão...!
                        um rwd de 105 cv em seco nao deve ter problemas de tracçao pk o peso desloca se pa tras ou um carro pesadito fwd com um pneu razoavel tb! os fwd nota se sempre k em arranque nao e dificil por a patinar mas rwd e 4wd em seco nao se destingue mt...so em grandes potencias...
                        em casa tenho dos 3 tipos [:P]

                        Comentário


                          #13
                          Fiz o teste a pedido de um amigo que tem um Alfa romeo 146 1.4 16v de 103 cv ligeiramente mais leve que o meu e esquece,por duas vezes quando meteu a 2ª estacionou um autocarro entre nós...eh eh

                          Comentário


                            #14
                            Com AWD ganha-se aderencia e aceleraçao e perde-se em relaçao a velocidade de ponta.Também o gasto dos pneus é mais homogeneo,mas por outro há um consumo ligeiramente superior.

                            Cumps,

                            Comentário


                              #15
                              Boas,

                              A resposta a esta pergunta é dada todas as semanas nas várias provas de arranques que se realizam um pouco por todo o pais....AWD

                              Comentário


                                #16
                                Em puro arranque de queimar borracha, AWD não dá a mais pequena hipotese.
                                Exemplo: Impreza! Aquela ***** ao arrancar até esgadanha o asfalto. Aliás, o carro não arranca, dá um salto para a frente. Verdadeiramente brutal. Um autentico torpedo.
                                Ainda que sendo um tracção à frente, o ctr não aguenta mais que 3.000 para o arranque, caso contrário patina.... Claro que se o teste fosse aceleração a partir dos 30km/h e depois pata a fundo já o subaru não fugia... mas em arranque parado AWD pura e simplesmente salta para a frente...literalmente.
                                Abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  Luís...tens toda a razão ;)

                                  O Subaru (e os AWD de uma maneira geral) põem a potência no chão muito mais eficazmente pelo que no arranque são superiores nisso.

                                  A desvantagem do AWD é que depois tem uma maior potência dissipada (mais coisas para mexer lolol) pelo que tem de ter uma maior potência do que um FWD...o rei nas poucas percas de potência aí.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Luís

                                    Em puro arranque de queimar borracha, AWD não dá a mais pequena hipotese.
                                    Exemplo: Impreza! Aquela ***** ao arrancar até esgadanha o asfalto. Aliás, o carro não arranca, dá um salto para a frente. Verdadeiramente brutal. Um autentico torpedo.
                                    Ainda que sendo um tracção à frente, o ctr não aguenta mais que 3.000 para o arranque, caso contrário patina.... Claro que se o teste fosse aceleração a partir dos 30km/h e depois pata a fundo já o subaru não fugia... mas em arranque parado AWD pura e simplesmente salta para a frente...literalmente.
                                    Abraço

                                    Exactamente[8D]

                                    Comentário


                                      #19
                                      A grande vantagem do AWD é em pisos de fraca aderencia.
                                      Em condições de atrito normais o AWD supera primeiro a inércia do veículo mas começa a perder rapidamente à medida que a velocidade aumenta.
                                      Não é por acaso que os Dragsters são FWD.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por _037

                                        A grande vantagem do AWD é em pisos de fraca aderencia.
                                        Em condições de atrito normais o AWD supera primeiro a inércia do veículo mas começa a perder rapidamente à medida que a velocidade aumenta.
                                        Não é por acaso que os Dragsters são FWD.

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por _037

                                          A grande vantagem do AWD é em pisos de fraca aderencia.
                                          Em condições de atrito normais o AWD supera primeiro a inércia do veículo mas começa a perder rapidamente à medida que a velocidade aumenta.
                                          Não é por acaso que os Dragsters são FWD.
                                          FWD????

                                          Os dragsters sao RWD

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                                            BMW 330i
                                            0-100 km/h : 6,3s
                                            Peso : 1480kg

                                            BMW 330xi
                                            0-100 km/h : 6,6s
                                            Peso : 1710kg

                                            0,3s parecem pouco para uma diferença de 230 kg.
                                            Ai não, não! 230kg é uma diferença enorme.


                                            Mas, se não considerarmos o peso e as diferenças de aproveitamento, o 4WD é melhor, mas na realidade, devido ás ditas desvantagens, ambos (RWD e 4WD) equivalem-se.



                                            Ás vezes, a geometria de suspensão é mais importante que isso!

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por _037

                                              A grande vantagem do AWD é em pisos de fraca aderencia.
                                              Em condições de atrito normais o AWD supera primeiro a inércia do veículo mas começa a perder rapidamente à medida que a velocidade aumenta.
                                              Não é por acaso que os Dragsters são FWD.
                                              [:0][}][}][}][}][}]

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por _037

                                                A grande vantagem do AWD é em pisos de fraca aderencia.
                                                Em condições de atrito normais o AWD supera primeiro a inércia do veículo mas começa a perder rapidamente à medida que a velocidade aumenta.
                                                Não é por acaso que os Dragsters são FWD.
                                                , deves querer dizer RWD;)

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                                                  #25
                                                  Obrigado aos caros colegas pela correção.
                                                  Mas acho que deu para passar a mensagem. Acelaração pura em boas condições de aderencia = RWD

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim os dragster norte-americanos que fazem mais de 400km/h quase não têm pneus à frente...já atrás...upá upá...

                                                    Comentário

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