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Será o alternador?

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    Será o alternador?

    hoje o ar condicionado do meu astra começou a querer parar e depois foi a direcção assistida que por momentos deixou de ser ... assistida.

    Será o alternador?

    depois disto desliguei o carro e fiz mais 100km sem problemas nenhuns (sempre com ar condicionado ligado)

    #2
    Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
    hoje o ar condicionado do meu astra começou a querer parar e depois foi a direcção assistida que por momentos deixou de ser ... assistida.

    Será o alternador?

    depois disto desliguei o carro e fiz mais 100km sem problemas nenhuns (sempre com ar condicionado ligado)

    é! é isso mesmo o alternador lol


    não rapaz, o alternador n tem nada a haver, ou melhor, pode ter a haver mas nao é por estar avariado
    o que se passou é que a correia k passa pelo alternador , AC e DA pode estar laça ou ter apanhado oleo, e patinou e ficaste momentáriamente sem AC e DA! (e alternador)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DeepSnoozer Ver Post
      é! é isso mesmo o alternador lol


      não rapaz, o alternador n tem nada a haver, ou melhor, pode ter a haver mas nao é por estar avariado
      o que se passou é que a correia k passa pelo alternador , AC e DA pode estar laça ou ter apanhado oleo, e patinou e ficaste momentáriamente sem AC e DA! (e alternador)
      A bateria foi-se, esta manhã não arrancou...não posso deixar de relacionar uma coisa com a outra.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
        A bateria foi-se, esta manhã não arrancou...não posso deixar de relacionar uma coisa com a outra.
        Foi o alternador, quase de certeza! e tem cuidado porque se não funciona o alternador muito provavelmente não funciona o sistema de refrigeração e o carro pode queimar a junta!

        Pode até ser só a correia, mas vai dar ao mesmo!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
          A bateria foi-se, esta manhã não arrancou...não posso deixar de relacionar uma coisa com a outra.
          Se acendeu a luz da bateria com o motor a trabalhar, pode muito bem ser o regulador do alternador que avariou.

          Quanto ao resto não sei dizer. O melhor mesmo é verificar visualmente se possivel o funcionamento do compressor do ar condicionado e da direcção assistida (correia está larga e patina/escorrega ?)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
            Foi o alternador, quase de certeza! e tem cuidado porque se não funciona o alternador muito provavelmente não funciona o sistema de refrigeração e o carro pode queimar a junta!

            Pode até ser só a correia, mas vai dar ao mesmo!!
            Desculpa, mas és mecanico?

            O alternador serve para ke? para carregar a bateria ou para fazer girar a bomba de agua?

            Na maioria dos carros tens uma correia que vai do volante do motor até ao alternador, passa pela direcçao assistida e pelo ar condicionado, a bomba de agua é tmabem conduzida por 1 correia vinda do volante do motor, esta pode , ou nao, passar pelo alternador, o alternador não tem nada a haver com a bomba de agua para alem do facto que possivelmente a mesma correia que faz andar a bomba de agua é a que poderá (ou nao, dependendo dos modelos) fazer girar tambem o alternador.
            edit: o k no astra com motores ecotec n é o caso
            edit2: em 99% dos carros a bomba de agua é conduzida atravez da correia de distribuição.
            Editado pela última vez por DeepSnoozer; 06 June 2007, 14:11.

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              #7
              Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
              A bateria foi-se, esta manhã não arrancou...não posso deixar de relacionar uma coisa com a outra.
              porque a mesma correia que faz girar a direcção assistida tb faz girar o alternador, ela está a patinar.
              O Que poderá acontecer, e isto é mto remoto, é que a mesma correia (no astra com ecotec é so 1 correia pra as 3 ) que passa pelo alternador, se o rolamento do alternador tiver gripado, ela desliza, o alternador nao gira e pronto, dá a chave e ve se ves o alternador a girar! se n vires, despaertas 2 parafusos (chave 13 se nao me engano) 1 de 1 lado e seguras do outro k é do rail de afinação e dps tiras outro em baixo.
              Tiras o altenrador pra fora, desligas os 2 cabos, e giras o alternador á mao, se ele tiver colado é o rolamento ou pk partiste alguma coisa, mas olha que isto é MUITO dificil de acontecer, especialmente em andamento, deverias começar a ouvir a correia a chiar etc etc etc. porisso é que axo k nao é o alternador

              Comentário


                #8
                Já está... (obrigado pelas dicas mas eu não percebo de mecanica)


                Menos 502€ na carteira e uma bateria nova (145€) e um alternador novo (reconstruido)

                O carro: astra 1.7DTI
                Oficina: concessionário

                ps:tenho a forte sensação que me foram ao bolso...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                  Já está... (obrigado pelas dicas mas eu não percebo de mecanica)


                  Menos 502€ na carteira e uma bateria nova (145€) e um alternador novo (reconstruido)

                  O carro: astra 1.7DTI
                  Oficina: concessionário

                  ps:tenho a forte sensação que me foram ao bolso...
                  tao mas kek o alternador tem a haver com a DA e o AC? não compreendi essa! o alternador tinha o rolamento lixado?
                  e precisavas de 1 bateria nova porque?
                  tens o alternador antigo?

                  Comentário


                    #10
                    DeepSnoozer, acho que tás a mandar postas de pescada para o ar

                    tmb tenho um Astra e ha pouco tempo aconteceu-me o mesmo. liguei o carro, luz da bateria acesa e sem DA (voltando pouco dps)
                    diagnostico: alternador a poder dar o berro a qq momento

                    trocou-se o alternador, e dps estragou a bateria (segundo o Eng. da Opel, estava a entrar em curto-circuito, por estar "habituada" à voltagem do alternador velho)

                    apartir daí, 0 problemas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeepSnoozer Ver Post
                      tao mas kek o alternador tem a haver com a DA e o AC? não compreendi essa! o alternador tinha o rolamento lixado?
                      e precisavas de 1 bateria nova porque?
                      tens o alternador antigo?
                      "explicaram-me" que provavelmente foi um curto-circuito na bateria que rebentou com o alternador. Eu sinceramente não sei o que pensar, até tenho boa impressão da oficina, mas nunca fiando.

                      O alternador ficaram com ele...eu na altura nem me lembrei.

                      Comentário


                        #12
                        aconteceu-me o mesmo a mim
                        embora tenha trocado 1° o alternador

                        não percebo de mecanica, mas tenho 99% de certeza que não fui enganado

                        Comentário


                          #13
                          Fiz 330.000km com o meu ultimo carro (106 XS) e nem sequer "reparei" que tinha alternador...

                          O astra com 180.000km teve a 1ª avaria e foram logo 500€.

                          Comentário


                            #14
                            não te queixes... o meu foi com 87kkm
                            lol

                            €340 alternador, a bateria teve preço especial

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rc Ver Post
                              DeepSnoozer, acho que tás a mandar postas de pescada para o ar

                              tmb tenho um Astra e ha pouco tempo aconteceu-me o mesmo. liguei o carro, luz da bateria acesa e sem DA (voltando pouco dps)
                              diagnostico: alternador a poder dar o berro a qq momento

                              trocou-se o alternador, e dps estragou a bateria (segundo o Eng. da Opel, estava a entrar em curto-circuito, por estar "habituada" à voltagem do alternador velho)

                              apartir daí, 0 problemas
                              mas a direcção assistida não é electrica! kd isso acontece é porque a correia ta a patinar e n tens direcção assistida e é obvoi k a luz da bateria fica acesa porque o alternador n estava a ser conduzido pelo motor

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                DeepSnoozer, acho que tás a mandar postas de pescada para o ar

                                tmb tenho um Astra e ha pouco tempo aconteceu-me o mesmo. liguei o carro, luz da bateria acesa e sem DA (voltando pouco dps)
                                diagnostico: alternador a poder dar o berro a qq momento

                                trocou-se o alternador, e dps estragou a bateria (segundo o Eng. da Opel, estava a entrar em curto-circuito, por estar "habituada" à voltagem do alternador velho)

                                apartir daí, 0 problemas

                                quando a Da voltou a luz da bateria apagou?

                                Comentário


                                  #17
                                  a DA é hidraulica, mas com uns componentes quaisquer electricos
                                  a luz apagou, não sei é se ao mesmo tempo que voltou a DA

                                  diagnóstico confirmado por chefe de oficina e Eng.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                    a DA é hidraulica, mas com uns componentes quaisquer electricos
                                    a luz apagou, não sei é se ao mesmo tempo que voltou a DA

                                    diagnóstico confirmado por chefe de oficina e Eng.

                                    tão agora observa o que aconteceu

                                    a correia que faz girar a DA, AC e Alternador "patinou" geralmenet acontece mais quando tá frio do que quanto tá quente, e as 3 funções (ou 2) deixaram de funcionar explicando a luz do tablier e a DA
                                    agora sobre a DA ter componentes electronicos:

                                    Com licenca:










                                    AHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAH AHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAA HHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHA HHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHAAHHAHAHHA


                                    okay já tou melhor, descobre-me o fusivel pra direcção assistida então ;)

                                    1 abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeepSnoozer Ver Post



                                      okay já tou melhor, descobre-me o fusivel pra direcção assistida então ;)

                                      1 abraço
                                      Bem, a verdade é que de acordo com o manual, a direcção assistida tem um fusivel (nº 23) de 10A.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                        Bem, a verdade é que de acordo com o manual, a direcção assistida tem um fusivel (nº 23) de 10A.
                                        hum.. agora fiquei mal

                                        hj o dia n me ta a correr nada bem :p
                                        mesmo assim se tirares esse fusivel a direcção assistida deixa de funcionar? não tem logica a bomba hidraulica continua sp a bombar liquido para dentro da caixa de direcção assistida... nem sei para ke é k é esse fucisvel, mas vou verificar ;)
                                        1 abraço

                                        edit: k astra tens? aki diz:

                                        Fuse 23 (30A) - Windscreen wiper

                                        Edit2: Já encontrei, pois é tens razão esta direcção assistida tem 1 sensor, aparentemente o fusivel 23 é partilhado pela TC e ABS assim como o Sensor da DA.
                                        Nos meus carros todos a direcção assistida é 100% Hidraulica sem sensores nenhuns, basta meteres a bomba da direcção assistida a bombar pra caixa de direcção ,e kd tu mexes o volante o oleo "ajuda"

                                        Edit3: Já agora peço desculpa ao ppl mas realmente n tava á espera k a DA tivesse 1 equipamento electronico, eu só estou habituado a trablahar com direcções assistidas 100% hidraulicas, sem instalação electrica nenhuma :p
                                        Editado pela última vez por DeepSnoozer; 06 June 2007, 22:17.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é o primeiro de que tenho conhecimento. Alternador, motor de arranque, etc... O Astra 1.7 DTI é um caso sério de fiabilidade...

                                          Ah, já agora a direcção é "electro-hidráulica", pese embora eu não saiba dizer exactamente como é que funciona.

                                          Cumprimentos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por polo_TDI Ver Post
                                            Não é o primeiro de que tenho conhecimento. Alternador, motor de arranque, etc... O Astra 1.7 DTI é um caso sério de fiabilidade...

                                            Ah, já agora a direcção é "electro-hidráulica", pese embora eu não saiba dizer exactamente como é que funciona.

                                            Cumprimentos.
                                            pois já tou a ler...

                                            realmente o problema dos carros é este, sai coisas novas e 1 gajo n trabalha na area e dps faz figura de parvo :p

                                            Se fosse 1 astra normal, com direcção assistida e pronto! 1 gajo sabia logo k se a direcção assistida falhasse, se o AC falhasse e se o alternador falhasse era a correia 100% certeza .
                                            kd se rompeu 1 dos tubos do radiador de oleo no calibra tb fiquei sem direcção assitida pk a correia patinava. só n fiquei sem alternador pk ele funcionava noutr apista da poli


                                            edit: a bomba é electrica lol k galo do caraças k tive nesta thread! eu costumo acertar nos problemas mas kem diria k hj já ha da's com bombas electricas
                                            Editado pela última vez por DeepSnoozer; 06 June 2007, 22:48.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ah, já agora a direcção é "electro-hidráulica", pese embora eu não saiba dizer exactamente como é que funciona.
                                              Numa direccção assistida hidraulica a bomba de oleo da direcção é accionada pelo motor, geralmente através de uma correia.

                                              Numa direccção assistida electro-hidraulica a bomba de oleo é accionada por um motor electrico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Toda a gente ja sabe q Opel nao é daquelas coisas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já agora, o alternador não serve só para carregar a bateria, quando este está a funcionar fornece directamente electricidade aos restantes equipamentos. Experimentem colocar uma bateria morta, fazer o carro pegar de empurrão e ligar os equipamentos do carro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                                    Já está... (obrigado pelas dicas mas eu não percebo de mecanica)


                                                    Menos 502€ na carteira e uma bateria nova (145€) e um alternador novo (reconstruido)

                                                    O carro: astra 1.7DTI
                                                    Oficina: concessionário

                                                    ps:tenho a forte sensação que me foram ao bolso...
                                                    Espera lá, o alternador reconstruido custou 502 erois???Realmente foi um abanão na carteira.
                                                    Troquei o da minha Ford já com 255 mil e custou-me 125 euros (também recondicionado) com garantia de 1 ano.
                                                    Mesmo a bateria que deverá ser de 70ah está puxada no preço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mercuro Cromo Ver Post
                                                      Numa direccção assistida hidraulica a bomba de oleo da direcção é accionada pelo motor, geralmente através de uma correia.

                                                      Numa direccção assistida electro-hidraulica a bomba de oleo é accionada por um motor electrico.
                                                      eles fizeram isso porque supostamente é mais "exacto" e n ha risco de ficarmos sem direcçã oassistida quando o carro "morre"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pintox Ver Post
                                                        Espera lá, o alternador reconstruido custou 502 erois???Realmente foi um abanão na carteira.
                                                        Troquei o da minha Ford já com 255 mil e custou-me 125 euros (também recondicionado) com garantia de 1 ano.
                                                        Mesmo a bateria que deverá ser de 70ah está puxada no preço.
                                                        500 € foi a conta toda, o alternador tem dois anos de garantia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                                          Já está... (obrigado pelas dicas mas eu não percebo de mecanica)


                                                          Menos 502€ na carteira e uma bateria nova (145€) e um alternador novo (reconstruido)

                                                          O carro: astra 1.7DTI
                                                          Oficina: concessionário

                                                          ps:tenho a forte sensação que me foram ao bolso...
                                                          145€ por uma bateria?

                                                          qual a amperagem?

                                                          parece-me extremamente cara!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                                                            145€ por uma bateria?

                                                            qual a amperagem?

                                                            parece-me extremamente cara!
                                                            É de 70. claro que por ser comprada na OPEL deve ter "componentes especiais"... só pode.

                                                            é porque andei a ver preços e não encontro nada comparavel.

                                                            Comentário

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