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    Filtros de ar

    boas,
    gostava de saber a vossa opinião/experiências com filtros de ar ditos de "competição", aqueles que são laváveis, tipo K&N/BMC, etc.
    Quais os reais ganhos/vantagens, se é que os há e quais as implivcações para a fiabilidade?
    num motor diesel 1.8 atmosférico vai-se notar alguma diferença?

    #2
    Na minha opinião, e para trocar por um normal, se for para a caixa de origem, acho que compensa...
    repara, por 50 ou 70 euros, tens um filtro que te dura a vida toda, e que realmente escusa de chegar ao ponto de sujidade que os normais chegam...

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      #3
      Comprei um JR , mal empregado dinheiro

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        #4
        porquê?

        citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

        Comprei um JR , mal empregado dinheiro

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por trocadinho

          Quais os reais ganhos/vantagens, se é que os há e quais as implivcações para a fiabilidade?
          num motor diesel 1.8 atmosférico vai-se notar alguma diferença?
          Segundo os mecânicos que conhecem os motores onde eles andam, servem para aumentar o desgaste interno do motor, para começarem a mamar óleo mais cedo que os motores iguais que utilizam filtros normais.

          Passar mais ar e reter partículas de menores dimensões que os convencionais só acontece na publicidade dessas marcas de filtros, evidentemente para passar mais ar com facilidade é porque existe menor filtração, existindo menor filtração passam mais partículas para o interior do motor que vão provocar um desgaste precoce ao mesmo.

          Se houver hipótese será melhor trocar a caixa do filtro de ar por uma maior mas mantendo a utilização de um bom filtro convencional de maiores dimensões, assim aumenta a facilidade de respiração do motor sem comprometer a fiabilidade.

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            #6
            tenho um K&N DE CAIXA...

            comprei pq de origem era 35€ e nao era lavavel e este foi 55€ e é lavavel...

            ganhos??? nenhuns em termos efectivos......

            consumos?iguais....

            som?igual!

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              #7
              Pois,

              até pode ter desvantagens, no entanto, normalmente deixamos os filtros de origem chegar a um limite de sujidade elevd ates de os trocar, o que aumenta os consumos, com estes filtros pode-se género de 15000 em 15000 limpar e o filtro anda sempre limpinho...
              em relação ao desgaste, o meu já ia com 100000 kms com um JR e problemas...

              Por isso...;)

              Comentário


                #8
                relativamente ao som....é mais ou menos igual ao de origem, mas tenho notado um pouco carregado quando acelero....deve ser de deixar entrar mais ar

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por JCR

                  citação:Originalmente colocada por trocadinho

                  Quais os reais ganhos/vantagens, se é que os há e quais as implivcações para a fiabilidade?
                  num motor diesel 1.8 atmosférico vai-se notar alguma diferença?
                  Segundo os mecânicos que conhecem os motores onde eles andam, servem para aumentar o desgaste interno do motor, para começarem a mamar óleo mais cedo que os motores iguais que utilizam filtros normais.

                  Passar mais ar e reter partículas de menores dimensões que os convencionais só acontece na publicidade dessas marcas de filtros, evidentemente para passar mais ar com facilidade é porque existe menor filtração, existindo menor filtração passam mais partículas para o interior do motor que vão provocar um desgaste precoce ao mesmo.
                  Se houver hipótese será melhor trocar a caixa do filtro de ar por uma maior mas mantendo a utilização de um bom filtro convencional de maiores dimensões, assim aumenta a facilidade de respiração do motor sem comprometer a fiabilidade.
                  Não entres por aí... Estamos a falar em particulas de dimensões extremamente reduzidas que nem com um microescopio se vêm... Acredito que estas dêm um maior desgaste ao motor, mas apenas a longo, muito longo prazo mesmo... O meu levou um K&N aos 120k Km e já vai com 170K Km e até hoje tem-se dado bem... Bebe um pouco mais, mas também respira melhor...

                  Comentário


                    #10
                    Tive em tempos um K&N de caixa, e relativamente aos consumos pouca diferença notei. Quanto ás lavagens, o que tive se não o lavasse de 8 em 8000 pelo menos era a mesma coisa que ter um dos normais sujos. Convém ter em atenção que os kits para a lavagem destes filtros tambem custam dinheiro(cerca de 15€). Em minha opinião não justifica a sua utilização.

                    Cumps
                    PG

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Paulo Geraldes

                      Tive em tempos um K&N de caixa, e relativamente aos consumos pouca diferença notei. Quanto ás lavagens, o que tive se não o lavasse de 8 em 8000 pelo menos era a mesma coisa que ter um dos normais sujos. Convém ter em atenção que os kits para a lavagem destes filtros tambem custam dinheiro(cerca de 15€). Em minha opinião não justifica a sua utilização.

                      Cumps
                      PG
                      depende muito dos casos

                      no meu escort um filtro de origem marca branca custava 18€ ...logo nao compensava pois 80.000km que é o max que aconselho a fazer com um lavável ....custaria-me +- 4 filtros de origem ou seja 18 x 4= 72€ , sendo que o K&n ERA 55€ + 30€ de 2 kits limpeza necessários para 8 lavagens = 85€

                      mas no caso do meu primera, um filtro original na norauto custa 35€ ou seja em cada 20.000km mudo 1 filtro , o que dá 4 filtros em 80.000km , 35 x 4 = 140€

                      logo o dobro do K&N

                      Comentário


                        #12
                        Se meteres uma BMC CDA ja experimentei e mesmo em 1,2 notas. Mas são 200 euros.
                        Admissao dinamica.
                        O resto é so marketing

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Suíço

                          citação:Originalmente colocada por JCR

                          citação:Originalmente colocada por trocadinho

                          Quais os reais ganhos/vantagens, se é que os há e quais as implivcações para a fiabilidade?
                          num motor diesel 1.8 atmosférico vai-se notar alguma diferença?
                          Segundo os mecânicos que conhecem os motores onde eles andam, servem para aumentar o desgaste interno do motor, para começarem a mamar óleo mais cedo que os motores iguais que utilizam filtros normais.

                          Passar mais ar e reter partículas de menores dimensões que os convencionais só acontece na publicidade dessas marcas de filtros, evidentemente para passar mais ar com facilidade é porque existe menor filtração, existindo menor filtração passam mais partículas para o interior do motor que vão provocar um desgaste precoce ao mesmo.
                          Se houver hipótese será melhor trocar a caixa do filtro de ar por uma maior mas mantendo a utilização de um bom filtro convencional de maiores dimensões, assim aumenta a facilidade de respiração do motor sem comprometer a fiabilidade.
                          Não entres por aí... Estamos a falar em particulas de dimensões extremamente reduzidas que nem com um microescopio se vêm... Acredito que estas dêm um maior desgaste ao motor, mas apenas a longo, muito longo prazo mesmo... O meu levou um K&N aos 120k Km e já vai com 170K Km e até hoje tem-se dado bem... Bebe um pouco mais, mas também respira melhor...
                          Eu não entro por aí, quem entra por aí são os resultados dos vários testes feitos aos diversos tipos de filtros, ficam aqui os links de um teste mais completo dos diversos que encontrei, e em todos os testes que li a conclusão é a mesma:

                          http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest1.htm

                          Segundo consta, os filtros que são laváveis e levam de seguida óleo também são bons para lixar algumas MAF se for aplicado óleo em excesso, logo, serão de evitar em carros com medidores de massa de ar.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que a principal vantagem desses filtros é a poupança depois de muito tempo de utilização, porque se pensarmos bem os filtros tradicionais, principalmente nesta época, andam sempre entupidos com pólen e esses ao menos podem-se lavar e reutilizar muitas vezes!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Citroenigma

                              Acho que a principal vantagem desses filtros é a poupança depois de muito tempo de utilização, porque se pensarmos bem os filtros tradicionais, principalmente nesta época, andam sempre entupidos com pólen e esses ao menos podem-se lavar e reutilizar muitas vezes!
                              Exacto.
                              Tenho um Kind Dragon no Ibiza 1.9d há sensivelmente 100000km e não noto nada de diferente no que toca ao motor. A não ser a ausência da saída do 15€ para o filtro de ar de papel. Aquilo é lavar, secar, olear e já está.
                              E garantia de 10 anos!

                              Comentário


                                #16
                                boas ppl,
                                sorry tar a trazer de novo o topico..
                                sabem de algum sitio onde se possa comprar estes filtros de ar da k&n em lisboa ??
                                na norauto vendiam mas agora so por encomenda...

                                se souberem digam qq coisa.

                                thx [][]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por zupreme

                                  boas ppl,
                                  sorry tar a trazer de novo o topico..
                                  sabem de algum sitio onde se possa comprar estes filtros de ar da k&n em lisboa ??
                                  na norauto vendiam mas agora so por encomenda...

                                  se souberem digam qq coisa.

                                  thx [][]
                                  Qualquer casa de tuning, peças e afins tem K&N;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    pois .. o problema é que nao conheço nenhuma :P
                                    se me pudesses indicar alguma em lx agradecia =P

                                    thx []

                                    Comentário


                                      #19
                                      esse investimento compensa num carro acabado de comprar para rentabilizar o guito investido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por zupreme

                                        pois .. o problema é que nao conheço nenhuma :P
                                        se me pudesses indicar alguma em lx agradecia =P

                                        thx []
                                        Assim é complicado...Não sei nenhuma em Lisboa...Mas vai a primeira casa de tuning que vejas e pergunta;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por zupreme

                                          se me pudesses indicar alguma em lx agradecia =P
                                          Aqui, por exemplo: http://www.formula-81.com/

                                          Mas também podes encomendar na Norauto. O correio do Porto para Alfragide não deve demorar muito mais que 1 dia útil. ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Meus amigos tive o prazer de ter tido um chasso que comprei novo em 1997, falo de um fiesta boss 1.8D, o que posso dizer em relação a filtros é o seguinte:

                                            -Aos 90.000km coloquei um k&N de caixa não se sentia melhoria nenhuma mas com esse filtro o carro fez 100.000km e nunca deu problemas.
                                            - Quando o decidi mudar o K&N pois achei que já tinha feito km's suficientes, arranquei todas as tubagens e caixa do filtro e coloquei um Green Twister de admissão directa, com este filtro o carro parecia mais solto...

                                            Conclusão vendi o carro tinha ele 300.000km, quando o vendi voltei o colocar tudo no sitio e coloquei um filtro de origem, mas é de frisar que um carro que fez tanto km com filtros reutilizaveis não bebia óleo, podem dizer o que kiserem mas quando ía fazer a mudança de óleo (sempre usou oleo 100% sintéctico) ele estava sempre a nível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho um KN caixa á 30mkm!

                                              Consumos.. Melhorou qq coisita(pouco)
                                              Som... Melhorou IMENSO[B)][B)][B)][B)]
                                              Performances .. Simbólico


                                              Devo dizer que o kn com a gasolina BP100 fazem um bom par em termos de autonomia. Com alguma calma consigo tirar perto de 40km's com 1 depósito, o que não é nada mau.

                                              Resumindo.. Recomendo..

                                              E Inclusive já falei com o Eng.Pedro(?) da SpeedFactor e recomendou mo vivamente!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Meti um directo no meu lancer de 96 (que já conta com a módica quantia de 170k Km) e não tenho nada a apontar... O consumo ficou na mesma, mas respira bem melhor em altas, sendo que ganhei cerca de 1s dos 0-100Km/h... E depois há a questão do barulho... Para quem gosta de um bom som desportivo, ficou de [B)][B)][B)][B)]


                                                edit: já tinha respondido ao tópico e nem reparei [8)]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Este assunto já foi por várias vezes debatido aqui no fórum, acabando
                                                  as opiniões por se dividir sobre a utilidade deste componente.
                                                  No entanto, membros com mais esperiência na matéria não aconselham
                                                  este tipo de filtros, uma vez que o ganho em termos dinâmicos é
                                                  puramente psicológico, servindo o mesmo na maior parte dos casos
                                                  para danificar mais precocemente as Mafs de muitos veículos.
                                                  Eu não aconselho. Cumpts.;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um bom filtro é sempre aconselhável.
                                                    Eu aconselho ou uma BMC ou um KN mas não de caixa, existem coisas melhores, tipo kits de admissão etc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tive um BMC de caixa no meu 106 XSI, comprei-o porque assim poupava em filtros e sempre que ficasse mais sujo podia-o limpar. Antes andei com uma admissão toda xpto com pá de troféu da K&N e enganem-se que o carro não andava mais, metia era ar quente, só que o ronco que aquilo fazia era mesmo à "granda máquina" :D O barulho engana muito, e muitas vezes nós também queremos ser enganados...

                                                      Filtro de caixa dá mais rendimento ao carro pelo seguinte factor, quando começa a ficar sujo podemos limpar o filtro, logo está sempre a entrar ar para o motor, ao contrário dos tradicionais que ficam "entupidos" e começam a reduzir a performance do carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A KN e afins enganaram bem milhões de pessoas...
                                                        Afinal eles hão de ser líderes de mercado porque fazem produtos que danificam os carros e que lhes reduzem o tempo de vida...

                                                        O Filtro KN se bem limpo e regularmente oleado filtra e muito bem!

                                                        Sim o barulho faz nos querer que temos mais 20cv's.. mas sai mais barato isso que comprar uma panela comprada no continente de 2ª categoria para fazer algum cagaçal e chumbar na inspecção.

                                                        Se com isto tudo ainda economiza combustivel...

                                                        Pessoalmente vejo muitas vantagens...

                                                        Chamem me esquisito mas qualquer coisas que ajude a poupar combustível é bom, mas claro que se querem ouvir sempre o ronco vão apertar o pedal direito o que terá repercurssões directas no consumo do combustível do carro o que poderá fazer parecer que até piorou o consumo!!

                                                        p.s.- Lendo o meu texto pode parecer que ando para aí a vender filtros da kn.. mas nada disso ok limito me a ter um e estou bem satisfeito com o que tenho assim como vários amigos que fizeram a mesma compra e não se arrependem

                                                        Fiquem bem!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não vejo grande propósito desses filtros...Mas nos carros que andei com eles notei alguns ganhos na resposta em baixa rotação, mas nada que me fizesse colocar um no meu carro..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                            Não vejo grande propósito desses filtros...Mas nos carros que andei com eles notei alguns ganhos na resposta em baixa rotação, mas nada que me fizesse colocar um no meu carro..
                                                            Lol mas tinhas mais resposta em baixas porque o carro respirava precisamente melhor.
                                                            O objectivo do filtro por si só não é ganhar cavalos, se, se ganhar uns 4cvs ou 5cvs já é beeeeem bom.

                                                            Agora 20cv's?! o O

                                                            Já agora eduardomaio, pra isso bufar ar quente, fizeste cá uma instalação!!!
                                                            Devias ir instalar micro ondas e fornos, tens futuro.[}]

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