Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ó meus Senhores, organizem-se lá...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ó meus Senhores, organizem-se lá...

    Boas! Pois é, venho aqui contar o episódio (com o seu q.b. de caricato) que me aconteceu durante a noite de dia 6 para dia 7, ou seja, na véspera do feriado.

    Resido em Alverca, e fui convidado por uns amigos a ir jantar na nova casa deles, situada naquela urbanização recente, à entrada de Santo António dos Cavaleiros. Lá fui eu, mais a minha Maria, vimos a nova casa deles, o jantar correu muito bem, com mais amigos, comemos excelentemente e ainda bebi uns 3 copinhos de Casal Garcia (nada de mais)! Conversámos, tomámos café, etc., etc...

    Deviam ser cerca das 2h da manhã, lá nos decidimos a voltar para casa. Comentei antes de me fazer à estrada com a Maria - "faz hoje uma semana que me mandaram parar, á noite, e soprar no balão! Hoje é véspera de feriado, de certeza que eles andam aí que nem cães, vais ver..."

    Meu dito, meu feito. Apesar dos escassos 15 Km's que separam Sto. António dos Cavaleiros, de Alverca (via Loures/Tojal), já pouco faltava para chegar a casa, no final da recta da Sagres lá estava o "senhor da farda" com o seu brilhante colete reflector e a sua haste luminosa, no meio da estrada, a mandar-me encostar. Pensei "bebi pouco, comi bem, por isso não vai ser nada demais, concerteza...
    - Boa noite, desligue o motor e mostre-me os seus documentos...

    Lá tirei a carteira, procurei todos os documentos (tudo em ordem), e dei-lhe! Ele lá ia verificando tudo, desde matrícula, a pneus, etc., etc. Entretanto perguntou aquilo que eu já estava á espera:
    - O Sr. ingeriu bebidas alcoolicas?
    Respondi:
    - Sim, ao jantar bebi um pouco de vinho verde... (pensei imediatamente que se dissesse que não, iria na mesma soprar no balão, por isso... )
    - Então se não se importa venha ali ao veículo fazer o teste de alcoolémia
    Soprei, ele verificou, e ainda perguntou, "há quanto tempo bebeu?"
    Respondi que "há coisa de 1 hora, mais coisa menos coisa....". E então o agente disse "pode seguir, está tudo em ordem". Pelos vistos não tinha acusado nada (ilegal), e lá me devolveu a papelada toda (documentos).

    Ainda estive uns minutos a guardar os papeis todos, carteira, etc., e então foi arrancar!

    200 metros à frente, mesmo na rotunda a seguir á recta (que dá para o Moto Clube de Alverca), lá estava mais um contingente da BT-GNR. Pensei querem ver que vou outra vez ser mandado parar. Mas não! Deixaram-me seguir...

    Passo então a rotunda que dá para Bucelas, e logo na rotunda a seguir, das portagens da A1/CREL, mais um grande aparato da BT-GNR. Novamente antes de entrar na rotunda já me estavam a dar sinal para encostar. Ou seja, sensivelmente 700 ou 800 metros depois de me terem mandado parar e me terem fiscalizado, lá estava eu outra vez a ser encostado. A mesma história, "boa noite, os seus documentos e do veículo, s.f.f...", "desligue o motor...", "blá, blá, blá..." ao que eu disse que tinha sido mandado parar há coisa de 1 minuto atrás, tinha mostrado todos os documentos e feito teste de alcool. Ele (o agente) pareceu muito intrigado como se eu lhe estivesse a tentar pregar uma mentira qualquer para me escapar, mesmo apesar da minha Maria também o confirmar,. Ele, mesmo assim estava desconfiado.
    "- Ali atrás está outra patrulha? Não tenho conhecimento disso..."

    Lá lhe mostrei os documentos, ao que ele me disse para ir fazer teste de alcool. Respondi-lhe "ainda agora o fiz e não acusou nenhum valor ilegal!". Ele ficou uns instantes a pensar, e lá me disse, "está bem, vou averiguar se realmente está ali uma patrulha atrás... Pode seguir então...". Eu ainda lhe disse que tinha sido fiscalizado na recta da Sagres, na rotunda logo a seguir à recta estavam mais agentes, e ainda eles ali!

    Enfim, lá segui, mas mesmo com vontade de dizer "ó meus senhores, vocês organizem-se...", pois no espaço de menos de 1 Km haviam 3 pontos de operação stop e fiscalização, e eu fui mandado parar em dois deles...

    Ainda a gente se queixa que não há polícia na estrada! Ai não, aquilo é que deve ter sido uma noite lucrativa, ainda mais na vépera deste feriado... Há que caçar!


    Abraços e olhem que eles "andem" aí...

    #2
    vai lá vai... fogo...

    Comentário


      #3
      temos de dar uns GPS à polícia... LOL

      Comentário


        #4
        Acho mto bem que haja tantos controlos. É para não deixar escapar ng.

        Convém é q comuniquem realmente, de modo a não fazerem parar o mm 2s vexes.

        Comentário


          #5
          O meu pai na mesma noite também foi mandado parar 3 vezes, foi apenas fiscalizado nos primeiros dois pontos, no último mandaram-no seguir e pediram desculpa pelo transtorno Mas lá está, foi em Lisboa, provavelmente têm conhecimento das acções das patrulhas em redor.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
            Acho mto bem que haja tantos controlos. É para não deixar escapar ng.

            Convém é q comuniquem realmente, de modo a não fazerem parar o mm 2s vexes.
            Em vez de pôr 3 controlos no espaço de 1km, mais valia a pena distribuirem-nos melhor e abranger uma área geográfica maior.

            Comentário


              #7
              Aqui fica o esquema, para perceberem melhor o rídiculo da situação...

              Comentário


                #8
                Que desorganização

                Comentário


                  #9
                  Que tal uma ideia peregrina:

                  Já que nos mandam parar para verificar tudo (carro, papéis, alcoolémia), que tal pedir uma certidão/recibo/papel, sei-lá, que nos permita isentar de mais inspeções durante umas horitas ao menos....

                  Comentário


                    #10
                    o que sera mais eficaz?
                    3 operacoes num raio de 1km, ou as mesmissimas 3 patrulhas, espalhadas em locais estrategicos, bem pensados, organizadas de forma coerente?

                    o que descreves e uma boa demonstracao em como todos os tostoes que pagas de impostos nao servem para absolutamente nada, estao a ser ESBANJADOS sem nenhum ganho para ninguem (seja do pais, do povo, etc)

                    mas como alguns ate aplaudem....

                    para alem da enorme desorganizacao, ficou bem claro que o policia pode ser ludibriado. qualquer um pode dizer que acabou de ser "inspeccionado", que o policia mt provavelmente deixa seguir e so dps vai verificar.
                    profissionalismo? so se for o mesmo dos taxistas

                    Acho mto bem que haja tantos controlos. É para não deixar escapar ng.
                    em todos os paises onde se morre menos, sem uma unica excepcao, a policia ja decidiu que NAO CONTROLA TODOS OS CIDADAOS. nao tem capacidade para isso, nao e esse o objectivo, ate porque ja assumiram SEM MEDOS que "zero acidentes" e simplesmente impossivel.

                    mega-hiper operacoes tb sao raras. entao com TV e coisa que nao se ve...
                    no entanto, desenvolveram estrategias! funcionam EM CONJUNTO, sem alarido ou espectacularidade mas com eficiencia.
                    bom ou mau? se o objectivo for reduzir VERDADEIRAMENTE os mortos e acidentes na estrada, e uma boa ideia, ajuda muito. claro, se o objectivo for aumentar o tempo de antena na TV e apenas mostrar servico, e uma pessima ideia.

                    Comentário


                      #11
                      E depois o problema não é só a quantidade de "operações" num raio de km irrisório. É o facto de não terem conhecimento uma das outras.
                      Ora até podias parar em todas. E se tivesses uma quantidade de alcool no sangue que implicasse uma coimazita+inibição de condução? Levavas a triplicar?

                      Comentário


                        #12
                        Passei há pouco por uma operação Stop na segunda circular... está um trânsito como em qualquer dia de semana à hora de ponta... e porquê? Porque os senhores da PSP decidiram fazer um operação policial ali mesmo no meio da estrada... enfim... e depois os condutores que se limitem a ter paciência e esperar na fila...

                        Comentário


                          #13
                          Esta semana aqui no Porto tavam a fazer operações stop nas imediações da rotunda aep em plena hora de ponta, é o cúmulo, escusado será dizer o transtorno que causou...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tdi_overspeed Ver Post
                            Esta semana aqui no Porto tavam a fazer operações stop nas imediações da rotunda aep em plena hora de ponta, é o cúmulo, escusado será dizer o transtorno que causou...
                            LOL... isso é mesmo

                            Ainda bem que não passei por ai. Detesto filas provocadas por mirones dos "acidentes" no outro lado da estrada e por *****s mal organizadas pela Policia... Já quando na VCI estavam a colocar as indicações novas era uma chatice à noite, trânsito tipo de dia, mas compreende-se...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CR Ver Post
                              E depois o problema não é só a quantidade de "operações" num raio de km irrisório. É o facto de não terem conhecimento uma das outras.
                              Ora até podias parar em todas. E se tivesses uma quantidade de alcool no sangue que implicasse uma coimazita+inibição de condução? Levavas a triplicar?
                              numa situacao dessas, o adequado e causar um acidente e pedir explicacoes ao policia.

                              e que, quando se trata de alcool, nao e o dinheiro que interessa. tem alcool a mais? VAI A PE.
                              nenhum policia que se considere razoavelmente profissional deixa seguir um cidadao alcoolizado, mesmo que aparente estar bem e tenha pago a multa (ou 2 ou 3) na hora.

                              ja as operacoes em plena hora de ponta, e sinal que a falta de respeito e cada vez mais evidente e esta a ganhar poder.
                              sim sim, ha a conversa do quem nao deve nao teme. eu nao devo nem temo, mas continuo a ter que chegar a tempo e horas ao meu emprego senao fico sem ele. ja basta quando sao acidentes que provocam atrasos, nao precisamos de mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                Em vez de pôr 3 controlos no espaço de 1km, mais valia a pena distribuirem-nos melhor e abranger uma área geográfica maior.
                                Já me aconteceu parar em 3 operações stop (tambem achei "engraçado") mas como ambas estavam bem distribuidas e com relativa distância entre elas (logo uma maior área é controlada) nada a apontar e a fiscalização nunca é demais.

                                Comentário


                                  #17
                                  comeca a ser demais quando o objectivo nao e conseguido: melhorar a seguranca nas estradas.

                                  se meteres uma patrulha na A5, nao controlas a A5 e arredores, controlas a A5.
                                  no entanto se meteres algumas patrulhas em pontos chave a volta da A5, controlas a A5 e arredores.
                                  nao e preciso estarem em TODOS os acessos para fazerem uma fiscalizacao eficaz, nem tao pouco fecharem a AE e controlarem TODOS os carros. organizacao e planeamento

                                  Comentário


                                    #18
                                    comeca a ser demais quando o objectivo nao e conseguido: melhorar a seguranca nas estradas.
                                    Um dos objectivos é a segurança nas estradas não é o único objectivo , logo fiscalização numa época em que a insegurança grassa não é nunca em demasia.

                                    ja as operacoes em plena hora de ponta, e sinal que a falta de respeito e cada vez mais evidente e esta a ganhar poder.
                                    sim sim, ha a conversa do quem nao deve nao teme. eu nao devo nem temo, mas continuo a ter que chegar a tempo e horas ao meu emprego senao fico sem ele. ja basta quando sao acidentes que provocam atrasos, nao precisamos de mais
                                    Aqui nada a dizer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      sera que a ideia e ter um policia por cidadao? ou por carro?

                                      sera possivel fazer controlo eficaz (ainda mais eficaz que o portugues) nao recorrendo a mega-operacoes? sem fechar AEs? sem fazer operacoes em plena hora de ponta?

                                      com bom planeamento e uso correcto dos recursos disponiveis (e um investimento inteligente nesses mesmos recursos), consegue-se controlar mais e melhor. ou seja, consegues retirar da estrada mais dos que nao cumprem chateando menos a vida dos que cumprem, conseguindo ainda uma melhoria na sinistralidade e um maior sentimento de seguranca.

                                      se queres provas da sua eficacia, dirige-te a espanha, inglaterra, alemanha, algumas regioes de franca...(a lista nao se fica por aqui)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                        sera que a ideia e ter um policia por cidadao? ou por carro?

                                        sera possivel fazer controlo eficaz (ainda mais eficaz que o portugues) nao recorrendo a mega-operacoes? sem fechar AEs? sem fazer operacoes em plena hora de ponta?

                                        com bom planeamento e uso correcto dos recursos disponiveis (e um investimento inteligente nesses mesmos recursos), consegue-se controlar mais e melhor. ou seja, consegues retirar da estrada mais dos que nao cumprem chateando menos a vida dos que cumprem, conseguindo ainda uma melhoria na sinistralidade e um maior sentimento de seguranca.

                                        se queres provas da sua eficacia, dirige-te a espanha, inglaterra, alemanha, algumas regioes de franca...(a lista nao se fica por aqui)
                                        Quem disse o contrário, em relação ao que se passa no estrangeiro também não se deve ter ilusões não é perfeito mas admito até certo nível que corra melhor.

                                        E o que se passa nível rodoviário e já estudos que o suportam é reflexo/espelho da vida quotidiana e social logo não condeno uma constante fiscalização.

                                        Comentário


                                          #21
                                          nao e perfeito. a grande diferenca e que quem participa neles tem plena nocao disso! dai estudar e investigar de modo a evoluir os metodos, usar recursos melhores, etc.

                                          E o que se passa nível rodoviário e já estudos que o suportam é reflexo/espelho da vida quotidiana e social logo não condeno uma constante fiscalização.
                                          a constante fiscalizacao nao leva a lado nenhum. comprovadissimo
                                          aumenta o sentimento de sofoco, sem ser eficaz a apanhar quem nao cumpre e tem comportamentos perigosos.

                                          tens 2 opcoes: ou tens um policia para cada cidadao....ou entao assumes que isso nao e possivel ou sequer viavel e escolhes a 2a opcao: planeamento eficaz, utilizacao eficaz dos recursos, etc.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            nao e perfeito. a grande diferenca e que quem participa neles tem plena nocao disso! dai estudar e investigar de modo a evoluir os metodos, usar recursos melhores, etc.


                                            *a constante fiscalizacao nao leva a lado nenhum. comprovadissimo
                                            aumenta o sentimento de sofoco, sem ser eficaz a apanhar quem nao cumpre e tem comportamentos perigosos.

                                            tens 2 opcoes: ou tens um policia para cada cidadao....ou entao assumes que isso nao e possivel ou sequer viavel e escolhes a 2a opcao: planeamento eficaz, utilizacao eficaz dos recursos, etc.
                                            * Bem aqui discordo totalmente ou seja a mim como cidadão não me provoca qualquer tipo de "sufoco" uma constante ou pelo menos periódica fiscalização pelos motivos acima enumerados e nas malhas dessa mesma fiscalização por maiores que sejam algum imcumpridor vai cair (aqui reconheço que a taxa de sucesso até pode ser diminuta).

                                            Em relação á 2ª opção é claro que se anda (há décadas ) a tentar obter essa optimização.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que deveria existir uma maior e mais eficaz fiscalização e controlo! Não somente caça à multa, como em muitos casos. Porque é que se fazem viagens, de centenas de quilómetros, por Itinerários Principais, e muitas das vezes não se vê ou encontra uma brigada em toda a viagem. Mas em vésperas de feriados e fins de semana, durante a noite, é em todo o lado. Afinal bêbados, pessoas a conduzir sem carta, sem seguro, com veículos roubados, tanto andam de noite, como de dia, e também todos os dias, não só ás sextas e sábados à noite. Porque é que os "senhores da farda" só saem à noite e em ocasiões esporádicas? Porque sabem de antemão que a colheita vai ser de certeza proveitosa! Mas no entanto, e a essas horas, circula muito menos gente na estrada. A segurança de cada um de nós requer-se quer de dia como de noite, e não apenas de noite e em vésperas de feriados e fins de semana. Lá volta a velha máxima de que eles estão unicamente para autuar/reprimir, e não para previnir, como deveria ser 1º apanágio das forças de segurança. Mas enfim, essas são outras histórias, já tão debatidas aqui no forum!

                                              E a propósito, é mesmo bom que se organizem! Estarem várias patrulhas a poucas centenas de metros umas das outras, e sem terem conhecimento disso, não abona muito a favor das autoridades e respectiva organização. E até que estivessem tão próximo umas das outras, mas pelo menos comunicassem entre si para evitar que uma pessoa seja fiscalizada mais do que uma vez, na mesma área...

                                              Abraços

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X