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Mini 1.6 hdi (PSA) a gastar 3,9l / 100 Km

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    Mini 1.6 hdi (PSA) a gastar 3,9l / 100 Km

    Li no suplemento Fugas do Público do fim-de-semana passado que a BMW pegou no motor 1.6 HDI fabricado pelo grupo PSA, melhorou-o e vai montá-lo na nova geração de Mini's, com melhoria tal do consumo que passará a gastar menos que um SMART For Two, colocando o Mini como o carro mais económico do mercado com possibilidade de transportar 4 pessoas.

    Sabem alguma coisa sobre este assunto?

    Espero que não seja Repost.

    #2
    Vai gastar isso porque vai levar o sistema Start & Stop que para o carro quando se está em filas de transito parado. Isso ajuda bastante na redução do consumo.

    Acho que não mexeram em nada do motor.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
      Vai gastar isso porque vai levar o sistema Start & Stop que para o carro quando se está em filas de transito parado. Isso ajuda bastante na redução do consumo.

      Acho que não mexeram em nada do motor.
      Essa parece ser apenas uma das melhorias a introduzir. Há também uma inovação qualquer que tem a ver com o aproveitamento da energia das travagens, ou lá o que é...

      Comentário


        #4
        Esses sistema star/stop são interessantes...
        Contudo, julgo que o que se poupa em combustivel, deverá gastar-se em motores de arranque e baterias...
        A sério, no fundo como é que esse sistema funciona mesmo?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
          Esses sistema star/stop são interessantes...
          Contudo, julgo que o que se poupa em combustivel, deverá gastar-se em motores de arranque e baterias...
          A sério, no fundo como é que esse sistema funciona mesmo?
          Leva motores de arranque mais potentes e acho q aproveita a energia das travagens num acumulador para re-ligar o motor. Basicamente pega no exemplo dos Civic Hybrid e Prius, q tb têm sistemas start/stop.

          Comentário


            #6
            Tambem vai levar essa introdução. No Série 3 atgé vão meter uma cortina para tapar por dentro a grelha de modo a melhor a aerodinamica. Só abre quando é necessário refrigerar o motor.

            Comentário


              #7
              A PSA é que já fazia o mesmo que a BMW e punha uma caixa de 6 velocidades nos modelos equipados com esse motor. Isso ia ajudar a baixar um pouco os consumos pelo menos em AE

              Comentário


                #8
                Pá basicamente vão pôr a tecnologia que foi estreada no S1 LCI.

                2ª bateria (de des/carregamento rápido), brake regeneration (em travagem e em não aceleração recarrega-se a tal 2ª bateria que alimenta os sistemas eléctricos, aliviando o motor térmico e/ou possibilitando melhor aceleração), start & stop, compressor do AC desligável -só funciona quando é preciso-, bomba de água eléctrica e não hidráulica, direcção eléctrica, flaps nas entradas de ar para o motor (se o motor não precisar de ser refrigerado, fecham, melhorando a arerodinâmica), pneus de baixo rolamento e mais umas coisitas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                  Leva motores de arranque mais potentes e acho q aproveita a energia das travagens num acumulador para re-ligar o motor. Basicamente pega no exemplo dos Civic Hybrid e Prius, q tb têm sistemas start/stop.
                  Não é o mesmo sistema de Start & Stop do Civic Hybrid e Prius.

                  Nem sequer o que a PSA tem em alguns C2 e C3.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por André Ver Post
                    Pá basicamente vão pôr a tecnologia que foi estreada no S1 LCI.

                    2ª bateria (de des/carregamento rápido), brake regeneration (em travagem e em não aceleração recarrega-se a tal 2ª bateria que alimenta os sistemas eléctricos, aliviando o motor térmico e/ou possibilitando melhor aceleração), start & stop, compressor do AC desligável -só funciona quando é preciso-, bomba de água eléctrica e não hidráulica, direcção eléctrica, flaps nas entradas de ar para o motor (se o motor não precisar de ser refrigerado, fecham, melhorando a arerodinâmica), pneus de baixo rolamento e mais umas coisitas.
                    Resumindo, para poupar uns cobres em combustível gasta-se uma pipa de massa em tecnologia.

                    Comentário


                      #11
                      Bem, depende do ponto de vista.

                      Com esta tecnologia a BMW pôs os 18d (143cv) e 20d (177cv) a terem emissões de 123 e 129g/km no S1.

                      E como o IA baseado no CO2 até vem mesmo a calhar.

                      E depois os consumos.

                      Sou possuidor de um 118d LCI já com esta tecnologia e a verdade é que os consumos são muito razoáveis.

                      Em condição económica, consegue fazer-se consumos abaixo dos 5L. Sim, abaixo dos 5L.
                      Agora, é preciso um esforço herculeano para chegar às médias anunciadas. Mas consegue-se.

                      Ah outra coisa é o aviso de mudança na caixa de velocidades para poupar combustível.

                      Comentário


                        #12
                        Temos todos que contribuir para uma redução do consumo e das emissões de CO2, portanto é um bom esforço, isto

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                          Ah outra coisa é o aviso de mudança na caixa de velocidades para poupar combustível.
                          essas "tretas" são um insulto à minha modesta inteligência

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                            essas "tretas" são um insulto à minha modesta inteligência
                            E isso quer dizer que...

                            Comentário


                              #15
                              Na prática duvido que seja mais economico que um Smart CDI mas é esperar para ver.
                              Start & Stop em filas de transito da jeito é verdade e o resto?

                              Já agora e para que conste o Smart CDI gasta 3,5 em circuito combinado.
                              Editado pela última vez por Bernie; 08 June 2007, 16:11.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                Na prática duvido que seja mais economico que um Smart CDI mas é esperar para ver.
                                Start & Stop em filas de transito da jeito é verdade e o resto?

                                Já agora e para que conste o Smart CDI gasta 3,5 em circuito combinado.
                                "O" Smart? Que eu saiba Smart é uma marca e tem vários modelos.

                                E para comparares com o Mini só podes tar a falar do Forfour, espero.

                                edit: mea culpa, o tópico fala em Fortwo. Não me parece grande comparação, mas também não é de esperar melhor de uma revista não especialzada. Nem das especializadas quanto mais...
                                Editado pela última vez por jts; 08 June 2007, 17:52.

                                Comentário


                                  #17
                                  é um bocado estupido referir o smart for two e dps dizer que assim passa a ser o carro de 4 lugares mais económico... desde quando é que este smart tem 4 lugares?

                                  Comentário


                                    #18
                                    uma pergunta em relaçao a este sistema, todos sabemos que os motores com turbo devem estar um bocado ao relanti para que o turbo receba lubrificaçao decente enquanto baixa as rotaçoes!!
                                    como é que isso funciona para nao se ter de meter um turbo novo a cada 100000 km?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                      uma pergunta em relaçao a este sistema, todos sabemos que os motores com turbo devem estar um bocado ao relanti para que o turbo receba lubrificaçao decente enquanto baixa as rotaçoes!!
                                      como é que isso funciona para nao se ter de meter um turbo novo a cada 100000 km?
                                      Queres saber o que exactamente?
                                      Como e que funciona a lubrificaçao do turbo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                        uma pergunta em relaçao a este sistema, todos sabemos que os motores com turbo devem estar um bocado ao relanti para que o turbo receba lubrificaçao decente enquanto baixa as rotaçoes!!
                                        como é que isso funciona para nao se ter de meter um turbo novo a cada 100000 km?

                                        É uma questao assaz pertinente...

                                        Tambem estou curioso por uma resposta a esse aparente contracenso..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                          Queres saber o que exactamente?
                                          Como e que funciona a lubrificaçao do turbo?
                                          exactamente, ora num "hybrid" nao existe problema porque sao atmosfericos, agora nestes meninos com turbo a coisa é diferente

                                          quem vai lubrificar o turbo se paras o carro na 25 de abril depois de vires a abrir e o motor desligar?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                            exactamente, ora num "hybrid" nao existe problema porque sao atmosfericos, agora nestes meninos com turbo a coisa é diferente

                                            quem vai lubrificar o turbo se paras o carro na 25 de abril depois de vires a abrir e o motor desligar?
                                            a resposta é facil, quando não estão reunidas as condições para o auto-stop ele não funciona, também é assim no Prius e no HCH, mas para estes as condições são mais faceis de alcançar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              claro que o forfour consome mais! mas o fortwo não!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas, eu não duvido que assim realmente se consiga diminuir as emissões de gases poluentes e até mesmo os consumos... mas o sistema será assim tão funcional? Eu já tinha pensado na questão do turbo; diz-se, por exemplo, que para se fazer uma lubrificação correcta é necessário pelo menos 1 a 2 minutos ao ralenti após uma utilização mais intensiva (que é o que eu faço)... Ora se o carro contar com esse sistema de "auto-protecção do componente" e só se desligar passado 2 minutos, e se tivermos em conta que 50% das vezes que chegamos a um semáforo não estamos esse tempo (ok, Lisboa e Porto não contam ) acabamos por não reduzir muito os consumos e emissões, pelo menos nos carros sobrealimentados, que é o que se vê mais hoje em dia! E outra questão, mesmo com um motor de arranque mais potente e baterias a corresponder, será eficiente para o "típico" português perder tempo (mesmos que seja 0.5s) nos arranques dos semáforos? É que eu ando em cidades e aparecem muitos fulanos a queimar embraiagens nos semáforos para terem um arranque mais rápido... Isso deixa de acontecer com esses sistemas, não? Logo não sei se será um produto bem aceite... Corrijam-me se estiver enganado!

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                                  uma pergunta em relaçao a este sistema, todos sabemos que os motores com turbo devem estar um bocado ao relanti para que o turbo receba lubrificaçao decente enquanto baixa as rotaçoes!!
                                                  como é que isso funciona para nao se ter de meter um turbo novo a cada 100000 km?
                                                  O turbo da minha irmã sem starts/stops e bem tratadinho durou menos de 60mil por isso acaba tudo no mesmo
                                                  J/k
                                                  Percebo a tua pergunta...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por apartado18 Ver Post
                                                    essas "tretas" são um insulto à minha modesta inteligência
                                                    Muito útil para as senhoras...
                                                    mas imaginem a cena de um gajo estar a fazer um picanço e ter que aturar esse aviso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por g_simoes Ver Post
                                                      O turbo da minha irmã sem starts/stops e bem tratadinho durou menos de 60mil por isso acaba tudo no mesmo
                                                      J/k
                                                      Percebo a tua pergunta...
                                                      mas isso devia ser fiat

                                                      realmente se so desligar ao fim de 1/2 minutos nao vai servir para grande coisa sem ser para aumentar o peso do carro!!
                                                      ja agora em relaçao ao mini como é a qualidade de construçao e o material do interior é de qualidade?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                                        mas isso devia ser fiat

                                                        realmente se so desligar ao fim de 1/2 minutos nao vai servir para grande coisa sem ser para aumentar o peso do carro!!
                                                        ja agora em relaçao ao mini como é a qualidade de construçao e o material do interior é de qualidade?
                                                        Citroën C3 1.4 Hdi
                                                        Um caso isolado...pelo menos é um motor que tem dado boas provas de fiabilidade. Viva a extensão de garantia! A Citroën pagou tudo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por g_simoes Ver Post
                                                          Citroën C3 1.4 Hdi
                                                          Um caso isolado...pelo menos é um motor que tem dado boas provas de fiabilidade. Viva a extensão de garantia! A Citroën pagou tudo...


                                                          Epá, agora deixaste-me preocupado...
                                                          também tenho um C3 1.4 HDi...
                                                          Tenho 3 anos de garantia,mas penso que não farei os 60 mil kms antes de acabar a garantia...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            deve ter sido um caso pontual, o turbo nao vai chegar aos 60 km e dizer: epa ta na altura de partir!!
                                                            em principio o do c3 do g simoes tinha algum defeito e partiu
                                                            um abraço

                                                            Comentário

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