Estou a ver que é só "pilotos" por aqui... "drifting" com um Elise?!
Quanto ao S2000, bem... muito mais depressa se aprende a fazer isto com um BMW 130i MSport (c/ diferencial autoblocante, obviamente) do que com um S2000. Depois, o elevado binário em baixas do BMW permite fazer isto a velocidades muito menores, logo em muito maior segurança...
O chassis do série-1 é fabuloso... não tem os problemas de rigidez torsional do S2000.
Em todo o caso, para os mais exigentes , fica aqui a versão 130i Cup(lançada pela BMW):
Quanto ao S2000, bem... muito mais depressa se aprende a fazer isto com um BMW 130i MSport (c/ diferencial autoblocante, obviamente) do que com um S2000. Depois, o elevado binário em baixas do BMW permite fazer isto a velocidades muito menores, logo em muito maior segurança...
o S2000 tb tem diferencial autoblocante!
depois essa do binário é mesmo engraçada!!
então o binário é sinónimo de maior ou menor velocidade?
O chassis do série-1 é fabuloso... não tem os problemas de rigidez torsional do S2000.
e a culpa será do chassis, ou do facto de um ser descapotável e outro não??
depois essa do binário é mesmo engraçada!!
então o binário é sinónimo de maior ou menor velocidade?
Ó Filipe,
De ti já não esperava esse tipo de observação...
O que o maior binário em baixas permite é fazer derrapar as rodas traseiras muito mais cedo, ou seja, a muito mais baixa velocidade... digamos que num S2000 à rotação de binário máximo (7500rpm - 208Nm) e em 2ª tu já vais a:
Relação em 2ª - 2.373:1
Relação final - 4.100:1
Velocidade do eixo traseiro = 7500rpm/(2.373*4.100) = 771rpm
Perímetro do Pneu(245/40 -17") - (2*pi*30.5cm) = 1.915m
Velocidade S2000 em 2ª = Velocidade do eixo*Perímetro do Pneu = 1476*(60/1000 Km/h) = 88.56km/h
Enquanto que num 130i às 2500rpm (binário máximo - 315Nm) vais muito mais devagar...
Relação em 2ª - 2.495:1
Relação final - 3.230:1
Velocidade do eixo traseiro = 2500rpm/(2.495*3.230) = 310rpm
Perímetro do Pneu(205/50 -17") - (2*pi*30.9cm) = 1.942m
Velocidade 130i em 2ª = Velocidade do eixo*Perímetro do Pneu = 602*(60/1000) Km/h = 36.12km/h
O chassis do S2000 não consegue compensar o facto de este ser descapotável para aquele nível de potência. Ponto.
Errado, um dos elogios que se fez ao S2000 na altura que foi lançado foi precisamente a sua elevada rigidez torcional! É óbvio, que 8 anos depois, seja já ultrapassado por propostas mais recentes! Mesmo assim, é capaz de ter melhor comportamento que 50% dos roadsters novos à venda no mercado....
Estou a ver que ainda não conseguiram entender a vantagem dum brinquedo como o 130i MSport... encasquetaram que o S2000 é o "supra-sumo da batata" e pronto...
Mas o que é mais curioso é a referência ao molhado como sendo uma condição mais favorável para controlar um carro... só pode ser brincadeira, certo?!
Ora é precisamente no molhado que o S2000 mais deixa a desejar segundo a "Fifth Gear"...
«We don't like:
1) Bland styling. 2) Poor practicality. 3) Terrifying handling in the wet.»
Handling
«Agile and responsive - but you can never invest as much trust in the sometimes snappy chassis as you should be able to, especially in the wet.»
Gostava de ver um Elise em molhado e numa rua estreita ladeada de postes, árvores e muros - ao fim e ao cabo a situção da vida real - a fazer aquilo...
A realidade é esta, são manobras executadas a baixa velocidade - indespensável para quem não é piloto ou não está numa pista - com uma boa margem de segurança (para além da estrada sem movimento) o que só é possível com muito binário em baixas e um chassis e direcção muito informativos e progressivos de reacções.
Depois, quem quer rotação a la F1 compra uma mota...
«He found faultwith the brakes, which faded badly enough to cut his run short by a lap, and with the chassis's overall rigidity, which trailed those of the closed cars. "Going into the corners you can feel a twist in the beginning, and then it settles to the end of the corner." He recommends softening the rear springs for track duty.»
Com um 130i MSport (e autoblocante) é muito mais fácil/seguro fazer boa figura e com a mesma diversão de quem conduz no dia-a-dia!
Editado pela última vez por Buzinão; 12 June 2007, 11:00.
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