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"Who Killed the Electric Car?" (Quem Matou o Carro Eléctrico?)

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    "Who Killed the Electric Car?" (Quem Matou o Carro Eléctrico?)

    Alguém já viu este documentário?

    Vi há pouco tempo e fiquei assim:

    Na Califórnia (EUA) nos anos 90 legislou-se para que uma percentagem (crescente com os anos) da totalidade dos veículos vendidos pelas marcas tinha que ter emissões ZERO.

    A resposta da General Motors foi o EV1, mas a estratégia maior deles (e de outras marcas) foi a de combater a lei e mudá-la a seu favor (até que conseguiram).

    Só para se ter uma ideia, das pessoas que foram "alugadores" dos EV1: Mel Gibson, Tom Hanks, entre outros.

    O que as marcas de automóveis fizeram aos carros que já estavam nas estradas é que não lembra a ninguém...

    Mas não vou estragar a surpresa. Mais informações no Wikipédia e na Internet em geral, ou então no site do documentário:

    http://www.sonyclassics.com/whokilledtheelectriccar/

    Apesar de já se ter falado noutros tópicos sobre carros eléctricos, este tópico diz respeito especificamente ao documentário e a polémica em torno das atitudes das Marcas de automóveis, das empresas petrolíferas, dos governos dos EUA e dos consumidores dos EUA.
    Editado pela última vez por Jarod; 17 June 2007, 22:18.

    #2
    a historia do carro electrico começa muito muito muito antes dos anos 90 :P
    acho que até houve uma altura em que eram mais normais carros electricos do que carros a combustão.

    Comentário


      #3
      Isto não é um hyper Mega Repost ?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
        Apesar de já se ter falado noutros tópicos sobre carros eléctricos, este tópico diz respeito especificamente ao documentário (...)
        Pesquisei e apesar de haver referências ao assunto, não encontrei tópico "dedicado".

        Por isso, aqui está ele!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          a historia do carro electrico começa muito muito muito antes dos anos 90 :P
          acho que até houve uma altura em que eram mais normais carros electricos do que carros a combustão.
          Hãããã?!?!?

          Comentário


            #6
            ......................
            Editado pela última vez por DeBeF; 18 June 2007, 22:54.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
              Hãããã?!?!?
              poisé.
              O carro eléctrico existe há tanto tempo como o carro de combustão interna.
              No final do séc XIX e inicio do XX, eram regulares corridas entre máquinas a combustão, a electricidade e vapor. Dado a superioridade do motor de combustão interna, este tornou-se no padrão a seguir pela quantidade gigantesca de construtores que existiam na altura, deixando as outras tecnologias na sombra.

              O problema do carro eléctrico sempre foi o mesmo. Autonomia, peso.
              Já passaram mais de 100 anos e ainda não resolveram o problema

              Comentário


                #8
                O primeiro carro a quebrar a barreira dos 100k/h era eléctrico.

                Jenatzy Jamais contente

                Comentário


                  #9
                  se a electricidade se tivesse imposto, agora certamente estaria-se a discutir "Who killed the petrol car"

                  Comentário


                    #10
                    vi este fds juntamente com a verdade inconveniente, aconselho os dois

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                      poisé.
                      O carro eléctrico existe há tanto tempo como o carro de combustão interna.
                      No final do séc XIX e inicio do XX, eram regulares corridas entre máquinas a combustão, a electricidade e vapor. Dado a superioridade do motor de combustão interna, este tornou-se no padrão a seguir pela quantidade gigantesca de construtores que existiam na altura, deixando as outras tecnologias na sombra.

                      O problema do carro eléctrico sempre foi o mesmo. Autonomia, peso.
                      Já passaram mais de 100 anos e ainda não resolveram o problema
                      serão só esses os problemas?
                      acho que a passagem para a gaveta dos carros electricos foi a ordem natural das coisas, simplesmente não compensava.
                      na minha óptica, seria praticamente impossivel sustentar esse tipo de carros. se agora já é difícil gerir os recursos enérgicos (electricidade > produção/consumo) como é que seria se todos os carros fossem eléctricos?
                      pelo que percebo, a única (ou a maior) vantagem dos carros eléctricos é a não poluição. mas a poluição indirecta necessária para produzir energia para abastecer esses carros seria muita. muito certamente, seria maior do que a soma de todos os carros a combustíveis fosseis.
                      Editado pela última vez por AF147; 18 June 2007, 09:27.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                        serão só esses os problemas?
                        acho que a passagem para a gaveta dos carros electricos foi a ordem natural das coisas, simplesmente não compensava.
                        na minha óptica, seria praticamente impossivel sustentar esse tipo de carros. se agora já é difícil gerir os recursos enérgicos (electricidade > produção/consumo) como é que seria se todos os carros fossem eléctricos?
                        pelo que percebo, a única (ou a maior) vantagem dos carros eléctricos é a não poluição. mas a poluição indirecta necessária para produzir energia para abastecer esses carros seria muita. muito certamente, seria maior do que a soma de todos os carros a combustíveis fosseis.
                        Oh pah, vocês investiguem melhor em locais credíveis antes de mandar disparates destes para o ar (ou rede)... é que ainda correm o risco de alguém vos levar a sério....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                          Oh pah, vocês investiguem melhor em locais credíveis antes de mandar disparates destes para o ar (ou rede)... é que ainda correm o risco de alguém vos levar a sério....


                          fiz um comentário, se quiseres podes contrariar com argumentos válidos o que disse força, agora essas afirmações realmente foram muito produtivas para a discussão. (not)
                          Editado pela última vez por AF147; 18 June 2007, 11:15.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                            se a electricidade se tivesse imposto, agora certamente estaria-se a discutir "Who killed the petrol car"
                            estamos a falar de emissões 0!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                              serão só esses os problemas?
                              acho que a passagem para a gaveta dos carros electricos foi a ordem natural das coisas, simplesmente não compensava.
                              na minha óptica, seria praticamente impossivel sustentar esse tipo de carros. se agora já é difícil gerir os recursos enérgicos (electricidade > produção/consumo) como é que seria se todos os carros fossem eléctricos?
                              pelo que percebo, a única (ou a maior) vantagem dos carros eléctricos é a não poluição. mas a poluição indirecta necessária para produzir energia para abastecer esses carros seria muita. muito certamente, seria maior do que a soma de todos os carros a combustíveis fosseis.
                              Wrong

                              Estou farto de ouvir essa desculpa. É mais uma que tentam impingir para impedir que a tecnologia avance...

                              Qual é o rendimento de um motor de combustão interna? Muito mau....

                              Qual é o rendimento de um gerador térmico de uma central elétrica? Certamente muito maior... Logo aqui há uma poupança muito grande de energia.

                              A somar a isso há o facto de, cada vez mais, a electricidade ser produzida por meios não poluentes (marés, eólica, solar, hidrica, etc).

                              Por isso não me venham com esses argumentos, porque não pegam...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                Wrong

                                Estou farto de ouvir essa desculpa. É mais uma que tentam impingir para impedir que a tecnologia avance...

                                Qual é o rendimento de um motor de combustão interna? Muito mau....

                                Qual é o rendimento de um gerador térmico de uma central elétrica? Certamente muito maior... Logo aqui há uma poupança muito grande de energia.

                                A somar a isso há o facto de, cada vez mais, a electricidade ser produzida por meios não poluentes (marés, eólica, solar, hidrica, etc).

                                Por isso não me venham com esses argumentos, porque não pegam...
                                mas misso é agora. e à 30 ou 40 anos atrás como é que era?

                                para colmatar a necessidade energética para esses veículos, teriam certamente proliferado as centrais de carvão, gás, fuel e pior, as nucleares e todas estas juntas certamente iriam poluir muitos mais que os carros.
                                Editado pela última vez por AF147; 18 June 2007, 12:01.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                  (...) mas a poluição indirecta necessária para produzir energia para abastecer esses carros seria muita. muito certamente, seria maior do que a soma de todos os carros a combustíveis fosseis.
                                  Não se optarmos por métodos amigos do ambiente:
                                  Eólica, Solar, Hidro... há muitas formas de gerar electricidade sem poluir.

                                  Tu referes-te à utilização em grande escala do carvão, que pode sim criar muita poluição.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    Não se optarmos por métodos amigos do ambiente:
                                    Eólica, Solar, Hidro... há muitas formas de gerar electricidade sem poluir.

                                    Tu referes-te à utilização em grande escala do carvão, que pode sim criar muita poluição.
                                    actualmente existem recursos técnicos para tal, mas antigamente não.
                                    por isso é que acho que geralmente estas discussões partem de uma premissa errada, que é apenas olharem para o problema baseados na conjuntura actual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por e-bLaSe Ver Post
                                      estamos a falar de emissões 0!
                                      isso é virtual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É conhecido o poder do lobby petrolífero no congelamento do desenvolvimento do carro eléctrico nos EUA.

                                        Se fosse só isso...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                          actualmente existem recursos técnicos para tal, mas antigamente não.
                                          por isso é que acho que geralmente estas discussões partem de uma premissa errada, que é apenas olharem para o problema baseados na conjuntura actual.
                                          Ok, mas eu não digo que os carros eléctricos deviam existir "desde sempre".

                                          Eu sei que só agora (para mim, a começar pelo tal GM EV1) é que há tecnologia para isso.

                                          Portanto interessa-me o "agora". E agora temos meios técnicos amigos do ambiente.

                                          Case closed

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                                            É conhecido o poder do lobby petrolífero no congelamento do desenvolvimento do carro eléctrico nos EUA.

                                            Se fosse só isso...
                                            actualmente isso até poderia fazer algum sentido. mas os carros eléctricos já existem à muitas décadas, pelo que o petróleo iria continuar a ser necessário, não directamente, mas indirectamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                              Oh pah, vocês investiguem melhor em locais credíveis antes de mandar disparates destes para o ar (ou rede)... é que ainda correm o risco de alguém vos levar a sério....
                                              Pois mas aquela é que é a grande verdade!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                                Wrong

                                                Estou farto de ouvir essa desculpa. É mais uma que tentam impingir para impedir que a tecnologia avance...

                                                Qual é o rendimento de um motor de combustão interna? Muito mau....

                                                Qual é o rendimento de um gerador térmico de uma central elétrica? Certamente muito maior... Logo aqui há uma poupança muito grande de energia.

                                                A somar a isso há o facto de, cada vez mais, a electricidade ser produzida por meios não poluentes (marés, eólica, solar, hidrica, etc).

                                                Por isso não me venham com esses argumentos, porque não pegam...
                                                Mais de 50% da energia necessária para Portugal, ainda advém de energias não renováveis.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                  Ok, mas eu não digo que os carros eléctricos deviam existir "desde sempre".

                                                  Eu sei que só agora (para mim, a começar pelo tal GM EV1) é que há tecnologia para isso.

                                                  Portanto interessa-me o "agora". E agora temos meios técnicos amigos do ambiente.

                                                  Case closed
                                                  sim, agora começam a existir condições técnicas e logísticas para sustentar esse tipo de veículos em massa com menos poluição.
                                                  eu apenas me estava a referir ao porquê de terem sido os carros a gasolina e não os a electricidade a proliferar. foi todo um conjunto de factores, que nada têm a ver certamente com lobbys. e certamente o ciclo seria +- o menos o mesmo. provavelmente o preço da electricidade também iria disparar.

                                                  quanto à implementação "hoje" de veículos eléctricos, para estes existe uma barreira muito forte, que é a mentalidade dos consumidores e uma tecnologia, que apesar de já poder estar a dar as ultimas, continua fiável e rentável (técnicamente). não tem cabimento pensar que um carro eléctrico que precisa para aí de 8h para carregar às baterias e que só tem para aí 200km de autonomia se possa impor aos carros actuais.
                                                  e também porque só agora é que começa a existir um consciencialização ambiental.
                                                  pelo que dizer que os lobbys é que impedem tudo de se desenvolver...

                                                  a implementação de um conceito/tecnologia para uma determinada situação tem sempre o reverso da medalha, que é o atraso no desenvolvimento e implementação de outras tecnologias alternativas.
                                                  para qualquer outra tecnologia se impor à actual, não basta sequer ser igual, tem de ser melhor.
                                                  Editado pela última vez por AF147; 18 June 2007, 13:09.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Outra vez a bater no ceguinho? Daqui nada também vêm dizer que viram o documentário sobre o 9/11 e que afinal foram os americanos que fizeram o 9/11 e que eles nunca foram à lua e que...

                                                    Vocês vêm o Fifth Gear? Esteve lá aquela Spice que tocou na ferida em relação aos carros eléctricos... Ela mora num 6º andar, vai meter uma extensão pela janela até ao carro? E se não arranjar lugar à porta de casa, vai esticar essa extensão pela estrada fora?

                                                    Em vez de andarem a ver documentários e a mandar vir porque é que não compram um carro eléctrico? Eles existem à venda, desde GWiz, Smart F2, Twingo, Saxo... Sem falar de desportivos tipo Venturi Fetish ou o Tesla.

                                                    E quem é que, no seu perfeito juizo, está disposto a carregar um automóvel durante 8 horas para fazer pouco mais de 200km (sem A/C, rádio desligado, luzes apagadas e tal...). E vão-me dizer "então, faziam um modelo standard de bateria e trocava-se por outra carregada numas bombas", ora não era assim que os primeiros funcionavam? Pois, e foi por água abaixo porque não era cómodo ou rentável.

                                                    Um carro a gasolina abastece-se em 5 minutos, um carro a células de combustível (hidrogénio) faz o mesmo. A GM (que "matou o carro eléctrico") destacou os seus engenheiros para a fase de engenharia e produção para avançarem com um veículo a células de combustível disponível no mercado, é que eles têm vários carros e autocarros a células de combustível e vários postos de abastecimento, como devem ter visto no documentário. Na Europa também já existem carros a células de combustível (e não estou a falar do BMW ou do Mazda que consomem mesmo hidrogénio), continuam a existir estudos até mesmo em Portugal (Carris/Man/IST, STCP/Mercedes/BP) para melhorar esta tecnologia e a tornar disponível ao público.

                                                    E vão-me dizer já a correr que as células de combustível estão em estudo desde os anos 80 e não conseguem fazer melhor... Ora, só agora com os preços altos do combustível é que se torna rentável o consumo de hidrogénio que já é mais barato que a gasolina se processado com recurso a energia éolica por exemplo e claro, sem emissões.

                                                    Pessoal que é verde mesmo verde nem carro usa, o resto gosta de dizer que é verde e que vai salvar o mundo porque conduz um hibrido ou outra tanga assim do género mas se for preciso até arranca a árvore que tem no quintal para fazer uma churrasqueira para o verão, faz queimadas para limpar o terreno, não poupa água ou electricidade e até nem recicla

                                                    Estas novas tecnologias só são adoptadas em massa se forem cómodas e proporcionarem uma utilização igual ou superior aos actuais carros a gasolina e, o ponto essencial, se custarem o mesmo ou menos que os actuais carros a gasolina

                                                    PS: Já agora... Repost...
                                                    http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=6197
                                                    http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=27948&page=4
                                                    Editado pela última vez por eduardomaio; 18 June 2007, 13:11.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                      Outra vez a bater no ceguinho? Daqui nada também vêm dizer que viram o documentário sobre o 9/11 e que afinal foram os americanos que fizeram o 9/11 e que eles nunca foram à lua e que...

                                                      Vocês vêm o Fifth Gear? Esteve lá aquela Spice que tocou na ferida em relação aos carros eléctricos... Ela mora num 6º andar, vai meter uma extensão pela janela até ao carro? E se não arranjar lugar à porta de casa, vai esticar essa extensão pela estrada fora?

                                                      Em vez de andarem a ver documentários e a mandar vir porque é que não compram um carro eléctrico? Eles existem à venda, desde GWiz, Smart F2, Twingo, Saxo... Sem falar de desportivos tipo Venturi Fetish ou o Tesla.

                                                      E quem é que, no seu perfeito juizo, está disposto a carregar um automóvel durante 8 horas para fazer pouco mais de 200km (sem A/C, rádio desligado, luzes apagadas e tal...). E vão-me dizer "então, faziam um modelo standard de bateria e trocava-se por outra carregada numas bombas", ora não era assim que os primeiros funcionavam? Pois, e foi por água abaixo porque não era cómodo ou rentável.

                                                      Um carro a gasolina abastece-se em 5 minutos, um carro a células de combustível (hidrogénio) faz o mesmo. A GM (que "matou o carro eléctrico") destacou os seus engenheiros para a fase de engenharia e produção para avançarem com um veículo a células de combustível disponível no mercado, é que eles têm vários carros e autocarros a células de combustível e vários postos de abastecimento, como devem ter visto no documentário. Na Europa também já existem carros a células de combustível (e não estou a falar do BMW ou do Mazda que consomem mesmo hidrogénio), continuam a existir estudos até mesmo em Portugal (Carris/Man/IST, STCP/Mercedes/BP) para melhorar esta tecnologia e a tornar disponível ao público.

                                                      E vão-me dizer já a correr que as células de combustível estão em estudo desde os anos 80 e não conseguem fazer melhor... Ora, só agora com os preços altos do combustível é que se torna rentável o consumo de hidrogénio que já é mais barato que a gasolina se processado com recurso a energia éolica por exemplo e claro, sem emissões.

                                                      Pessoal que é verde mesmo verde nem carro usa, o resto gosta de dizer que é verde e que vai salvar o mundo porque conduz um hibrido ou outra tanga assim do género mas se for preciso até arranca a árvore que tem no quintal para fazer uma churrasqueira para o verão, faz queimadas para limpar o terreno, não poupa água ou electricidade e até nem recicla

                                                      Estas novas tecnologias só são adoptadas em massa se forem cómodas e proporcionarem uma utilização igual ou superior aos actuais carros a gasolina e, o ponto essencial, se custarem o mesmo ou menos que os actuais carros a gasolina

                                                      PS: Já agora... Repost...
                                                      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=6197
                                                      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=27948&page=4
                                                      nao deixa de ser um topico sempre interessante !!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        os hibridos

                                                        MAZDA RULEZ

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          lol deves estar a gozar, a "morte" dos carros electricos deu-se há muitas décadas atrás, ninguém tinha ouvido falar de hibridos nessa altura..

                                                          MAZDA DROOLZ

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                            Outra vez a bater no ceguinho? Daqui nada também vêm dizer que viram o documentário sobre o 9/11 e que afinal foram os americanos que fizeram o 9/11 e que eles nunca foram à lua e que...

                                                            Vocês vêm o Fifth Gear? Esteve lá aquela Spice que tocou na ferida em relação aos carros eléctricos... Ela mora num 6º andar, vai meter uma extensão pela janela até ao carro? E se não arranjar lugar à porta de casa, vai esticar essa extensão pela estrada fora?

                                                            Em vez de andarem a ver documentários e a mandar vir porque é que não compram um carro eléctrico? Eles existem à venda, desde GWiz, Smart F2, Twingo, Saxo... Sem falar de desportivos tipo Venturi Fetish ou o Tesla.

                                                            E quem é que, no seu perfeito juizo, está disposto a carregar um automóvel durante 8 horas para fazer pouco mais de 200km (sem A/C, rádio desligado, luzes apagadas e tal...). E vão-me dizer "então, faziam um modelo standard de bateria e trocava-se por outra carregada numas bombas", ora não era assim que os primeiros funcionavam? Pois, e foi por água abaixo porque não era cómodo ou rentável.

                                                            Um carro a gasolina abastece-se em 5 minutos, um carro a células de combustível (hidrogénio) faz o mesmo. A GM (que "matou o carro eléctrico") destacou os seus engenheiros para a fase de engenharia e produção para avançarem com um veículo a células de combustível disponível no mercado, é que eles têm vários carros e autocarros a células de combustível e vários postos de abastecimento, como devem ter visto no documentário. Na Europa também já existem carros a células de combustível (e não estou a falar do BMW ou do Mazda que consomem mesmo hidrogénio), continuam a existir estudos até mesmo em Portugal (Carris/Man/IST, STCP/Mercedes/BP) para melhorar esta tecnologia e a tornar disponível ao público.

                                                            E vão-me dizer já a correr que as células de combustível estão em estudo desde os anos 80 e não conseguem fazer melhor... Ora, só agora com os preços altos do combustível é que se torna rentável o consumo de hidrogénio que já é mais barato que a gasolina se processado com recurso a energia éolica por exemplo e claro, sem emissões.

                                                            Pessoal que é verde mesmo verde nem carro usa, o resto gosta de dizer que é verde e que vai salvar o mundo porque conduz um hibrido ou outra tanga assim do género mas se for preciso até arranca a árvore que tem no quintal para fazer uma churrasqueira para o verão, faz queimadas para limpar o terreno, não poupa água ou electricidade e até nem recicla

                                                            Estas novas tecnologias só são adoptadas em massa se forem cómodas e proporcionarem uma utilização igual ou superior aos actuais carros a gasolina e, o ponto essencial, se custarem o mesmo ou menos que os actuais carros a gasolina

                                                            PS: Já agora... Repost...
                                                            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=6197
                                                            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=27948&page=4
                                                            Epa, tás muito mal informado e certamente não viste o documentário.

                                                            Ou então és dono de alguma petrolifera...

                                                            Comentário

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