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Reparar a suspensão do meu Xantia

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    Reparar a suspensão do meu Xantia

    Boas, sou proprietario de um Xantia Break 1.9TD de 98, tem agora 165Mkm, a suspenção esta em mau estado, isto é, o carro faz todos os movimentos que tem que fazer ao controlar de dentro do mesmo mas em piso irregular ou lombas saltita bastante, agora eu pergunto, será só as esferas que precisao de reparação visto a bomba fazer todos os movimentos?
    Alguem que tenha reparado um carro igual para me ilucidar dos custos , tempo, e garantias da reparação?
    Estou a pensar dirigir-me em breve a um representante Citroen para a reparação, o que aconselhao a ter atenção para não ser "comido" visto ser a primeira vez que faço tal reparação?
    Desde j'a o meu obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por miguelll Ver Post
    Boas, sou proprietario de um Xantia Break 1.9TD de 98, tem agora 165Mkm, a suspenção esta em mau estado, isto é, o carro faz todos os movimentos que tem que fazer ao controlar de dentro do mesmo mas em piso irregular ou lombas saltita bastante, agora eu pergunto, será só as esferas que precisao de reparação visto a bomba fazer todos os movimentos?
    Alguem que tenha reparado um carro igual para me ilucidar dos custos , tempo, e garantias da reparação?
    Estou a pensar dirigir-me em breve a um representante Citroen para a reparação, o que aconselhao a ter atenção para não ser "comido" visto ser a primeira vez que faço tal reparação?
    Desde j'a o meu obrigado
    em principio basta carregar as esferas, não é muito caro!!! carregar as minhas todas (hydroactiva II ) custou pelos 150/200€ com mais umas coisinhas!

    se for preciso troca alguma esfera que já não esteja em condições e pede para te atestarem o liquido de LHM até ao nivel máximo (a coisinha amarela estar em cima)!

    quanto a garantias obviamente que depende da oficina, mas isso não costuma haver stress!

    Comentário


      #3
      em vez de atestar , o melhor é substituir o lhm todo.
      se for na citroen vai custar um pouco mais do que disse o paulo, mas tens garantia que o serviço fica bem feito.
      atenção "mecanico da esquina" nunca!!!
      citroen ou mecanico especializado em citroen.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por citromaniac Ver Post
        em vez de atestar , o melhor é substituir o lhm todo.
        se for na citroen vai custar um pouco mais do que disse o paulo, mas tens garantia que o serviço fica bem feito.
        atenção "mecanico da esquina" nunca!!!
        citroen ou mecanico especializado em citroen.



        esqueci-me desse "pormenor"


        Os xantias davam problemas não por si........mas porque quem lhes mexia não percebia a ponta!

        se precisares de dicas de mecanicos para ir diz-me que tenho algumas apontadas , dadas na maioria por pessoal de cá do fórum!

        Comentário


          #5
          Solução

          Bom dia a todos, desde já o meu obrigado
          A reparação vai ser efectuada em concessionário oficial da marca sem margem para duvidas, já me informaram 2 ou 3 pessoas que o fazem “cá fora” mas o tempo de reparação é muito maior, e os custos não fogem assim tanto do que pretendo gastar e para isso prefiro ter uma porta aberta para reclamar para o caso de alguma coisa não correr como esperado.
          Tenho um amigo meu que reparou um XM 2.1 TD e o carro parece que não tem motor, tem a frente muito mais elevada que a traseira, escusado será dizer que foi “cá fora”, pagou perto de 500euros e ainda teve de ir a citroen para tentarem fazer os possíveis para o nivelar, não resultou apenas disfarçou .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por miguelll Ver Post
            Bom dia a todos, desde já o meu obrigado
            A reparação vai ser efectuada em concessionário oficial da marca sem margem para duvidas, já me informaram 2 ou 3 pessoas que o fazem “cá fora” mas o tempo de reparação é muito maior, e os custos não fogem assim tanto do que pretendo gastar e para isso prefiro ter uma porta aberta para reclamar para o caso de alguma coisa não correr como esperado.
            Tenho um amigo meu que reparou um XM 2.1 TD e o carro parece que não tem motor, tem a frente muito mais elevada que a traseira, escusado será dizer que foi “cá fora”, pagou perto de 500euros e ainda teve de ir a citroen para tentarem fazer os possíveis para o nivelar, não resultou apenas disfarçou .
            a sério? mas isso não pode ser assim!

            opá....é que o circuito não é o tradicional amortecedor mas também não é nada do outro mundo incompreensivel!

            o que deve ter acontecido ao teu amigo é que as esferas traseiras devem ter algum problema...........porque o carro de uma forma ou de outra devia estabilizar a meio.......


            pá o meu foi a fazer a manutenção numa oficina fora da marca, mas de um sr. ex-mecanico da citroen, e olha, paguei nem 300€ para encher as esferas todas, e mudar o oleo !

            Comentário


              #7
              Uii, nesse estado, o carro deve esta bem duro, e as esferas completamente descarregadas. O problema é que assim estas deixam de fazer o que lhes é devido(amortecer), e passam as vibraçoes e pancadas para as torres onde estas estao acopladas. É no limite destes casos que depois aparecem hidropneumáticos onde as esferas berrentaram, copot amocacado e suspensao sem pressao. Aconselho a fazer a manutençao o mais depressa possivel.
              A lá estar, faz a manutençao toda: sangramento do circuito hidraulico, limpeza do deposito de lhm(devido aos residuos que vai acumulando) e recarregar as esferas(novas é o ideal, mas recarregadas ja fica bom). No final vai ser uma diferença
              Quanto ao XM, n sera dos correctores de altura? Mas se ja esteve na Citroën..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
                Uii, nesse estado, o carro deve esta bem duro, e as esferas completamente descarregadas. O problema é que assim estas deixam de fazer o que lhes é devido(amortecer), e passam as vibraçoes e pancadas para as torres onde estas estao acopladas. É no limite destes casos que depois aparecem hidropneumáticos onde as esferas berrentaram, copot amocacado e suspensao sem pressao. Aconselho a fazer a manutençao o mais depressa possivel.
                A lá estar, faz a manutençao toda: sangramento do circuito hidraulico, limpeza do deposito de lhm(devido aos residuos que vai acumulando) e recarregar as esferas(novas é o ideal, mas recarregadas ja fica bom). No final vai ser uma diferença
                Quanto ao XM, n sera dos correctores de altura? Mas se ja esteve na Citroën..


                ainda me lembro quando comprei o xantia.........e dizia que era confortavel! depois carreguei as esferas e mudei o LHM e fez-se luz



                é um verdadeiro sofá com rodas e Bom POWA!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                  ainda me lembro quando comprei o xantia.........e dizia que era confortavel! depois carreguei as esferas e mudei o LHM e fez-se luz



                  é um verdadeiro sofá com rodas e Bom POWA!
                  Por acaso confirmo que é um sofá

                  Comentário


                    #10
                    Pois, desde que conheci este fórum a as experiências nele retractadas que confesso estar ansioso pela reparação da minha Xantia, eu tenho a carrinha a perto de 3 anos, fiz 40mil km neste período e pelos vistos nunca cheguei a conhecer o real conforto e estabilidade do meu carro, tenho a venda por estar desiludido pela avaria mas agora estou a ponderar seriamente após a reparação, gozar bastante mais dele.
                    Acho estranho as pessoas avaliarem este tipo de automóveis como se de utilitários ou “chaços” se tratassem, não concordo em nada o facto de verdadeiros familiares não terem o devido valor comercial, eu já decidi, para trocar por um Corsa ou punto ( não desfazendo) prefiro mil vezes o meu
                    Mais uma vez o meu muito obrigado a todos que me esclarecem e me mostram o bom carro que tenho

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por miguelll Ver Post
                      Pois, desde que conheci este fórum a as experiências nele retractadas que confesso estar ansioso pela reparação da minha Xantia, eu tenho a carrinha a perto de 3 anos, fiz 40mil km neste período e pelos vistos nunca cheguei a conhecer o real conforto e estabilidade do meu carro, tenho a venda por estar desiludido pela avaria mas agora estou a ponderar seriamente após a reparação, gozar bastante mais dele.
                      Acho estranho as pessoas avaliarem este tipo de automóveis como se de utilitários ou “chaços” se tratassem, não concordo em nada o facto de verdadeiros familiares não terem o devido valor comercial, eu já decidi, para trocar por um Corsa ou punto ( não desfazendo) prefiro mil vezes o meu
                      Mais uma vez o meu muito obrigado a todos que me esclarecem e me mostram o bom carro que tenho

                      mas qual avaria pá...isso não é avaria nenhuma!!!!

                      é apenas manutenção, tal como mudar de amortecedores num carro normal!


                      trocar isso por o quÊ? corsa ou punto???? isso é o mesmo que andares de cavalo e trocares por um burro!

                      Comentário


                        #12
                        Conforme já foi dito convém desmontar e lavar o frasco, o filtro e o próprio circuito, que pode ser feito com gasolina.
                        Substituir as esferas e aproveitar para verificar o estado dos tubos de retorno.
                        Confiava mais numa oficina de um especialista do que na origem, não estou a ver darem-se a essa trabalheira.
                        De resto acho pouco 165.000 km. Mesmo pouco. Quantos registos? Trazia livro.
                        Pois... terá mais concerteza.

                        Abraço!

                        Comentário


                          #13
                          Tenho uma carrinha Xantia e acerca de 2 anos troquei todas as esferas da mesma numa oficina da marca. Cada esfera ficou em cerca de 55 € (são 7). Foi também substituido o LHM. Acho que o valor de reparação ficou perto dos 500€.

                          Vais sentir uma diferença brutal no conforto após a reparação.

                          E como já foi referido efectua a reparação o mais rapidamente possivel, pois podes vir a ter problemas bem sérios.

                          Comentário


                            #14
                            á alguma forma de saber si a suspensão não está boa ou está a funcionar mal?? é que eu tenho uma xantia a 6 meses e a vejo bastante confortavel,quanto o carro pega ele levanta primeiro a frente depois atraz ( penso que seja normal) ele já conta com 200 mil quilometros, e segun o meu irmão diz que com mais 50 mil quilometros já esta nas couves, alguem sabe por media quantos kms fazem estes motores ( 1.9 tdi) os consumos ronda os 7/8 penso que tamben este entre o normal. já agora alguem recomenda alguma oficina?

                            Comentário


                              #15
                              Se a suspensão comporta-se nessas condições significa que as esferas estão completamente descarregadas.

                              É mais um caso típico de desleixo por parte de quem é responsável pelo carro uma vez que não tem uma manutenção feita à suspensão dentro dos intervalos estipulados pela marca.

                              O problema é fácil de se resolver, bastando para isso colocar esferas novas. Essas já não devem estar boas para serem recarregadas uma vez que a suspensão se comporta de forma instável em mau piso e como tal a membrana no interior das esferas já não estará em bom estado.
                              Editado pela última vez por margalhau; 21 June 2007, 23:43.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                á alguma forma de saber si a suspensão não está boa ou está a funcionar mal?? é que eu tenho uma xantia a 6 meses e a vejo bastante confortavel,quanto o carro pega ele levanta primeiro a frente depois atraz ( penso que seja normal) ele já conta com 200 mil quilometros, e segun o meu irmão diz que com mais 50 mil quilometros já esta nas couves, alguem sabe por media quantos kms fazem estes motores ( 1.9 tdi) os consumos ronda os 7/8 penso que tamben este entre o normal. já agora alguem recomenda alguma oficina?
                                Um motor desses bem tratado tem obrigação de fazer cerca de 500 mil km's.

                                Quanto à suspensão é bom principio averiguar o estado das esferas e recarrega-las de 50 em 50 mil km's, apesar de elas normalmente aguentarem bem mais do que isso.

                                Também é bom principio fazer limpeza ao circuito e substituir por LHM novo de 3 em 3 anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                  á alguma forma de saber si a suspensão não está boa ou está a funcionar mal?? é que eu tenho uma xantia a 6 meses e a vejo bastante confortavel,quanto o carro pega ele levanta primeiro a frente depois atraz ( penso que seja normal) ele já conta com 200 mil quilometros, e segun o meu irmão diz que com mais 50 mil quilometros já esta nas couves, alguem sabe por media quantos kms fazem estes motores ( 1.9 tdi) os consumos ronda os 7/8 penso que tamben este entre o normal. já agora alguem recomenda alguma oficina?
                                  Como disse o Margalhau, vale a pena fazer a manutençao em intervalos de cerca de 3 anos e/ou os tais 50-70k kms, ate pq nao é nada caro. É meio caminho para nao teres problemas, além de que os residuos que se vao acumulando nunca chegam a perturbar o normal funcionamento da bomba de alta pressao(pela limprza do circuito ).

                                  Essa Xantia é das primeiras nao? Mesmo o motor, se fizer fumo ao puxar por ele, vale a pena fazer uma limpeza aos injectores e, lá mais para a frente, uma revisao á bomba injectora. Vais fazer uma GRANDE surpresa ao teu irmao

                                  ah, a oficina depende do sitio onde vivas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas. Também tenho um xantia de 98, 1.9 td, e à cerca de um ano também tive de mudar (ou carregar, já não me lembro) todas as esferas (acho que 5). A diferença foi brutal (ele também já estava com as suspensões muito duras).

                                    Já agora aproveito para fazer uma pergunta: sempre que pego nele, e acelero (até às 3000-3500 rpm) sai algum fumo negro, mas só da primeira vez. Se passado um bocado voltar a acelerar já não vejo fumo nenhum. Isto é normal?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Após Reparação

                                      Boa noite, obrigado a todos pelas sugestões e experiencias retratadas.
                                      A minha Xantia foi ontem para a Citroen de VFxira, sexta feira esta pronta, devo de adiantar o seguinte, na Citroen ( VFX ) não carregam nem usam esferas reconstruidas , foram substituidas 4 esferas ( 1 por Roda ) mais 2 do quadrante ( não sei o que é ) , substituido todo o oleo LHM, substituido 1 Tubo , mais mão de Obra e ficou tudo em 580 euros já com IVA.
                                      Lembro que foi colocado todo o matrial novo
                                      Não foje muito do que tinha em mente embora tenha servido de emenda o facto de para a proxima não deixar ir a manutenção até a ultima.
                                      Estou em pulgas para a ir buscar
                                      Obrigado
                                      Editado pela última vez por miguelll; 27 June 2007, 23:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por miguelll Ver Post
                                        Boa noite, obrigado a todos pelas sugestões e experiencias retratadas.
                                        A minha Xantia foi ontem para a Citroen de VFxira, sexta feira esta pronta, devo de adiantar o seguinte, na Citroen ( VFX ) não carregam nem usam esferas reconstruidas , foram substituidas 4 esferas ( 1 por Roda ) mais 2 do quadrante ( não sei o que é ) , substituido todo o oleo LHM, substituido 1 Tubo , mais mão de Obra e ficou tudo em 580 euros já com IVA.
                                        Lembro que foi colocado todo o matrial novo
                                        Não foje muito do que tinha em mente embora tenha servido de emenda o facto de para a proxima não deixar ir a manutenção até a ultima.
                                        Estou em pulgas para a ir buscar
                                        Obrigado

                                        rapaz, vais ter uma surpresa que até te apagas!


                                        Sofá sobre rodas on da house!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu vou ser sincero, falavam tanto da tal comodidade dos citroen com a suspensão com essas esferas, mas fiz uma viagem porto->torres vedras e nao achei nada de especial. Adornava como um carro com amortecedores, e em estradas más era até algo desconfortavel

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                            Eu vou ser sincero, falavam tanto da tal comodidade dos citroen com a suspensão com essas esferas, mas fiz uma viagem porto->torres vedras e nao achei nada de especial. Adornava como um carro com amortecedores, e em estradas más era até algo desconfortavel

                                            fácil!

                                            tenho a certeza absoluta sintética e analitica de que esse carro não tinha o conjunto esferas/bomba/circuito em bom estado!

                                            se tivesse.........hoje estarias aqui a dizer totalmente o contrário!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu só tenho experiência com 2 Xantias, ambos Activa e da 2ª fase, um 2.1TD e um 2.0 HDi.

                                              O conforto é bom, não sendo nada do outro mundo, fruto de uma suspensão bastante firme. A curvar simplesmente não adorna, curva muitíssimo bem.

                                              Penso que serão assim duritos por serem versão ACTIVA, já que são sempre assistidos na Citroën (por balúrdios ).
                                              Tanto o meu Rover 400 como o Laguna II são bastante mais confortáveis e filtrados, só que, em comparação com o Xantia Activa, são uns barcos a curvar.

                                              Por acaso, sempre tive curiosidade de experimentar o conforto de um Xantia "convencional".

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu carro do dia-a-dia é um Corsa B de 1998 com 120.000 km, quando posso guiar o carro dos comerciais que é um Citroen C5 Break Exclusive de 2006 parece que se anda sempre em bom asfalto tal a qualidade da filtragem da suspensão, claro que quando volto ao Corsa aquela porra treme toda e a traseira salta tipo aqueles atrelados de um tractor agricola.

                                                E em relação a fugas de óleo LHM? Dá espiga ou não?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                  rapaz, vais ter uma surpresa que até te apagas!


                                                  Sofá sobre rodas on da house!

                                                  Essa tem direitos de autor

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                    Eu só tenho experiência com 2 Xantias, ambos Activa e da 2ª fase, um 2.1TD e um 2.0 HDi.

                                                    O conforto é bom, não sendo nada do outro mundo, fruto de uma suspensão bastante firme. A curvar simplesmente não adorna, curva muitíssimo bem.

                                                    Penso que serão assim duritos por serem versão ACTIVA, já que são sempre assistidos na Citroën (por balúrdios ).
                                                    Tanto o meu Rover 400 como o Laguna II são bastante mais confortáveis e filtrados, só que, em comparação com o Xantia Activa, são uns barcos a curvar.

                                                    Por acaso, sempre tive curiosidade de experimentar o conforto de um Xantia "convencional".

                                                    Pá o Xantia convencional hydroactiva II (O MEU) posso te garantir que é um ....conforto........duqueralho!


                                                    mesmo!!!!!!


                                                    epá...aquilo no viaduto de alcantara, é só vê-los aos saltos lá dentro......o meu não salta, filtra!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                      Eu vou ser sincero, falavam tanto da tal comodidade dos citroen com a suspensão com essas esferas, mas fiz uma viagem porto->torres vedras e nao achei nada de especial. Adornava como um carro com amortecedores, e em estradas más era até algo desconfortavel

                                                      Olha que a suspensão desse Xantia não devia estar nas melhores condições. Anda num como deve ser e depois conta como foi.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        o meu Xm

                                                        Tenho um XM 2.5 TD Exclusive e tb tou a pensar mudar as esfera todas pois ta a fazer uns ticks sempre seguidos quando esta ligado mas parado, será que é das esferas ou estará a perder pressao por algum lado???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SaPires Ver Post
                                                          Tenho um XM 2.5 TD Exclusive e tb tou a pensar mudar as esfera todas pois ta a fazer uns ticks sempre seguidos quando esta ligado mas parado, será que é das esferas ou estará a perder pressao por algum lado???

                                                          se os estalinhos são pouco espaçados.......podes estar com um problema na bomba central!

                                                          o melhor é ires ver a compressão disso, vai a uma oficina especializada !

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas o xm do meu pai (2.0 injention) tb fazia e apos trocar as esferas deixou de o fazer....
                                                            Nao pode ser das esferas?

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