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Sistemas de Diagnóstico / Marcas

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    Sistemas de Diagnóstico / Marcas

    Actualmente e fruto da crescente utilização de electrónica associada à utilização do automóvel, são várias as marcas que têm sistemas de diagnóstico muito avançados, que permitem detectar rapidamente qualquer tipo de anomalia a este nível.

    É realmente impressionante como uma mera ligação por ficha, permite aceder imediatamente ao registo de uma suposta anomalia.

    Esta situação permite obriga ainda a um maior profissionalismo por parte dos utilizadores. Quer pelo investimento neste equipamento, quer pelo nível de formação que obrigatoriamente lhe tem que estar associado.

    O nível de potencialidades que este sistema permite, não se fica meramente pelo diagnóstico, permitindo também a alteração de dados e variáveis. Desde a potência do motor (através de programas próprios), quer de outro tipo de intervenções.


    O que pretendo que se discuta é o nível de funções, recursos e potencialidades que cada sistema de cada marca permite fazer.

    Gostava que, quem souber mais informações de sistemas de disgnóstico de várias marcas, apresentasse alguns dados para se poder ver como a electrónica tomou de assalto o mundo automóvel.

    Acho que o grupo VW tem um sistema também muito evoluido.
    Acho que se chama VAG-COM, certo?
    Mas gostava de saber de outras marcas, como se processa, quais as funções que lhe estão associadas, etc...

    #2
    Bom, todas as marcas utilizam esses métodos de diagnóstico.

    Eu conheço relativamente bem o da Opel – Tech II.

    O aparelho, é este (aqui no meu carro):



    Aqui a testar a tomada de imagem do Display:



    Aqui a configurar o computador de bordo, e a fazer ajuste de consumo de combustível num Astra onde montei computador de bordo:




    Aqui a testar o Ecrã:




    Neste caso o Tech II é quase um aparelho dos milagres, e é fundamental na detecção de avarias, problemas, codificações, etc.

    Nos actuais modelos da Opel, em que são usados sistemas de rede Can Bus, é preciso um adaptador para ligar o Tech II à porta de diagnóstico, esse adaptador chama-se Candi.


    As potencialidades, com ou Candi são basicamente as mesmas, mas os veículos que funcionam totalmente com sistemas de rede Can (na Audi também é assim), as funcionalidades são muitas mais!

    Com o Tech II podemos fazer tudo o possível e imaginário, além do simples diagnóstico.

    Dentro do diagnóstico, para alem de poder fazer uma verificação geral do sistema, é possível fazer ensaio de actuadores! Desde as simples teclas para acertar o relógio, em que ao pressionar é-nos indicado no Tech II que foi pressionado, e a tensão que está lá nesse momento (no caso, 5 Volt), passando pelo acelerador, travão, embraiagem, sensores de tudo e mais alguma coisa, comandos do volante, enfim, testa-se ao mais ínfimo pormenor!

    É possível editar variáveis, é possível configurar tudo, desde um painel de instrumentos (através dos índices de código, e medidas de pneu), a um computador de bordo, um Ar Condicionado, ou mesmo a unidade de comando do motor.

    É com ele que se activam e instalam funções como Cruise Control.

    É possível activar ou desactivar funções, estou a recordar-me de uma que activei recentemente no painel de instrumentos de um amigo meu, que foi a simples indicação das horas!

    Podemos instalar ou desinstalar o software da unidade de comando motor, mas não podemos editar.

    Nos painéis de instrumentos podemos anular a quilómetros dos Quilómetros apenas 3 vezes, até aos 100 Km.

    É possível também programar a unidade de comando dos airbags, já que são todas iguais, tenha um ou 10 airbags com pré-tensores e sensor de banco ocupado etc.

    Mas atenção, que é preciso ter inteligência para utilizar o Tech II, é preciso saber o que se está a fazer, se vamos, por exemplo, testar um determinado sensor cuja avaria é apenas dar um valor que não corresponde à realidade, mas ainda está dentro dos parâmetros, o Tech II vai assimilar que este está bom.

    Por exemplo, um determinado sensor de temperatura no motor indica 30º quando este está a 80º, para o Tech II, os 30º estão dentro dos parâmetros, portanto, interpretará (obviamente), que o sensor está bom! Nestes casos é preciso ter qualquer coisa dentro da cabeça, senão sai asneira.

    Hoje, no caso da Opel, com as redes Can, e ainda na geração anterior, com sistemas mistos, de electrónica "normal" com os sistemas de rede (como já acontece no meu Astra), o Tech II tem um papel fundamentalíssimo na activação e desactivação dos equipamentos do veículo.

    Por exemplo,

    Todos os sistemas estão "casados" uns com os outros, e não aceitam funcionar com outros que não estejam casados com eles.

    Por exemplo, num Astra dos novos, eu retiro o rádio, ou o display, ou painel de instrumentos, ou qualquer coisa, por mais insignificante que seja, ao montar noutro carro, não vai funcionar!

    É preciso antes de retirar, ligar o Tech II, e dizer-lhe "olha, vais ser desactivado, para ser activado noutro carro", e só depois se pode tirar, e aplicar noutro modelo, fazendo então de novo a operação inversa para casar o sistema.

    Quem gere toda a rede Can Bus, é a famosa Placa CIM.

    No meu carro isso já acontece entre rádio, ecrã, caixa de CD’s, e unidade de telefone. O sistema está casado, se eu tirar um deles sem descasar, ele não funcionará noutro sistema, mesmo que seja igual.

    Entretanto se eu tirar a caixa de Cd’s e colocar outra, mesmo que venha descasada, eu sou obrigado a descasar todo o meu sistema, ligar a nova caixa, e casar de novo tudo em conjunto com o Tech II.

    Bom, e o post já vai longo, com certeza poucos vão ler, portanto, por aqui me fico.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
      Bom, todas as marcas utilizam esses métodos de diagnóstico.

      Eu conheço relativamente bem o da Opel – Tech II.
      Boa explicação, tanks!
      Já agora, dá para colocar um computador de bordo num corsa C 1.7CDTI?

      Comentário


        #4
        Obrigado,

        Tenho que ver o esquema electrónico da unidade de comando do motor, e verificar se o Tech II permite configurações para o Corsa C nesse campo, e também se dá para enganar.

        O meu Astra é um 1.7 DTI, motor para o qual não existia computador de bordo nem como opção, mas como o funcionamento geral do carro não é por Can Bus, consegui enganar o sistema e funciona tudo muito bem! Apesar do ecrã já funcionar em Rede Can com o rádio, e o computador de bordo acede-se a partir do rádio, a informação que chega lá vem pelas vias normais – cada fio traz um dado.

        3 Vêm do painel de instrumentos (temperatura do motor, rotação, nível de combustível), o da velocidade já lá está, um vem do motor (sinal de consumo), existe outro do pedal de travão, e depois são os sinais normais, que acaba por dar um total de 32 pinos.

        Mas basicamente é a comunicação normal entre os sistemas, havendo apenas 2 pinos para a rede can entre o ecrã e o rádio.

        No Corsa C, o próprio painel é por Can Bus, o que significa que não há um pino para isto, um pino para aquilo, etc. há sim, pinos para a alimentação, ignição, um ou outro para uma luz, e depois dois para a comunicação.

        Os ecrãs normais da geração Astra G não interpretam essa informação, apenas os novos (Astra H, Vectra C, etc.) E estes novos, como funcionam em rede, sabem em que carro estão montados, e que informações têm que receber, o que dificulta um bocado as coisas.

        A aplicação nem é complicada, o problema mesmo são as configurações.

        Mas vou tentar saber de algo mais concreto!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
          Obrigado,

          Tenho que ver o esquema electrónico da unidade de comando do motor, e verificar se o Tech II permite configurações para o Corsa C nesse campo, e também se dá para enganar.

          O meu Astra é um 1.7 DTI, motor para o qual não existia computador de bordo nem como opção, mas como o funcionamento geral do carro não é por Can Bus, consegui enganar o sistema e funciona tudo muito bem! Apesar do ecrã já funcionar em Rede Can com o rádio, e o computador de bordo acede-se a partir do rádio, a informação que chega lá vem pelas vias normais – cada fio traz um dado.

          3 Vêm do painel de instrumentos (temperatura do motor, rotação, nível de combustível), o da velocidade já lá está, um vem do motor (sinal de consumo), existe outro do pedal de travão, e depois são os sinais normais, que acaba por dar um total de 32 pinos.

          Mas basicamente é a comunicação normal entre os sistemas, havendo apenas 2 pinos para a rede can entre o ecrã e o rádio.

          No Corsa C, o próprio painel é por Can Bus, o que significa que não há um pino para isto, um pino para aquilo, etc. há sim, pinos para a alimentação, ignição, um ou outro para uma luz, e depois dois para a comunicação.

          Os ecrãs normais da geração Astra G não interpretam essa informação, apenas os novos (Astra H, Vectra C, etc.) E estes novos, como funcionam em rede, sabem em que carro estão montados, e que informações têm que receber, o que dificulta um bocado as coisas.

          A aplicação nem é complicada, o problema mesmo são as configurações.

          Mas vou tentar saber de algo mais concreto!
          ja agora, se der pra ver se se consegue instalar num corsa c, mas o 1.3cdti (2006)!!! Agradecia.

          Obrigado

          bruno

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
            Bom, todas as marcas utilizam esses métodos de diagnóstico.

            Eu conheço relativamente bem o da Opel – Tech II.

            O aparelho, é este (aqui no meu carro):



            Aqui a testar a tomada de imagem


            Neste caso o Tech II é quase um aparelho dos milagres, e é fundamental na detecção de avarias, problemas, codificações, etc.

            Nos actuais modelos da Opel, em que são usados sistemas de rede Can Bus, é preciso um adaptador para ligar o Tech II à porta de diagnóstico, esse adaptador chama-se Candi.


            As potencialidades, com ou Candi são basicamente as mesmas, mas os veículos que funcionam totalmente com sistemas de rede Can (na Audi também é assim), as funcionalidades são muitas mais!

            Com o Tech II podemos fazer tudo o possível e imaginário, além do simples diagnóstico.

            Dentro do diagnóstico, para alem de poder fazer uma verificação geral do sistema, é possível fazer ensaio de actuadores! Desde as simples teclas para acertar o relógio, em que ao pressionar é-nos indicado no Tech II que foi pressionado, e a tensão que está lá nesse momento (no caso, 5 Volt), passando pelo acelerador, travão, embraiagem, sensores de tudo e mais alguma coisa, comandos do volante, enfim, testa-se ao mais ínfimo pormenor!

            É possível editar variáveis, é possível configurar tudo, desde um painel de instrumentos (através dos índices de código, e medidas de pneu), a um computador de bordo, um Ar Condicionado, ou mesmo a unidade de comando do motor.

            É com ele que se activam e instalam funções como Cruise Control.

            É possível activar ou desactivar funções, estou a recordar-me de uma que activei recentemente no painel de instrumentos de um amigo meu, que foi a simples indicação das horas!

            Podemos instalar ou desinstalar o software da unidade de comando motor, mas não podemos editar.

            Nos painéis de instrumentos podemos anular a quilómetros dos Quilómetros apenas 3 vezes, até aos 100 Km.

            É possível também programar a unidade de comando dos airbags, já que são todas iguais, tenha um ou 10 airbags com pré-tensores e sensor de banco ocupado etc.

            Mas atenção, que é preciso ter inteligência para utilizar o Tech II, é preciso saber o que se está a fazer, se vamos, por exemplo, testar um determinado sensor cuja avaria é apenas dar um valor que não corresponde à realidade, mas ainda está dentro dos parâmetros, o Tech II vai assimilar que este está bom.

            Por exemplo, um determinado sensor de temperatura no motor indica 30º quando este está a 80º, para o Tech II, os 30º estão dentro dos parâmetros, portanto, interpretará (obviamente), que o sensor está bom! Nestes casos é preciso ter qualquer coisa dentro da cabeça, senão sai asneira.

            Hoje, no caso da Opel, com as redes Can, e ainda na geração anterior, com sistemas mistos, de electrónica "normal" com os sistemas de rede (como já acontece no meu Astra), o Tech II tem um papel fundamentalíssimo na activação e desactivação dos equipamentos do veículo.

            Por exemplo,

            Todos os sistemas estão "casados" uns com os outros, e não aceitam funcionar com outros que não estejam casados com eles.

            Por exemplo, num Astra dos novos, eu retiro o rádio, ou o display, ou painel de instrumentos, ou qualquer coisa, por mais insignificante que seja, ao montar noutro carro, não vai funcionar!

            É preciso antes de retirar, ligar o Tech II, e dizer-lhe "olha, vais ser desactivado, para ser activado noutro carro", e só depois se pode tirar, e aplicar noutro modelo, fazendo então de novo a operação inversa para casar o sistema.

            Quem gere toda a rede Can Bus, é a famosa Placa CIM.

            No meu carro isso já acontece entre rádio, ecrã, caixa de CD’s, e unidade de telefone. O sistema está casado, se eu tirar um deles sem descasar, ele não funcionará noutro sistema, mesmo que seja igual.

            Entretanto se eu tirar a caixa de Cd’s e colocar outra, mesmo que venha descasada, eu sou obrigado a descasar todo o meu sistema, ligar a nova caixa, e casar de novo tudo em conjunto com o Tech II.

            Bom, e o post já vai longo, com certeza poucos vão ler, portanto, por aqui me fico.

            Tu realmente és um mágico com Opel.

            Comentário


              #7
              Grande post, Tubs, no tamanho e no conteúdo!

              Essa ideia de "casar" uns elementos com outros é porreira para evitar roubis de uns carros para os outros. Por outro lado, impede-te de ir uma vulgar sucata buscar equipamento que avariou no teu carro, por exemplo.

              Comentário


                #8
                Obrigado pessoal.

                Sim Clio II, é realmente essa uma das grandes desvantagens desse sistema.

                E eu que o dia, que trouxe o ecrã a cores para ligar ao rádio de Navegação da sucata, e não estava "descasado".

                O rádio comprei-o no ebay "limpinho", mas o ecrã não. Tentámos tudo por tudo na Opel, perdi muitas horas a tentar "enganar o sistema".

                Em relação ao carro consegui faze-lo, já que quando colocava o índice de código para o meu carro (que era o 015), desapareciam-me as funções do computador de bordo! Como eu sei que a unidade de comando da versão 1.4 é "igual" à do meu (igual no sentido de sinais, tipos de sinais, impulsos e informações), coloquei o índice de código do 1.4 (006), e ele assumiu correctamente! Depois foi ir às funções suplementares configurar a medida dos pneus, e fazer o ajuste de consumo de combustível.

                Mas isto só foi possível por não haver comunicação interna de sistema de rede entre o ecrã (computador de bordo), e o motor. Se este existisse, o motor "ia-lhe dizer" que não era o 1.4, e o ecrã ia-lhe "dizer" que estava configurado para um 1.4, o que gerava uma grande confusão e o sistema não funcionaria.

                Por outro lado, o ecrã vinha casado com o sistema antigo, mas em relação ao rádio (com o qual usa o sistema de rede can – tal como tinha dito anteriormente, no Astra G o sistema é misto, há funções em rede, e "normais").

                Fizemos 30 por uma linha e nem o rádio aceitava o ecrã, nem o ecrã aceitava o rádio! É impressionante!

                Devido a isso fui obrigado a ir novamente à sucata com o ecrã, aplica-lo novamente no carro de onde saiu, montar o rádio e a unidade de telefone (para ter a rede completa), e com o Tech II e o código original, descasar todo o sistema!

                Só aí foi possível colocar a funcionar no meu tudo a 100%.

                Portanto, são sistemas extremamente seguros, e eficazes em termos de funcionamento. Facilitam muito as questões de alterações, configurações, segurança, funcionamento sem erros, e diminui consideravelmente o número de fios. Por outro lado é muito complicado ir a uma sucata buscar qualquer equipamento que seja de electrónica, e ficamos de mãos atadas quando queremos fazer alguma alteração que saia fora daquilo que está estabelecido de fábrica.

                O sistema não se deixa enganar.

                Estou-me a lembrar que no Vectra, o simples comando da porta (vidros eléctricos, tranca, e espelhos eléctricos) funciona por can bus, apenas vão para lá 4 fios! Positivo, Massa, Can Bus Low, e Can Bus High, com as cores – Vermelho, Castanho, Verde e Branco.

                Por exemplo, um pormenor engraçado,

                Quando montei o meu rádio de navegação apercebi-me que no esquema da Opel o rádio não recebia sinal de iluminação (que neste caso já vem de um outro módulo electrónico – a unidade MultiTimer), vi aquilo e pensei "que caraças, assim vou perder a regulação da intensidade luminosa à noite" como geralmente anda no máximo, nem me preocupei.

                O engraçado foi quando liguei o ecrã, e vi que o ecrã é que diz ao rádio a percentagem de iluminação que tem! Até se consegue ver isso nos menus escondidos!




                Isto é apenas um exemplo de como as coisas comunicam entre si!

                Comentário


                  #9
                  Nunca achei piada a essas ligações nos automóveis porque nunca se chegou a um standard. Faz-me lembrar o Canbus que cada marca usa a sua especificação, parecem as regiões dos DVD's Ao menos no OBD-II parece que acertaram...

                  Depois com estas supostas multiplexagens e CanBus aparecem alguns problemas interessantes, principalmente com os autorádios que têm que ser programados para trabalharem no carro X em vez do carro Y. Por outro lado é uma maravilha para alguns electricistas porque é só ligar uma ficha e está tudo a funcionar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                    Obrigado,

                    Mas vou tentar saber de algo mais concreto!
                    Obrigado pela dedicação, se conseguires alguma coisa vou ter contigo.
                    Até pensei que fosse simples porque o carro tem a tecla de “BC” mas quando pressiono aparece no visor “No Function”.

                    Comentário


                      #11
                      Tubular Bells dava jeito aqui em Coimbra (Auto industrial) um crânio como tu pah!!! acho que ias revolucionar esta bem como outras oficinas!! Parabéns pelas prestações dadas há comunidade opel!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
                        Obrigado pela dedicação, se conseguires alguma coisa vou ter contigo.
                        Até pensei que fosse simples porque o carro tem a tecla de “BC” mas quando pressiono aparece no visor “No Function”.
                        Ja somos dois!!!

                        Se fosse uma tarefa simples, tb me juntava para ver o engenheiro "Tubular" a trabalhar!!!! LOL

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um Honda Civic de 2006, os valores da média de veloc e média de gasto combustivel fogem um pouco á realidade, será que isso dá para calibrar com esses sistemas de diagnóstico que a Honda possui ??

                          Ja falei com eles acerca disso, ligaram o carro ao computador e para eles (mecânicos) olhavam uns para os outros e diziam estar tudo normal , mas na realidade não está...


                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luision Ver Post
                            Tenho um Honda Civic de 2006, os valores da média de veloc e média de gasto combustivel fogem um pouco á realidade, será que isso dá para calibrar com esses sistemas de diagnóstico que a Honda possui ??

                            Ja falei com eles acerca disso, ligaram o carro ao computador e para eles (mecânicos) olhavam uns para os outros e diziam estar tudo normal , mas na realidade não está...


                            Cumps
                            São todos assim e é por isso que aparecem ai TDI's com médias de 2 litros aos 100. São processadores lentos, alguns nem calculam consumos abaixo dos 20km/h e outros chegam a X l/100 e não sobem mais do que isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
                              Obrigado pela dedicação, se conseguires alguma coisa vou ter contigo.
                              Até pensei que fosse simples porque o carro tem a tecla de “BC” mas quando pressiono aparece no visor “No Function”.
                              Há, já tens um CD 30, então aí o caso muda de figura! Portanto tens um carro MY 2004/5, certo?

                              Se fosse anterior a esta data é que se aplicava a 100% o que eu disse. Desculpa, pensei que fosse mesmo anterior.

                              Assim sendo, essa tecla BC do rádio, apenas vai dizer ao ecrã (que será o GID) "é pá, olha, apresenta aí a função correspondente a esta tecla", e o ecrã é que coloca os dados do computador de bordo.

                              Ou seja, o CB não é do rádio, o rádio tem uma tecla que pede ao ecrã uma função, e essa função parte do ecrã - neste caso o CB.

                              Portanto, precisas do ecrã gráfico - GID, e quanto ao resto necessário, vou então informar-me!

                              Originalmente Colocado por Miguel_DTI Ver Post
                              Tubular Bells dava jeito aqui em Coimbra (Auto industrial) um crânio como tu pah!!! acho que ias revolucionar esta bem como outras oficinas!! Parabéns pelas prestações dadas há comunidade opel!
                              Obrigado! O pessoal geralmente até sabe, falta-lhes é a vontade... Embora eu já tenha visto cada coisa, que começo a colocar em causa a sabedoria de alguns...


                              Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                              Ja somos dois!!!

                              Se fosse uma tarefa simples, tb me juntava para ver o engenheiro "Tubular" a trabalhar!!!! LOL
                              Qual é o ano do teu carro, ou melhor, que rádio tens?


                              Bom, pode parecer ridiculo eu estar a perguntar o rádio, mas o que se passa é o seguinte:

                              Durante a fase de rádios: CAR 2003, CAR 2004, CDR 2005, etc. (até 2004 e uns meses), a rede can bus é apenas entre unidade de comando e painel de instrumentos, os rádios e o display não usam Can Bus, o que significa não é viavel misturar os dados de um sistema Can Bus, com os dados de um sistema "normal" - pelo menos neste tipo de coisas, isto dava para explicar, mas ocupava o resto da página, lolol

                              Já na 2ª fase de rádios: CD 30, CD 30 MP3, CDC 40 Opera, CD 50 Phone, e CD 70 Navi, o rádio e o ecrã já comunicam por Can Bus, e já há cominucação com a rede "motor + painel", via Can Bus, o que facilita drasticamente as coisas!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                São todos assim e é por isso que aparecem ai TDI's com médias de 2 litros aos 100. São processadores lentos, alguns nem calculam consumos abaixo dos 20km/h e outros chegam a X l/100 e não sobem mais do que isso.
                                Isso é mais ou menos assim mas,

                                Por exemplo, o meu, conta sempre, e ao ralenti altera a unidade para L\h já que não há distancia percorrida, mas há na mesma consumo.

                                O máximo não sei, deve haver, mas nunca chegou lá.

                                No entanto é possivel fazer o ajuste de combustivel atravez do Tech II, assim como ajuste da distância percorrida!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post

                                  Qual é o ano do teu carro, ou melhor, que rádio tens?


                                  Bom, pode parecer ridiculo eu estar a perguntar o rádio, mas o que se passa é o seguinte:

                                  Durante a fase de rádios: CAR 2003, CAR 2004, CDR 2005, etc. (até 2004 e uns meses), a rede can bus é apenas entre unidade de comando e painel de instrumentos, os rádios e o display não usam Can Bus, o que significa não é viavel misturar os dados de um sistema Can Bus, com os dados de um sistema "normal" - pelo menos neste tipo de coisas, isto dava para explicar, mas ocupava o resto da página, lolol

                                  Já na 2ª fase de rádios: CD 30, CD 30 MP3, CDC 40 Opera, CD 50 Phone, e CD 70 Navi, o rádio e o ecrã já comunicam por Can Bus, e já há cominucação com a rede "motor + painel", via Can Bus, o que facilita drasticamente as coisas!
                                  O meu carro é de 2006, e o rádio é o CD 30!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                    Há, já tens um CD 30, então aí o caso muda de figura! Portanto tens um carro MY 2004/5, certo?

                                    Se fosse anterior a esta data é que se aplicava a 100% o que eu disse. Desculpa, pensei que fosse mesmo anterior.

                                    Assim sendo, essa tecla BC do rádio, apenas vai dizer ao ecrã (que será o GID) "é pá, olha, apresenta aí a função correspondente a esta tecla", e o ecrã é que coloca os dados do computador de bordo.

                                    Ou seja, o CB não é do rádio, o rádio tem uma tecla que pede ao ecrã uma função, e essa função parte do ecrã - neste caso o CB.

                                    Portanto, precisas do ecrã gráfico - GID, e quanto ao resto necessário, vou então informar-me!
                                    Boas, Tubular Bells então basta trocar o display actual para o GID?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
                                      Boas, Tubular Bells então basta trocar o display actual para o GID?
                                      pelo que entendi atras... estamos na mesma situação certo?

                                      e agora uma pergunta estúpida!!! o q é o GID, é o painel que mostra as informações certo??

                                      E qual é a diferença para o actual??
                                      Editado pela última vez por bruno35720; 27 June 2007, 15:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Resumindo...

                                        Para colocar um Comp Bordo num Corsa C com o rádio CD 30, quais serão os passos necessários?

                                        Cumps

                                        Bruno

                                        Comentário


                                          #21
                                          tambem gostava de saber para um corsa D com CD30 mp3

                                          Comentário


                                            #22
                                            A Honda tem fama de ter boas concessões mas tem é um bom produto. Tudo o que vá além das simples revisões, é para esquecer.

                                            Originalmente Colocado por luision Ver Post
                                            Tenho um Honda Civic de 2006, os valores da média de veloc e média de gasto combustivel fogem um pouco á realidade, será que isso dá para calibrar com esses sistemas de diagnóstico que a Honda possui ??

                                            Ja falei com eles acerca disso, ligaram o carro ao computador e para eles (mecânicos) olhavam uns para os outros e diziam estar tudo normal , mas na realidade não está...


                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vejo que afinal este meu tópico não caiu no esquecimento.

                                              A minha ideia era saber mais características de outras marcas que não da Opel. Pois o sistema Tech2 da Opel, já vou conhecendo mais ou menos qualquer coisa. Acho que aquilo tem tantas potencialidades e funções, que nem mesmo alguns utilizadores oficiais Opel, sabem lidar com aquilo.

                                              Por outro lado temos um verdadeiro especilista na casa.
                                              Obrigado Tubular Bells

                                              Estas questões surgiram quando decidi trocar o display do meu carro.
                                              Informei-me que todo o processo era relativamente simples, mas que existiam alguns riscos inerentes ao bloqueio destes componentes.

                                              Ou seja, poderia estar a adquir um produto, que depois se encontrasse bloqueado a uma outra viatura. Por outro lado, e se o processo de aquisição decorresse bem (ou seja, o visor estar desbloqueado) ainda teria que fazer a respectiva configuração através do Tech2 / Opel. Portanto o mais fácil era mesmo apenas e só a compra. As complicações poderiam vir depois.

                                              Depois lembrei-me: e nas outras marcas, como funciona?
                                              Praticamente todos os componentes do Astra estão bloqueados ao próprio carro. No Tech2 temos que introduzir o VIN do próprio carro. Desde o autorádio, o visor, o ar condicionado

                                              Por outro lado estes sistemas de diagnóstico transformam mecânicos em operadores de informática. Já ninguém anda à procura das avarias (acho que já nem formação nesse sentido têm). É tudo através da consola. Se acusar, acusou, se não acusar, está (supostamente) tudo bem. E aqui é que o sistema ainda não é 100% eficaz, nem sempre ele consegue diagnosticar um problema existente.

                                              Mas eu gostava era de saber de outras marcas: Renault, PSA, Fiat, BMW, Mercedes, VW, etc....

                                              Comentário


                                                #24
                                                a Saab não usa tmb Tech II?
                                                já tive para comprar um cabo desses, mas desisti da ideia... antes que fizesse asneira!

                                                caso compre um Vag nos proximos tempos, a compra do cabo + Vag-Com vai ser "obrigatoria"
                                                encontram-se com relativa facilidade tutorials sobre o assunto
                                                já para o Tech II parece mais complicado (e nem sei se funciona num pc normal)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                                  a Saab não usa tmb Tech II?
                                                  já tive para comprar um cabo desses, mas desisti da ideia... antes que fizesse asneira!

                                                  caso compre um Vag nos proximos tempos, a compra do cabo + Vag-Com vai ser "obrigatoria"
                                                  encontram-se com relativa facilidade tutorials sobre o assunto
                                                  já para o Tech II parece mais complicado (e nem sei se funciona num pc normal)

                                                  Acho que é um pouco complicado ter um Tech2 em casa.

                                                  Já o sistema da VAg parece ser facilmente acessível.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    então?
                                                    cabos há no ebay, tech2 na mula (pelo menos há lá files .zip com o nome)

                                                    já agora
                                                    http://www.auto-diagnostics.info/

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas

                                                      TubularBells,

                                                      Tb sou de Aveiro e já vi que tens certa experiência relativamente ao TechII.. Podemos combinar algo para me explicares certos promenores?
                                                      Eu tenho um CD70 navi com o CID, tudo do mesmo carro contudo não tenho os códigos do carro dador.. Sabes como proceder?

                                                      Cumps

                                                      Comentário

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