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"Sprint" AHO? - Possível ADIAMENTO- Infelizmente não dá! Procuro nova data! Pag. 10

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    "Sprint" AHO? - Possível ADIAMENTO- Infelizmente não dá! Procuro nova data! Pag. 10

    Ois pessoal,

    Depois de ter pensado em organizar um trackday e ter batido com o nariz na porta de vários sítios onde ele poderia ser organizado, pensei numa alternativa, mais "soft", mas se calhar mais divertida.

    Já ando a pensar nisto há muito tempo, e gostaria de saber se mais alguém estaria disposto a pôr um "Sprint" de pé.

    E perguntam vocês... o que é um "Sprint"?

    Um sprint é um evento motorizado, em que cada concorrente percorre um circuito (normalmente pequeno), contra o relógio, tentando fazer o menor tempo possível.

    O espaço penso conseguir arranjar, nos arredores de Lisboa, visto ser mais fácil arranjar uma coisa mais pequena, que serve perfeitamente para os sprints, mas não vale a pena tentar, se não houver vontade de pelo menos uns 20 membros do AHO.

    A ideia sera associar este evento a uma instituição do estilo IPO, Alcoitão, etc..., revertendo as receitas a fazer desta.

    O que dizem?

    Lista de pessoal interessado em participar (Sábado, 8 de Setembro 2007 - Data provisória)
    ----------------------------------
    - DL
    - Desconhecido
    - jackboot
    - Nitrofurano
    - 1alfista
    - Filipe Dias
    - JGTB + Nuno MCC II
    - PauloFVF
    - NCR
    - MSRP
    - DeBeF
    - kirkhammet
    - Lostfan
    - SilverArrow
    - Migueldefender
    - Condutor-Mistério
    - CM
    - CD330Plus
    - Caramelo
    - 2.0sportup
    - André Emiliano
    - RPM
    - Nightlord
    - Braz(? - fiquei sem perceber se também estás interessado)
    - nmyguel (? - A confirmar)
    - Der Teufel (? - A confirmar)
    - Cobra (? - A confirmar)
    - ManyMilesR (? - A confirmar)
    - Automobilista (? - A confirmar)
    - Taveirada (? - A confirmar)
    - PePa (? - A confirmar)
    - Crusher (? - A confirmar)
    - Wolfman (? - A confirmar)
    - Spinnaker (? - A confirmar)
    - Seitlich (? - A confirmar)
    - Acompanhante Seitlich (? - A confirmar)
    - Homemdonorte (? - A confirmar)
    - don.juan (? - A confirmar)
    - SamuraiGTI (? - A confirmar)
    - Strange (? - A confirmar)
    - jcpr (não sei se vou participar, mas vou com toda a certeza estar lá )

    ATENÇÃO!!!!

    A confirmação poderá surgir mais tarde, mas vamos impôr um limite máximo de participantes, certamente não mais de 40, mas o limite mais realista são 30 participantes.

    A prioridade são para os confirmados, depois para os não confirmados mas inscritos, e depois pela data de inscrição.

    A instituição também já está decidida: Ala pediátrica do IPO de Lisboa.

    Um abraço



    Alguns Videos de Sprints (eu não os vi, porque aqui no trabalho não dá, mas deve ser isto)

    http://www.youtube.com/watch?v=s0qmenqXhbs

    http://deeperbeige.com/files/SELOC/t...2004-10-17.wmv

    http://deeperbeige.com/files/SELOC/t...2005-07-10.wmv


    vou ver se arranjo mais
    Editado pela última vez por jcpr; 07 September 2007, 16:36. Razão: Acrescentar nomes à lista

    #2
    Olha o stritreicer! Pá... sprints? Julgas que isto é algum fórum de stritreicers ó q?

    Eu por mim tou in. É dar meia volta ao parafuso do carburas e rato-vos a todos!



    Pelo menos àqueles com menos de 60cv...


    E, se não vos ratar, pelo menos podem ter a certezinha que darei os meus 98 a 100%. Se não der mais... não deu, mas não me podem acusar de não ter tentado!



    Olha, se formos só 2 pró sprint motorizado... que tal começarmos a pensar em arranjar mais uns quantos maduros (já que os carros não puxam carroça) para uma caminhada "half-soft" de 12-13 km? É a penantes mesmo! Por vezes por TT e outras vezes onde os TT puros e duros nem lá conseguem chegar.

    Pode até ser numa noite de lua cheia porque é uma noitada memorável para quem fôr.

    Ou num Sábado de manhã que será uma coisita muito mais soft (quase para as avózinhas que compram daqueles carros japoneses daquela marca que só nós 2 é que sabemos) só com uns 6-8 km?

    É só uma ideia: http://www.sal.pt/m1_agenda_passeios..._pedestres.htm


    Em Agosto não há porque é suposto ser Verão, estar calor e, a brincar a brincar, aquilo é duro com muito calor...

    Comentário


      #3
      tou nessa também.

      Comentário


        #4
        A ideia dos sprints é precisamente acelerar em segurança, com a motivação extra de se estar a correr contra-relógio.

        Bem... pelo menos já somos 3.

        Então o pessoal que gosta testar os limites dos carros não se acusa?

        Comentário


          #5
          Sinceramente, prefiro um TrackDay.

          Ali, podemos andar com o nosso carro da forma como mais preferirmos. No limite, perto do limite, ou simplesmente, acelerar um pouco mais. Há menos risco de poder acontecer algo, por haver aquela pressão constante de estarmos a correr contar um relógio.
          Até podemos levar o carro ao limite em uma ou duas voltas e depois descontrair um pouco e poupar mecânica e voltar à carga novamente.

          É a minha opinião...

          Comentário


            #6
            vamos embora, contem comigo

            Comentário


              #7
              Obviamente depende da data, dinheiro, localização, etc mas... sim, estou interessado.

              O pormenor de ser contra-relógio: cada um sabe o ritmo que impõe. Fica com um tempo pior? Não há mal nenhum. Interessa é que o espírito seja o de explorar as capacidades do nosso carro e as nossas capacidades de pilotagem, em condições de segurança e com diversão à mistura. Se toda a malta tiver este espírito então vai ser porreiro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                Sinceramente, prefiro um TrackDay.

                Ali, podemos andar com o nosso carro da forma como mais preferirmos. No limite, perto do limite, ou simplesmente, acelerar um pouco mais. Há menos risco de poder acontecer algo, por haver aquela pressão constante de estarmos a correr contar um relógio.
                Até podemos levar o carro ao limite em uma ou duas voltas e depois descontrair um pouco e poupar mecânica e voltar à carga novamente.

                É a minha opinião...

                O problema é que trackdays implicam uma logistica diferente, e requerem mais espaço.Acredita, porque há um ano queria organizar um TD para o pessoal aqui, e contactei muitas instituições no sentido da cedência de um espaço, sempre focando na segurança e no que os TD's nos podem trazer de bom na estrada. A ideia também era a de recolher fundos para o IPO. A resposta foi invariavelmente "Não". Cheguei a contactar o EMFA, no sentido de nos cederem por um domingo uma das pistas que têm disponiveis (a da OTA pareceu-me a melhor), mas a resposta foi sempre negativa.

                O modelo dos sprints é mais simples, e como há apenas um carro em pista de cada vez, os indices de segurança aumentam. É mais fácil de organizar e dá o "picantezinho" de correres contra o tempo, numa tentativa constante de evolução.

                Eu estaria a apontar para uma data como o 2º Sábado de Setembro. Razões: Provavelmente ainda teremos muito sol (melhores condições na pista), muitos dos que fizeram férias já estarão de volta (mais pessoas que podem comparecer), e teremos tempo suficiente para nos prepararmos.

                Tenho neste momento 4 hipóteses em mente, em termos de localização, todas dentro de um raio de 30 minutos do centro de Lisboa.

                Se já vai começando a haver pessoal, eu vou começar a contactar os vários locais para aferir a disponibilidade dos mesmos.

                Quanto ao modelo do Sprint, estava a pensar em algo deste estilo:

                A prova consiste em 3 x 1 volta à pista. Cada participante executará uma volta de cada vez, sendo o seu tempo final o melhor das 3 voltas a que tem direito. Cada participante tem ainda direito a duas voltas de treino, que não serão cronometradas.

                Haverá um briefing obrigatório, que esclarecerá os participantes das regras da prova e das questões de segurança. Após este briefing, os participantes são convidados a percorrer a pista a pé, de modo a ficarem mais familiarizados com o traçado da mesma.

                Material necessário e obrigatório para participar:
                - Capacete
                - Luvas
                Se não tiverem, a organização disponibiliza um aluguer a um preço simpático.

                O carro tem que ser "Road Legal" e tem que apresentar o certificado de IPO se for caso disso, seguro e IMV/IUC. Isto é para prevenir a entrada de carros de competição, que fogem ao propósito deste sprint.

                Serão definidas classes, de modo a uniformizar os participantes em grupos.

                Os tempos de cada participante serão ajustados através de um factor, que dependerá da relação peso-potência (factor mais uniformizante) do veículo, de modo a que seja valorizada a capacidade do participante em deterimento da capacidade do carro.




                E pronto... estas são as ideias que eu tenho para o sprint. Agora venham daí as vossas para podermos melhorar e pôr isto de pé.
                Editado pela última vez por jcpr; 29 June 2007, 15:56.

                Comentário


                  #9
                  Essa data parece-me bem.

                  5 voltas por pessoa não é muito. Creio que, dependendo do número de pessoas e tempo disponível, esse número podia esticar, não?

                  Comentário


                    #10
                    Era só para aplaudir a iniciativa, dado que em termos físicos é me impossível participar.
                    Espero que apareçam mais pessoas interessadas e a ideia se concretize. ;)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                      Essa data parece-me bem.

                      5 voltas por pessoa não é muito. Creio que, dependendo do número de pessoas e tempo disponível, esse número podia esticar, não?
                      Sim, o nº de voltas por pessoa poderia crescer. Mas se tivermos 30 pessoas e se as coisas fossem contínuas, com 1 minuto aprox. por volta, ocuparia 2 horas e meia. Como as coisas não são continuas eu apontaria mais para 3 horas e meia - 4 horas. Mais briefing, mais o passeio na pista, etc...

                      Ou seja, já começa a apertar um bocadinho. Mas isso será uma coisa que teremos que afinar, assim que tivermos um nº mais fixo. Sinceramente, penso ser possível conseguir perto de 30 pessoas, e que o mais provável é termos que limitar as participações.

                      Quando é para ajudar (que no fundo, é o verdadeiro propósito deste evento) os portugueses costumam ser solidários.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, é isso mesmo, em função do número de pessoas ajustar os tempos.

                        Quanto à solidariedade, não sei se a malta vai pelo propósito de ajudar. Eu sei que vou para brincar com o meu carro, e se o dinheiro ajudar alguém melhor!

                        Já agora, esta zona do fórum tem menos visitas que o Geral. Talvez... mover?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                          Sim, é isso mesmo, em função do número de pessoas ajustar os tempos.

                          Quanto à solidariedade, não sei se a malta vai pelo propósito de ajudar. Eu sei que vou para brincar com o meu carro, e se o dinheiro ajudar alguém melhor!

                          Já agora, esta zona do fórum tem menos visitas que o Geral. Talvez... mover?

                          Sim, a motivação é o gosto por conduzir rápido com maior segurança.

                          Mas o propósito será sempre o de ajudar. Pelo menos é assim que vejo as coisas . Ou vice-versa... também não interessa

                          Quanto a mover isto para um tópico com mais visibilidade eu estou plenamente de acordo.

                          Algum moderador pode dar o jeitinho?

                          Comentário


                            #14
                            contem com mais um.
                            E no SP deve haver mais interessados

                            Comentário


                              #15
                              E porque não uma prova de regularidade?

                              Claro que dá mais trabalho! :D

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                E porque não uma prova de regularidade?

                                Claro que dá mais trabalho! :D

                                Uma prova de regularidade dá mais trabalho. Penso que podemos começar com um sprint e evoluir a partir daí.

                                Tenho uma ideia para uma rampa... ui, ui. É uma estrada que está desactivada, mas isso virá mais tarde.

                                Agora concentração no sprint, senão nem sprint, nem rampa, nem nada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Exacto. Eu acho que o sprint vai servir para ver se há comunidade para avançar com umas provas mais light que um TD. Se a experiência for boa, pode-se organizar algo regular.

                                  Eu gostava de participar em eventos do género, sem mediatismo, malta conhecida e dentro do espírito (sem pessoal do show-off) e com alguma regularidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Este tópico não está a receber muita atenção, é pena.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nitrofurano,

                                      o facto de estar nos eventos também não ajuda, mas de facto já estava à espera que tivesse apenas meia-duzia de interessados.

                                      Seja como for, vou ver se contacto os locais potenciais para o sprint este fim-de-semana.

                                      A ver se arrancamos com isto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dado o carácter nobre deste Evento, e à semelhança do que já se fez com alguns outros eventos, este tópico será temporariamente transferido para o FÓRUM GERAL, a fim de lhe dar mais visibilidade!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado Lino,

                                          Vamos ver se quem gosta de experimentar os limites do carro, se junta a esta iniciativa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                            Dado o carácter nobre deste Evento, e à semelhança do que já se fez com alguns outros eventos, este tópico será temporariamente transferido para o FÓRUM GERAL, a fim de lhe dar mais visibilidade!
                                            Concordas então comigo que a existência de várias secções dá origem a que bons posts fiquem por lá esquecidos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              Concordas então comigo que a existência de várias secções dá origem a que bons posts fiquem por lá esquecidos?
                                              A pessoas é que tem de se habituar a ir às outras secções. Quem não vai, é porque o assunto não lhe interessa.


                                              Em relação ao sprint, era gajo para alinhar nisso!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os Mabor Street-Jet são uma boa trampa para estas coisas... ainda tenho que lá ir buscar os meus velhinhos Dunlop já quase slicks...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Iria com todo o gosto, mas Lisboa fica muito longe já para não falar que o meu carro ainda não está pronto...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os únicos problemas que se colocam para mim é ser em Lisboa, e poder ter exames nessa altura de Setembro..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                      Iria com todo o gosto, mas Lisboa fica muito longe já para não falar que o meu carro ainda não está pronto...
                                                      Não tens um carro para o dia-a-dia?

                                                      Eu se participar, vou fazê-lo no Colt.

                                                      Atenção porque o desgaste é semelhante a 3 ou 4 kms de condução mais apurada, ou seja, praticamente o normal do dia-a-dia.

                                                      Comentário


                                                        #28


                                                        porra!! vão-me fazer trocar a embraiagem mesmo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                          Não tens um carro para o dia-a-dia?

                                                          Eu se participar, vou fazê-lo no Colt.

                                                          Atenção porque o desgaste é semelhante a 3 ou 4 kms de condução mais apurada, ou seja, praticamente o normal do dia-a-dia.
                                                          Cá em casa existem dois carros, um do meu pai e outro meu.
                                                          O meu está para arranjar...o do meu pai não o posso levar porque ele precisa sempre dele...
                                                          Eu se participasse faria-o no K10.
                                                          Ia-vos envergonhar a todos!

                                                          EAT MY DUST!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Lol . no dia seguinte tá tudo no mecanico a trocar embraigens , pastilhas , discos e pneus ehehe

                                                            Comentário

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