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Problemas com IMI/Contr. Autárquica

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    Problemas com IMI/Contr. Autárquica

    Vou tentar resumir e pedir ajuda a quem tenha passado ou passe pelo mesmo…ou que saiba mais que eu, que mais confuso já não posso estar.

    Comprei uma casa em Dez de 2003 e pedi naturalmente a isenção da contribuição autarquica, agora IMI.Lembro-me que já não apanhei a hipotese de a ter por 10 anos mas sim por 6.Tenho toda a documentação relativa ao pedido.
    A casa é primeira e única habitação, tenho 30 anos e o valor ronda os 140.000€.Ou seja, tenho todos os pressupostos para a isenção ser concedida, segundo sei.Amigos meus com situação muita parecida já têm situação definida.
    Acontece que desde Dez 2003 até hoje ainda não tive uma resposta das Finanças sobre essa isenção.Nem sim…nem não.Vão-se limitando a enviar as contas…que não temos pago(o estado nem devolve com juros mais tarde se nos fôr dada razão…).
    Na nossa repartição de finanças tmabém não adiantam muito, logo depois de termos recebido a primeira conta e termos estranhado …nos disseram que deixavam á nossa consideração pagar ou não, que não podiam fazer nada, eram os serviços centrais e estava tudo informatizado e era esperar.
    E temos esperado só que estamos em Julho de 2007 e recebemos mais uma conta(em 4 anos, enviaram 3, houve um ano que não o fizeram sabe-se lá porquê).E mais, desta vez já nos aconselham a pagar porque na falta vamos paera a lista negra, congelam-nos a devolução do IRS, etc etc.
    No fundo o que a mim me parece faltar é uma avaliação da casa(nunca foi feita pelas finanças)para a partir daí o processo poder seguir.Só que não sei o que fazer, onde ir….para desbloquear isto.Nada faz sentido.A falta é estatal e os prejuizos são todos para o nosso lado…que faço?

    Obrigado a todos.
    Editado pela última vez por beckzitu; 22 June 2007, 10:26.

    #2
    Eu estive nessa situação. O deferimento ao pedido de isenção demorou uns 6 ou 7 meses. Entretanto vieram os pedidos de pagamento e eu optei por pagar por causa das listas negras e congelamento de contas.

    Verdade se diga que quando veio a reposta ao pedido de isenção foi imediatamente emitido o cheque de devolução do dinheiro! 1 semana depois já o tinha.

    O teu pedido deve estar quase, quase a ter resposta favorável.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Eu estive nessa situação. O deferimento ao pedido de isenção demorou uns 6 ou 7 meses. Entretanto vieram os pedidos de pagamento e eu optei por pagar por causa das listas negras e congelamento de contas.

      Verdade se diga que quando veio a reposta ao pedido de isenção foi imediatamente emitido o cheque de devolução do dinheiro! 1 semana depois já o tinha.

      O teu pedido deve estar quase, quase a ter resposta favorável.
      mas espera lá, porque dizes que deve estar quase?referes 6/7 meses e eu já vou no 4º ano...

      Comentário


        #4
        há ai qq coisa estranha. eu pedi a minha isenção em setembro ou outubro do ano passado e sei que lá para janeiro/fevereiro deste ano já a tinha. não me fizeram avaliação nenhuma, tive é que preencher as medições do imovel num documento que me deram nas finanças e que sem vontade nenhuma por parte de quem me atendeu lá me ajudou a preencher (sempre com aquela cara de enjoo e de seca). verifica é se nao te falta entregar alguma coisa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por beckzitu Ver Post
          mas espera lá, porque dizes que deve estar quase?referes 6/7 meses e eu já vou no 4º ano...
          Eh pá, sorry, vi no teu post o mês de Dezembro e nem sequer atentei no ano... Logo fiz as contas a Dez de 2006...


          Bom, isso então é mais estranho. Tu tens provas de como entregaste o pedido de isenção? Fizeste o pedido nos 60 dias após a compra obrigatórios?

          Desconfio que o teu pedido de isenção se tenha perdido algures na galáxia. Se calhar só fazendo uma exposição do caso e metendo novo pedido de isenção. Mas até lá tás "lixado" com a informática, pois as máquinas são cegas e qq dia tens a conta penhorada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
            há ai qq coisa estranha. eu pedi a minha isenção em setembro ou outubro do ano passado e sei que lá para janeiro/fevereiro deste ano já a tinha. não me fizeram avaliação nenhuma, tive é que preencher as medições do imovel num documento que me deram nas finanças e que sem vontade nenhuma por parte de quem me atendeu lá me ajudou a preencher (sempre com aquela cara de enjoo e de seca). verifica é se nao te falta entregar alguma coisa.
            É através destas medições e da localização do imóvel que fazem a avaliação. A avaliação é feita em gabinete. Ninguém se desloca a tua casa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por beckzitu Ver Post
              Vou tentar resumir e pedir ajuda a quem tenha passado ou passe pelo mesmo…ou que saiba mais que eu, que mais confuso já não posso estar.

              Comprei uma casa em Dez de 2003 e pedi naturalmente a isenção da contribuição autarquica, agora IMI.Lembro-me que já não apanhei a hipotese de a ter por 10 anos mas sim por 6.Tenho toda a documentação relativa ao pedido.
              A casa é primeira e única habitação, tenho 30 anos e o valor ronda os 140.000€.Ou seja, tenho todos os pressupostos para a isenção ser concedida, segundo sei.Amigos meus com situação muita parecida já têm situação definida.
              Acontece que desde Dez 2003 até hoje ainda não tive uma resposta das Finanças sobre essa isenção.Nem sim…nem não.Vão-se limitando a enviar as contas…que não temos pago(o estado nem devolve com juros mais tarde se nos fôr dada razão…).
              Na nossa repartição de finanças tmabém não adiantam muito, logo depois de termos recebido a primeira conta e termos estranhado …nos disseram que deixavam á nossa consideração pagar ou não, que não podiam fazer nada, eram os serviços centrais e estava tudo informatizado e era esperar.
              E temos esperado só que estamos em Julho de 2007 e recebemos mais uma conta(em 4 anos, enviaram 3, houve um ano que não o fizeram sabe-se lá porquê).E mais, desta vez já nos aconselham a pagar porque na falta vamos paera a lista negra, congelam-nos a devolução do IRS, etc etc.
              No fundo o que a mim me parece faltar é uma avaliação da casa(nunca foi feita pelas finanças)para a partir daí o processo poder seguir.Só que não sei o que fazer, onde ir….para desbloquear isto.Nada faz sentido.A falta é estatal e os prejuizos são todos para o nosso lado…que faço?

              Obrigado a todos.
              Eu comprei casa em Agosto passado e em Outubro já tinha o diferimento do pedido. Há algo de errado na maneira de trabalhar dessa repartição

              Comentário


                #8
                Da minha parte foi tudo bem feito, nas minhas finanças confirmam isso, que está tudo entregue.
                Só que oiço aquela conversa do "aqui está tudo feito...o problema é dos serviços centrais e informático...é estranho mas não sabemos que porque se tem arrastado"

                Daí que me questiono:que posso eu fazer?

                Comentário


                  #9
                  epah... tens é que pedir que eles mexam o cú para fora da cadeira. se os papéis estão entregues e se o problema é na organização deles eles que se mexam ou digam o que fazer. eu passava-me se me dissessem "não sei" numa situaçao dessas.

                  Comentário


                    #10
                    Comigo também se passou quase tudo bem.

                    Tinha isenção do apartamento mas com a moradia fiz a troca de isenção. Fico isento na moradia para os anos que me restavam no apartamento (4).

                    O processo foi rápido mas cobraram-me o IMI da moradia. Fui reclamar e resolveram logo a situação.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                      epah... tens é que pedir que eles mexam o cú para fora da cadeira. se os papéis estão entregues e se o problema é na organização deles eles que se mexam ou digam o que fazer. eu passava-me se me dissessem "não sei" numa situaçao dessas.

                      Passado ando eu e já lhes fiz ver isso...mas resolver que é bom ou ajudar a resolver...quando se escudam "noutros e em sistemas informáticos"...é dificil dar-mos a volta.Ando mesmo louco com isto...

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho outra situação engraçada.

                        Comprei a casa em junho de 2005 e a isenção no site ainda aparece 'por tratar' assim como a inscrição do imóvel está 'em avaliação'.

                        Eu recebi a avaliação do imóvel pouco tempo depois de fazer a inscrição do mesmo.

                        Passaram-se 2 anos e nada de isenção no site, mas o que é certo é que não tenho recebido nada para pagar.
                        A quem vendi a casa anterior (mesmo prédio e repartição) e entregamos os papeis ao mesmo tempo já tem a isenção em curso no site.

                        Vou deixar passar mais uns tempos e nas férias vou à repartição de finanças saber o que se passa ou se o site não está actualizado, o que é certo é que não recebo nada para pagar.

                        Comentário


                          #13
                          O site (supostamente) está sempre actualizado.
                          No meu caso, também está "por tratar".A diferença é já termos mais tempo de indefinição e termos contas na caixa de correio.Mas o padrão parece ser o mesmo...

                          Comentário


                            #14
                            nao sei como te ajudar pq felizmente nao passei pelo mesmo.

                            tenta colocar aqui a questão:

                            http://www.dgci.min-financas.pt/dgci...ACHEHINT=Guest#


                            na parte do pergunte, nós respondemos.

                            ou então por email dsimi@dgci.min-financas.pt

                            e lembra-te de dizer que os cabrestos naquela repartição não se mexem

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                              nao sei como te ajudar pq felizmente nao passei pelo mesmo.

                              tenta colocar aqui a questão:

                              http://www.dgci.min-financas.pt/dgci...ACHEHINT=Guest#


                              na parte do pergunte, nós respondemos.

                              ou então por email dsimi@dgci.min-financas.pt

                              e lembra-te de dizer que os cabrestos naquela repartição não se mexem
                              Eu já fiz isso e não adiantou de nada. Responderam que é tratado a nivel de repartição e para me dirigir lá!

                              Comentário


                                #16
                                Alguma coisa está errada.

                                Eu pedi a isenção da minha em Julho, e em Novembro já tinha a resposta, juntamente com a avaliação das finanças

                                Comentário


                                  #17
                                  Estou também com um problema.

                                  Fui ao site e diz que o comproprietário não é titular

                                  Passo a explicar:
                                  Sou casado, adquiri agora a casa e na escritura consta o nome dos dois. Na matriz das finanças só está o meu nome (será daqui o erro?).
                                  Fui ao site e diz que Para que o pedidido de isenção seja deferido devo regularizar a situação:

                                  - NIF da minha mulher - Comproprietário inexistente como titular do prédio - artigo 42º/1 EBF

                                  Alguém teve o mesmo problema?? Para a semana vou ter que lá ir fazer barulho

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                    Estou também com um problema.

                                    Fui ao site e diz que o comproprietário não é titular

                                    Passo a explicar:
                                    Sou casado, adquiri agora a casa e na escritura consta o nome dos dois. Na matriz das finanças só está o meu nome (será daqui o erro?).
                                    Fui ao site e diz que Para que o pedidido de isenção seja deferido devo regularizar a situação:

                                    - NIF da minha mulher - Comproprietário inexistente como titular do prédio - artigo 42º/1 EBF

                                    Alguém teve o mesmo problema?? Para a semana vou ter que lá ir fazer barulho

                                    Tb me aconteceu...

                                    Olha que ai o problema foi da conservatória que transmite os dados por via electrónica para as finanças... nas finanças é automático....

                                    mas basta ir as finanças levas cópia da escritura e das o nif da tua mulher ou então acho que tb dá nas declarações electronicas


                                    http://www.e-financas.gov.pt

                                    e segue estes links...

                                    Serviços Online > Contribuintes > Entregar > Património

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, espero que seja só isso.
                                      Ainda não fui às finanças mas estive a ver no site. Realmente dá para "adicionar património", mas prefiro não mexer, posso fazer asneira, uma vez que são necessários vários dados. Quando der vou ao balcão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        no mínimo fazia queixa no livro de reclamações da tua repartição!

                                        e depois ia aos serviços centrais fazer a mesma coisa!

                                        pode não servir de muito, mas ao menos fica registado que não estás contente com a situação!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, cheguei agora das finanças. Porque será que venho de lá sempre com os nervos à flor da pele??
                                          Passo a explicar:
                                          Como disse, na escritura a casa ficou em nome dos 2, e estamos casados em regime de adquiridos. Na matriz das finanças puzeram (não fui eu), só o meu nome.
                                          Depois pedi a isenção. Aqui tinha que pedir em nome dos 2, e assim o fiz. E o erro surge aqui. Como ela diz há um "projecto de indeferimento" porque o nif da minha mulher não aparece como comproprietário.

                                          Acho que isto tem que ter uma solução, e foi o que lhe disse. Pedi-lhe para resolver e ela simplesmente me disse que tem resolução, que espere pelo oficio de indeferimento e depois tenho 10 dias para reclamar.
                                          Mas tá tudo parvo?? Pouco faltou para pedir o livro de reclamações, mas quanto a isso ainda vai a tempo. Não tenho culpa que aquela funcionária pública ande com o coração na boca, antipática do c...

                                          Mas isto não vai ficar assim, se vier a ter problemas ela ainda vai ver o nome no livro, pode ser que alguém lhe dê simpatia... ou utilidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por beckzitu Ver Post
                                            Vou tentar resumir e pedir ajuda a quem tenha passado ou passe pelo mesmo…ou que saiba mais que eu, que mais confuso já não posso estar.

                                            Comprei uma casa em Dez de 2003 e pedi naturalmente a isenção da contribuição autarquica, agora IMI.Lembro-me que já não apanhei a hipotese de a ter por 10 anos mas sim por 6.Tenho toda a documentação relativa ao pedido.
                                            A casa é primeira e única habitação, tenho 30 anos e o valor ronda os 140.000€.Ou seja, tenho todos os pressupostos para a isenção ser concedida, segundo sei.Amigos meus com situação muita parecida já têm situação definida.
                                            Acontece que desde Dez 2003 até hoje ainda não tive uma resposta das Finanças sobre essa isenção.Nem sim…nem não.Vão-se limitando a enviar as contas…que não temos pago(o estado nem devolve com juros mais tarde se nos fôr dada razão…).
                                            Na nossa repartição de finanças tmabém não adiantam muito, logo depois de termos recebido a primeira conta e termos estranhado …nos disseram que deixavam á nossa consideração pagar ou não, que não podiam fazer nada, eram os serviços centrais e estava tudo informatizado e era esperar.
                                            E temos esperado só que estamos em Julho de 2007 e recebemos mais uma conta(em 4 anos, enviaram 3, houve um ano que não o fizeram sabe-se lá porquê).E mais, desta vez já nos aconselham a pagar porque na falta vamos paera a lista negra, congelam-nos a devolução do IRS, etc etc.
                                            No fundo o que a mim me parece faltar é uma avaliação da casa(nunca foi feita pelas finanças)para a partir daí o processo poder seguir.Só que não sei o que fazer, onde ir….para desbloquear isto.Nada faz sentido.A falta é estatal e os prejuizos são todos para o nosso lado…que faço?

                                            Obrigado a todos.
                                            Isso é tempo de mais para a isenção não ter sido concedida.
                                            Tanto quanto sei a repartição tem capacidade para resolver o problema no imediato.
                                            Logo após a 1ª notificação parece-me que a repartição deveria ter anulado a mesma e resolvido o problema.

                                            Em minha opinião tens, neste momento 2 alternativas:
                                            - Pagas o que deves (+ juros + coimas + custas ..... ) e voltas a pedir de novo a isenção, que sendo válida, o é para os 6 anos seguintes se os valores do prédio permitirem que a isenção seja concedida por esses anos.
                                            - Ou fazes "finca pé" na Repartição e eles que te resolvam o problema anulando as liquidações indevidamente emitidas e consideram-te a isenção desde o inicio (2003 ou 2004 até passarem os 6 anos)...

                                            OU

                                            ...livro amarelo ....pedido e preenchido com a maior das calmas ....... a explicar pormenorizada e adequadamente toda a situação fazendo referencia às datas de entrega do pedido de isenção e do posterior envio das notas de liquidação.....

                                            Mas não esquecer que se a situação das notas de liquidação anteriores não forem pagas ou anuladas um dia destes corres o risco de ficares sem reembolso de IRS ou de teres contas bancárias bloqueadas .....portanto a situação tem que ser resolvida ....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                              Estou também com um problema.

                                              Fui ao site e diz que o comproprietário não é titular

                                              Passo a explicar:
                                              Sou casado, adquiri agora a casa e na escritura consta o nome dos dois. Na matriz das finanças só está o meu nome (será daqui o erro?).
                                              Fui ao site e diz que Para que o pedidido de isenção seja deferido devo regularizar a situação:

                                              - NIF da minha mulher - Comproprietário inexistente como titular do prédio - artigo 42º/1 EBF

                                              Alguém teve o mesmo problema?? Para a semana vou ter que lá ir fazer barulho
                                              Não sei se entendi a situação, mas na escritura diz que: "Comprou o Sr A, casado com a Srªa B" ou "A e B casados .... compraram ...."

                                              Penso que isso se resolverá fácilmente na repartição. Levem a escritura porque pode haver um erro qualquer, pois apesar de os serviços já terem os valores e os intervenientes na escritura pode existir outro lapso qq só dtecatávl através da escritura ....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cliff Ver Post
                                                Tb me aconteceu...

                                                Olha que ai o problema foi da conservatória que transmite os dados por via electrónica para as finanças... nas finanças é automático....

                                                mas basta ir as finanças levas cópia da escritura e das o nif da tua mulher ou então acho que tb dá nas declarações electronicas


                                                http://www.e-financas.gov.pt

                                                e segue estes links...

                                                Serviços Online > Contribuintes > Entregar > Património

                                                Pode ralmente o problema vir daí ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                                  Bem, cheguei agora das finanças. Porque será que venho de lá sempre com os nervos à flor da pele??
                                                  Passo a explicar:
                                                  Como disse, na escritura a casa ficou em nome dos 2, e estamos casados em regime de adquiridos. Na matriz das finanças puzeram (não fui eu), só o meu nome.
                                                  Depois pedi a isenção. Aqui tinha que pedir em nome dos 2, e assim o fiz. E o erro surge aqui. Como ela diz há um "projecto de indeferimento" porque o nif da minha mulher não aparece como comproprietário.

                                                  Acho que isto tem que ter uma solução, e foi o que lhe disse. Pedi-lhe para resolver e ela simplesmente me disse que tem resolução, que espere pelo oficio de indeferimento e depois tenho 10 dias para reclamar.
                                                  Mas tá tudo parvo?? Pouco faltou para pedir o livro de reclamações, mas quanto a isso ainda vai a tempo. Não tenho culpa que aquela funcionária pública ande com o coração na boca, antipática do c...

                                                  Mas isto não vai ficar assim, se vier a ter problemas ela ainda vai ver o nome no livro, pode ser que alguém lhe dê simpatia... ou utilidade.

                                                  Bem afinal já lá foste .....

                                                  Estou a ler post a post e não tinha visto.

                                                  Bem, não digo que o problema não podesse ser resolvido no momento. Mas tb não digo que a funcionária do serviço de finanças podia ....

                                                  Esse tipo de situações não são analisados normalmente por que está ao balcão.
                                                  O que a funcionária fez pois consultar o processo e constatado que o relatório já tinha sido feito e que foi proposto e fundamentado o indeferimento.
                                                  Isso é feito por um funcionário com determinado "poderes" que informáticamente issere os elementos apurados. Depois é, informáticamente sancionado pelo Chefe da repartição e não me recordo se por mais alguém .....
                                                  Depois é enviada uma informação ao contribuinte através da qual este pode exercer o "direito de audição" e pode fazê-lo por escrito ou oralmente, caso este em que isso é reduzido a escrito. Tem 10 dias para o fazer ....

                                                  Isto parece um pouco burocrático, mas sempre é melhor do que fazer a correcção e depois mandar a conta ......

                                                  E se analisares bem, desta maneira isto funciona de forma igual para toda a gente e não há cá anulações seja do que for sem motivo aparente.......

                                                  O que eu te aconselho é que assim que receberes a informação fazes uma cartinha, levas um duplicado para te carimbarem a entrada e vais lá entregar pessoalmente. Se possivel tenta falar com a pessoa que fez a informação.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    acho que também tenho um problema com o IMI :P
                                                    o problema é que não veio a carta do IMI para pagar... costumo receber 2 cartas por ano, e este ano ainda não chegou a primeira :S já vem bem atrasada. se uma dessas cartas se extraviar no correio, e eu não pagar no prazo (porque não recebi sequer a carta), terei problemas?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                      acho que também tenho um problema com o IMI :P
                                                      o problema é que não veio a carta do IMI para pagar... costumo receber 2 cartas por ano, e este ano ainda não chegou a primeira :S já vem bem atrasada. se uma dessas cartas se extraviar no correio, e eu não pagar no prazo (porque não recebi sequer a carta), terei problemas?
                                                      Julgo que não, pois em principio as cartas vêm registadas, e se não as recebes, não te pode ser imputada a culpa do não pagamento!

                                                      Não deixes é de pagar se receberes a carta! Como eu fiz, por esquecimento! Recebi a carta, deixei andar, entretanto esqueci-me, a carta foi arrumada, e às tantas já estava em execução um processo de penhora. Fiz o pagamento da dívida por multibanco, e por ser funcionário do Estado, penhoraram-me o ordenado no valor da dívida. Resultado: paguei duas vezes o valor em divida. Agora para reaver o dinheiro que paguei em excesso, é o cabo dos trabalhos. Já lá vão três/quatro meses! Para receberem, exigem juros. Para pagar, nem sequer falam nisso!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                        Bem afinal já lá foste .....

                                                        Estou a ler post a post e não tinha visto.

                                                        Bem, não digo que o problema não podesse ser resolvido no momento. Mas tb não digo que a funcionária do serviço de finanças podia ....

                                                        Esse tipo de situações não são analisados normalmente por que está ao balcão.
                                                        O que a funcionária fez pois consultar o processo e constatado que o relatório já tinha sido feito e que foi proposto e fundamentado o indeferimento.
                                                        Isso é feito por um funcionário com determinado "poderes" que informáticamente issere os elementos apurados. Depois é, informáticamente sancionado pelo Chefe da repartição e não me recordo se por mais alguém .....
                                                        Depois é enviada uma informação ao contribuinte através da qual este pode exercer o "direito de audição" e pode fazê-lo por escrito ou oralmente, caso este em que isso é reduzido a escrito. Tem 10 dias para o fazer ....

                                                        Isto parece um pouco burocrático, mas sempre é melhor do que fazer a correcção e depois mandar a conta ......

                                                        E se analisares bem, desta maneira isto funciona de forma igual para toda a gente e não há cá anulações seja do que for sem motivo aparente.......

                                                        O que eu te aconselho é que assim que receberes a informação fazes uma cartinha, levas um duplicado para te carimbarem a entrada e vais lá entregar pessoalmente. Se possivel tenta falar com a pessoa que fez a informação.
                                                        Mais uma vez obrigado.
                                                        Até compreendo isso, e no meio de tanta antipatia, ela lá conseguiu dizer que tinha que ser o Chefe da repartição a corrigir o problema.
                                                        Só fico chateado, mesmo furioso por 2 coisas:
                                                        Primeiro porque fiz tudo bem (e ela confirmou) e já estou a ver que vai sobrar para mim. No minimo é mais uma manhã ou uma tarde perdida.
                                                        E em segundo, a senhora devia ter um pouco de respeito e simpatia. E não falo só por mim, mas também pela outra contribuiente que nem sequer ajudou.

                                                        Vou esperar para ver como é que isto se vai resolver.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          UP : )

                                                          Exemplo:
                                                          Compra de um apartamento em 50%-50% com outra pessoa como "Habitaçao Permanente" para ficar isento de IMI 8anos e pagar menos de IMT na escritura

                                                          Dúvida:
                                                          Por exemplo ao fim de 2anos simplesmente pode-se passar esta habitação para secundária, mas depois o que acontece:
                                                          Passa-se simplesmente a pagar IMI a partir daí, ou é necessário devolver o desconto do IMT que se obteve e os anos de isençao do IMI já percorridos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Billboard Ver Post
                                                            UP : )

                                                            Exemplo:
                                                            Compra de um apartamento em 50%-50% com outra pessoa como "Habitaçao Permanente" para ficar isento de IMI 8anos e pagar menos de IMT na escritura

                                                            Dúvida:
                                                            Por exemplo ao fim de 2anos simplesmente pode-se passar esta habitação para secundária, mas depois o que acontece:
                                                            Passa-se simplesmente a pagar IMI a partir daí, ou é necessário devolver o desconto do IMT que se obteve e os anos de isençao do IMI já percorridos?
                                                            Não tens que devolver nada. Começas apenas a pagar IMI a partir desse ano.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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