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Embraiagem influencia performances?

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    Embraiagem influencia performances?

    Boas!

    Ouvi dizer que uma embraiagem em bom estado proporciona melhores performances (acelerações e reprises) do que se a mesma estiver nas lonas.

    Até que ponto isto é verdade?

    #2
    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
    Boas!

    Ouvi dizer que uma embraiagem em bom estado proporciona melhores performances (acelerações e reprises) do que se a mesma estiver nas lonas.

    Até que ponto isto é verdade?
    Isso é totalmente verdade.
    Eu dei cabo do primeiro kit do 106 em 70 mil e aquilo já não andava a ponta.

    Comentário


      #3
      Na minha opiniao faz faz sentido....

      Tanto qd mudei a embraiagem ao meu notei diferenças...

      Comentário


        #4
        Com uma embraiagem em bom estado ha menos dissipação de energia, ou seja, chega mais energia ás rodas..

        Comentário


          #5
          Uma embraiagem nas lonas implica uma embraiagem que não faz "agarrar" as engrenagens da caixa com o volante do motor, eficientemente. Sendo assim, penso que influencia e muito, dependendo do estado da embraiagem.
          Tenho a ligeira impressão que o meu já está a começar a "peliçar"...

          Comentário


            #6
            uma embraiagem em mau estado escorrega mais facilmente, perde eficácia no arranque e sobre aceleração for ou com o esforço, logo, faz todo o sentido!

            Comentário


              #7
              Quando a embraiagem do meu laguna estava quase nas lonas os arranques eram sempre mais lentos. Com o carro cheio e numa subida, largava a embraiagem toda com o acelerador a fundo e o carro tinha dificuldade em arrancar. Então quanto mais a quente pior! Em reprises nunca notei nada! Por isso acredito que o estado da embraiagem influencie a performance de um automóvel, principalmente um de competição ou que lide com muito binário.

              Comentário


                #8
                Caraças!

                Eu já tinha ouvido falar e não acreditava que isso pudesse influenciar muito, mas pelas vossas respostas se calhar posso concluir que sim!

                É que o meu, após mais de 214.000 km de bons e leais serviços, trocou a embraiagem na semana passada e ao ir para Lisboa na 2ª feira e hoje ao regressar a Leiria senti que o carro estava nitidamente mais "solto" que antes. Terá então sido mesmo por se ter trocado a embraiagem???

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                  Caraças!

                  Eu já tinha ouvido falar e não acreditava que isso pudesse influenciar muito, mas pelas vossas respostas se calhar posso concluir que sim!

                  É que o meu, após mais de 214.000 km de bons e leais serviços, trocou a embraiagem na semana passada e ao ir para Lisboa na 2ª feira e hoje ao regressar a Leiria senti que o carro estava nitidamente mais "solto" que antes. Terá então sido mesmo por se ter trocado a embraiagem???
                  Se a trocaste depois de 214 tem de estar melhor. Não gastou menos combustivel?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                    Se a trocaste depois de 214 tem de estar melhor. Não gastou menos combustivel?
                    Isso por acaso ainda não deu para tirar conclusões. Mas por acaso achava que ela ultimamente andava a beber ca. de 0,5 L/100 km a mais.
                    Seria disso?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                      Isso por acaso ainda não deu para tirar conclusões. Mas por acaso achava que ela ultimamente andava a beber ca. de 0,5 L/100 km a mais.
                      Seria disso?
                      Não posso afirmar que será disso.
                      Mas quanto mais gasta a embraiagem estiver menos o carro vai andar, mais vais tu compensar com acelarador, logo mais consumo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                        Caraças!

                        Eu já tinha ouvido falar e não acreditava que isso pudesse influenciar muito, mas pelas vossas respostas se calhar posso concluir que sim!

                        É que o meu, após mais de 214.000 km de bons e leais serviços, trocou a embraiagem na semana passada e ao ir para Lisboa na 2ª feira e hoje ao regressar a Leiria senti que o carro estava nitidamente mais "solto" que antes. Terá então sido mesmo por se ter trocado a embraiagem???
                        Ah pois, não é impressão tua. Agora a tua embraiagem novinha já não dissipa de forma inútil energia, como a antiga.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                          Boas!

                          Ouvi dizer que uma embraiagem em bom estado proporciona melhores performances (acelerações e reprises) do que se a mesma estiver nas lonas.

                          Até que ponto isto é verdade?
                          Claro que faz a diferença!

                          A embraiagem é o elemento que faz a comutação entre o eixo motriz do motor e a caixa de velocidades. Em plena aceleração são atingidos valores de binário (à saida do motor) muito intensos. O disco da embraiagem tem que aguentar com todo esse binário e converte-lo em igual proporção para a caixa. Aqui é que reside toda a especificidade deste orgão. Ligeiras percas de tracção serão suficiente para transmitir menos carga (binário) à caixa e consequentemente às rodas.

                          Um disco nas lonas implicará perdas de rotação (patinagem) sendo que a força (binário) e a rapidez (movimento) serão inferiores. Normalmente esforços muito grandes quando as embraiagens são novas (cargas de aceleração muito intensas (repros) ou nos pesados, o transporte de cargas muito pesadas) podem danificar definitivamente o disco (vidragem). Consiste em que devido ao atingimento de altas temperaturas o material de que é revestido o disco, fica polido, implicando perdas de tracção muito significativas.

                          Como os materiais dos discos de embraiagem utilizam compostos semelhantes aos das pastilhas dos travões, estes sintomas são idênticos.

                          Lanço só mais uma questão para o debate: e as embraiagens de dulpo disco e triplo disco? Quais as vantagens?

                          Comentário


                            #14
                            As embraiagens de mais de um disco têm uma maior superfície de contacto, respondendo melhor ao binário do motor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                              Claro que faz a diferença!

                              A embraiagem é o elemento que faz a comutação entre o eixo motriz do motor e a caixa de velocidades. Em plena aceleração são atingidos valores de binário (à saida do motor) muito intensos. O disco da embraiagem tem que aguentar com todo esse binário e converte-lo em igual proporção para a caixa. Aqui é que reside toda a especificidade deste orgão. Ligeiras percas de tracção serão suficiente para transmitir menos carga (binário) à caixa e consequentemente às rodas.

                              Um disco nas lonas implicará perdas de rotação (patinagem) sendo que a força (binário) e a rapidez (movimento) serão inferiores. Normalmente esforços muito grandes quando as embraiagens são novas (cargas de aceleração muito intensas (repros) ou nos pesados, o transporte de cargas muito pesadas) podem danificar definitivamente o disco (vidragem). Consiste em que devido ao atingimento de altas temperaturas o material de que é revestido o disco, fica polido, implicando perdas de tracção muito significativas.

                              Como os materiais dos discos de embraiagem utilizam compostos semelhantes aos das pastilhas dos travões, estes sintomas são idênticos.

                              Lanço só mais uma questão para o debate: e as embraiagens de dulpo disco e triplo disco? Quais as vantagens?

                              boa explicação Monica, nunca me desiludo contigo!




                              Mas eu também nem me vou alongar demais nisto,

                              A medida de "medição" para uma embraiagem, é de facto o Binário!


                              A fórmula é

                              T = P x F x N x R


                              sendo que:
                              T = binário (torque)ft-lbs
                              P = peso em (pounds) de força de "aperto"
                              F = coeficiente de fricção
                              N = número de superficies(normalmente duas )
                              R = raio de giro(raio da superficie de fricção)



                              em que cada variavel tem um efeito igual no binário , e cada uma tem vantagens e desvantagens ao incrementar e diminuir!

                              T= ao utilizar uma embraiagem que tem uma capacidade em termos de binário, acima da necessária , podemos diminuir o tempo de vida da transmissão assim como dar mais desgaste a certas peças ligadas á embraiagem

                              P= alterar a força das molas, diminuimos ou aumentamos o espaço entre as superficies, e damos mais desgaste á embraiagem

                              F= quanto mais elevada a fricção, mais elevados o desgaste e pior a qualidade do acoplamento (vibração)

                              N= (e respondendo á monica) aumentando o número (ex:dobro ou seja 4) dos discos, aumentamos N a 4, ou seja a capacidade para o dobro do binário. Soa bem, mas o problema é que por exemplo um disco duplo de competição não separa as superfícies, e numa transmissão sincronizada........começam os problemas , para tal poder ser utilizado tem que existir um mecanismo de compensação de desgaste, o NSX chegou a ter esta solução, rápidamente abandonada no 6v para uma embraiagem de disco único. O porche 928 também experimentou essa solução....voltando rapidamente á base!


                              um factor de peso nos carros comerciais é o ruido, uma embraiagem multi discos tende a ser ruidosa com a vibração quando a embraiagem desengata .....na competição ultrapassam em parte isto, com embraiagens de carbono....mas essas chegam a custar (6000€ ou bem mais)!


                              R= o tamanho da embraiagem pode ser mudado , embora não seja de todo uma opção prática , ganhando binário e resistência ao aquecimento, por outro lado, mais inércia = mudanças mais lentas e mais peso




                              HÁ Muito mais a ser dito........mas .....epá.....chega de mariquices!

                              Comentário


                                #16
                                e não é só a embraiagem um volante de motor em más condições tb influencia as prestações!

                                espero que bem que influencie, já que a grande desculpa que dou a mim mesmo para o carro não ser mais rápido é mesmo a embraiagem...

                                Comentário


                                  #17
                                  Só um conselho: Não montem kits de embraiagem de fraca qualidade, há marcas de preço bem inferior à LUK ou Valeo, mas algumas que montei ficaram com vibrações, rolamento de encosto ruidoso e uma delas desfez o rolamento em pouco tempo, depois de uma viagem de 50 kms a fundo (num 106).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                    Claro que faz a diferença!

                                    A embraiagem é o elemento que faz a comutação entre o eixo motriz do motor e a caixa de velocidades. Em plena aceleração são atingidos valores de binário (à saida do motor) muito intensos. O disco da embraiagem tem que aguentar com todo esse binário e converte-lo em igual proporção para a caixa. Aqui é que reside toda a especificidade deste orgão. Ligeiras percas de tracção serão suficiente para transmitir menos carga (binário) à caixa e consequentemente às rodas.

                                    Um disco nas lonas implicará perdas de rotação (patinagem) sendo que a força (binário) e a rapidez (movimento) serão inferiores. Normalmente esforços muito grandes quando as embraiagens são novas (cargas de aceleração muito intensas (repros) ou nos pesados, o transporte de cargas muito pesadas) podem danificar definitivamente o disco (vidragem). Consiste em que devido ao atingimento de altas temperaturas o material de que é revestido o disco, fica polido, implicando perdas de tracção muito significativas.

                                    Como os materiais dos discos de embraiagem utilizam compostos semelhantes aos das pastilhas dos travões, estes sintomas são idênticos.

                                    Lanço só mais uma questão para o debate: e as embraiagens de dulpo disco e triplo disco? Quais as vantagens?
                                    Estragas-me sempre as explicações

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para aproveitar o tópico, podem dizer-me quanto custa uma embraiagem nova? o meu carro é um clio.

                                      P.S:Queria ter apenas uma noção.

                                      Obrigado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Moxo Ver Post
                                        Para aproveitar o tópico, podem dizer-me quanto custa uma embraiagem nova? o meu carro é um clio.

                                        P.S:Queria ter apenas uma noção.

                                        Obrigado
                                        lol........

                                        qual clio??? de que ano???que versão?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                          lol........

                                          qual clio??? de que ano???que versão?
                                          1993 Renault Clio RN 1.2

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Moxo Ver Post
                                            1993 Renault Clio RN 1.2

                                            isso é barato!!!!

                                            deve andar pelos 250/300€ com MO!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Moxo Ver Post
                                                Para aproveitar o tópico, podem dizer-me quanto custa uma embraiagem nova? o meu carro é um clio.

                                                P.S:Queria ter apenas uma noção.

                                                Obrigado
                                                A do meu antigo R19 1.4i ficou em 200€...já foi a quase 2 anos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                  isso é barato!!!!

                                                  deve andar pelos 250/300€ com MO!
                                                  aia com caraças! se me cobrarem isso pela minha embriagem vendo o carro

                                                  Comentário

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