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Clio 1,9d VS 1,5 Dci

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    Clio 1,9d VS 1,5 Dci

    Tenho um amigo que pretende comprar um carro comercial economico, tem cerca de 6500 euros para gastar, sendo que andou a ver os clios e encontrou de 2000 e 2001 com esses dois motores (1,9 e 1,5), gostava que comentassem esses dois motores em termos de prestaçoes consumos, e principalmente fiabilidade.

    #2
    Em performance são +- semelhantes...talvez o 1.5 dCi seja um pouco mais rápido O dCi é um pouco mais poupado, de 0,5 a 1 l/100 km, em média...isto dito vagamente Fiabilidade parece ser melhor no 1.9 d. De 2001...não é muito aconselhável comprar um 1.5 dCi 65 cv

    De resto é um motor bem mais silencioso e menos vibratório

    Comentário


      #3
      Os dci produzidos ate 2003 se nao estou em erro sao conhecidos por dar muitos problemas...

      Escolheria sem duvida o 1.9D!! Ja deu muitos provas de ser fiavel e despachado qd!!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por And_Guimaraes Ver Post
        Os dci produzidos ate 2003 se nao estou em erro sao conhecidos por dar muitos problemas...

        Escolheria sem duvida o 1.9D!! Ja deu muitos provas de ser fiavel e despachado qd!!!
        Pois foi isso que lhe disse, tambem tenho ideia que os primeiros dci nao foram grande coisa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
          Pois foi isso que lhe disse, tambem tenho ideia que os primeiros dci nao foram grande coisa.
          tive um 1.9d de 97, máquina de guerra, um POUCO lento...lol aguenta com td.

          tenho um dci 65 de 02 tb mt bom, mais rápido mt mais poupado..tá quase vendido, podias dizer qt pedem por uma van de 02....para estar dentro dos preços

          Abraço

          PS n compres dcis de 2000/2001

          Comentário


            #6
            Bem já quase aqui foi tudo dito, por isso faço x2 a tudo ...

            1.9D = máquina de guerra, aguenta com tudo, um pouco lento e gastador (6/6,5) mas nada que não se aguente!

            1.5dCi = mais rápido e menos consumidor, no entanto coloco em duvida a questao da fiabilidade em relação ao 1.9; contudo, as ultimas versoes que têm saído não são más de todo

            Cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
              Em performance são +- semelhantes...talvez o 1.5 dCi seja um pouco mais rápido O dCi é um pouco mais poupado, de 0,5 a 1 l/100 km, em média...isto dito vagamente Fiabilidade parece ser melhor no 1.9 d. De 2001...não é muito aconselhável comprar um 1.5 dCi 65 cv

              De resto é um motor bem mais silencioso e menos vibratório
              Esquece o 1.9d n te metas nisso!!!!! LOOL
              É bom motor e resistente...mas de resto...minha nossa....q CARNEIRO para mim n da...é stressante...nem uma ultrapassagem consegues fazer direito....recuperaçoes fraquissimas etc...mto limitado mesmo...
              Mas é so a minha opinião, se n te incomodares com isso...ate pode ser fixe.
              Se fosse eu a decidir, tentava juntar mais algum e comprava o 1.5dci...sempre ja tem Turbo e tal...é mais despachado...gasta menos...e se tiveres cuidados... n ha de acontecer nada demais.... [so se comprares um todo escafiado...]...e depois ja é a nivel geral um carro mais evoluido.

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GT-JTD Ver Post
                Esquece o 1.9d n te metas nisso!!!!! LOOL
                É bom motor e resistente...mas de resto...minha nossa....q CARNEIRO para mim n da...é stressante...nem uma ultrapassagem consegues fazer direito....recuperaçoes fraquissimas etc...mto limitado mesmo...
                Mas é so a minha opinião, se n te incomodares com isso...ate pode ser fixe.
                Se fosse eu a decidir, tentava juntar mais algum e comprava o 1.5dci...sempre ja tem Turbo e tal...é mais despachado...gasta menos...e se tiveres cuidados... n ha de acontecer nada demais.... [so se comprares um todo escafiado...]...e depois ja é a nivel geral um carro mais evoluido.

                Cumps
                o problema e isso eu sinto-o na pele .. e encontrar um comercial a preco decente k ja nao esteja todo "escafiado"..

                encontrar um comercial de 2000/2001 com menos de 150k km [e mm estes nao sabemos se sao reais..] a um preco +- decente e preciso ter muiiiiita paciencia e procurar mto bem .. e mesmo assim


                qto ao clio 1.9D ja tive oportunidade de ficar com um de um familiar meu.. mas tb estou um pco relutante qto ao motor....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                  o problema e isso eu sinto-o na pele .. e encontrar um comercial a preco decente k ja nao esteja todo "escafiado"..

                  encontrar um comercial de 2000/2001 com menos de 150k km [e mm estes nao sabemos se sao reais..] a um preco +- decente e preciso ter muiiiiita paciencia e procurar mto bem .. e mesmo assim


                  qto ao clio 1.9D ja tive oportunidade de ficar com um de um familiar meu.. mas tb estou um pco relutante qto ao motor....
                  Compra um Bravo JTD ...(atençao...JTD e nao TD100) consegues um de 99/2000/2001 por entre 5000/7000€
                  E n tem nada haver com o clio...para melhor.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por GT-JTD Ver Post
                    Compra um Bravo JTD ...(atençao...JTD e nao TD100) consegues um de 99/2000/2001 por entre 5000/7000€
                    E n tem nada haver com o clio...para melhor.

                    Cumps
                    o probelma e k adoro o exterior do bravo mas odeio o interior

                    alem dos materiais nao me convencerem mto o design

                    ja pra n falar na colocacao de radios after-market k n se integram na consola..


                    se n fosse isso ia pro JTD assim estou mais inclinado pra outro bichinho mais ou menos na mm ordem de potencia [tb n e mau n senhor :P ]

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                      o probelma e k adoro o exterior do bravo mas odeio o interior

                      alem dos materiais nao me convencerem mto o design

                      ja pra n falar na colocacao de radios after-market k n se integram na consola..


                      se n fosse isso ia pro JTD assim estou mais inclinado pra outro bichinho mais ou menos na mm ordem de potencia [tb n e mau n senhor :P ]
                      Os interiores do Bravo de 2001 ja n tem esse aspecto q relatas...entao se for um GT JTD... =P
                      Quanto aos radios aftermarket... se ele trouxer um dos ultimos radios q os bravo traziam...compras uma caixa de cds da grundig...(q sao as q da par aligar ao radio de origem )...as colunas sp podes meter umas aftermarket...e ja fikas cm um bom som

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GT-JTD Ver Post
                        Os interiores do Bravo de 2001 ja n tem esse aspecto q relatas...entao se for um GT JTD... =P
                        Quanto aos radios aftermarket... se ele trouxer um dos ultimos radios q os bravo traziam...compras uma caixa de cds da grundig...(q sao as q da par aligar ao radio de origem )...as colunas sp podes meter umas aftermarket...e ja fikas cm um bom som
                        pois mas neste momento digamos k ando mais virado pra outro carro.. apesar de gostar mto da Fiat..

                        e os de 2001 ja saem um pco do orcamento

                        Comentário


                          #13
                          o 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)

                          tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.

                          o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.

                          quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.

                          a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.

                          o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                            o 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)

                            tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.

                            o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.

                            quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.

                            a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.

                            o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.
                            falas do q n sabes...da sim para regular tudo isso...ao gosto do cliente...uma repro feita por quem sabe...faz isso...

                            Quanto ao resto...pintas o 1.5dci de uma maneira...ja andaste num clio 1.9d ao menos? bah...arrastadeira mesmo...lol

                            Comentário


                              #15
                              como e que uma repro mexe em algo que depende, praticamente exclusivamente, de algo que e mecanico?

                              vais meter paletes de gasoleo em baixas rotacoes quando nao ha ar para fazer uma mistura correcta?
                              e que a unica forma de aumentares o binario em baixas sem recorrer a alteracoes mecanicas e aumentando a "forca" da combustao. ora, se essa ja esta no limite....nao ha muito por onde mexer.

                              sim, podes melhorar MUITO o mapeamento ACIMA da rotacao em que a pressao do turbo se comeca a "fazer sentir" (1500-2000), mas e abaixo disso que esta o problema e e abaixo disso que a repro pouco ou nada consegue fazer.
                              alias, nem o proposito de uma repro e esse....

                              quanto a ultima frase, sim ja andei nos 2. sao os 2 arrastadeiras, qual deles a pior, mas o 1.5dci DA IDEIA que anda mais (o fundamento esta no post anterior, que penso que leste na integra)

                              Comentário


                                #16
                                Vai para o DCI e muito mais económico, anda mais e para além disso traduz uma condução mais agradavel, para além de que está no pos resitiling dos clio II fse II e é um carro muito melhor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                  o 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)

                                  tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.

                                  o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.

                                  quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.

                                  a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.

                                  o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.
                                  não podias estar mais enganado, o dci é mais rápido em tudo... e olha que a comparação entre os dois foi de +de 100mkm nos dois, em consumos nem se compara o dci bebe menos 1 a 2l...

                                  Comentário


                                    #18
                                    e tao superior que ate digo mais, ate cresce gasoleo no tanque...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      o 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)

                                      tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.

                                      o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.

                                      quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.

                                      a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.

                                      o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.

                                      Ando todos os dias com um 1.9 e por vezes num Dci, e apenas concordo com o que está a bold.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                        e tao superior que ate digo mais, ate cresce gasoleo no tanque...
                                        se esse cometário foi para mim, foi mt infeliz...é de quem n sabe o q está a dizer...

                                        e olha que costumo concordar com a maior parte dos teus comentários

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                          se esse cometário foi para mim, foi mt infeliz...é de quem n sabe o q está a dizer...

                                          e olha que costumo concordar com a maior parte dos teus comentários
                                          Sem pôr nada em questão, tenho um amigo que tem um ibiza 1.9tdi e sem andar a rasgar faz 5.5! faz menos do que quando não tinha repro e mexidelas que ele faz! agora se puxar é que ela consome mais........!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vitor Dias Ver Post
                                            Sem pôr nada em questão, tenho um amigo que tem um ibiza 1.9tdi e sem andar a rasgar faz 5.5! faz menos do que quando não tinha repro e mexidelas que ele faz! agora se puxar é que ela consome mais........!
                                            Isso é porque o mapeamento do motor deve ter sido alterado, dando-lhe mais força em baixas rpm...como tal o motor não se "esforça" tanto e em andamento normal acaba por gastar menos

                                            Claro que a puxar, com o mesmo bloco e mais potência...para atingir essa potência haverá mais débito de gasóleo (suponho eu, se estiver a dizer um disparate corrijam) e ele gasta mais...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                              Isso é porque o mapeamento do motor deve ter sido alterado, dando-lhe mais força em baixas rpm...como tal o motor não se "esforça" tanto e em andamento normal acaba por gastar menos

                                              Claro que a puxar, com o mesmo bloco e mais potência...para atingir essa potência haverá mais débito de gasóleo (suponho eu, se estiver a dizer um disparate corrijam) e ele gasta mais...
                                              Eu não sou grande entendido também, mas deve ser mais ou menos isso! Mas mesmo assim é incrivel como faz médias tão boas (andando de vagar) com as mods que tem! em breves palavras é Repro, Turbo, IC maior, Bicos dos injectores maiores, escape directo (com ultima panela)... LOL Mais puxa muito bem a carrinha!! ui ui

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                                Ando todos os dias com um 1.9 e por vezes num Dci, e apenas concordo com o que está a bold.
                                                Afinal sabes o que é bom mas continuas a teimar com a Toyota

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                  Afinal sabes o que é bom mas continuas a teimar com a Toyota

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                                                    #26
                                                    Para comprar um desses 2, que sejam mais ou menos desses mesmos anos, iria para um 1.9D. É um pouco mais gastador, mas os primeiros 1.5 Dci tiveram alguns problemas, só mais por causa disso.
                                                    Ah e já agora não considero nada o 1.9 D grande arrastadeira em relação ao 1.5 dci, na prática poucas diferenças existem.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                      Para comprar um desses 2, que sejam mais ou menos desses mesmos anos, iria para um 1.9D. É um pouco mais gastador, mas os primeiros 1.5 Dci tiveram alguns problemas, só mais por causa disso.
                                                      Ah e já agora não considero nada o 1.9 D grande arrastadeira em relação ao 1.5 dci, na prática poucas diferenças existem.
                                                      Na pratica poucas diferenças existem? ...o 1.5dci anda mto mais q a arrastadeira do 1.9d ...
                                                      Agora se andaram em 1.9d q ja tinham avanço na bomba injectora...e mais debito etc...isso é outra historia ( mods q quase toda a gente q tem os 1.9d faz... )

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                        Afinal sabes o que é bom mas continuas a teimar com a Toyota

                                                        Por isso é que ando de Toyota

                                                        PS:Muitos me consideram "fanático", mas sempre soube ver o bom de todas marcas, e a Renault também teus os seus predicados

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                          Para comprar um desses 2, que sejam mais ou menos desses mesmos anos, iria para um 1.9D. É um pouco mais gastador, mas os primeiros 1.5 Dci tiveram alguns problemas, só mais por causa disso.
                                                          Ah e já agora não considero nada o 1.9 D grande arrastadeira em relação ao 1.5 dci, na prática poucas diferenças existem.
                                                          Epah não anda nada mal, mas roça o arrastadeira...e é num clio...Quando se coloca algum peso (que é o meu caso) já fica mais sofrível...

                                                          Mas chega e sobra para atingir velocidades ilegais

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                                                            #30
                                                            Experiência cá de casa:

                                                            A patroa teve antes o Clio comercial com o motor 1.9d e fez-lhe 150 mil sem problemas de maior, excepto uma bomba de água, a válvula de corte do combustível e a bóia do nível de gasóleo!
                                                            O motor é de guerra, mas muito barulhento e precisa de embalar primeiro para andar. Não é guloso, mas também não faz milagres!

                                                            Depois a minha mulher e eu comprámos o 1.5 dci de 65 em 2002, também comercial.
                                                            Comparativamente e esquecendo que são carros de gerações diferentes, o actual motor é mais leve o que torna o carro mais estável, é menos ruidoso e os consumos são menores em cerca de um litro. Paga menos impostos por causa da cilindrada e desenvolve mais depressa, bem mais... Em termos de fiaiblidade, levou injectores ainda durante a garantia e após esta terminar levou uma nova bóia no depósito (defeito que se manteve da geração anterior) e o comando interior dos 4 piscas (crónico). Está com 90.000 e é para por a mexer logo que o Qashqai encomendado chegue. O preço que se vai pedir deve andar por onde falas, mas ainda não acertámos nada...

                                                            Conclusão: o 1.5 dci por tudo, excepto eventualmente por um risco de menor fiabilidade...

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