Tenho um amigo que pretende comprar um carro comercial economico, tem cerca de 6500 euros para gastar, sendo que andou a ver os clios e encontrou de 2000 e 2001 com esses dois motores (1,9 e 1,5), gostava que comentassem esses dois motores em termos de prestaçoes consumos, e principalmente fiabilidade.
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Clio 1,9d VS 1,5 Dci
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Em performance são +- semelhantes...talvez o 1.5 dCi seja um pouco mais rápido O dCi é um pouco mais poupado, de 0,5 a 1 l/100 km, em média...isto dito vagamente Fiabilidade parece ser melhor no 1.9 d. De 2001...não é muito aconselhável comprar um 1.5 dCi 65 cv
De resto é um motor bem mais silencioso e menos vibratório
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Originalmente Colocado por And_Guimaraes Ver PostOs dci produzidos ate 2003 se nao estou em erro sao conhecidos por dar muitos problemas...
Escolheria sem duvida o 1.9D!! Ja deu muitos provas de ser fiavel e despachado qd!!!
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Originalmente Colocado por sirmister Ver PostPois foi isso que lhe disse, tambem tenho ideia que os primeiros dci nao foram grande coisa.
tenho um dci 65 de 02 tb mt bom, mais rápido mt mais poupado..tá quase vendido, podias dizer qt pedem por uma van de 02....para estar dentro dos preços
Abraço
PS n compres dcis de 2000/2001
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Bem já quase aqui foi tudo dito, por isso faço x2 a tudo ...
1.9D = máquina de guerra, aguenta com tudo, um pouco lento e gastador (6/6,5) mas nada que não se aguente!
1.5dCi = mais rápido e menos consumidor, no entanto coloco em duvida a questao da fiabilidade em relação ao 1.9; contudo, as ultimas versoes que têm saído não são más de todo
Cumps
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostEm performance são +- semelhantes...talvez o 1.5 dCi seja um pouco mais rápido O dCi é um pouco mais poupado, de 0,5 a 1 l/100 km, em média...isto dito vagamente Fiabilidade parece ser melhor no 1.9 d. De 2001...não é muito aconselhável comprar um 1.5 dCi 65 cv
De resto é um motor bem mais silencioso e menos vibratório
É bom motor e resistente...mas de resto...minha nossa....q CARNEIRO para mim n da...é stressante...nem uma ultrapassagem consegues fazer direito....recuperaçoes fraquissimas etc...mto limitado mesmo...
Mas é so a minha opinião, se n te incomodares com isso...ate pode ser fixe.
Se fosse eu a decidir, tentava juntar mais algum e comprava o 1.5dci...sempre ja tem Turbo e tal...é mais despachado...gasta menos...e se tiveres cuidados... n ha de acontecer nada demais.... [so se comprares um todo escafiado...]...e depois ja é a nivel geral um carro mais evoluido.
Cumps
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Originalmente Colocado por GT-JTD Ver PostEsquece o 1.9d n te metas nisso!!!!! LOOL
É bom motor e resistente...mas de resto...minha nossa....q CARNEIRO para mim n da...é stressante...nem uma ultrapassagem consegues fazer direito....recuperaçoes fraquissimas etc...mto limitado mesmo...
Mas é so a minha opinião, se n te incomodares com isso...ate pode ser fixe.
Se fosse eu a decidir, tentava juntar mais algum e comprava o 1.5dci...sempre ja tem Turbo e tal...é mais despachado...gasta menos...e se tiveres cuidados... n ha de acontecer nada demais.... [so se comprares um todo escafiado...]...e depois ja é a nivel geral um carro mais evoluido.
Cumps
encontrar um comercial de 2000/2001 com menos de 150k km [e mm estes nao sabemos se sao reais..] a um preco +- decente e preciso ter muiiiiita paciencia e procurar mto bem .. e mesmo assim
qto ao clio 1.9D ja tive oportunidade de ficar com um de um familiar meu.. mas tb estou um pco relutante qto ao motor....
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Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Posto problema e isso eu sinto-o na pele .. e encontrar um comercial a preco decente k ja nao esteja todo "escafiado"..
encontrar um comercial de 2000/2001 com menos de 150k km [e mm estes nao sabemos se sao reais..] a um preco +- decente e preciso ter muiiiiita paciencia e procurar mto bem .. e mesmo assim
qto ao clio 1.9D ja tive oportunidade de ficar com um de um familiar meu.. mas tb estou um pco relutante qto ao motor....
E n tem nada haver com o clio...para melhor.
Cumps
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Originalmente Colocado por GT-JTD Ver PostCompra um Bravo JTD ...(atençao...JTD e nao TD100) consegues um de 99/2000/2001 por entre 5000/7000€
E n tem nada haver com o clio...para melhor.
Cumps
alem dos materiais nao me convencerem mto o design
ja pra n falar na colocacao de radios after-market k n se integram na consola..
se n fosse isso ia pro JTD assim estou mais inclinado pra outro bichinho mais ou menos na mm ordem de potencia [tb n e mau n senhor :P ]
Comentário
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Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Posto probelma e k adoro o exterior do bravo mas odeio o interior
alem dos materiais nao me convencerem mto o design
ja pra n falar na colocacao de radios after-market k n se integram na consola..
se n fosse isso ia pro JTD assim estou mais inclinado pra outro bichinho mais ou menos na mm ordem de potencia [tb n e mau n senhor :P ]
Quanto aos radios aftermarket... se ele trouxer um dos ultimos radios q os bravo traziam...compras uma caixa de cds da grundig...(q sao as q da par aligar ao radio de origem )...as colunas sp podes meter umas aftermarket...e ja fikas cm um bom som
Comentário
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Originalmente Colocado por GT-JTD Ver PostOs interiores do Bravo de 2001 ja n tem esse aspecto q relatas...entao se for um GT JTD... =P
Quanto aos radios aftermarket... se ele trouxer um dos ultimos radios q os bravo traziam...compras uma caixa de cds da grundig...(q sao as q da par aligar ao radio de origem )...as colunas sp podes meter umas aftermarket...e ja fikas cm um bom som
e os de 2001 ja saem um pco do orcamento
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o 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)
tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.
o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.
quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.
a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.
o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Posto 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)
tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.
o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.
quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.
a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.
o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.
Quanto ao resto...pintas o 1.5dci de uma maneira...ja andaste num clio 1.9d ao menos? bah...arrastadeira mesmo...lol
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como e que uma repro mexe em algo que depende, praticamente exclusivamente, de algo que e mecanico?
vais meter paletes de gasoleo em baixas rotacoes quando nao ha ar para fazer uma mistura correcta?
e que a unica forma de aumentares o binario em baixas sem recorrer a alteracoes mecanicas e aumentando a "forca" da combustao. ora, se essa ja esta no limite....nao ha muito por onde mexer.
sim, podes melhorar MUITO o mapeamento ACIMA da rotacao em que a pressao do turbo se comeca a "fazer sentir" (1500-2000), mas e abaixo disso que esta o problema e e abaixo disso que a repro pouco ou nada consegue fazer.
alias, nem o proposito de uma repro e esse....
quanto a ultima frase, sim ja andei nos 2. sao os 2 arrastadeiras, qual deles a pior, mas o 1.5dci DA IDEIA que anda mais (o fundamento esta no post anterior, que penso que leste na integra)
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Posto 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)
tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.
o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.
quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.
a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.
o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Posto 1.9d dura mais que o resto do carro, e provavelmente mais que a tua propria vida (nao te quero mal nenhum, que fiques ca ate aos 200 anos hehe)
tem forca mais que suficiente para mexer o clio sem problemas, mesmo com alguma carga, e sem a estupida falta de forca em baixas de que o 1.5 sofre (nao se fala de conducao desportiva, fala-se de forca em baixas, ou seja, o normalissimo e calmissimo arranque de semaforo, que se quer suave e sem esforco). e um mal que nao se resolve com 100cv ou com chip em cima dos 100cv. se o mal e nas baixas, de nada serve mexer nas medias/altas.
o 1.5 sofre ainda do mal de qualquer veiculo com turbo. sao o componente mais sensivel a maus tratos, o risco associado e muito maior que num vulgar atmosferico.
quanto a consumos, o 1.9 gasta mais em cidade. pessoalmente e um facto compensado pela utilizacao mt mais agradavel em cidade. de resto, como o 1.9 tem sempre forca disponivel, precisas de menos acelerador para o mesmo resultado, o que resulta em consumos iguais ou ate inferiores ao 1.5.
a grande vantagem do 1.5dci e mesmo psicologica. como tem turbo, DA IDEIA que anda muito mais que o 1.9 no dia a dia (fruto de nao ser suave. quem tem duvidas compare o 1.9TDI com o 2.0TDI da VW no mesmo carro, com e sem cronometro). sendo um motor moderno, DA IDEIA que e um motor melhor e mais adequado ao carro em questao.
o 1.9d foi retirado do mercado principalmente por ser complicado mante-lo a cumprir as normas anti-poluicao, cada vez mais apertadas, e por nao ser tao rentavel de produzir como o 1.5dci.
Ando todos os dias com um 1.9 e por vezes num Dci, e apenas concordo com o que está a bold.
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Originalmente Colocado por caz Ver Postse esse cometário foi para mim, foi mt infeliz...é de quem n sabe o q está a dizer...
e olha que costumo concordar com a maior parte dos teus comentários
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Originalmente Colocado por Vitor Dias Ver PostSem pôr nada em questão, tenho um amigo que tem um ibiza 1.9tdi e sem andar a rasgar faz 5.5! faz menos do que quando não tinha repro e mexidelas que ele faz! agora se puxar é que ela consome mais........!
Claro que a puxar, com o mesmo bloco e mais potência...para atingir essa potência haverá mais débito de gasóleo (suponho eu, se estiver a dizer um disparate corrijam) e ele gasta mais...
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostIsso é porque o mapeamento do motor deve ter sido alterado, dando-lhe mais força em baixas rpm...como tal o motor não se "esforça" tanto e em andamento normal acaba por gastar menos
Claro que a puxar, com o mesmo bloco e mais potência...para atingir essa potência haverá mais débito de gasóleo (suponho eu, se estiver a dizer um disparate corrijam) e ele gasta mais...
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Speedy
Para comprar um desses 2, que sejam mais ou menos desses mesmos anos, iria para um 1.9D. É um pouco mais gastador, mas os primeiros 1.5 Dci tiveram alguns problemas, só mais por causa disso.
Ah e já agora não considero nada o 1.9 D grande arrastadeira em relação ao 1.5 dci, na prática poucas diferenças existem.
Comentário
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Originalmente Colocado por Speedy Ver PostPara comprar um desses 2, que sejam mais ou menos desses mesmos anos, iria para um 1.9D. É um pouco mais gastador, mas os primeiros 1.5 Dci tiveram alguns problemas, só mais por causa disso.
Ah e já agora não considero nada o 1.9 D grande arrastadeira em relação ao 1.5 dci, na prática poucas diferenças existem.
Agora se andaram em 1.9d q ja tinham avanço na bomba injectora...e mais debito etc...isso é outra historia ( mods q quase toda a gente q tem os 1.9d faz... )
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Originalmente Colocado por Speedy Ver PostPara comprar um desses 2, que sejam mais ou menos desses mesmos anos, iria para um 1.9D. É um pouco mais gastador, mas os primeiros 1.5 Dci tiveram alguns problemas, só mais por causa disso.
Ah e já agora não considero nada o 1.9 D grande arrastadeira em relação ao 1.5 dci, na prática poucas diferenças existem.
Mas chega e sobra para atingir velocidades ilegais
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Experiência cá de casa:
A patroa teve antes o Clio comercial com o motor 1.9d e fez-lhe 150 mil sem problemas de maior, excepto uma bomba de água, a válvula de corte do combustível e a bóia do nível de gasóleo!
O motor é de guerra, mas muito barulhento e precisa de embalar primeiro para andar. Não é guloso, mas também não faz milagres!
Depois a minha mulher e eu comprámos o 1.5 dci de 65 em 2002, também comercial.
Comparativamente e esquecendo que são carros de gerações diferentes, o actual motor é mais leve o que torna o carro mais estável, é menos ruidoso e os consumos são menores em cerca de um litro. Paga menos impostos por causa da cilindrada e desenvolve mais depressa, bem mais... Em termos de fiaiblidade, levou injectores ainda durante a garantia e após esta terminar levou uma nova bóia no depósito (defeito que se manteve da geração anterior) e o comando interior dos 4 piscas (crónico). Está com 90.000 e é para por a mexer logo que o Qashqai encomendado chegue. O preço que se vai pedir deve andar por onde falas, mas ainda não acertámos nada...
Conclusão: o 1.5 dci por tudo, excepto eventualmente por um risco de menor fiabilidade...
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