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Cross-selling nas Oficinas: Mas não há limites p/ a falta de vergonha?

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    Cross-selling nas Oficinas: Mas não há limites p/ a falta de vergonha?

    Contaram-me há bocado (um fulano amigo que é electricista auto), que há para aí muitas oficinas a promover junto dos seus mecânicos o cross-selling. E o que vem a ser isto? É assim, um mecânico que tenha na sua ordem de trabalho do dia um carro com uma avaria para consertar, deve tentar sempre "encontrar" mais alguma. Ou seja, imagine o caro forunista que vai à oficina mudar só e unicamente as pastilhas dos travões, e passadas umas horas recebe um telefonema da oficina a dizer que, "por acaso", verificaram que os bombitos deixam escapar óleo, ou que um cabo qualquer está ressequido, enfim qualquer coisa inesperada, pedindo autorização para a reparar. Isto é cross-selling.
    Os mecânicos, quantas mais "avarias" encontrarem para além das identificadas pelos proprietários dos carros, mais ganham! O resultado disto é simples: quantas reparações não serão feitas a avarias completamente inexistentes?
    Isto é uma claríssima caça ao logro, numa palavra, é uma roubalheira!
    Editado pela última vez por Axxantis; 24 June 2007, 14:38.

    #2
    Mas isso sempre aconteceu, principalmente em oficinas do tipo Stationmarché e Norauto...

    É por isso que quando vou a uma oficina sei sempre o que lá vou fazer e sei o que está mal e necessita ser mudado. Se me dizem que X também precisa de ser mudado eu dou uma vista de olhos e logo digo se mudam se não.

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      #3
      Pois....e sempre aconteceu também nos concessionários....é por isso que sempre que possível gosto de estar presente nas reparações...então não me queriam "impingir" uma unidade de comando do airbag (600€) quando a minha apenas precisava de ser reprogramada?!?!?!

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        #4
        Um amigo meu tinha um problema na bomba injectora do seu corsa di, foi à opel e pediram-lhe 2000€ de pelo arranjo, ele saiu de lá foi a uma oficina especializada em bombas injectoras onde o carro foi reparado por 850€.

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          #5
          Quando fui trocar o Maf do meu antigo corsa , apareceu um radiador furado misteriosamente

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            #6
            No ibiza, mandei reparar uma mossa na embaladeira. Quando me entregaram o carro, tinham substituído o filtro do ar (kingdragon de caixa), sem me consultarem, apenas porque "esses filtros não são adequados para esse carro". Fiquei danado e fui lá devolvê-lo. É preciso ter lata.

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              #7
              Pão nosso de cada dia...

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                #8
                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                Contaram-me há bocado (um fulano amigo que é electricista auto), que há para aí muitas oficinas a promover junto dos seus mecânicos o cross-selling. E o que vem a ser isto? É assim, um mecânico que tenha na sua ordem de trabalho do dia um carro com uma avaria para consertar, deve tentar sempre "encontrar" mais alguma. Ou seja, imagine o caro forunista que vai à oficina mudar só e unicamente as pastilhas dos travões, e passadas umas horas recebe um telefonema da oficina a dizer que, "por acaso", verificaram que os bombitos deixam escapar óleo, ou que um cabo qualquer está ressequido, enfim qualquer coisa inesperada, pedindo autorização para a reparar. Isto é cross-selling.
                Os mecânicos, quantas mais "avarias" encontrarem para além das identificadas pelos proprietários dos carros, mais ganham! O resultado disto é simples: quantas reparações não serão feitas a avarias completamente inexistentes?
                Isto é uma claríssima caça ao logro, numa palavra, é uma roubalheira!

                pois..., porisso ´ek eu gosto de reparar eu as minhas cosias ou dizer só pra reparar x e y
                kd levei o meu carro á midas tb me diagnosticaram 3000€ de reparações...
                Agora tenho reparado tudo menos o k eles disseram k eu precisava de reparar, que seria, discos (tavam impecaveis só k tinham ja 1 labio grande) transmições (tinha 1 fole roto, disseram k ja devia ter folga tao grande k só mudando a transmição, meti fole e tá a andar) amorcedores (eram novos lol) pneus (tinham razão, já estavam a meio uso logo é tempo de mudar os 1.6mm's k se lixe! o k importa é mudar! troca! troca!
                alinhas a direcção dps de trocar os pneus (conveniente) e calibrar as jantes e pneus (tb conveniente).
                Mudar oleos etc...
                resultado
                3000€
                adios amigos! eu ainda ando com o mm filtro de gasolina (a ver se o mudo agora em breve)

                Comentário


                  #9
                  e acontece tbm nas concessoes autorizadas. anda tudo a procura de extras no final do mes!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeepSnoozer Ver Post
                    (...)
                    pneus (tinham razão, já estavam a meio uso logo é tempo de mudar os 1.6mm's k se lixe! o k importa é mudar! troca! troca!
                    (...)
                    Andas com os pneus até ao mínimo legal? Se calhar até estavam a ser teus amigos, podias ter os pneus ovalizados ou gretados.

                    Comentário


                      #11
                      Boas!

                      Ao contrario de outro tópico, aqui tenho que dar a mão à palmatória e dizer que, na altura em que o Polo fazia poucos km, fui à oficina com ele, reviram os níveis todos e disseram "olhe, volte daqui a 3 meses porque o carro não precisa de nada!" (e é por isso que a revisao está desfazada actualmente em 6 meses em relaçao à idade do carro)
                      E foi em concessionario oficial VW mesmo...

                      Comentário


                        #12
                        Boas,

                        Uma coisa é inventar e criar necessidades uma outra coisa é diagnosticar com honestidade e profissionalismo anomalias que os veiculos tenham, ou preferem:
                        Imaginamos na minha empresa (especialista de pneus) vinham alinhar/equilibrar rodas preço X, o operacional, vê que precisa de pastilhas/discos (por exemplo) e não os avisam de nada. Gostavam? Será que isto é que um serviço profissional? Ninguém vos obriga a comprar nada, agora ir a um local em que diagnosticam diversos problemas e avisam, dão preços, deixam as peças antigas? Isto é que é um mau trabalho? não preferem ser informados de eventuais problemas que os vossos carros tenham de forma antecipar problemas maiores?

                        Sinceramente por vezes não consigo interpretar os vossos raciocinios de facto uma empresa paga por fazer e por não fazer.

                        De facto, em todos os concessionários/centros auto e empresas como a minha têm objectivos para cumprir. Mas o objectivo não é inventar é diagnosticar e informar para seduzir e mais tarde fidelizar um cliente. Pois caso não tenha esta politica é uma questão de tempo para fechar porque hoje em dia já não há anjinhos nem anjinhas muito pelo contrário. Basta entrar neste fórum para perceber que cada vez mais os consumidores estão atentos e exigentes.
                        Não sendo ingénuo conheço sitios que inventam mas inventuam uma/duas e estão fritos. não há volta a dar.
                        No meu entendimento, cada carro que entra no meu estabelecimento é feito um check-up (niveis de oleo, agua, escovas, discos e pastilhas, lampadas, pressão dos pneus) ninguém paga mais por isso, todavia se precisar de peças é informado da necessidade e do preço e apenas compram se querem.
                        Será que estamos a trabalhar mal?

                        Saudações pneumáticas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GCP Ver Post
                          Boas,

                          Uma coisa é inventar e criar necessidades uma outra coisa é diagnosticar com honestidade e profissionalismo anomalias que os veiculos tenham, ou preferem:
                          Imaginamos na minha empresa (especialista de pneus) vinham alinhar/equilibrar rodas preço X, o operacional, vê que precisa de pastilhas/discos (por exemplo) e não os avisam de nada. Gostavam? Será que isto é que um serviço profissional? Ninguém vos obriga a comprar nada, agora ir a um local em que diagnosticam diversos problemas e avisam, dão preços, deixam as peças antigas? Isto é que é um mau trabalho? não preferem ser informados de eventuais problemas que os vossos carros tenham de forma antecipar problemas maiores?

                          Sinceramente por vezes não consigo interpretar os vossos raciocinios de facto uma empresa paga por fazer e por não fazer.

                          De facto, em todos os concessionários/centros auto e empresas como a minha têm objectivos para cumprir. Mas o objectivo não é inventar é diagnosticar e informar para seduzir e mais tarde fidelizar um cliente. Pois caso não tenha esta politica é uma questão de tempo para fechar porque hoje em dia já não há anjinhos nem anjinhas muito pelo contrário. Basta entrar neste fórum para perceber que cada vez mais os consumidores estão atentos e exigentes.
                          Não sendo ingénuo conheço sitios que inventam mas inventuam uma/duas e estão fritos. não há volta a dar.
                          No meu entendimento, cada carro que entra no meu estabelecimento é feito um check-up (niveis de oleo, agua, escovas, discos e pastilhas, lampadas, pressão dos pneus) ninguém paga mais por isso, todavia se precisar de peças é informado da necessidade e do preço e apenas compram se querem.
                          Será que estamos a trabalhar mal?

                          Saudações pneumáticas
                          Não, de modo nenhum! Há que distinguir precisamente essas duas situações: a das "avarias" inventadas e a das verificações feitas com profissionalismo.

                          Agora, convém precisar que um sistema que premeia o mecânico que "descobre" coisas em falta ou avariadas, dá azo a que certas situações menos correctas tenham lugar.

                          O mecânico deveria ser incentivado a actuar com profissionalismo e fazer uma avaliação criteriosa do estado do carro, sem que para tal estivesse a pensar em ganhar mais uns trocos.

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