Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AQUECIMENTO - Corsa 1.5TD

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AQUECIMENTO - Corsa 1.5TD

    Boas,

    Em utilização dita "normal", estrada na casa dos 90-11km/h e um bocadinho de cidade, a temperatura ronda sempre os 92ºC, mas... tenho reparado que se mantiver velocidades de cruzeiro na casa dos 140km/h, ou andar em Serra, mesmo em autoestrada (como neste fim de semana), o sacana manda-se para cima dos 100ºC!!!!!

    Eh pá.. ele ao vermelho não chegou a ir, que é na casa dos 104º, mas andou bem lá perto... e a temperatura ambiente era 21º!!

    Já ouvi dizer q estes carros aquecem um bocado, mas só com isto?? E se tivessem 38º em vez de 21º?

    Será que tenho o radiador sujo? Àgua não falta q eu verifiquei...


    #2
    Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
    Boas,

    Em utilização dita "normal", estrada na casa dos 90-11km/h e um bocadinho de cidade, a temperatura ronda sempre os 92ºC, mas... tenho reparado que se mantiver velocidades de cruzeiro na casa dos 140km/h, ou andar em Serra, mesmo em autoestrada (como neste fim de semana), o sacana manda-se para cima dos 100ºC!!!!!

    Eh pá.. ele ao vermelho não chegou a ir, que é na casa dos 104º, mas andou bem lá perto... e a temperatura ambiente era 21º!!

    Já ouvi dizer q estes carros aquecem um bocado, mas só com isto?? E se tivessem 38º em vez de 21º?

    Será que tenho o radiador sujo? Àgua não falta q eu verifiquei...

    Podes ter o radiador entupido, e não ter a água a circular como deve ser; eu tenho também um corsa td com quase 280.000 km e nunca chegou a essa temperatura, mesmo no verao e a fazer as subidas da A23 a 130km/h ! O maximo que foi, foi aos 97º mas depois de uma situação atras referida... O normal é andar nos 90º, 92º... O teu corsa é de que ano?

    cumps

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
      Boas,

      Em utilização dita "normal", estrada na casa dos 90-11km/h e um bocadinho de cidade, a temperatura ronda sempre os 92ºC, mas... tenho reparado que se mantiver velocidades de cruzeiro na casa dos 140km/h, ou andar em Serra, mesmo em autoestrada (como neste fim de semana), o sacana manda-se para cima dos 100ºC!!!!!

      Eh pá.. ele ao vermelho não chegou a ir, que é na casa dos 104º, mas andou bem lá perto... e a temperatura ambiente era 21º!!

      Já ouvi dizer q estes carros aquecem um bocado, mas só com isto?? E se tivessem 38º em vez de 21º?

      Será que tenho o radiador sujo? Àgua não falta q eu verifiquei...

      Tu manda-me ver esse termostato e radiador!! Se o meu irmão tivesse com essa temperatura dava-lhe qualquer coisa má!

      O mais provável é estar entupido.. e isso vai lá com horas... ou radiador novo.

      Comentário


        #4
        O Corsa é de 99.

        "...isso vai lá com horas... ou radiador novo"

        Com horas??? Que queres dizer com isso?

        Há alguma forma fácil de fazer a limpeza do radiador? Gostava de verificar isso antes de o ir por à oficina, e eles dizerem o que quiserem....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
          O Corsa é de 99.

          "...isso vai lá com horas... ou radiador novo"

          Com horas??? Que queres dizer com isso?

          Há alguma forma fácil de fazer a limpeza do radiador? Gostava de verificar isso antes de o ir por à oficina, e eles dizerem o que quiserem....
          "Horas" para desmontar radiador, pegar num arame e toca a tirar o lixo! Senão, mete-se um limpa-radiadores. Também pode ser falta de óleo no motor, filtro do ar sujo, liquido de refrigeração impróprio..

          Comentário


            #6
            cheira-me a problemas de radiador ou termostato que nao esta a abrir bem ,tenta tirar o radiador e dar uma mangueirada la para dentro a ver se sai muita porcaria deixa a agua correr durante um bocado ,penso que seja esta a maneira de lavar o radiador , quanto ao termostato aquli as vezes da barraca e é uma peça realtivamente barata

            Comentário


              #7
              Dependendo da loja, o radiador custa 100€ e o termostato cerca de 18€.

              Comentário


                #8
                Vai à oficina. Não andes com o carro assim...

                Comentário


                  #9
                  O meu punto também andava assim, a temperatura subia mas descer é que não era com ela... até que chegou ao vermelho. Quando parei já estava a deitar água para fora pelo vaso. Conclusão: termostato nas lonas!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                    Vai à oficina. Não andes com o carro assim...
                    Em utilização normal ele não me passa dos 92ºC!!

                    Desde que não me ponha a subir serras ou mantenha velocidades na ordem dos 140, não há prob.

                    Agora... eu quero é andar descansado, e andar a 140km/h se precisar!!

                    Acho q vou dar uma vista de olhos pelo termostato aqui a bocado...

                    Comentário


                      #11
                      o da minha mae já sofreu desse mal.remédio:radiador novo.os radiadores do corsa costumam entupir.

                      Comentário


                        #12
                        Muda o termostato e a válvula motora da ventoinha

                        Comentário


                          #13
                          O carro aquece muito rápido e a ventoinha dispara a temperatura certa?

                          Comentário


                            #14
                            iSSO É O PROBLEMA CRÓNICO DOS cORSA b 1.5 td!

                            tRATA-SE DO TERMOSTATO!

                            Por 15€ está resolvido!

                            Comentário


                              #15
                              Essa temperatura não é normal nesse carro, de facto.
                              Como termo de comparação, posso adiantar que fui daqui do Algarve até Aveiro quase sempre a fundo, com 4 pessoas a bordo, num dia em que a temperatura ambiente andava pelos 40º e o carro não ultrapassou os 100º (marca da qual se aproximou durante quase todo o percurso).

                              Causas prováveis: o termóstato que não abre; a bomba de água com problemas; radiador obstruído; ventoínha que não dispara ou (mais improvável) a válvula da temperatura KO que provoca erros na leitura do manómetro.

                              abraço

                              Comentário


                                #16
                                Termostato da ventoinha não deve ser, pq a ventoinha dispara.

                                Em utilização + soft... ele não aquece...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                                  Termostato da ventoinha não deve ser, pq a ventoinha dispara.

                                  Em utilização + soft... ele não aquece...
                                  O que indica radiador entupido. Só vendo/desmontando

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por e-bLaSe Ver Post
                                    O que indica radiador entupido. Só vendo/desmontando
                                    É o mais certo,como disse os radiadores dos 15TD sao propícios a esse problema.

                                    Comentário


                                      #19
                                      deve ser radiador sim.....

                                      se fosse termoestato penso que (fechado) iria aquecer sempre!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso é um problema muito simples de resolver: radiador novo pois esse está entupido, e já agora aproveita para por um de maior dimensão que existe no mercado para esse carro....mudei o meu aos 300.000 Km

                                        Comentário


                                          #21
                                          Será q fale a pena tentar limpar primeiro com bicarbonato de sódio?
                                          Ouvi dizer que é mt bom para limpar radiadores...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pode parecer uma pergunta idiota mas já verificaste o nível de óleo? Se o motor não tiver quantidade de óleo suficiente ou se este já não estiver em condições o motor irá aquecer.

                                            Já me aconteceu há alguns anos com um carro igual ao teu...o nível do óleo estava abaixo do mínimo.

                                            Abraço,

                                            NCR

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aparentemente será o radiador entupido.

                                              O meu se estiver no pára-arranca da 2ª circular, durante 1 hora, chega +/- aos 96º, nunca passou dai

                                              Comentário


                                                #24
                                                O termostato ou a bomba da água não devem estar a funcionar. Verifica as tubagens de refrigeração para ver se a água corre o circuito todo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NCR Ver Post
                                                  Pode parecer uma pergunta idiota mas já verificaste o nível de óleo? Se o motor não tiver quantidade de óleo suficiente ou se este já não estiver em condições o motor irá aquecer.

                                                  Já me aconteceu há alguns anos com um carro igual ao teu...o nível do óleo estava abaixo do mínimo.

                                                  Abraço,

                                                  NCR

                                                  Yep, óleo está no max.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                                                    Será q fale a pena tentar limpar primeiro com bicarbonato de sódio?
                                                    Ouvi dizer que é mt bom para limpar radiadores...

                                                    Pá... nunca usei isso em motores/radiadores mas utilizei outro dia lá em casa para desentupir a canalização da cozinha e digo-te que fiquei um pouco assustado com a reacção do dito cujo (seria bicarbonato? Tenho ideia que era hidróxido de sódio que é normalmente o produto utilizado para essas coisas, o conhecido como soda cáustica) com a água quente. O que é certo é que desentupiu tudo às mil maravilhas, se bem que os vapores libertados me tenham queimado a cara (levemente!!! e já passou com uns 4-5 dias de bons cremes hidratantes - Dermisol e outro da Roc) apesar de me ter afastado aí metro e meio das pias, ter as janelas abertas e o exaustor ligado.

                                                    Eu não usaria isso num motor meu...

                                                    Há uns meses comprei um carro "velho" que vinha com o sistema de arrefecimento semi-fdd e todo corroído. Tipo:






                                                    Antes de optar pelo radiador novo (e tubagem metálica nova, mais uns tubos de borracha, termostato, sensor da ventoínha, etc.) ainda tentei lavar o circuito com um aditivo da Restore (embalagem cinzenta, uns 4€ nos hipers) e de facto aquilo libertou imensa jana. Ainda assim não ficou ao meu gosto e então fui pela maneira mais bruta e fiável que é mudar o que está nitidamente mal.

                                                    Esses produtos em geral devem ser utilizados em todo o motor e não apenas no radiador. Drena-se o líquido velho, lava-se o circuito à mangueirada, tira-se o máximo possível de água, enche-se de água desmineralizada/destilada + o dito aditivo, purga-se bem de ar, põe-se o motor a funcionar (ao ralenti ou em estrada) durante o tempo indicado na respectiva embalagem e depois drena-se tudo, lava-se, enche-se de água desmineralizada, purga-se de ar, testa-se, uns dias/semanas depois drena-se novamente, lava-se, tira-se novamente o máximo possível de água, enche-se com um bom anticongelante e água destilada/desmineralizada, purga-se de ar, testa-se e reatesta-se aquilo depois de frio.

                                                    Pode ser que resulte, senão um radiador novo deverá andar pelos 200€ já montado e com anticongelante jeitosito.
                                                    Editado pela última vez por DL; 27 June 2007, 17:01.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                                                      Será q fale a pena tentar limpar primeiro com bicarbonato de sódio?
                                                      Ouvi dizer que é mt bom para limpar radiadores...
                                                      Eu, pessoalmente, não usava nada disso...

                                                      Se for do radiador, mete novo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu em utilização normal está no traço a seguir aos 90ºC, penso que sejam os 92.5 ºC
                                                        À cerca de uns meses com um amigo do meu pai mudámos o líquido todo e pusémos a mangueira dentro das tubagens e vá de limpar.
                                                        No entanto, continua só a aquecer em fila. Em auto-estrada e mantendo ritmos elevados nunca tive problemas...Já nas filas de trânsito é um sufoco...

                                                        Mas o melhor é fazeres o que já aqui disseram, uma limpeza ao circuito todo. Também já ouvi falar em radiadores a óleo que eram muito bons, mas desconheço preços.
                                                        Boa sorte!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O mito de aquecimento nos motores 1.5td tem a ver com a escala e classe de precisão do sensor/manometro de temperatura que fazem a leitura.

                                                          Por exemplo nos Corsas A é normal a temperatura estar sempre no primeiro 1/4 do quadrante e chegar pontualmente ao 1/3 ou 1/2 do quadrante, isso não significa que esteja a aquecer, porque só quando chega ao 1/2 é que o ventilador electrico é accionado, ou seja até esse ponto está dentro dos valores admissiveis.

                                                          Normalmente o que acontece é que com a idade o sensor tende a alterar e começa a dar valores de leitura "desfasados" induzindo em erro quem vê o quadrante dando a sensção de aquecimento.
                                                          Outra situação que ocorre é por exemplo um sensor de substituição vir calibrado para um informação diferente e já não coincidir com o que o anterior dava, e que habituara o condutor.

                                                          Ocorre ainda que muitos dos termostatos montados de origem com o motor vinham calibrados para climas tropicais ou asiáticos, o que faz com que abra mais cedo, dando a sensação de o motor estar sempre com uma temperatura baixa, porem quando era montado um termostato de climas Europeus (mais frios) a temperatura subia porque o termostato abre mais tarde, mas ainda dentro dos valores normais.

                                                          Os radiadores montados nestes carros têm uma superficie e area de dissipação de calor muito superior precisamente para compensar o calor gerado pelo motor diesel/turbo.

                                                          Os fabricantes que fabricavam radiadores segundo as caracteristicas exigidas pela marca são - Bher , Valeo.

                                                          Desde que seja usado um bom liquido de refrigeração (em percentagem recomendada com água), seja executada a devida substituição e limpeza do circuito todos os dois anos, não há motivos para um aquecimento exagerado do carro, eliminam-se os depósitos de lamas e mantêm-se as caracteristicas do liquido de refrigeração (Glicol).

                                                          Sempre que este motor atingir os 100.000kms deve-se substituir a bomba de água e o termostato principal, que faz abrir uma passagem mais franca de água/liquido de refrigeração para o radiador.

                                                          Num veiculo que faça poucos KMs é normal existirem depósitos de lamas, e que a bomba de água fique calcinada e por consequência presa, isto pode provocar a ruptura do retentor/empanque e a perda de água, ou ainda o bloqueio completo originando que a água não seja bombeada e a sua circulação seja irregular, provocando assim aquecimento.

                                                          Assim importante é, Manutenção preventiva e verificações.

                                                          Niveis e percentagem de água/glicol
                                                          Limpeza do circuito cada dois anos.
                                                          Subtituição da bomba água e termostato cada 100.000 kms


                                                          Cooperluke
                                                          Em utilização dita "normal", estrada na casa dos 90-11km/h e um bocadinho de cidade, a temperatura ronda sempre os 92ºC, mas... tenho reparado que se mantiver velocidades de cruzeiro na casa dos 140km/h, ou andar em Serra, mesmo em autoestrada (como neste fim de semana), o sacana manda-se para cima dos 100ºC!!!!!
                                                          Com este sintomas verifica a bomba de água, termostato e limpa o circuito.
                                                          Editado pela última vez por Excalibur; 28 June 2007, 09:46.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            óla a todos, sou tecnico de reparação de radiadores auto e posso afirmar k o problema é do radiador, se o radiador for em cobre podes mandar desentupir numa oficina especializada de radiadores, se for em aluminio da BEHR o mais serto é ter k ser novo, a outro modelo tambem em aluminio k dá para desentupir, só vendo, espero ter ajudado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X