Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Angola poem Portugal KO!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Angola poem Portugal KO!

    As feridas da liberdade

    A visita oficial do Primeiro-Ministro português a Angola foi um êxito a todos os níveis e marcou o início de uma nova era de relações entre o nosso país e Portugal. José Sócrates e a sua delegação trouxeram um abraço de solidariedade e de amizade do povo Português ao povo Angolano. O diálogo franco e aberto que se estabeleceu entre os mais altos dirigentes dos dois países ajudou a enterrar velhos fantasmas e estabeleceu-se um clima de confiança. Estão criadas todas as condições para aprofundarmos uma relação fraterna, própria de povos que têm uma vivência comum de séculos.
    Por isso, dificilmente se compreende que muitos órgãos de Informação portugueses tenham desencadeado um coro de insultos contra os mais altos dirigentes angolanos e toda a espécie de mentiras sobre o nosso regime e as nossas instituições. Os fantasmas do colonialismo explicam muito deste comportamento. O racismo, numa primeira linha, responde por esta campanha bi-zarra. Mas a ignorância também joga um papel importante neste autêntico festival de mentiras e calúnias. Muitos líderes de opinião portugueses que se têm destacado nesta campanha caluniosa contra Angola e os seus governantes desconhecem em absoluto o nosso país ou apenas têm conhecimento dele pelas informações que lhes são oferecidas por centrais de intoxicação.
    Entre eles estão antigos turistas da Jamba que faziam parte da lista de pagamentos de Jonas Savimbi. Nesse grupo de comerciantes da honra está o caricato Director do Jornal “Público” que sem nunca ter posto os pés no nosso país destila em forma de escrita canhestra opiniões fundadas na ignorância e na provocação. Pelos vistos, há escribas que têm sempre um dono pronto a pagar-lhes. Ontem era Savimbi, hoje sabe-se lá quem é. Mas publicar opiniões sobre algo que não se conhece, é de um atrevimento inaudito. Portugal merecia melhor que estes indigentes mentais que publicam desvairados recados a troco de uns tostões. Que lhes façam bom proveito.
    Qualquer mentecapto compreende que levantar um coro de insultos contra o Presidente da República de Angola, contra os nossos governantes e empresários, não é um acto amistoso. Nenhum jornalista angolano, nenhum comentador, nenhum líder de opinião lembrou à comitiva portuguesa que o direito ao emprego faz parte do elenco dos Direitos Humanos. Ninguém se lembrou de investigar os governantes portugueses por terem permitido que crianças à guarda do Estado Português tivessem sido abusadas sexualmente. Ninguém fez a lista dos corruptos que, segundo magistrados portugueses, crescem como cogumelos à sombra do aparelho de Estado e estão a exaurir a riqueza de Portugal. O que aconteceria em Portugal se o tivéssemos feito?
    Ainda temos bem presente as reacções dos órgãos de Informação portugueses quando um dirigente angolano opinou sobre membros da família Soares. Não trataram de saber se as declarações eram verdadeiras ou falsas. Foram logo catalogadas de insultos e geraram ondas de indignação. A libertação de Angola das garras do colonialismo doeu a muita gente em Portugal. Ainda dói. Mas esses saudosos do colonialismo, esses racistas dementes, têm de se habituar, de uma vez por todas, que os angolanos são senhores do seu destino. E os partidos políticos angolanos, as nossas instituições não precisam de vozes de burros para se fazerem ouvir. Em Angola existe liberdade de expressão, ninguém precisa de voz de donos que ninguém sabe donde lhes vem a legitimidade democrática. A nossa vem da luta, do combate heróico contra o colonialismo e o fascismo.
    A nossa liberdade foi construída nos campos de batalha. Para conquistá-la, ficamos cheios de feridas e muitas delas, ainda estão abertas. A visita do Primeiro Ministro português a Angola ajudou a curar algumas. Será por isso que choveram os insultos e as calúnias contra o Presidente da República de Angola e os nossos governantes? A amizade entre os nossos povos tem muitos inimigos!


    #2
    Nenhuma das "partes" (chamemos-lhes assim) tem 100% de razão, ou
    isenção de culpa. Na verdade, gente corrupta há em todos os países
    e gente mesquinha em todos os cargos.
    Tanto Angola como Portugal têm as suas ovelhas negras.
    Mas se estamos a caminhar para um período de serenidade e de crescimento
    conjunto, para quê sabotá-lo?

    Eu sou português, mas os meus pais nasceram em Angola e viveram lá
    até à descolonização. Toda a minha vida convivi com estas duas
    realidades e com as várias vertentes de pensamento que incidem sobre
    ambas. Não vale a pena persistir no erro.
    Ambos os países têm os seus motivos de orgulho e de vergonha.
    Mas vamos esquecer os do passado e construir novos, para o futuro.

    Comentário


      #3
      Por acaso nunca me identifiquei mto com angolanos...

      Nem acho bem que portugal ande a meter o bedelho em Angola nem eles cá...

      Para mim o país irmão é espanha e nunca a ex-colonias.

      Comentário


        #4
        Axo que estas a exgagerar um bocado...
        A diferença entre Portugal e Angola é brutal mas a favor de nós...
        Lá a corrupção e muito superior, só que os corruptos não são minimamente incomodados. Aqui a justiça vai funcionando mal lá simplesmente não existe...

        Comentário


          #5
          Há que ser pragmatico...

          Angola depois da guerra terminada tem crescido 30% ao ano.. É uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas.

          O resto é cagativo..

          Comentário


            #6
            0 + 30% = 0

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Diplo

              0 + 30% = 0
              Resposta digna de quem n sabe nada de Angola...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Diplo

                0 + 30% = 0
                Mas se em vez de investires zero, investires lá 100, se calhar chegas ao fim do ano com 200 ;)

                Comentário


                  #9
                  Eu achei piada foi a algumas palavras que o tipo usou, palavras que nunca ouvi por estes lados, nem por muita boa gente que domina o português.

                  "Curto" tipos como esse...deve ser um grande complexo de inferioridade para decorar o puto do dicionário todo [xx(] Mas nem assim se safa porque o problema dele ninguém pode mudar...

                  PS: Não sou racista, apenas não suporto choradinhos por causa dos malvados colonos e etc.... Somos tão maus , mas aposto que o tipo andou por aqui a estudar. Devia ter ido para a URSS como muitos foram. Era menos um destes palhaços.

                  Pais irmão? Onde? Devem estar malucos...[8)]

                  Comentário


                    #10
                    Angola é um país riquíssimo, com recursos para ser uma potência económica. O problema está ao nível da distribuição de riqueza, que se encontra concentrada em "meia dúzia de privilegiados".
                    Em Angola prolifera a corrupção, a insegurança e o analfabetismo. Não há um sistema de saúde capaz. Não falemos na justiça...
                    O Estado angolano falha compromissos de pagamento e tem de passar pelo vexame de ser forçado a pagar porque alguns dos seus aviões são retidos em aeroportos estrangeiros como garantia de pagamento.
                    Investir num país assim até pode (ou não!) dar frutos, mas comporta riscos assinaláveis.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Diplo

                      Angola é um país riquíssimo, com recursos para ser uma potência económica. O problema está ao nível da distribuição de riqueza, que se encontra concentrada em "meia dúzia de privilegiados".
                      Em Angola prolifera a corrupção, a insegurança e o analfabetismo. Não há um sistema de saúde capaz. Não falemos na justiça...
                      O Estado angolano falha compromissos de pagamento e tem de passar pelo vexame de ser forçado a pagar porque alguns dos seus aviões são retidos em aeroportos estrangeiros como garantia de pagamento.
                      Investir num país assim até pode (ou não!) dar frutos, mas comporta riscos assinaláveis.
                      Exactamente.

                      e por estas e outras é que acho um grande risco se investir em Angola com outros mercados bem mais interessantes e vantajosos.

                      Comentário


                        #12
                        Somos europeus. Não somos africanos. Respeito os africanos, mas a nossa cultura e maneira de estar é totalmente diferente da deles. Não é falar (?) somente uma determinada língua que faz povos irmãos. É muito mais. Em matemática diz-se que é condição necessária mas não suficiente. Eu posso aprender a falar chinês e não é por isso que me vou considerar chinês. Na Europa, a Espanha deverá ser considerada como país irmão, devido a um substrato cultural comum. Fora da Europa, só poderemos considerar o Brasil, que é o país que mais descendentes de portugueses tem. Tal como em Portugal, também no Brasil o Português é a língua-mãe, ao contrario dos PALOP onde o Português é somente língua oficial. Amigos, amigos, identidades àparte.

                        Comentário


                          #13
                          Ora que belos comentarios..ficarem ofendidos por eles nos coniderarem pais irmão.. realmente mentalidade snob num pais como o nosso é uma bela duma piada..
                          ----------
                          " Por acaso nunca me identifiquei mto com angolanos...

                          Nem acho bem que portugal ande a meter o bedelho em Angola nem eles cá...

                          Para mim o país irmão é espanha e nunca a ex-colonias."

                          Nephilim..já perguntaste aos espanhois se nos querem como pais irmão?
                          Pois é..se fosses angolano tenho cá para mim que a tua opiniao seria ligeeiramente diferente

                          fdx




                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Diplo

                            Angola é um país riquíssimo, com recursos para ser uma potência económica. O problema está ao nível da distribuição de riqueza, que se encontra concentrada em "meia dúzia de privilegiados".
                            Riquissimo? A mim não me parece... Angola é um pais bem pobre.

                            É que recursos naturais não significam que um pais seja rico, se assim fosse o Japão era um dos paises mais pobres do Mundo. O Capital Humano e a tecnologia são as verdadeiras riquesas que fazem o PIB e o nivel de vida subir.. Eles não têm um, nem têm o outro...

                            Recursos naturais abundantes nunca significaram que um pais seja rico.. Aliás, a apreciação das taxas de cambio reais que a exportação de um recurso natural muito abundante causa, mais facilmente leva à degradação da industria e agricultura exportadoras de um pais do que o ajuda a desenvolver-se sustentadamente..

                            Por isso é que paises como a Noruega impedem que as receitas do Petroleo e Gás simplesmente entrem na economia ao ritmo a que são criadas.. Antes preferem investi-las num fundo de pensões que por um lado aumenta a poupança do pais e faz com que esse dinheiro só entre na economia de forma bem lenta e gradual através das pensões.. Curiosamente é dos poucos paises "riquissimos", segundo a tua definição, que é realmente rico...

                            Comentário


                              #15
                              O que eu escrevi foi "Angola é um país riquíssimo, com recursos para ser uma potência económica." Isto não é nem tem pretensões a ser uma "definição" de riqueza de um país. Não se pode confundir a "parte" com o "todo".
                              Antes da guerra colonial, Angola era uma potência emergente. Crescia a passos largos para ser o território africano mais próspero. Isso incomodou muito gente. Com petróleo e diamantes em abundância, não faltava quem cobiçasse esses recursos, nomeadamente os "movimentos de libertação" (hoje seriam chamados "grupos terroristas") e as potências estrangeiras. E assim o MPLA meteu a mão no petróleo e a UNITA meteu a unha nos diamantes e o povo fica na miséria. Ainda hoje é assim, ilustres figuras do MPLA estão entre os mais ricos do mundo, com contas na Suíça e património de fazer inveja ao "nosso" Belmiro de Azevedo.
                              De facto, Angola tem condições para ser um país riquíssimo. Precisa é de se democratizar, de combater a analfabetização, de erradicar a corrupção, em suma, precisa de se libertar agora daquela corja por que é governado. E isso é muito difícil. Um povo analfabeto não tem capacidade crítica, não tem a instrução sequer para entender a mensagem democrática e não tem uma cultura de exigência sobre as instituições. A maneira mais fácil de subjugar um povo é mantê-lo na ignorância, é estupidificá-lo.
                              Antes de Angola agora se libertar dos "libertadores", não faz sentido investir naquele país. É um investimento de alto risco.
                              (Claro que os senhores do MPLA que andam por todo Portugal e que também andam neste fórum não concordarão comigo, mas devo dizer que já estou acostumado...)

                              Comentário


                                #16
                                Tadito do presidente... Até parece que ele se preocupa muito com o q dizem dele em Pt. Está-se mesmo a ver que isto é um artigo escrito por um eloquente graxista que procura afirmar-se ou obter algo em troca...

                                Independentemente do conteudo ser verdade ou mentira.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Diplo

                                  O que eu escrevi foi "Angola é um país riquíssimo, com recursos para ser uma potência económica." Isto não é nem tem pretensões a ser uma "definição" de riqueza de um país. Não se pode confundir a "parte" com o "todo".
                                  Antes da guerra colonial, Angola era uma potência emergente. Crescia a passos largos para ser o território africano mais próspero. Isso incomodou muito gente. Com petróleo e diamantes em abundância, não faltava quem cobiçasse esses recursos, nomeadamente os "movimentos de libertação" (hoje seriam chamados "grupos terroristas") e as potências estrangeiras. E assim o MPLA meteu a mão no petróleo e a UNITA meteu a unha nos diamantes e o povo fica na miséria. Ainda hoje é assim, ilustres figuras do MPLA estão entre os mais ricos do mundo, com contas na Suíça e património de fazer inveja ao "nosso" Belmiro de Azevedo.
                                  De facto, Angola tem condições para ser um país riquíssimo. Precisa é de se democratizar, de combater a analfabetização, de erradicar a corrupção, em suma, precisa de se libertar agora daquela corja por que é governado. E isso é muito difícil. Um povo analfabeto não tem capacidade crítica, não tem a instrução sequer para entender a mensagem democrática e não tem uma cultura de exigência sobre as instituições. A maneira mais fácil de subjugar um povo é mantê-lo na ignorância, é estupidificá-lo.
                                  Antes de Angola agora se libertar dos "libertadores", não faz sentido investir naquele país. É um investimento de alto risco.
                                  (Claro que os senhores do MPLA que andam por todo Portugal e que também andam neste fórum não concordarão comigo, mas devo dizer que já estou acostumado...)
                                  não podia estar mais de acordo.;)
                                  alias a maior parte das criticas k ouvi da comunicação social,em relação a angola tinham precisamente como alvo,o facto do pais continuar a ser uma "ditadura encapotada",a enorme corrupção,o enorme analfabetismo,a falta de direitos humanos etc,e principalmente o facto de portugal como pais europeu,democratico e supostamente "irmão",não fazer uma diplomacia de pressão sobre o governo angolano,com vista a tentar resolver estes e outros problemas graves k angola tem,e nisto concordo a 100% com a comunicação social portuguesa.
                                  resumindo,desde k os grandes empresarios portugueses possam livremente investir em angola,com margens de lucro enormes,para o governo de socrates está tudo bem e o povo angolano k se lixe.[xx(]

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que me dá a impressão, no meio disto tudo, é que Angola pretende que Portugal fique com uma dívida ad eternum para com ela, devido ao colonialismo de cerca de 500 anos, isto é devido ao "mal" que os portugueses fizeram por aquelas bandas. Se assim for, não vamos longe. Eu não fiz mal nenhum a Angola, aliás, nunca lá estive nem tenho qualquer ligação com ela. Esta nova geração não tem culpa do que, eventualmente, poderia ter sucedido de mal por lá. Assim, investir não me parece viável, pois Portugal não veria um chavo, não tiraria qualquer lucro, obviamente.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X