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Pneus mais largos não aumentam o atrito

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    Pneus mais largos não aumentam o atrito

    Pois é meus caros, as leis da física dizem que o atrito (Fa) depende do coeficinte de atrito (u) e do "peso" do veículo (m), não dependendo da área da superfície de contacto
    Assim: Fa=u*m

    Então, teoricamente, pneus mais largos não deveriam trazer mais grip aos carros. Porque trazem então?

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
    Pois é meus caros, as leis da física dizem que o atrito (Fa) depende do coeficinte de atrito (u) e do "peso" do veículo (m), não dependendo da área da superfície de contacto
    Assim: Fa=u*m

    Então, teoricamente, pneus mais largos não deveriam trazer mais grip aos carros. Porque trazem então?

    Obrigado

    Falta-te ai qq coisa.

    Comentário


      #3
      O coeficiente de atrito é mais elevado para pneus com maior área de contacto com o solo

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
        Pois é meus caros, as leis da física dizem que o atrito (Fa) depende do coeficinte de atrito (u) e do "peso" do veículo (m), não dependendo da área da superfície de contacto
        Assim: Fa=u*m

        Então, teoricamente, pneus mais largos não deveriam trazer mais grip aos carros. Porque trazem então?

        Obrigado
        Não percebo peta de Física, mas acho que isso é a fórmula do atrito num ponto X... agora, um pneu mais largo tem mais pontos de atrito... pelo que...

        Mas é fácil fazes o teste... colocas 2 pneus de larguras diferentes e empurras os 2. Vê qual anda mais...

        Comentário


          #5
          A área exacta de contacto é obviamente um factor importante nas interacções entre cargas pois com esta área aumenta o número de átomos ou moléculas que quase se "tocam" interagindo com mais intensidade. Assim, a compressão entre objectos aumenta o atrito pois comprime as protuberâncias, aumentando a área. Como a compressão por sua vez aumenta com a massa dos objectos, o atrito aumenta com a massa. Curiosamente apesar do mecanismo depender da área disponível ao contacto, o papel das protuberâncias e das micro-falhas é tão importante, que a área efectivamente disponível para as interacções entre moléculas próximas é de facto muito menor que a área macroscópica, definida pelas nossas medidas (com a régua) dos objectos. Assim se explica que experimentalmente o atrito dependa visivelmente da massa ( o "bom" modelo para o atrito entre 2 solidos é um em que o atrito é proporcional à massa, como é bem conhecido e vem nos livros), mas não dependa da superfície! De facto depende, mas não da superfície total. Mas de uma outra, muito menor, que não podemos quantificar recorrendo a réguas à nossa escala.
          Recentemente, é através de simulações no computador, onde se podem calcular e visualizar as interacções entre moléculas, que se vai compreendendo o que está por detrás do atrito que observamos.

          Comentário


            #6
            O problema do atrito do pneus é similar aos do atrito aerodinâmico (o atrito com o ar...): o coeficiente aerodinâmico (Cx) tem que ser factorizado com a superfície para se obter o Scx, esse sim valor final que mede o travão aerodinâmico real de um veículo.

            Comentário


              #7
              correcto

              Comentário


                #8
                Segundo esta equação, entras com a área:

                http://en.wikipedia.org/wiki/Drag_equation

                Comentário


                  #9
                  Claro que pneus mais largos aumenta o atrito, principalmente em travagem onde esse atrito é mais solicitado.

                  Comentário


                    #10
                    Geralmente fala-se que pneus mais largos geram maiores consumos, exactamente pelo maior atrito provocado (maior superficie em contacto com o chão)

                    mas não serão estas afirmações muito picuinhas...

                    um exemplo:
                    tenho no meu carro pneus 185/55 r15, se quisesse meter uns 195/50 r 15 estaria a aumentar a superficie em 1cm/pneu, ou seja 4cm no total de super. em contacto com o solo! Esses 4cm serão responsáveis por alterações no consumo???

                    não será muito mais importante o peso que transportamos (condutor, ou condutor + 1passageiro de 70kg)

                    Estes 70kg extra não contribuirão para um maior atrito do que os 4cm a mais de pneu???

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                      Geralmente fala-se que pneus mais largos geram maiores consumos, exactamente pelo maior atrito provocado (maior superficie em contacto com o chão)

                      mas não serão estas afirmações muito picuinhas...

                      um exemplo:
                      tenho no meu carro pneus 185/55 r15, se quisesse meter uns 195/50 r 15 estaria a aumentar a superficie em 1cm/pneu, ou seja 4cm no total de super. em contacto com o solo! Esses 4cm serão responsáveis por alterações no consumo???

                      não será muito mais importante o peso que transportamos (condutor, ou condutor + 1passageiro de 70kg)

                      Estes 70kg extra não contribuirão para um maior atrito do que os 4cm a mais de pneu???
                      Não tem nada a ver, imagina o mesmo carro com o mesmo tipo de medidas de pneus... um está com 5 pessoas a bordo, outro está só com o condutor, qual achas que trava ou curva mais rápido?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                        Não tem nada a ver, imagina o mesmo carro com o mesmo tipo de medidas de pneus... um está com 5 pessoas a bordo, outro está só com o condutor, qual achas que trava ou curva mais rápido?
                        ok, convenceste-me!

                        mas a questão dos consumos ja será diferente!

                        claro que em condições iguais, os pneus mais estreitos farão o carro mais económico, mas não considero relevante a largura dos pneus. considero mais as gazadas no pedal do lado direito e o peso que se transporta!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                          ok, convenceste-me!

                          mas a questão dos consumos ja será diferente!

                          claro que em condições iguais, os pneus mais estreitos farão o carro mais económico, mas não considero relevante a largura dos pneus. considero mais as gazadas no pedal do lado direito e o peso que se transporta!
                          Exacto, os consumos com pneus mais largos também vão aumentar, não sei é qual a % a mais relativamente a uma medida abaixo da actual, seria interessante saber ao certo o quanto gastava a mais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                            ok, convenceste-me!

                            mas a questão dos consumos ja será diferente!

                            claro que em condições iguais, os pneus mais estreitos farão o carro mais económico, mas não considero relevante a largura dos pneus. considero mais as gazadas no pedal do lado direito e o peso que se transporta!
                            Diferente não é. Peso e atrito são duas variáveis diferentes.

                            Em termos absolutos, um pneu do mesmo tipo mas mais largo, penaliza sempre os consumos. Pode-se é compensar com aligeiramento do carro e com o pedal, mas isso são sempre condicionantes.
                            Editado pela última vez por AMR; 28 June 2007, 13:39.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                              Diferente não é. Peso e atrito são duas variáveis diferentes.

                              Em termos absolutos, um pneu do mesmo tipo mas mais largo, penaliza sempre os consumos. Pode-se é compensar com aligeiramento do carro e com o pedal, mas isso são sempre condicionantes.
                              por exemplo, meto pneus 195 no lugar dos 185, mas por outro lado arrumo 10 kg de "lixo" que tenha no carro e passo a circular com menos 10kg regularmente!

                              se calhar é o suficiente pra compensar a diferença nos pneus!

                              Comentário


                                #16
                                Poderá ser É uma compensação.

                                Mas lá está: Mantendo a largura e reduzindo no peso, ainda se gasta menos lol
                                Editado pela última vez por AMR; 28 June 2007, 14:19.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                  Poderá ser É uma compensação.

                                  Mas lá está: Mantendo a largura e reduzindo no peso, ainda se gasta menos lol
                                  Claro que sim, mas só digo isto pra tentar mostrar que as diferenças no consumo devem ser minimas!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há diferentes tipos de atritos

                                    Voltando a questão original: Pneus mais largos aumentam o atrito?

                                    Primeiro temos que considerar que existem pelos 3 tipos de atritos atuando sobre o carro, que são atritos seco, atrito viscoso e atrito de rolamento. Neste endereço poderão encontrar informações sobre os três: Forças de Atrito

                                    O atrito seco ocorre em duas situações. A primeira situação é quando a carro está em movimento, é este atrito que causa a força na roda fazendo o carro andar, neste caso é uma atrito estático. A outra situação de atrito seco é no caso de travamento das rodas na frenagem ou escorregamento na aceleração, neste caso atrito dinâmico.

                                    O atrito viscoso ocorre no caso em que há fluído na pista como óleo, água ou lama, causando aquaplanagem. Também, é o caso de quando atola na lama. Isto ocorre porque o atrito viscoso é menor que o seco.

                                    Nenhum dos casos acima é influenciado pela largura do pneu.

                                    Mas, temos ainda o atrito de rolamento, este é causado pela esforço necessário para deformar o pneu no movimento de giro. Ele existe apenas com o carro em movimento e ao contrário do atrito seco que faz o carro andar, este atrapalha.
                                    Neste endereço a mais detalhes sobre o atrito de rolamento: HowStuffWorks - Como os pneus suportam um automóvel
                                    Como vocês podem ver esse atrito depende de diferentes fatores os principais são a flexibilidade do pneu e a pressão utilizada para calibrar. A largura do pneu também deve influenciar na flexibilidade dele, além disso, os fabricantes podem usar composição diferentes ao mudar o pneu, isso faz com que sejam necessário comparar os pneus e não apenas as larguras.

                                    Por fim, esse atrito se for aumentado irá causar aumento de consumo, o quanto é necessário calcular caso a caso. É claro que esse aumento pode ser compensado de diversas formas, mas as compensações podem ser usadas também sem o aumento.

                                    Ações que podem reduzir o consumo são calibrar corretamente os pneus, reduzir peso extra, melhorar aerodinâmica, utilizar pneus com menor atrito de rolamento etc.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hugoxrosa Ver Post
                                      Voltando a questão original: Pneus mais largos aumentam o atrito?

                                      Primeiro temos que considerar que existem pelos 3 tipos de atritos atuando sobre o carro, que são atritos seco, atrito viscoso e atrito de rolamento. Neste endereço poderão encontrar informações sobre os três: Forças de Atrito

                                      O atrito seco ocorre em duas situações. A primeira situação é quando a carro está em movimento, é este atrito que causa a força na roda fazendo o carro andar, neste caso é uma atrito estático. A outra situação de atrito seco é no caso de travamento das rodas na frenagem ou escorregamento na aceleração, neste caso atrito dinâmico.

                                      O atrito viscoso ocorre no caso em que há fluído na pista como óleo, água ou lama, causando aquaplanagem. Também, é o caso de quando atola na lama. Isto ocorre porque o atrito viscoso é menor que o seco.

                                      Nenhum dos casos acima é influenciado pela largura do pneu.

                                      Mas, temos ainda o atrito de rolamento, este é causado pela esforço necessário para deformar o pneu no movimento de giro. Ele existe apenas com o carro em movimento e ao contrário do atrito seco que faz o carro andar, este atrapalha.
                                      Neste endereço a mais detalhes sobre o atrito de rolamento: HowStuffWorks - Como os pneus suportam um automóvel
                                      Como vocês podem ver esse atrito depende de diferentes fatores os principais são a flexibilidade do pneu e a pressão utilizada para calibrar. A largura do pneu também deve influenciar na flexibilidade dele, além disso, os fabricantes podem usar composição diferentes ao mudar o pneu, isso faz com que sejam necessário comparar os pneus e não apenas as larguras.

                                      Por fim, esse atrito se for aumentado irá causar aumento de consumo, o quanto é necessário calcular caso a caso. É claro que esse aumento pode ser compensado de diversas formas, mas as compensações podem ser usadas também sem o aumento.

                                      Ações que podem reduzir o consumo são calibrar corretamente os pneus, reduzir peso extra, melhorar aerodinâmica, utilizar pneus com menor atrito de rolamento etc.
                                      Nada como um bom desenterranço para 1º post.
                                      Editado pela última vez por Cahib; 17 June 2010, 15:10. Razão: Mashahiro

                                      Comentário


                                        #20
                                        O "Peso" não é igual à "Massa" : P=mg

                                        Um corpo de massa 20 kg, o peso é 20 x aceleraçao da gravidade (que é 9,8 m/s^2) = 196 N de peso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                          Nada como um bom desenterranço para 1º tópico.
                                          1º post pah, qual topico

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já deram aqui boas opiniões mas vou deixar a minha também :D

                                            Corrigindo um pequeno erro, a FA=u(coef atrito).N(Força Normal)

                                            A força normal é a reação da compressão que é exercida sobre a superfície. Contudo, falamos sempre em peso porque quanto maior for o peso do carro maior será a reação da estrada de modo a contrariar essa compressão o que vai gerar maior FA para um coeficiente de atrito igual.

                                            O coeficiente de atrito depende é um valor característico dos materiais em contacto. Esse valor varia o acabamento das superficies, temperatura entre outras coisas...
                                            todos sabes que á chuva o carro se torna mais escorregadio... e todos sabemos que quando mais alta a temperatura do pneu, maior aderencia temos.

                                            Já agora, segundo modelos de Bowden e Tabor provam que a área de contacto é um factor na qual a força de atrito é dependente...

                                            E como ZEN referiu... na aerodinamica funciona igual... quanto maior a área de contacto, maior a força descendente :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              Que grandes desenterranços num único post! Agora só em 2018?!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em 2018, não se esqueçam de dizer quem é o Bowden e o Tabor.
                                                Até lá, então!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O coeficiente de atrito não depende da área, mas sim da natureza das superficies em contacto.
                                                  P:Porquê o uso de pneus largos?
                                                  R: Com pneus mais largos pode-se usar borracha mais macia que tem um coeficiente de atrito maior.
                                                  Se usarmos pneus com diferentes larguras e com borracha igual, a aderência é a mesma, acontece que o pneu mais estreito vai durar menos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                    O coeficiente de atrito não depende da área, mas sim da natureza das superficies em contacto.
                                                    P:Porquê o uso de pneus largos?
                                                    R: Com pneus mais largos pode-se usar borracha mais macia que tem um coeficiente de atrito maior.
                                                    Se usarmos pneus com diferentes larguras e com borracha igual, a aderência é a mesma, acontece que o pneu mais estreito vai durar menos.
                                                    Não percebendo eu muito da "poda", esta resposta parece-me fazer muito sentido.


                                                    Já agora, para chuva com piso bastante molhado qual a situação ideal?

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