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Gasóleo ou gasolina, eis a questão!

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    Gasóleo ou gasolina, eis a questão!

    Para quem não sabe, sou um gasolineiro, apesar de, infelizmente, não beneficiar dos lucros de bomba alguma.
    Por isso, passar o dia, como hoje passei, sentado ao volante de um carro movido a gasóleo, é digno de registo.
    O carro em causa, não se fica por menos: é um Audi A3 1.9 TDi Sport, com 130 cv.


    Shot with HTC-P3300 at 2007-06-28


    Tive o privilégio de o conduzir durante 200 km em contexto de AE, EN e City, pelo que estou em condições de fazer um pequeno comentário sobre o mesmo.
    Admito que a curiosidade do dia não foi conduzir um Audi, mas sim um fumarento.
    Estou habituado à suavidade de um gasolinas, pelo que muito estranhei – fiquei mesmo estremunhado – com a trepidação e sonoridade do motor. Confesso mesmo que fiquei algo desapontado, até o turbo disparar… ( ).
    Pois, meus caros, aqui o boi até patinou de tão apressado que ia, temi mesmo perder, em algumas situações, o controlo das rédeas.
    Reconheço que o turbo faz milagres espectaculares, apesar de ser algo bruto (se repararem bruto e turbo contêm as mesmas letras…).
    Não resisti, por isso, a chicoteá-lo durante uns metros entre o lag do turbo e o gag da minha gaguez.
    Fiquei francamente impressionado e percebi, porque estão na moda e vendem tanto.

    Entretanto,
    Nota absolutamente negativa para o barulho do cair das rotações entre aceleração bruta e, clarop, ao ralenti...
    Nota muito positiva para o baixo ruído em andamento e disponibilidade do motor mesmo em 6ª às 2.000 rpm…
    Acelerar e disparar como disparam a pouco mais de 1 euro por litro, fazendo, ainda assim, uma média de 7L convence o mais purista, apesar de nunca o satisfazer.
    Revejo, por isso, o proprietário deste carro como um pai de família, que pensa (a posteriori) na poupança, que gosta de acelerar e cujo aparelho auditivo é indiferente ao tricotar.
    Eu, por ora, vou-me abstrair deste tipo de carros e gozar, enquanto posso, o meu ou outro gasolinas que apesar de não silvar, é bem mais pantufas do que este.

    Fica, no entanto, o registo do elogio vindo de quem ainda olha de longe o gasóleo e que espera assim continuar...

    #2
    Por uns dias apenas não comprei um Stilo como teu. É que um Abarth de 2002 por 11.000 euros na Fiat e apenas 40 e picos mil kms e em excelente estado é de deitar a mão. Tanto é que quando lá cheguei estava vendido! É pena.

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      #3
      Eu também fiquei desiludido com os Audi 1.9 TDI quando se está ao ralenti, parecem carros velhos.

      Mas não se pode negar que têm um andamento muito convincente !

      Comentário


        #4
        O andamento é excelente, e a 6ª faz maravilhas...
        Experimentei acelerar a fundo em 2ª e 3ª e quando o turbo dispara é de meter medo ao burro! Fujam da frente!
        Fiquei na dúvida, em algumas situações, se devia buzinar...
        Editado pela última vez por Iuri; 28 June 2007, 17:15.

        Comentário


          #5
          o problema é o tempo que demora entre carregar no pedal e o turbo "entrar".
          prefiro carros que respondem sempre ao pedal, e que não tenham tanto lag.
          a experiencia que tive com um A3 tdi130cv foi péssima, prefiro de longe o dci120, apesar de este andar menos, é mais utilizável em certas rotações.

          Comentário


            #6
            Percebo-te, mas não distingo, pois desconheço o BMW.
            Mas é verdade, antes do Mr. turbo existe um fosso brutal habitado por gotículas de gasóleo muito perguiçosas...

            Outro aspecto que não gostei de ver neste Audi foi um desgaste absolutamente anormal dos plásticos junto ao AC e junto aos botão dos faróis (botão de muita utilização).
            Também não apreciei a falta de espaço...

            De resto: muito bom, principalmente o consumo final...
            7L de média...

            Comentário


              #7
              Eu sinceramente a entrada toda do turbo nos TDI, que dá gozo a praticamente toda a gente não me convence, epá eu também gosto de sentir aquele encostão ao banco, mas fica-se por aí, encosta às 2000rpm e depois é igual aos outros.

              Tive uma vez a excelente oportunidade de experimentar um A4 TDI de 170cv, o motor realmente encosta, durante uns segundos parecia que não conseguia sair do banco! no entanto, fiquei um pouco desapontado só com o facto de a 200/210 na A17 ir sempre a "dizer que sim".

              Já tive, no entanto, várias vezes o prazer de experimentar um 2,2 hdi, e o que me dá gozo no motor, que não me encosta ao banco, é sentir a puxar desde as 1500rpm até às 4500rpm sem sequer abrandar um bocadinho, sem se sentir a falta de potencia em nenhum caso, coisa que no A4 por exemplo, abaixo das 2000 não impressiona...

              O interessante nisto tudo, é que as pessoas preferem esse encosto ao banco, mesmo que dure muito pouco...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                o problema é o tempo que demora entre carregar no pedal e o turbo "entrar".
                prefiro carros que respondem sempre ao pedal, e que não tenham tanto lag.
                a experiencia que tive com um A3 tdi130cv foi péssima, prefiro de longe o dci120, apesar de este andar menos, é mais utilizável em certas rotações.
                nem mais, é isto que me refiro

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                  Percebo-te, mas não distingo, pois desconheço o BMW.
                  Mas é verdade, antes do Mr. turbo existe um fosso brutal habitado por gotículas de gasóleo muito perguiçosas...

                  Outro aspecto que não gostei de ver neste Audi foi um desgaste absolutamente anormal dos plásticos junto ao AC e junto aos botão dos faróis (botão de muita utilização).
                  Também não apreciei a falta de espaço...

                  De resto: muito bom, principalmente o consumo final...
                  7L de média...

                  o do meu pai que é uma A4 tambem a volta das ventilhaçoes estao gastas e os botoes do vidro nem se fala, mesmo que nao se utilizem-se muito

                  quanto ao carro eu conheço bem esse motor e digo que nao gosto, anda bem, so que +/- abaixo das 2000rpm ate ao turbo disparar e uma desgraça, depois quando o Turbo dispara ninguem o agarra, é o turbo a disparar e passado uns segundos ja estar dentro do Red-Line

                  mas nao e um mau motor, e consume muito pouco se andar a velho

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                    o problema é o tempo que demora entre carregar no pedal e o turbo "entrar".
                    prefiro carros que respondem sempre ao pedal, e que não tenham tanto lag.
                    a experiencia que tive com um A3 tdi130cv foi péssima, prefiro de longe o dci120, apesar de este andar menos, é mais utilizável em certas rotações.
                    Luis, desculpe, mas eu tou farto de "ouvir" essas explicações e nao percebo!!! Eu já tive carros a gasolina e sei do que falo...

                    Num carro a gasolina a malta acelera e aquilo responde...pois, quem quer acelerar a sério num carro a gasolina não o faz numa mudança em que ele vá às 2000rpms, faz numa que o motor faça pelo menos 4000rpms pra começar, até às 6, 7, ou lá quantas mil o motor der! O carro a gasolina acelera cedo, mas mt mal! O carro a gasóleo é o mesmo! Quem se habitua a um carro a gasoleo já sabe que abaixo das 1500 significa trocar de mudança, senao não há aceleração forte, ou seja, quem se habitua, até se esquece dessa coisa chamada LAG!

                    Que raio de aceleração dá um carro a gasolina das 1000 às 2000rpm?
                    Editado pela última vez por pugdealer; 28 June 2007, 19:45.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pugdealer Ver Post
                      Luis, desculpe, mas eu tou farto de "ouvir" essas explicações e nao percebo!!! Eu já tive carros a gasolina e sei do que falo...

                      Num carro a gasolina a malta acelera e aquilo responde...pois, quem quer acelerar a sério num carro a gasolina não o faz numa mudança em que ele vá às 2000rpms, faz numa que o motor faça pelo menos 4000rpms pra começar, até às 6, 7, ou lá quantas mil o motor der! O carro a gasolina acelera cedo, mas mt mal! O carro a gasóleo é o mesmo! Quem se habitua a um carro a gasoleo já sabe que abaixo das 1500 significa trocar de mudança, senao não há aceleração forte, ou seja, quem se habitua, até se esquece dessa coisa chamada LAG!

                      Que raio de aceleração dá um carro a gasolina das 1000 às 2000rpm?
                      Assino por baixo.Basta o barulho do motor para saber se devo subir ou descer uma mudança

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pugdealer Ver Post
                        Luis, desculpe, mas eu tou farto de "ouvir" essas explicações e nao percebo!!! Eu já tive carros a gasolina e sei do que falo...

                        Num carro a gasolina a malta acelera e aquilo responde...pois, quem quer acelerar a sério num carro a gasolina não o faz numa mudança em que ele vá às 2000rpms, faz numa que o motor faça pelo menos 4000rpms pra começar, até às 6, 7, ou lá quantas mil o motor der! O carro a gasolina acelera cedo, mas mt mal! O carro a gasóleo é o mesmo! Quem se habitua a um carro a gasoleo já sabe que abaixo das 1500 significa trocar de mudança, senao não há aceleração forte, ou seja, quem se habitua, até se esquece dessa coisa chamada LAG!

                        Que raio de aceleração dá um carro a gasolina das 1000 às 2000rpm?
                        a diferença é a progressividade, pois nos tdi não existe progressão, é o nada e o tudo (estilo on\off), existem motores diesel bem mais progressivos que os tdi.

                        Comentário


                          #13
                          a questão do lag têm muito que se diga, se vos mete impressão a falta de resposta abaixo das 2000, imagina o punto gt que é um autentico on/off.
                          Tive um durante 3 anos e ao principio aquilo é de nervos pois até ás 3 mil a resposta é quase nula, depois é uma aceleração bruta.

                          É uma questão de habito, o que acontece é que ficamos tão supreendidos com as acelerações do turbo como desiludidos com a apatia abaixo da actuação do mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Não generalizem.. o turbo-lag não tem nada a ver com o tipo de combustível e muito menos é característica so dos TDI....

                            O turbo-lag é tanto maior quanto o tamanho do turbo que enfiam no motor, tanto seja a gasolina, diesel, alcool, o que seja!

                            Basta ver o famoso exemplo do Evo FQ400 que é ultrapassado por um stilo 1.6 no Top Gear até o turbo encher...
                            Ou então aqueles Supras com 1000cv em que substituem os 2 turbos pequenos por um gigante....o gráfico da potência é "quase" plano ate praí às 5000rpm e de um momento pro outro sobe exponencialmente

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                              Não generalizem.. o turbo-lag não tem nada a ver com o tipo de combustível e muito menos é característica so dos TDI....

                              O turbo-lag é tanto maior quanto o tamanho do turbo que enfiam no motor, tanto seja a gasolina, diesel, alcool, o que seja!

                              Basta ver o famoso exemplo do Evo FQ400 que é ultrapassado por um stilo 1.6 no Top Gear até o turbo encher...
                              Ou então aqueles Supras com 1000cv em que substituem os 2 turbos pequenos por um gigante....o gráfico da potência é "quase" plano ate praí às 5000rpm e de um momento pro outro sobe exponencialmente
                              Concordo!!

                              Eu tenho um TDI de 90cv e não sei o que é turbo lag neste motor...é um motor de óptima utilização que não causa desconforto nenhum em cidade e em baixas...responde muito bem.
                              Posso dizer que já andei em motores mais potentes(tdi-130 e 20d -136/163) e noto grande diferença de utilização com a vantagem a ser do "pikeno" de 90cv que tem uma boa resposta a baixas.

                              Penso portanto que a culpa é do tamanho do turbo

                              Comentário


                                #16
                                A resposta a pergunta original do tópico é : hibrido, segundo as permissas do sistema IMA da Honda patentes no Civic Hybrid, obtem-se o melhor dos 2 mundos, um motor otto VTEC ( o do civic é pequeno, mas para este exercicio pensem grande ) com o seu potencial em altas rotações, e um binario equivalente a um diesel mas mais constante nas baixas rotações fornecido pelo motor electrico (mais uma vez o do civic é pequeno 100 nm e 20 cv, mais uma vez peço pensem grande 300 nm e 60 cv por exemplo, aliados ao motor 2.0 de 215), já davam um desportivo jeitoso
                                275 cv ás 8000 rpm e um binario de 400 nm até as 2500 rpm com uma suavidade inigualavel ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Gasolina/Etanol/GPL e atmosférico de preferência

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pugdealer Ver Post
                                    Luis, desculpe, mas eu tou farto de "ouvir" essas explicações e nao percebo!!! Eu já tive carros a gasolina e sei do que falo...

                                    Num carro a gasolina a malta acelera e aquilo responde...pois, quem quer acelerar a sério num carro a gasolina não o faz numa mudança em que ele vá às 2000rpms, faz numa que o motor faça pelo menos 4000rpms pra começar, até às 6, 7, ou lá quantas mil o motor der! O carro a gasolina acelera cedo, mas mt mal! O carro a gasóleo é o mesmo! Quem se habitua a um carro a gasoleo já sabe que abaixo das 1500 significa trocar de mudança, senao não há aceleração forte, ou seja, quem se habitua, até se esquece dessa coisa chamada LAG!
                                    não estamos aqui a falar de carros a gasolina. eu comparei duas motorizações diesel a baixas rotações:
                                    uma (tdi 130cv) em que notei um turbo-lag enorme e desagradável - carregava a fundo no pedal e durante um/dois segundos nada (mesmo nada!) acontecia, e depois PIMBA, entra o turbo.
                                    outra (dci 120cv) em que quando carregava no pedal, ele acelerava um pouco, dando alguma resposta, e depois entra o turbo, acelerando mais, mas toda a resposta do motor é mais agradável pois não existiu nenhum "vazio".

                                    para mim um motor é tanto melhor quanto mais utilizável for - se um só funciona acima das 1900rpm e o outro já dá alguma resposta às 1500 (valores ao acaso), eu prefiro o que dá resposta às 1500 - é mais utilizável, mais agradável.
                                    se entramos na onda do "ah e tal tens de trocar de mudança", então até um modelo que só fosse utilizável das 3000 às 4000rpm seria bom? discordo em absoluto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hugo_senna Ver Post
                                      Eu tenho um TDI de 90cv e não sei o que é turbo lag neste motor...é um motor de óptima utilização que não causa desconforto nenhum em cidade e em baixas...responde muito bem.
                                      O 1.9 TDi de 105 cv também é um motor bem linear, nada de "kicks", nem encostos ao banco. Já se sabe que a partir das 3.000 rpm, a progressão não é muita, mas permite uma utilização bem agradável em cidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda não percebi bem foi essa do "quando o turbo dispara, coisital xuto nas costas, não ha pai para aquilo, saiam da frente"...



                                        O meu antigo 33 8v 1.7 carburado com 118cv, sem dar xuto nas costas como fazem os TDIs, acompanhou um Leon de 150cvs dos 120 aos 200...



                                        Realmente existe esse chuto nas costas, mas acho que o efeito real dele é mais psicológico do que outro coisa...


                                        Causa realmente impacto, estamos a morrer, e de repente entra o turbo á bruta e dá o coice, mas na pratica depois...



                                        Acho que é mais psicológico do que outra coisa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                          Ainda não percebi bem foi essa do "quando o turbo dispara, coisital xuto nas costas, não ha pai para aquilo, saiam da frente"...



                                          O meu antigo 33 8v 1.7 carburado com 118cv, sem dar xuto nas costas como fazem os TDIs, acompanhou um Leon de 150cvs dos 120 aos 200...



                                          Realmente existe esse chuto nas costas, mas acho que o efeito real dele é mais psicológico do que outro coisa...


                                          Causa realmente impacto, estamos a morrer, e de repente entra o turbo á bruta e dá o coice, mas na pratica depois...



                                          Acho que é mais psicológico do que outra coisa...
                                          é a mesma coisa com o HCH, o pessoal está habituado a relacionar o som do motor a aumentar de rotação com o aumento de velocidade, quando se acelera com um a 1ª vez (de facto demora algum tempo a habituar) fica sempre a sensação que o carro não anda ( o som do motor é constante, a aceleração é progressiva não há pontapés ) mas olhando para o velocimetro percebe-se bem a realidade ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            É normal a tua reacção, normalmente só quem nunca experimentou é que fala à sorte. Existe muita gente que conhece os tdi, só através das boquinhas que lê neste forum. Depois de conduzir, dizem(usando as tuas palavras) até assusta o burro nem sabia se havia de apitar quando aceleráva.

                                            Quanto ao kick, não venham com as história do lag pois o tdi ´turbo diesel com menos lag no mercado, TODA GENTE SABE QUE O COMON_RAIL é mais lento, quem não concorda é mais ignorante do que pensa.

                                            Temos que ter em atênção que é um motor que tem 310nm de binário Às 2000 rpms, é normal que cole um gajo ao banco. Outros podem até ter este binário máximo, mas so se sente lá pras 3000rpm , quando o carro já via mais lançado, sendo o contraste obviamente menor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                              É normal a tua reacção, normalmente só quem nunca experimentou é que fala à sorte. Existe muita gente que conhece os tdi, só através das boquinhas que lê neste forum. Depois de conduzir, dizem(usando as tuas palavras) até assusta o burro nem sabia se havia de apitar quando aceleráva.

                                              Quanto ao kick, não venham com as história do lag pois o tdi ´turbo diesel com menos lag no mercado, TODA GENTE SABE QUE O COMON_RAIL é mais lento, quem não concorda é mais ignorante do que pensa.

                                              Temos que ter em atênção que é um motor que tem 310nm de binário Às 2000 rpms, é normal que cole um gajo ao banco. Outros podem até ter este binário máximo, mas so se sente lá pras 3000rpm , quando o carro já via mais lançado, sendo o contraste obviamente menor.
                                              Ou seja, o "andar mais/fiquei estupefacto/mas que grande bomba" é mais psicológico do que outra coisa, porque na realidade acaba por andar tanto como os outros...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                                É normal a tua reacção, normalmente só quem nunca experimentou é que fala à sorte. Existe muita gente que conhece os tdi, só através das boquinhas que lê neste forum. Depois de conduzir, dizem(usando as tuas palavras) até assusta o burro nem sabia se havia de apitar quando aceleráva.

                                                Quanto ao kick, não venham com as história do lag pois o tdi ´turbo diesel com menos lag no mercado, TODA GENTE SABE QUE O COMON_RAIL é mais lento, quem não concorda é mais ignorante do que pensa.

                                                Temos que ter em atênção que é um motor que tem 310nm de binário Às 2000 rpms, é normal que cole um gajo ao banco. Outros podem até ter este binário máximo, mas so se sente lá pras 3000rpm , quando o carro já via mais lançado, sendo o contraste obviamente menor.
                                                Quem diz isso?

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                                                  #25
                                                  experimenta conduzir o Golf GTI e diz se não era assim também!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                                    É normal a tua reacção, normalmente só quem nunca experimentou é que fala à sorte. Existe muita gente que conhece os tdi, só através das boquinhas que lê neste forum. Depois de conduzir, dizem(usando as tuas palavras) até assusta o burro nem sabia se havia de apitar quando aceleráva.

                                                    Quanto ao kick, não venham com as história do lag pois o tdi ´turbo diesel com menos lag no mercado, TODA GENTE SABE QUE O COMON_RAIL é mais lento, quem não concorda é mais ignorante do que pensa.

                                                    Temos que ter em atênção que é um motor que tem 310nm de binário Às 2000 rpms, é normal que cole um gajo ao banco. Outros podem até ter este binário máximo, mas so se sente lá pras 3000rpm , quando o carro já via mais lançado, sendo o contraste obviamente menor.
                                                    onde é que aprendeste estas pérolas? só às 3000rpm?

                                                    renault 2.0dci 175cv
                                                    - 360Nm às 1750rpm

                                                    renault 1.9dci 130cv
                                                    - 300Nm às 2000rpm

                                                    quase TODOS os motores turbo-diesel atingem o seu binário máximo por volta das 1700/2000rpm.
                                                    pelos vistos tu não conheces nada dos outros motores, e ainda te pões a mandar boquinhas e a dizer que tu é que percebes.
                                                    ya, os "tdi é que têm menos lag"
                                                    por isso é que quando eu conduzi um a3 tdi 130cv, e carreguei a fundo no pedal, o dono disse "acelera!", e eu "já está a fundo" e não acontecia nada LOL mas depois VRUUMMMMMMMMM lá vai ele

                                                    enfim, se gostas de falar do que não sabes, e ainda mandar bacoradas dessas, continua assim, a pensar que "tdi é que é".
                                                    já agora, todos os tdi vão passar a ser common-rail. temos pena, é a evolução

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                      Quem diz isso?
                                                      Quem os conduziu

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                        Ou seja, o "andar mais/fiquei estupefacto/mas que grande bomba" é mais psicológico do que outra coisa, porque na realidade acaba por andar tanto como os outros...
                                                        Começam é a andar mais rápido mais cedo, e com maior entrega de potência

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          Ainda não percebi bem foi essa do "quando o turbo dispara, coisital xuto nas costas, não ha pai para aquilo, saiam da frente"...



                                                          O meu antigo 33 8v 1.7 carburado com 118cv, sem dar xuto nas costas como fazem os TDIs, acompanhou um Leon de 150cvs dos 120 aos 200...



                                                          Realmente existe esse chuto nas costas, mas acho que o efeito real dele é mais psicológico do que outro coisa...


                                                          Causa realmente impacto, estamos a morrer, e de repente entra o turbo á bruta e dá o coice, mas na pratica depois...



                                                          Acho que é mais psicológico do que outra coisa...

                                                          Concordo contigo, mais a mais por já ter "defrontado" com o meu carro o carro que conduzi e deixei-o bastante para trás, ainda que reconheça não são comparáveis.
                                                          Concordo, por isso, nessa do efeito psicológico...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom bom, são os novos biturbo, sem lag .

                                                            Ou então o tesla com o seu motor electrico com binário máximo às 0rpm, mas isso já é outra historia.

                                                            Comentário

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