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Reprogramações de carros a gasolina atmosféricos!

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    Reprogramações de carros a gasolina atmosféricos!

    Boas, tenho visto e ouvido falar muito de reprogramações em diesel coim turbop e gasolinas com turbo, mas pergunto o seguinte! Como se pode reprogramar vum carro atmosférco a gasolina?!

    É possível?

    Quem o faz?!

    Obrigado!

    #2
    É possível, quem o faz são normalmente os mesmos que fazem nos motores com turbo. Simplesmente o preço cobrado pela reprogramação ou chip novo é quase o mesmo dos motores turbo e os ganhos (em termos de potência/binário/deslocação das curvas) não são tão elevados, nem em valores absolutos nem sequer relativos. Tipicamente 10% de aumento na potência máxima andarão pelos 600€.

    Se a coisa for mais séria e envolver cames diferentes, desbaste e polimentos do colector de admissão, maquinagem da cabeça para válvulas de maior diâmetro, melhorias no escape e na admissão de ar fresco, etc. então o toque final passará mesmo pela repro ou substituição do chip, consoante os casos. Mas estes trabalhos sérios custam muuuito dinheiro, não é como nos turbodiesel que é quase meia-bola e força.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DL Ver Post
      É possível, quem o faz são normalmente os mesmos que fazem nos motores com turbo. Simplesmente o preço cobrado pela reprogramação ou chip novo é quase o mesmo dos motores turbo e os ganhos (em termos de potência/binário/deslocação das curvas) não são tão elevados, nem em valores absolutos nem sequer relativos. Tipicamente 10% de aumento na potência máxima andarão pelos 600€.

      Se a coisa for mais séria e envolver cames diferentes, desbaste e polimentos do colector de admissão, maquinagem da cabeça para válvulas de maior diâmetro, melhorias no escape e na admissão de ar fresco, etc. então o toque final passará mesmo pela repro ou substituição do chip, consoante os casos. Mas estes trabalhos sérios custam muuuito dinheiro, não é como nos turbodiesel que é quase meia-bola e força.
      Por essas contas o máximo que poderia ganhar, apenas com a simples reprogramação seriam 9.5cv! uma vez que o meu carro tem 95cv! Bem, já era bem bom!

      E como se processa essa rep simples? A nivel de débito de combustivel?!

      A melhoria da admissão é um processo simples, qualquer mecânico faz, traz ganhos significativos?!

      Comentário


        #4
        Significativos não,mas se puseres uma admissão a ir buscar ar fresco notas qualquer coisa,nem que seja uma melhor resposta ao acelerador.

        Quanto às repros não é tao linear como aumentar débito.Tem de se ter em conta um determinado número de variáveis dadas pelos inúmeros sensores e depois trabalhar o mapa...É do catano
        Editado pela última vez por mELIANTE; 29 June 2007, 12:59.

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          #5
          não aconselho, sei de quem já tenha feito, e não se notou na prática nada....


          conheço quem já tenha feito num 106 gti, num 320i e num primera gt!

          atmosféricos e repros com os carros de origem, não combinam!

          Comentário


            #6
            Em motores de origem a gasolina atmosféricos quase que não compensa uma reprogramação, o valor que se paga pela repro é elevada face depois aos cv que ganha, , há carros a ganhar só 6cv, 7cv, 8cv, sendo assim, pagar cerca de 500€ para ganhar isso acho que é deitar dinheiro fora, a não ser que o motor já esteja alterado ou então alguém que não sabia o que fazer ao dinheiro...

            Comentário


              #7
              num motor atmosferico a gasolina, ha que meter na gaveta a ideia de ganhar cavalos e pensar em como por o carro mais rapido.

              sim, e perfeitamente possivel nao ganhar um unico cavalo e por o carro BASTANTE mais rapido!

              a malta dos "antigos" clio Williams que o diga...cheguei a ver varios "avioes" com mais 2/3cv que de origem...e no entanto eram muitissimo mais rapidos que os de origem.

              se queres numeros bonitos, esquece. se queres o carro mais rapido, ai ja compensa, desde que seja trabalhado por quem sabe.

              Comentário


                #8
                Marca: VolkswagenModelo: POLOMotor: 1.0 - 50CVCilindros: 4Cilindrada: 999 Cm3Dados Técnicos OriginaisPotência Máxima: 50 CvRotação Potência Máxima: 5000 rpmBinário Máximo: 86 NmRotação Binário Máximo: 3000 rpmVelocidade Máxima: 152 Km/hAcelaracao 0-100: 18.4 secsConsumo: 5.7 LDados Técnicos Almeida e Lamas: Potência Máxima: 60 CvRotação Potência Máxima: 5080 rpmBinário Máximo: 96 NmRotação Binário Máximo: 2850 rpmVelocidade Máxima: 160 Km/hAcelaracao 0-100: 16.9 secsConsumo: 5.5 LAumento da Potência:10 CvAumento do Binário:12 %
                Se querem saber mais vão a www.almeida-lamas.pt e procurem pelo vosso carro. Quanto a preços não vi nada,vou procurar mais!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por martins.art Ver Post
                  Marca: VolkswagenModelo: POLOMotor: 1.0 - 50CVCilindros: 4Cilindrada: 999 Cm3Dados Técnicos OriginaisPotência Máxima: 50 CvRotação Potência Máxima: 5000 rpmBinário Máximo: 86 NmRotação Binário Máximo: 3000 rpmVelocidade Máxima: 152 Km/hAcelaracao 0-100: 18.4 secsConsumo: 5.7 LDados Técnicos Almeida e Lamas: Potência Máxima: 60 CvRotação Potência Máxima: 5080 rpmBinário Máximo: 96 NmRotação Binário Máximo: 2850 rpmVelocidade Máxima: 160 Km/hAcelaracao 0-100: 16.9 secsConsumo: 5.5 LAumento da Potência:10 CvAumento do Binário:12 %
                  Se querem saber mais vão a www.almeida-lamas.pt e procurem pelo vosso carro. Quanto a preços não vi nada,vou procurar mais!!
                  20% num atmosférico só com repro?é gafe ou piada

                  Comentário


                    #10
                    no meu ate a escrever a rpm de potencia maxima se enganaram. e ganha 11 cv e 13% de binario , pa um 1.2 a gasolina

                    Comentário


                      #11
                      repro em motor atmosfeirco de origem, não compensa e acabou-se a conversa!

                      com os 600€ ou 700€ pode-se investir noutro material (colectores, admissão, polir cabeça do motor, avançar o ponto, bla bla bla...) que se ganha a mesma ou mais potencia...

                      repro é a ultima coisa que se faz num atmosferico!

                      Comentário


                        #12
                        Já agora esclareçam-me lá o seguinte:
                        A minha TDCI 130 CV marcou em banco potencia 145CV, o q não me aquece nem arrefece, quero lá saber...
                        estive agora a mexer no site do guarda-lamas e eles põe a bicha a debitar 160CV. A minha questão: eu só estou a ter um ganho de 15 cv, pq os outros já lá estão e nesse caso....ladrões!!
                        Ou a bicha ficaria teoricamente c 175 (145+os 30CV extra dos moços...)? E nesse caso....Jesus, saiam da frente! ;P

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                          Já agora esclareçam-me lá o seguinte:
                          A minha TDCI 130 CV marcou em banco potencia 145CV, o q não me aquece nem arrefece, quero lá saber...
                          estive agora a mexer no site do guarda-lamas e eles põe a bicha a debitar 160CV. A minha questão: eu só estou a ter um ganho de 15 cv, pq os outros já lá estão e nesse caso....ladrões!!
                          Ou a bicha ficaria teoricamente c 175 (145+os 30CV extra dos moços...)? E nesse caso....Jesus, saiam da frente! ;P
                          Guarda-lamas........Almeida e Lamas qualquer semelhança é pura coincidência

                          Quanto aos ganhos depende, não é em todos os bancos que o Tdi acusa mais 15 cv

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                            Guarda-lamas........Almeida e Lamas qualquer semelhança é pura coincidência

                            Quanto aos ganhos depende, não é em todos os bancos que o Tdi acusa mais 15 cv
                            ò Pepa, já andas nesta vida à uns tempos...é preciso estar sempre a meter o boneco p perceberes q estou no gozo? Apre!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                              ò Pepa, já andas nesta vida à uns tempos...é preciso estar sempre a meter o boneco p perceberes q estou no gozo? Apre!!
                              Eu fiquei na dúvida mas achei piada à expressão só isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                num motor atmosferico a gasolina, ha que meter na gaveta a ideia de ganhar cavalos e pensar em como por o carro mais rapido.

                                sim, e perfeitamente possivel nao ganhar um unico cavalo e por o carro BASTANTE mais rapido!

                                a malta dos "antigos" clio Williams que o diga...cheguei a ver varios "avioes" com mais 2/3cv que de origem...e no entanto eram muitissimo mais rapidos que os de origem.

                                se queres numeros bonitos, esquece. se queres o carro mais rapido, ai ja compensa, desde que seja trabalhado por quem sabe.
                                Como?! Alterar admissão de ar? Não pode perder a longevidade do motor?

                                Velas melhores?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por martins.art Ver Post
                                  Marca: VolkswagenModelo: POLOMotor: 1.0 - 50CVCilindros: 4Cilindrada: 999 Cm3Dados Técnicos OriginaisPotência Máxima: 50 CvRotação Potência Máxima: 5000 rpmBinário Máximo: 86 NmRotação Binário Máximo: 3000 rpmVelocidade Máxima: 152 Km/hAcelaracao 0-100: 18.4 secsConsumo: 5.7 LDados Técnicos Almeida e Lamas: Potência Máxima: 60 CvRotação Potência Máxima: 5080 rpmBinário Máximo: 96 NmRotação Binário Máximo: 2850 rpmVelocidade Máxima: 160 Km/hAcelaracao 0-100: 16.9 secsConsumo: 5.5 LAumento da Potência:10 CvAumento do Binário:12 %
                                  Se querem saber mais vão a www.almeida-lamas.pt e procurem pelo vosso carro. Quanto a preços não vi nada,vou procurar mais!!

                                  epá...mas é já sabido que os VAG têm de origem cavalos escondidos!!

                                  o polo é vendido com 50cv mas no fundo tem 59! e com a repro ganha mais um cavalo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                    epá...mas é já sabido que os VAG têm de origem cavalos escondidos!!

                                    o polo é vendido com 50cv mas no fundo tem 59! e com a repro ganha mais um cavalo
                                    Alguma dúvida??
                                    É pá, mas mais 10cv e mais 12% de binário devem dar jeito...
                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                      Como?! Alterar admissão de ar? Não pode perder a longevidade do motor?

                                      Velas melhores?
                                      repro

                                      e possivel fazer uma repro que nao da um unico cavalo extra...mas torna o carro muito mais rapido!

                                      se a ideia e ver numeros bonitos, de facto a repro e impensavel num carro atmosferico.
                                      se a ideia for aproveitar o potencial do motor, tornar o carro mais rapido (MUITO mais rapido ate, nalguns carros) ou aproveitar melhor a existencia de outras mods (tipo admissao, escape, cames, etc), a repro e essencial e faz uma diferenca BRUTAL...apesar de continuar a nao ser do agrado dos que so veem a relacao preco/cv.

                                      quem GARANTE aumentos de potencia da ordem dos que temos visto aqui num carro atmosferico E DE EVITAR. nao e suficientemente profissional, suficientemente conhecedor...ou entao faz-se passar por um.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                        repro

                                        e possivel fazer uma repro que nao da um unico cavalo extra...mas torna o carro muito mais rapido!

                                        se a ideia e ver numeros bonitos, de facto a repro e impensavel num carro atmosferico.
                                        se a ideia for aproveitar o potencial do motor, tornar o carro mais rapido (MUITO mais rapido ate, nalguns carros) ou aproveitar melhor a existencia de outras mods (tipo admissao, escape, cames, etc), a repro e essencial e faz uma diferenca BRUTAL...apesar de continuar a nao ser do agrado dos que so veem a relacao preco/cv.

                                        quem GARANTE aumentos de potencia da ordem dos que temos visto aqui num carro atmosferico E DE EVITAR. nao e suficientemente profissional, suficientemente conhecedor...ou entao faz-se passar por um.
                                        Mas então, com uma repro como é possivel colocar um carro mais rápido sem dar cavalos? Mexe-se no binário?

                                        Comentário


                                          #21
                                          nao e assim tao simples como rodar um botao ou dois

                                          convem ter sempre presente que os valores de binario e potencia dados na revistas sao sempre MAXIMOS! a repro num atmosferico comeca a valer a pena quando assumes que, na realidade, sao poucas as situacoes onde estas exactamente nesse ponto de potencia ou binario maximo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                            Mas então, com uma repro como é possivel colocar um carro mais rápido sem dar cavalos? Mexe-se no binário?

                                            3 palavras... "curva de potência". Uma coisa é a potência máxima, outra coisa é a potência ao longo de toda a gama de rotações.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                              nao e assim tao simples como rodar um botao ou dois

                                              convem ter sempre presente que os valores de binario e potencia dados na revistas sao sempre MAXIMOS! a repro num atmosferico comeca a valer a pena quando assumes que, na realidade, sao poucas as situacoes onde estas exactamente nesse ponto de potencia ou binario maximo.
                                              Mas PPais e Eliselotus, onde posso fazer afinal, uma repro dessas e em quanto me fica!
                                              Também quero alterar a admissão de ar, com um kit que vi que altera o tubo para um mais grosso e tem uma caixa de filtro redondo! Mas isso obriga a alterar a caixa de origem? Ou fica com o de origem e com outro!!

                                              Tudo isto será feito com tempo e quando ouver dinheiro "vádio"!!
                                              Obrigado!

                                              Comentário


                                                #24
                                                um kit de admissao faz com que a caixa original desapareca
                                                com isso tb desaparece o isolamento termico, por isso convem escolher bem a posicao do novo filtro e colocar o isolamento extra necessario.

                                                onde fazer? eu sei quem te faz boas reprogramacoes e percebe MESMO do assunto, mas sao um bocado longe pra ti

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                  um kit de admissao faz com que a caixa original desapareca
                                                  com isso tb desaparece o isolamento termico, por isso convem escolher bem a posicao do novo filtro e colocar o isolamento extra necessario.

                                                  onde fazer? eu sei quem te faz boas reprogramacoes e percebe MESMO do assunto, mas sao um bocado longe pra ti
                                                  Tipo longe, fora de Portugal?

                                                  A renault sport?!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    pra mim sao 10kms, pra ti sao mais uns quantos, ai uns 3000

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estas na Alemanha?! Bélgica?

                                                      E em Portugal ninguém faz disso?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        inglaterra.

                                                        claro que ha malta em portugal que faz isso, e bem!
                                                        ha e que saber distingui-los das casas da moda, dos pseudo-genios que por ai andam e que "toda a gente" recomenda.

                                                        basta fazerem promessas de potencia sem "ver" o carro para ser garantido que nao percebem grande coisa.

                                                        eu apontava-te na direccao correcta, do unico que conheco e SEI que faz um servico impecavel, mas nao tenho o telefone do gajo e nao acho correcto tar-te a dar a morada da casa dele ja la vao uns anos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                          inglaterra.

                                                          claro que ha malta em portugal que faz isso, e bem!
                                                          ha e que saber distingui-los das casas da moda, dos pseudo-genios que por ai andam e que "toda a gente" recomenda.

                                                          basta fazerem promessas de potencia sem "ver" o carro para ser garantido que nao percebem grande coisa.

                                                          eu apontava-te na direccao correcta, do unico que conheco e SEI que faz um servico impecavel, mas nao tenho o telefone do gajo e nao acho correcto tar-te a dar a morada da casa dele ja la vao uns anos...
                                                          Esse sr que faz as reprogramações é do Norte do do Sul do pais!
                                                          Mandas-lhe uma carta a perguntar se podes dar a morada e se te dá o numero de telefone e se ele disser que sim dás-me o numero de telefone dele!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sei de uma Laguna 1.6 16v que levou uma centralina nova, mas com o intuito de aproveitar as modificações mecânicas operadas no motor: árvores de cames novas, válvulas maiores e outros acepipes. Sem a reprogramação não seria possível tirar partido das alterações ao máximo.

                                                            Se o carro for de origem podem-se também eliminar alguns compromissos que o fabricante impõe, tornando o motor mais "cheio" a médios regimes, sem que isso signifique muito mais cavalos no fim.

                                                            Comentário

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