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Estado já recebeu 33 milhões em 2007 - Em ... multas pois é claro !!!

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    Estado já recebeu 33 milhões em 2007 - Em ... multas pois é claro !!!

    É só facturar ...

    Investir em prevenção e formação civica dos futuros condutores, estes 33 milhões é que era de valor, mas não me acredito de tal coisa.


    Estado já recebeu 33 milhões em 2007

    As infracções ao Código da Estrada dão cada vez mais dinheiro ao Estado. Até Maio, os condutores pagaram 33 milhões de euros. O ano de 2007 promete ser o mais lucrativo

    Na última quarta-feira, Adão Leite, de 66 anos, recebeu a chamada telefónica mais cara da sua vida. Tinha uma consulta marcada no Centro de Saúde de Cascais e estava atrasado. Quando conduzia na A5, a caminho da vila, o telefone tocou. “Atendi, porque vi que era do centro de saúde. Estavam à minha espera à meia hora.”

    Distraído, Adão não reparou que atrás dele vinha um carro da Brigada de Trânsito da GNR. Os militares viram-no a falar ao telemóvel e mandaram-no encostar à berma. Foi autuado. A contra-ordenação, grave, custou-lhe 120 euros, pagos no momento através do terminal multibanco do carro-patrulha. “Teve de ser, se não ficava com a carta apreendida”, dizia, conformado, Adão Leite.

    Sem o saber, este condutor deu mais um contributo para fazer de 2007 o ano em que as receitas com as multas na estrada vão bater todos os recordes. Até Maio, os cofres do Estado tinham arrecadado 33,1 milhões de euros resultantes de infracções ao Código da Estrada – mais 11,5 milhões do que em igual período do ano passado. Estes números representam um aumento de 53,2 por cento que, a manter- - se até final do ano, fazem antever uma receita de 91,4 milhões de euros, muito acima do máximo alcançado em 2004, ano em que a Direcção-Geral do Orçamento registou receitas de 66,7 milhões de euros resultantes de multas por infracções de trânsito (ver infografia). O dinheiro das multas é distribuído por três entidades: 60% revertem para o Estado; 20% para a DGV; e 20 % para a entidade autuante.

    A entrada em vigor do novo Código da Estrada – em Março de 2005 – instituiu a obrigação de os condutores pagarem as multas no momento em que são autuados pelas forças policiais, sob pena de ficarem com os documentos apreendidos até à cobrança das mesmas. As infracções receberam uma nova classificação – alargou-se o leque de infracções graves e muito graves – e as coimas foram substancialmente inflacionadas. Dois anos depois, os efeitos da nova legislação começam a ser sentidos nos cofres do Estado.

    Outro factor que contribuiu para o aumento substancial das infracções detectadas – e, consequentemente, das coimas cobradas – é o equipamento tecnológico instalado nas viaturas da Brigada de Trânsito da GNR e das Divisões de Trânsito da PSP. Os veículos têm: um computador portátil ligado à base de dados da DGV em tempo real; um terminal de pagamento multibanco que permite verificar a existência de multas pendentes; e uma impressora, que torna o processo de preenchimento dos formulários muito mais ágil.

    Na última quarta-feira, María Jose, uma espanhola de 29 anos residente em Portugal há sete, sentiu na pele a eficácia que estes equipamentos acrescentam ao patrulhamento. María seguia com o carro do irmão no IC17 (CRIL) quando foi detectada pelo carro-patrulha da Brigada de Trânsito da GNR. O tenente Martins Ares introduziu o número da matrícula no computador e em poucos segundos ficou a saber que o veículo já tinha ultrapassado há muito o prazo para ser inspeccionado. Maria José foi mandada parar de imediato. Explicou que o carro era do irmão, residente em Espanha, e que teria feito uma vistoria no país vizinho, mas o carro tem matrícula portuguesa e estava a circular em Portugal. Não podia circular sem ter sido inspeccionado no território nacional. A infracção custou-lhe uma coima de 250 euros. Como a cidadã espanhola não era proprietária do veículo, os documentos não foram apreendidos. Preferiu pagar a multa mais tarde e tem agora 15 dias para o fazer na BT, em Carcavelos, ou, oito dias após a infracção, na Direcção-Geral de Viação.

    O tenente Martins Ares explica como a tecnologia veio revolucionar o trabalho dos agentes da autoridade: “O computador está ligado às bases de dados da DGV, o que nos permite ter acesso imediato às informações do veículo. O preenchimento dos formulários é muito mais fácil e rápido, porque vários campos são preenchidos automaticamente quando se introduz o número da carta de condução e o da matrícula. Antigamente tínhamos de preencher tudo à mão, em folhas quadruplicadas, e o processo era muito mais demorado.”

    O sistema informático ainda não está completo. A extinção da DGV, que vai ser substituída no final de Julho pela nova Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, atrasou a disponibilização de bases de dados, que em breve vão permitir aos militares da GNR e aos agentes da PSP ter acesso ao cadastro completo dos condutores. Ainda assim, já é possível saber se os automobilistas que são mandados parar têm multas em atraso. O terminal POS, que serve para os pagamentos multibanco, dá às autoridades essa informação. Caso existam multas pendentes, o condutor é obrigado a pagar de imediato a dívida, sob pena de ficar com a carta apreendida.

    Até à última quinta-feira, a BT tinha autuado 171 736 condutores desde o início do ano. Quase metade (83 238) cometeram infracções muito graves. O major Lourenço da Silva, porta-voz da BT, explica estes números com o reforço da vigilância: “Concentramos a nossa acção nas infracções mais graves porque são essas que põem em risco a segurança dos cidadãos na estrada”.

    MULTAS DA PSP VALEM 460 MIL

    “Somos muito rigorosos porque é inadmissível que morram pessoas na estrada. Trabalhamos para atingir as zero mortes. Em 2002, estabelecemos como objectivo reduzir a mortalidade rodoviária na zona de Lisboa para metade até 2010. Atingimos essa meta em 2006, mas continuamos empenhados em reduzir ainda mais as mortes na estrada”. As palavras são do subcomissário António Domingues, comandante da Esquadra de Fiscalização Técnica da Divisão de Trânsito de Lisboa da PSP.

    O reforço das acções de vigilância é um dos caminhos para reduzir a mortalidade, e os números falam por si - só no mês de Maio, a Divisão de Trânsito levantou 10 479 autos a condutores. Destes, 15 por cento (mais de 1600) referem-se a infracções muito graves. António Domingues estima o valor das coimas em 460 mil euros e acrescenta que os números verificados em Maio “são semelhantes aos que temos registado mensalmente desde o início do ano”.

    Mihai, um cidadão romeno que vive em Portugal há seis anos, vai em breve fazer parte destas estatísticas. Na quinta-feira, seguia a 105 km/h na Avenida Infante D. Henrique, perto do Parque das Nações, uma zona onde não se pode circular a mais de 50 km/h. Mihai não se apercebeu de que no carro branco que seguia atrás dele estavam três agentes da Polícia, equipados com um radar. Foi filmado em excesso de velocidade e mandado parar logo a seguir. A infracção é muito grave e Mihai tem de pagar 300 euros, arriscando-se a ficar sem carta por um período de 2 meses a 2 anos. Preferiu não pagar logo e ficou com a carta (portuguesa) apreendida até liquidar a dívida.

    A carta de Mihai ficou guardada na sala de atendimento ao público da sede da Divisão, na Rua de Santa Marta, em Lisboa. O agente principal Andrade abre as gavetas onde constam os documentos apreendidos. Estão cheias até cima. “Estão aqui mais de 500 documentos à espera de ser reclamados. E lembro que só os guardamos durante cinco dias, depois são remetidos para a Direcção-Geral de Viação.”

    Tal como a GNR, a PSP tem vários carros descaracterizados, equipados com computadores e terminais de pagamento, que permitem detectar as infracções e redigir as contra-ordenações com rapidez e eficácia. O agente principal Jorge Pereira, condutor do carro-patrulha, explica a mudança; “Antigamente chegávamos a apanhar condutores com 50 multas pendentes e não o podíamos obrigar a pagar imediatamente. Agora ninguém escapa”.

    AUTORIDADES APOSTAM EM CARROS À CIVIL

    São rápidos, discretos e eficazes. A GNR e a PSP têm vários carros descaracterizados que patrulham todos os dias o trânsito dentro e fora dos centros urbanos.

    Equipados com radares de velocidade, os militares da GNR e os agentes da PSP conseguem detectar a velocidade dos veículos que seguem à sua frente a uma distância de 60 metros, sendo quase impossível ao condutor aperceber-se da presença de homens fardados no seu encalço. Os condutores de ambas as forças policiais têm formação específica para conduzir a altas velocidades. “São cursos ministrados pelas próprias marcas, que permitem uma perfeita adaptação ao veículo” explica o major Lourenlo da Silva, da Brigada de Trânsito da GNR.

    São usadas viaturas de alta cilindrada, aptas a perseguir todo o tipo de automóveis.

    Os carros “fardados” também são usados neste tipo de operações. A simples presença da autoridade nas estradas é suficiente para que os ‘aceleras’ levantem o pé.

    PRAZO MÁXIMO DE 15 DIAS PARA PAGAR

    Um condutor que cometa uma infracção punida com multa terá de a pagar no momento para evitar que a carta seja apreendida. Se não o fizer, o documento fica na posse da autoridade policial e é-lhe passada uma guia que o habilita a conduzir durante 15 dias – o prazo máximo para liquidar a dívida. Nos primeiros cinco dias úteis, a carta fica na sede da autoridade policial que o autuou. Esgotado esse prazo, o pagamento deverá ser feito na DGV ou, a partir de 25 de Julho, nas delegações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

    Após os 15 dias, o valor da multa aumenta, assim como a respectiva sanção acessória. Se a infracção for imputada ao veículo (por exemplo a falta de inspecção) são apreendidos os documentos da viatura, nos casos em que o condutor seja o proprietário da mesma.

    SANÇÕES COM ATRASOS DE MESES

    O elo mais fraco do processo de contra-ordenação continua a ser o atraso da DGV na notificação das sansões.

    Os condutores que cometem infracções graves e muito graves chegam a estar mais de um ano à espera que a DGV os notifique da inibição de conduzir, obrigando-os a entregar a carta.

    “Não faz sentido nós obrigarmos um condutor que cometa uma infracção a pagar uma multa no momento para depois ele ficar meses a fio à espera de saber se vai ou não ficar inibido de conduzir”, lamenta o subcomissário António Domingues, da PSP.

    Os atrasos têm-se acentuado nos últimos meses devido ao facto de a DGV ter sido extinta no início do ano. O organismo que gere as contra-ordenações de trânsito prepara-se para dar lugar à recém criada Alta Autoridade de Segurança Rodoviária.

    O nova entidade deverá entrar em funções no próximo dia 25 de Julho, assumindo todas as competências da DGV.

    Outro problema que a Autoridade terá de resolver é o de permitir um acesso mais completo às bases de dados dos condutoresàs autoridades policiais.

    TECNOLOGIA PERMITE INFORMAÇÃO IMEDIATA

    Em Março deste ano, entrou ao serviço na PSP e na GNR o sistema SCOT, uma aplicação informática que permite aos agentes e militares consultar de imediato informações sobre a inspecção de veículos ou a existência do seguro obrigatório.

    Em breve, o sistema vai também permitir consultar todo o cadastro, incluindo as multas pendentes. O SCOT permite redigir os autos com grande rapidez e imprimi-los usando uma pequena impressora. O SCOT guarda informação sobre todas as ocorrências registadas pelos condutores mandados parar pela GNR ou pela PSP.

    Além desta aplicação, há também um acesso partilhado às bases de dados da DGV, que possibilitam uma identificação quase imediata dos condutores e veículos.

    O terminal POS é outra ferramenta fundamental. Além de permitir o pagamento das multas através de cartão multibanco, através da ligação à DGV é possível saber se o condutor tem multas por pagar, incluindo as de estacionamento.

    Os veículos podem também incluir o sistema PROVIDA, um sofisticado radar fotográfico que mede a velocidade dos veículos.

    PAPEL À BEIRA DA EXTINÇÃO

    As autuações feitas ao computador são enviadas em tempo real para a DGV. Por enquanto, os autos também são remetidos em papel, mas em breve será usada apenas a via electrónica.

    RECEITAS EM ALTA

    Os dados da Direcção Geral do Orçamento mostram que 2004 foi o ano em que as infracções ao código da estrada geraram mais receitas para o Estado. No entanto, analisando os primeiros cinco meses deste ano, há um aumento de 11,5 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior. um crescimento de 53,2 por cento que, a manter-se,pode gerar uma receita de 91,4 milhões no fim do ano.

    AS FASES DA AUTUAÇÃO

    INFRACÇÃO DETECTADA

    O agente da PSP, Jorge Pereira, detecta um condutor em excesso de velocidade e lança-se no seu encalço. O radar indica que o veículo segue a 105 Km/h numa via onde não se pode andar a mais de 50 km/h.

    SINAL DE PARAGEM

    A patrulha manda o condutor encostar o carro num local seguro e explica-lhe qual a infracção cometida. Mihai entrega os documentos aos agentes, que verificam os selos do seguro obrigatório e da inspecção periódica exibidos no veículo.

    BASE DE DADOS

    O agente Fernandes introduz os dados no computador. Os dados pessoais e os do veículo são preenchidos automaticamente

    PROCESSO RÁPIDO

    Em menos de 10 minutos, todos os formulários estão preenchidos. O pagamento pode ser efectuado ali

    QUANTO CUSTAM AS MULTAS

    As infracções muito graves são punidas com sanção de inibição de condução de 2 meses a 2 anos. Eis as 6 mais frequentes:

    - 50 a 250 euros é o valor da coima que pune os automobilistas que cometam a infracção de transposição do traço contínuo.

    - 75 a 375 euros é o valor da coima que pune o desrespeito da obrigação de parar num semáforo com luz vermelha.

    - 500 a 2500 euros é o valor da multa aplicada a quem conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,8 g/l e inferior a 1,2 g/l.

    - 300 a 1500 euros é quanto paga o condutor que exceder os limites máximos de velocidade em mais de 40 km/h e até 60km/h dentro das localidades, ou mais de 60 km/h fora das localidades.

    - 100 a 500 euros é o valor da coima para a infracção por desrespeito do sinal de paragem obrigatória (Stop) em cruzamentos

    - 500 a 2500 euros é o valor da coima que pune a infracção de desobediência a uma ordem de paragem de um agente da autoridade


    José Carlos Marques

    Diário de Referência

    #2
    O pessoal queixa-se, mas ao pessoal que vejo a falar ao telemóvel, estão mesmo a pedir...

    Ainda à uns tempos vi um tipo a falar ao telemóvel desde a A25 (perto do estádio do Beira-Mar), passando a A1 até à saída para Estarreja e continuou na A29...

    Fiz esse percurso atrás do tipo, e ele sempre a segurar no telemóvel...

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      #3
      Tirando as situações explicitas de "caça a multa" (como o q contam do stop a 1 km/h ou andarem escondidos para caçar ex. de velocidade), acho muito bem que multem quem não cumpre o CE.

      Já repararam nas 6 muito graves mais frequentes, temos ali sinais vermelhos, stops, traços continuos, alcool qualquer uma delas pode originar um acidente grave!

      Comentário


        #4
        caramba, o excalibur anda inspirado! ao menos com abertura de topicos da actualidade! lol

        Comentário


          #5
          As infracções muito graves são punidas com sanção de inibição de condução de 2 meses a 2 anos. Eis as 6 mais frequentes:

          - 50 a 250 euros é o valor da coima que pune os automobilistas que cometam a infracção de transposição do traço contínuo.

          - 75 a 375 euros é o valor da coima que pune o desrespeito da obrigação de parar num semáforo com luz vermelha.

          - 500 a 2500 euros é o valor da multa aplicada a quem conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,8 g/l e inferior a 1,2 g/l.

          - 300 a 1500 euros é quanto paga o condutor que exceder os limites máximos de velocidade em mais de 40 km/h e até 60km/h dentro das localidades, ou mais de 60 km/h fora das localidades.

          - 100 a 500 euros é o valor da coima para a infracção por desrespeito do sinal de paragem obrigatória (Stop) em cruzamentos

          - 500 a 2500 euros é o valor da coima que pune a infracção de desobediência a uma ordem de paragem de um agente da autoridade
          Bom...com a quantidade de artistas a cometerem estas infrações e a gravidade das mesmas, até penso que o estado facturou pouco, sinal que tem de trabalhar mais

          “Somos muito rigorosos porque é inadmissível que morram pessoas na estrada. Trabalhamos para atingir as zero mortes. Em 2002, estabelecemos como objectivo reduzir a mortalidade rodoviária na zona de Lisboa para metade até 2010. Atingimos essa meta em 2006, mas continuamos empenhados em reduzir ainda mais as mortes na estrada”. As palavras são do subcomissário António Domingues, comandante da Esquadra de Fiscalização Técnica da Divisão de Trânsito de Lisboa da PSP.
          Só pela parte a bold, vale a pena

          Comentário


            #6
            muita da receita com a contribuicao da caca a multa tbm! vem ai os subsidios de ferias, agora todo o cuidado e pouco!

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              #7
              Como se costuma dizer, quem não deve não teme....

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                #8
                as x n e bem assim. mesmo que andemos direitinhos, por vezes escorregamos e quando menos se espera la temos a dolorosa

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                  as x n e bem assim. mesmo que andemos direitinhos, por vezes escorregamos e quando menos se espera la temos a dolorosa
                  Pois, normalmente é assim...

                  Andamos sempre direitinho, mas quando fazemos uma "asneira" eles lá estão...

                  Quando falo em asneira, é ultrapassar o limite de velocidade, não parar num Stop, passar um sinal laranja avermelhado, atender o telemóvel por instinto...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Como se costuma dizer, quem não deve não teme....
                    Eu até estaria disposto a concordar a 200%, se não tivessemos estas aberrações de exemplos:



                    Vê quantas infracções são cometidas, pelos srs agentes para puderem fiscalizar os excessos de velocidade.

                    Isto é na saida da Amadora para a EN117 Cabos de Àvila

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                      Eu até estaria disposto a concordar a 200%, se não tivessemos estas aberrações de exemplos:



                      Vê quantas infracções são cometidas, pelos srs agentes para puderem fiscalizar os excessos de velocidade.

                      Isto é na saida da Amadora para a EN117 Cabos de Àvila
                      Nesse caso, está em infração, mas já vi uma situação semelhante em que só estavo o radar de tripé, e o carro estacionado uns metros mais à frente...

                      O pessoal começava a travar qd via o carro, mas já tinha passado pelo radar...devem ter facturado bem...

                      Comentário


                        #12
                        E colar o meu carro ao carro da frente dá uma multa de quanto?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Tirando as situações explicitas de "caça a multa" (como o q contam do stop a 1 km/h ou andarem escondidos para caçar ex. de velocidade), acho muito bem que multem quem não cumpre o CE.

                          Já repararam nas 6 muito graves mais frequentes, temos ali sinais vermelhos, stops, traços continuos, alcool qualquer uma delas pode originar um acidente grave!
                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                          Eu até estaria disposto a concordar a 200%, se não tivessemos estas aberrações de exemplos:


                          Vê quantas infracções são cometidas, pelos srs agentes para puderem fiscalizar os excessos de velocidade.

                          Isto é na saida da Amadora para a EN117 Cabos de Àvila
                          Conheço perfeitamente o local, pq morei até aos meus 24 anos na Amadora...

                          Como disse no primeiro post, tirando a caça à multa acho bem... e para mais, todos sabem que eles costumam estar aí, evitem...

                          Comentário


                            #14
                            hj em dia ha muito condutor na estrada. e dp ha muitos stressados ao volante. e torna-se quase impossivel evitar certas manobras ou outro tipo de conducao por causa de alguma negligencia na sinalizacao, etc etc

                            Comentário


                              #15
                              Só agora é que me lembrei... desses 33.000.000, 120 são contribuição minha

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                Bom...com a quantidade de artistas a cometerem estas infrações e a gravidade das mesmas, até penso que o estado facturou pouco, sinal que tem de trabalhar mais



                                Só pela parte a bold, vale a pena

                                Se investissem em acções de prevenção em vez de andarem sempre atras da multa reduziriam muito mais...

                                Comentário


                                  #17
                                  já dizia o hermam no hora H. Vai-se fazer em Portugal um CSI BT para a policia conseguir através dos mosquitos esmagados no vidro do carro saber a que velocidade foi um gajo. Isto tudo por já não haver mais bermas onde colocar radares

                                  Mas agora mais a sério o que mais me irrita é que a afamada prevenção nas estradas é ver a policia nos locais mais estapafurdios e reconditos à caça das multas. Na A25 há um local que não compreendo porquê mas tem uma placa de 60km/h quando se poderia passar lá a 100km'h perfeitamente...
                                  A prevenção no local é estar um renault megane scenic com o autocolante de bébé abordo encostado à berma como se fosse avaria estando lá a engordar os cofres do estado..
                                  E não me venham com tretas de que os 60km'h é a melhor velocidade naquele sitio que aquilo a 100km/h passava-se seguramente

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                    Mas agora mais a sério o que mais me irrita é que a afamada prevenção nas estradas é ver a policia nos locais mais estapafurdios e reconditos à caça das multas. Na A25 há um local que não compreendo porquê mas tem uma placa de 60km/h quando se poderia passar lá a 100km'h perfeitamente...
                                    A prevenção no local é estar um renault megane scenic com o autocolante de bébé abordo encostado à berma como se fosse avaria estando lá a engordar os cofres do estado..
                                    E não me venham com tretas de que os 60km'h é a melhor velocidade naquele sitio que aquilo a 100km/h passava-se seguramente
                                    Por acaso essa zona não é a curva do estádio???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                      Por acaso essa zona não é a curva do estádio???
                                      sim é aquela antes de se sair no corte do estádio, aquilo para mim é uma vergonha descarada. dá-me vontade de uns 500metros antes meter uma placa a dizer" zona de caça associativa" ou algo do genero...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                        sim é aquela antes de se sair no corte do estádio, aquilo para mim é uma vergonha descarada. dá-me vontade de uns 500metros antes meter uma placa a dizer" zona de caça associativa" ou algo do genero...
                                        Nissan Almera branco, não o vi, 111 Kms/h, 120€ mais leve...

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                                          #21
                                          33 milhões de euros? É uma soma ridícula ... bem podem começar realmente com a caça à multa pois assim como estão não vão lá.

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                                            #22
                                            Afinal não há crise. O pessoal está mesmo cheio de "bago", 33 milhões de donativos voluntários e que nem descontam no IRS, e ainda estamos a meio do ano.

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                                              #23
                                              Quanto deste 33 milhões, foram investidos, na melhoria do ensino, na melhoria das estradas, na fiscalização das APECS, e de outras que fazem exames de condução em 2 minutos, etc.....?

                                              Comentário


                                                #24
                                                já nem me lembrava se nao lesse o título todo. estava eu no carro a ouvir 1 rádio qualquer (era a cidade) e estava a estacionar.

                                                o gajo estava a falar do trânsito e disse: nao acred... nao acredito!

                                                mas o que é que se passa? - perguntou a locutora.

                                                eu nao acredito nisto! estao a multar a carrinha da brisa que está na rua nao sei das quantas (em lisboa, acho que perto do campo grande). eles têm ordens pra multar toda a gente, mas isto é demais! - disse o repórter.


                                                nao sei se alguém ouviu isto, foi uns minutos depois das 10. até à brisa multam? eram 10 menos 5 e já estavam no bragashopping a multar. eu vi a gaja, estacionei mais à frente e saí do carro. ela logo com o dedo a dizer que nao podia. estacionei, fui ter com ela e disse:
                                                vou ali à loja de ferragens. vou ver se tem estas cavilhas. sao dois minutos. e andei. ela entao foi falar com outro. nem lhe dei tempo pra responder...

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                                                  #25
                                                  não se pode multar carrinhas da brisa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                    não se pode multar carrinhas da brisa?
                                                    São carros como os outros... acho que a única excepção é quando param nas AEs para auxiliar alguém, retirar alguma coisa de lá ou colocar a carrinha com o painel informativo ligado...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                      São carros como os outros... acho que a única excepção é quando param nas AEs para auxiliar alguém, retirar alguma coisa de lá ou colocar a carrinha com o painel informativo ligado...
                                                      A BRISA não tem qq ambito de intervenção na cidade, estava mal estacionada foi muito bem multada.

                                                      Se não o fosse, lá estavam todos a cascar no policia...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                        Nesse caso, está em infração, mas já vi uma situação semelhante em que só estavo o radar de tripé, e o carro estacionado uns metros mais à frente...

                                                        O pessoal começava a travar qd via o carro, mas já tinha passado pelo radar...devem ter facturado bem...
                                                        Isto revolta me...era passar de mota(ou de carro é igual..) e mandar um saco cheio de ***** pra dentro do carro
                                                        Enfim...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esse valor é uma gota de agua no orçamento de estado, mas a ser verdade parece-me um aumento exagerado! Como é que aumentou tanto? Mais fiscalização? Mais infrações? Ou multas mais pesadas?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                            O pessoal queixa-se, mas ao pessoal que vejo a falar ao telemóvel, estão mesmo a pedir...

                                                            Ainda à uns tempos vi um tipo a falar ao telemóvel desde a A25 (perto do estádio do Beira-Mar), passando a A1 até à saída para Estarreja e continuou na A29...

                                                            Fiz esse percurso atrás do tipo, e ele sempre a segurar no telemóvel...
                                                            Esse é um daqueles (muitos) que ainda não percebeu que um auricular é bastante mais barato do que uma multa por falar ao telemóvel.

                                                            Comentário

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