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Alfa 147 JTD - Está a fazer muito fumo...

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    Alfa 147 JTD - Está a fazer muito fumo...

    Será que alguém me pode ajudar...

    O carro de há um mês para cá passou a fazer muito fumo (coisa que antes não acontecia), parece uma autentica chaminé... estando inclusive o para-choques à saída do escape toda escura.

    Não sofreu qualquer reprogramação nem nada que o valha.

    Além disso, ouve-se o barulho do turbo a encher (parecido com o barulho de corrente de ar), coisa que antes não se ouvia.

    Já levei o carro à máquina (Bosch Car Service) e acusou problema no "sensor MAP" (tendo sido na altura desmontado e limpo, no entanto problema mantem-se).

    Além da questão do sensor (sim é mesmo "MAP" e não "MAF"), que pelos vistos terá de ser substituído, disseram que deveria-se proceder a uma limpeza ao sistema de admissão de ar...

    Os consumos também se ressentem, não subindo da mesma forma de regime como antigamente, estando a gastar sensivelmente mais um litro aos cem...

    Alguém tem conhecimento de algo parecido?

    O carro tem 108mil km.
    Editado pela última vez por nto; 02 July 2007, 18:48.

    #2
    Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Será que alguém me pode ajudar...

    O carro de há um mês para cá passou a fazer muito fumo (coisa que antes não acontecia), parece uma autentica chaminé... estando inclusive o para-choques à saída do escape toda escura.

    Não sofreu qualquer reprogramação nem nada que o valha.

    Além disso, ouve-se o barulho do turbo a encher (parecido com o barulho de corrente de ar), coisa que antes não se ouvia.

    Já levei o carro à máquina (Bosch Car Service) e acusou problema no "sensor MAP" (tendo sido na altura desmontado e limpo, no entanto problema mantem-se).

    Além da questão do sensor (sim é mesmo "MAP" e não "MAF"), que pelos vistos terá de ser substituído, disseram que deveria-se proceder a uma limpeza ao sistema de admissão de ar...

    Os consumos também se ressentem, não subindo da mesma forma de regime como antigamente, estando a gastar sensivelmente mais um litro aos cem...

    Alguém tem conhecimento de algo parecido?

    O carro tem 108mil km.
    Deve ser o tal medidor de massa de ar nas lonas...
    Ou o Turbo a dar as ultimas...
    Tens cuidados cm o turbo?
    Mas a partida se notas diferenças na progressão de regime, deve ser o medidor de massa de ar...

    Comentário


      #3
      Pode ser varias coisas, Sensor massa ar na sucata,~tem de ser substituido, Valvula do turbo com leitura errada, esta a debitar mais gasoleo que ar, filtros a precisarem de ser trocados, mas aconselho acima de tudo a substituição do sensor

      Comentário


        #4
        Tive um problema semelhante com a minha A6 e foi o turbo que foi á vida.

        Quando deita mais fumo??? ao ralenti ou a acelerar???

        Comentário


          #5
          Eu também tenho um 147jtd e também deitava fumo tipo chaminé..e quanto mais puxava por ele, mais fumo deitava!! só era giro ver os carros a desaparecer atrás de mim:P

          Pensei em algo mais grave e afinal (e até à data) era o tubo de ar que liga ao turbo (espero não estar a dizer uma grande calinada), um que fica junto da bateria que estava rasgado junto à anilha!


          Já agora que pneus usas e tas satisfeito?

          Comentário


            #6
            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=34522

            Comentário


              #7
              Antes de mais eu averiguava se não se trata do tal tubo rasgado.

              Esse barulho que falas é caracteristico deste problema.

              Espero que seja mesmo isto, porque as diferenças de custo entre uma avaria no turbo e esta são abismais!

              Comentário


                #8
                Ola, eu tenho um alfa GT com um motor parecido e tive um problema parecido. Comecou por deitar algum fumo e engasgar ligeiramente, depois começou com um zumbido , parecia que deitava ar por algum lado, depois o fumo e os engasgos começaram a aumentar, chegando ao ponto de fazer mais fumo que um camião. No fim, acendeu uma luz no painel, qualquer coisa relacionada com o motor.

                Falei do problema a uns conhecidos, disseram-me que eu estava lixado, que era coisa para ter de meter um motor novo..

                Conclusão: era o tubo que vai do turbo ao intercooler que tinha um rasgo, devido a um parafuso mal colocado de origem que roçava no tal tubo. Mudaram-me o tubo na oficina, ao abrigo da garantia.

                Desde então está 5 estrelas, não ficou sequela nenhuma.
                Cumprimentos.

                Comentário


                  #9
                  Não percebo como é que um carro, muda o comportamento quase de um dia para o outro, vai piorando, e só quando quase não anda, e acende luzinhas nos paineis é que se lembram de ir ao mecânico. E depois queixam-se que as garantias sacodem a agua do capote.

                  Comentário


                    #10
                    já aconteceu no carro do meu pai....

                    principio pensei que fosse o turbo a dar as ultimas, fui dar umas voltas com o carro e depois de 10km a andar devagar e sempre com atenção à temperatura e sinais de mt fumo...vi que n estava nada estragado só mm o fumo em excesso...
                    fiz 3 km acima dos 200kmh...até hoje fumo nem ve-lo


                    se for carro de cidade...tens é que tirar o carvão todo na ae

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
                      Ola, eu tenho um alfa GT com um motor parecido e tive um problema parecido. Comecou por deitar algum fumo e engasgar ligeiramente, depois começou com um zumbido , parecia que deitava ar por algum lado, depois o fumo e os engasgos começaram a aumentar, chegando ao ponto de fazer mais fumo que um camião. No fim, acendeu uma luz no painel, qualquer coisa relacionada com o motor.

                      Falei do problema a uns conhecidos, disseram-me que eu estava lixado, que era coisa para ter de meter um motor novo..

                      Conclusão: era o tubo que vai do turbo ao intercooler que tinha um rasgo, devido a um parafuso mal colocado de origem que roçava no tal tubo. Mudaram-me o tubo na oficina, ao abrigo da garantia.

                      Desde então está 5 estrelas, não ficou sequela nenhuma.
                      Cumprimentos.

                      A mim fizeram o recall antes que isso sucedesse. Menos mal...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                        Não percebo como é que um carro, muda o comportamento quase de um dia para o outro, vai piorando, e só quando quase não anda, e acende luzinhas nos paineis é que se lembram de ir ao mecânico. E depois queixam-se que as garantias sacodem a agua do capote.

                        Tás enganado, não foi de um dia para o outro.. foi muito progressivo e eu como não tinha tempo fui deixando andar... até porque estava na garantia.. se não estivesse eu levava logo, como é obvio.

                        Comentário


                          #13
                          Realmente já me lembrei do tubo que vem do turbo, mas no caso, há uns tempos (pouco tempo antes de começar a "fumegar") tinha a abraçadeira um pouco larga, no tubo que fixa ao pé do cabeço do motor (espero estar a explicar-me como deve ser).

                          Neste caso, terei de ver então todo o tubo a ver se há algum furo (esperemos que seja só isso)

                          Comentário


                            #14
                            que consumos tinhas e que consumos tens agora?

                            Comentário


                              #15
                              Boas, o teu problema pode ser ou injectores sujos, ou o turbo..
                              Mas acho que quando e' do turbo deita fumo branco e nao preto...

                              cumps,

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
                                Tás enganado, não foi de um dia para o outro.. foi muito progressivo e eu como não tinha tempo fui deixando andar... até porque estava na garantia.. se não estivesse eu levava logo, como é obvio.
                                Na mouche! Como está na garantia deixa-se andar e depois na marca dizem que é má utilização e com razão...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                  Na mouche! Como está na garantia deixa-se andar e depois na marca dizem que é má utilização e com razão...

                                  Bem, no meu caso o problema era um parafuso mal colocado na ORIGEM.. e eu já tinha perguntado na oficina e disseram para levar lá o carro QUANDO PUDESSE... ou seja, se o tal parafuso desse cabo do turbo, a culpa era exclusivamente deles.
                                  Penso que um defeito de fabrico dentro da garantia é sempre da responsabilidade do fabricante, ainda que esse defeito provoque outros maiores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
                                    Bem, no meu caso o problema era um parafuso mal colocado na ORIGEM.. e eu já tinha perguntado na oficina e disseram para levar lá o carro QUANDO PUDESSE... ou seja, se o tal parafuso desse cabo do turbo, a culpa era exclusivamente deles.
                                    Penso que um defeito de fabrico dentro da garantia é sempre da responsabilidade do fabricante, ainda que esse defeito provoque outros maiores.
                                    sim, claro. tipo, ouves um barulho numa roda. nada de anormal, dizes tu. passas la, dizem para quando puderes, passares la. ora, como na tua ideia, nunca podes, que se lixe, continuas a andar assim. o barulho vai aumentando, e tu na boa, metes o radio mais alto para nao se ouvir. passado uns meses, o barulho de ferro contra ferro é quase insurcessedor, mas que se lixe, o carro continua a andar. um belo dia, o eixo parte-se todo, a roda sai fora, tens um acidente. vais todo infunado a marca, que a culpa é deles, que é inadmissivel que isto aconteça a um carro novo, bla bla. e eles, claro, chamam os peritos deles, e chegam a conclusao que o erro foi teu. e um problema de 30€ q custava o rolamento, mandou-te o carro para o lixo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                      sim, claro. tipo, ouves um barulho numa roda. nada de anormal, dizes tu. passas la, dizem para quando puderes, passares la. ora, como na tua ideia, nunca podes, que se lixe, continuas a andar assim. o barulho vai aumentando, e tu na boa, metes o radio mais alto para nao se ouvir. passado uns meses, o barulho de ferro contra ferro é quase insurcessedor, mas que se lixe, o carro continua a andar. um belo dia, o eixo parte-se todo, a roda sai fora, tens um acidente. vais todo infunado a marca, que a culpa é deles, que é inadmissivel que isto aconteça a um carro novo, bla bla. e eles, claro, chamam os peritos deles, e chegam a conclusao que o erro foi teu. e um problema de 30€ q custava o rolamento, mandou-te o carro para o lixo.

                                      BEM... que exagero! :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                        sim, claro. tipo, ouves um barulho numa roda. nada de anormal, dizes tu. passas la, dizem para quando puderes, passares la. ora, como na tua ideia, nunca podes, que se lixe, continuas a andar assim. o barulho vai aumentando, e tu na boa, metes o radio mais alto para nao se ouvir. passado uns meses, o barulho de ferro contra ferro é quase insurcessedor, mas que se lixe, o carro continua a andar. um belo dia, o eixo parte-se todo, a roda sai fora, tens um acidente. vais todo infunado a marca, que a culpa é deles, que é inadmissivel que isto aconteça a um carro novo, bla bla. e eles, claro, chamam os peritos deles, e chegam a conclusao que o erro foi teu. e um problema de 30€ q custava o rolamento, mandou-te o carro para o lixo.
                                        isto aconteceu contigo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                          sim, claro. tipo, ouves um barulho numa roda. nada de anormal, dizes tu. passas la, dizem para quando puderes, passares la. ora, como na tua ideia, nunca podes, que se lixe, continuas a andar assim. o barulho vai aumentando, e tu na boa, metes o radio mais alto para nao se ouvir. passado uns meses, o barulho de ferro contra ferro é quase insurcessedor, mas que se lixe, o carro continua a andar. um belo dia, o eixo parte-se todo, a roda sai fora, tens um acidente. vais todo infunado a marca, que a culpa é deles, que é inadmissivel que isto aconteça a um carro novo, bla bla. e eles, claro, chamam os peritos deles, e chegam a conclusao que o erro foi teu. e um problema de 30€ q custava o rolamento, mandou-te o carro para o lixo.
                                          LOl so um "burrinho" ...n da um murro na mesa...no concessionario... quando o "problema" pequeno começa a parecer demasiado "grande" para se deixar andar...
                                          Agora se dps desse relato exagerado...ainda se mantêm a conduzir o carro como se nada fosse...claro q a culpa é do "burro" do dono...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Claro que esta historia foi inventada, e claramente exagerada. Mas o que quero dizer é q, tal como em nós, se sentimos que algo está diferente e não está bem, devemos ir a quem de direito para resolver as coisas. porque caso contrario, um pequeno problema pode-se tornar uma dor de cabeça que nunca mais acaba.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                              Claro que esta historia foi inventada, e claramente exagerada. Mas o que quero dizer é q, tal como em nós, se sentimos que algo está diferente e não está bem, devemos ir a quem de direito para resolver as coisas. porque caso contrario, um pequeno problema pode-se tornar uma dor de cabeça que nunca mais acaba.
                                              claro, por isso msmo digo...q eles gostam mto de desvalorizar os problemas...e atirar pa canto...mas um gajo é bater o pe...e dar murro na mesa..." " ...
                                              para as coisas fikarem resolvidas em tempo util...

                                              Comentário


                                                #24
                                                mas quando falo em desvalorizar os problemas, estava a falar dos condutores, não só dos concessionarios.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                                                  que consumos tinhas e que consumos tens agora?
                                                  Os consumos que costumo fazer, andam entre os 5.8 a 6.2.

                                                  Agora estou a fazer media de 7.0 a 7.2 (contas feitas à mão)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por NFL Ver Post
                                                    Eu também tenho um 147jtd e também deitava fumo tipo chaminé..e quanto mais puxava por ele, mais fumo deitava!! só era giro ver os carros a desaparecer atrás de mim:P

                                                    Pensei em algo mais grave e afinal (e até à data) era o tubo de ar que liga ao turbo (espero não estar a dizer uma grande calinada), um que fica junto da bateria que estava rasgado junto à anilha!


                                                    Já agora que pneus usas e tas satisfeito?
                                                    Os pneus que uso, são iguais aos que vieram de origem, os PIRELLI P7000. Não são "supra sumos", mas também não comprometem (na minha opinão).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se o sensor MAP esta avariado o carro n sabe que pressao esta a fazer ou faz a errada logo pode fazer fumo.
                                                      O MAP mede a pressao de alimentaçao.
                                                      Penso k nesse carro ate é facil de mudar e n custa nd testar um novo.

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        100 % cidade? eu tenho o motor de 140 cavalos e a média normal é entre os 7,5 e os 8 L...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                                                          100 % cidade? eu tenho o motor de 140 cavalos e a média normal é entre os 7,5 e os 8 L...
                                                          O meu é a versão de 115 cavalos.

                                                          Os trajectos são basicamente 50% em AE, 25% em Nacional e 25% em cidade.

                                                          Se andar 100% em cidade, os valores já vão para os 7.0 (mais coisa, menos coisa)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dr_tuborg Ver Post
                                                            A mim fizeram o recall antes que isso sucedesse. Menos mal...
                                                            Houve um recall para isso?
                                                            Não sei se estamos a falar dos mesmos tubos, mas já tive fugas nesse do turbo (em cima próximo da bateria) e noutro equivalente que fica por baixo.
                                                            Em qualquer um deles os sintomas eram audíveis: o carro soprava mais para a estrada do que para o motor.
                                                            E de problemas possíveis num JTD, se calhar só me falta mesmo esse do fumo... Quando tinha essas fugas, ele de facto fazia muito fumo, mas nada proporcional ao barulho que se ouvia.

                                                            E em que versão são feitos esses consumos que eu vejo para aí?

                                                            Comentário

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