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Afinação carburador moto4

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    Afinação carburador moto4

    Boas

    Tenho uma moto4 SMC RAM 150 ao que se consta com motor honda que comprei nova em 2003. Na altura não era experiente a andar nisto e quando o sr da oficina me perguntou se queria aquilo a andar mai eu disse que não, prosuponho que tenha um estrangulador.

    Agora onde pode estar o estrangulador?

    Escape?
    Carburador?

    Desculpem mas sou novato nisto e n percebo muito, o estrangulaodr disseram-me que era uma anilha, é verdade?

    Já agora, como afinar correctamente o carburador de moto ao motor andar melhor? Aquilo tem 2 parafusos, depois ponho fotos, que parecem ser da mistura de gasolina e ar, para haver combustão.

    Um dos parafusos parece-me ser do ar que entra para o carburador, pois se apertar demasiado a mota vai abaixo, e se desapertar todo fica um pouco acelerada. o outro, parece ser o que controla o relanti, se apertar fika acelerada, se desapertar fika acda vez com menos acelaração até se ir abaixo.

    Agora fiz o seguinte: Desapertei o parafuso do ar, e fikou mais acelerada, pela logica acho que esta a entrar mais ar, penso, e como fikou acelerada, compensei baixando o relantim, desapertando o outro parafuso. Fiz bem? Não notei grandes diferenças...

    gostaria que me explicassem como afinal o carburador para andar um pouco mais, ou ser mais rápida, mesmo que gaste mais, obvio, não há problema.

    Cumps e desculpem lá a ignorancia

    Abraço,
    R4E

    #2
    podes optar por mudar o gigler para haver mais debito de gasolina ,porque atravez dos parafusis das misturas os ganho nao sao muitos ,quanto ao estrangulador eu nao tenho a certeza mas axo que e na entrada de ar do motor ja nao sei

    Comentário


      #3
      A afinaçao dos carburadores, serve mais para adapta-lo às condiçoes ( humidade, temperatura ambiente, altitude...) do que para ganhar potencia. raramente as motas estão estraguladas no carburador.

      Geralmente as moto 4 quando estraguladas são a 14 cv para poderem circular na via publica e ai isto geralmente é feito no escape e/ou no filtro de ar...

      Comentário


        #4
        Boas

        obrigado pelas respostas.

        No escape duvido que esteja, desmontei a linha de escape e à saida do motor, não tem anilha nenhuma ou algo que esteja a limitar a passagem dos gases. Fiquei na duvida foi ca atraz o tubo que liga à panela tem uma anilha com parafusos, mas penso k tb n seja issom pois a anilha n é de metal, é d tipo cortiça ou algo do genero, por isso deve ser so mesmo para isolar.

        No filtro d ar n vi, mas no filtro de ar pode ser o quê? uma anilha no tubo k vai para o carburador?

        cumps

        Comentário


          #5
          Lamento, mas isso não tem nenhum estrangulador, o maximo que pode ter é o silenciador na ponteira de escape, que ao ser retirada normalmente dá um pouco mais de baixas e som mais entusiasmante. Agora o que o vendedor queria dizer provavelmente, era uma troca do pinhao ou da cremalheira com o objectivo de dar mais ponta á mota. Ja que andas com a mao na massa, aproveitas e tiras a tampa do filtro do ar, se der tiras o silenciador do escape, e afinas bem esses dois parafusos, o da mistura do ar e da gasolina, e vais ver que ficas com a mota mais solta a subir de rotação.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lclsa Ver Post
            A afinaçao dos carburadores, serve mais para adapta-lo às condiçoes ( humidade, temperatura ambiente, altitude...) do que para ganhar potencia. raramente as motas estão estraguladas no carburador.

            Geralmente as moto 4 quando estraguladas são a 14 cv para poderem circular na via publica e ai isto geralmente é feito no escape e/ou no filtro de ar...

            Nenhum quad é "estrangulado" para poder andar na via publica. São homologados practicamente todos e são declarados 15kW no livrete, mesmo que tenham mais potencia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
              Lamento, mas isso não tem nenhum estrangulador, o maximo que pode ter é o silenciador na ponteira de escape, que ao ser retirada normalmente dá um pouco mais de baixas e som mais entusiasmante. Agora o que o vendedor queria dizer provavelmente, era uma troca do pinhao ou da cremalheira com o objectivo de dar mais ponta á mota. Ja que andas com a mao na massa, aproveitas e tiras a tampa do filtro do ar, se der tiras o silenciador do escape, e afinas bem esses dois parafusos, o da mistura do ar e da gasolina, e vais ver que ficas com a mota mais solta a subir de rotação.
              O filtro de ar é por baixo do banco e tem uma tampa com um tubo k vem ca á frente, n sei a logica, pois o banco acaba por o tapar na mesma. Como tem uma rede depois dessa tampa a segurar o filtro, penso k nao haverá problema em tirar essa tampa como dizes.

              O Silenciador, refereste à panela de escape? ou aquele tubinho k tem a sair da panela? já me disseram para cortar essa "ponteira" tem cerca de 4cm, fica um pouco melhor?

              cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                Nenhum quad é "estrangulado" para poder andar na via publica. São homologados practicamente todos e são declarados 15kW no livrete, mesmo que tenham mais potencia.
                etse diz 8,9KW no livrete.

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                  O filtro de ar é por baixo do banco e tem uma tampa com um tubo k vem ca á frente, n sei a logica, pois o banco acaba por o tapar na mesma. Como tem uma rede depois dessa tampa a segurar o filtro, penso k nao haverá problema em tirar essa tampa como dizes.

                  O Silenciador, refereste à panela de escape? ou aquele tubinho k tem a sair da panela? já me disseram para cortar essa "ponteira" tem cerca de 4cm, fica um pouco melhor?

                  cumps
                  Tubinho na ponta do silenciador como é obvio.
                  E tira a tampa do filtro do ar(vais ter é de limpar o filtro mais regularmente principalmente no verao), mesmo com o banco a caixa vai encher mais e consequentemente vai dar mais ar ao motor, mas para que resulte vais ter de afinar bem o parafuso do ar e da gasolina no carburador.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                    etse diz 8,9KW no livrete.

                    Cumps
                    È normal é a potencia dele!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                      Tubinho na ponta do silenciador como é obvio.
                      E tira a tampa do filtro do ar(vais ter é de limpar o filtro mais regularmente principalmente no verao), mesmo com o banco a caixa vai encher mais e consequentemente vai dar mais ar ao motor, mas para que resulte vais ter de afinar bem o parafuso do ar e da gasolina no carburador.
                      e dicas para afinar isso?

                      eu fiz assim:

                      desapertei o do ar ate fikar acelerada, como n fikava mais acelerada comepnsei e baixei o parafuso do relantim, fiz bem?

                      Como devo fazer?

                      cumps

                      Comentário


                        #12
                        penso que o estrangulador deve estar ou na admissão ou no escape!


                        os parafusos ....pá.....se não percebes patavina disso, é complicado explicar...até porque não sei que carburador é


                        por exemplo, nos carros telecomandados normalmente tem uma agulha de baixas (para uma subida de regime correcta) e uma de máximas (rotações máximas do motor)

                        na minha ex bw´s no carburador de origem o só havia um unico parafuso de afinação que era o do relantim. Os parafusos (gigleurs) que permitem regular a quantidade de gasolina que entra no carburador (em baixas rotaçoes, quando giras 3/4 do punho e o das altas) estao dentro da "cuba". sendo que o maior era o das altas. Tem atençao que a afinaçao de um carburador nao passa so nos gigleurs, tambem passa pela afinação da agulha e da boia dentro da cuba (isto se o carburador estiver a cerca de 30º de inclinação)

                        se não percebes nada disso, só vais fazer porcaria, vais desafinar aquilo ainda mais e vais acabar por levá-la á oficina á mesma

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                          e dicas para afinar isso?

                          eu fiz assim:

                          desapertei o do ar ate fikar acelerada, como n fikava mais acelerada comepnsei e baixei o parafuso do relantim, fiz bem?

                          Como devo fazer?

                          cumps
                          Geralmente os dois parafusos ficam nivelados, convem que haja 50% ar e 50% gasolina, para uma combustão perfeita no motor. O ideal é fazeres o que te disse, e depois vais experimentando ate ficar no ponto ideal, podes apertar os parafusos e depois tirar um volta a cada um para começar, depois vais procurando a afinação correcta, em aceleração não podes sentir "poços".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                            penso que o estrangulador deve estar ou na admissão ou no escape!


                            os parafusos ....pá.....se não percebes patavina disso, é complicado explicar...até porque não sei que carburador é


                            por exemplo, nos carros telecomandados normalmente tem uma agulha de baixas (para uma subida de regime correcta) e uma de máximas (rotações máximas do motor)

                            na minha ex bw´s no carburador de origem o só havia um unico parafuso de afinação que era o do relantim. Os parafusos (gigleurs) que permitem regular a quantidade de gasolina que entra no carburador (em baixas rotaçoes, quando giras 3/4 do punho e o das altas) estao dentro da "cuba". sendo que o maior era o das altas. Tem atençao que a afinaçao de um carburador nao passa so nos gigleurs, tambem passa pela afinação da agulha e da boia dentro da cuba (isto se o carburador estiver a cerca de 30º de inclinação)

                            se não percebes nada disso, só vais fazer porcaria, vais desafinar aquilo ainda mais e vais acabar por levá-la á oficina á mesma
                            pah, eu ja la mexi e ela ta a trabalhar bem, pode n andar melhor, mas menos nao ta a andar...

                            cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              penso que o estrangulador deve estar ou na admissão ou no escape!


                              os parafusos ....pá.....se não percebes patavina disso, é complicado explicar...até porque não sei que carburador é


                              por exemplo, nos carros telecomandados normalmente tem uma agulha de baixas (para uma subida de regime correcta) e uma de máximas (rotações máximas do motor)

                              na minha ex bw´s no carburador de origem o só havia um unico parafuso de afinação que era o do relantim. Os parafusos (gigleurs) que permitem regular a quantidade de gasolina que entra no carburador (em baixas rotaçoes, quando giras 3/4 do punho e o das altas) estao dentro da "cuba". sendo que o maior era o das altas. Tem atençao que a afinaçao de um carburador nao passa so nos gigleurs, tambem passa pela afinação da agulha e da boia dentro da cuba (isto se o carburador estiver a cerca de 30º de inclinação)

                              se não percebes nada disso, só vais fazer porcaria, vais desafinar aquilo ainda mais e vais acabar por levá-la á oficina á mesma
                              Os parafusos que ele está A FALAR são da mistura do ar e da gasolina, e não os gigleres(agulhas) que estão la dentro do carburador.

                              Não mexes no do ralentim deixa como estava, so se a mota falhar é que se deve subir um pouco.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                pah, eu ja la mexi e ela ta a trabalhar bem, pode n andar melhor, mas menos nao ta a andar...

                                cumps

                                ok!! é que .....depois em aceleração ela pode engasgar, ou mesmo no limite ela pode engasgar!!

                                isso não é muito dificil de afinar, mas tem um lag ......e para quem não percebe muito, ás vezes compensa mais levá-la á oficina!

                                Comentário


                                  #17
                                  Quanto ao carb não te posso ajudar muito pois é uma área que não domino muito mas posso te dizer que a maioria dos estranguladores de motos são no escape...desaperta o colector de escape e ve se não tem ai uma anilha a estrangular isso

                                  Comentário


                                    #18
                                    para afinar o carburas só mm de ouvido e na estrada, não dá para explicar tim por tim....
                                    o relentim tem q estar estável e qd aceleras ela n pode dizer q n! se estiver assim n mexas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Du Ver Post
                                      Quanto ao carb não te posso ajudar muito pois é uma área que não domino muito mas posso te dizer que a maioria dos estranguladores de motos são no escape...desaperta o colector de escape e ve se não tem ai uma anilha a estrangular isso
                                      mesmo à saida do motor não tem, expliquei isso no primeiro topico.

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        R4e....enviei-te PM.
                                        Talvez te consiga ajudar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O melhor mesmo é levares a mota a um mecanico e não a um qualquer... Quando tinha a minha 50cc uma vez fui afinar o caburador ao mecanico da esquina aqui perto (e não ao mecanico experiente que costuma mexer nas motos cá de casa) e o homem afinou a mota... mas com o ar "aberto" (que na verdade é fechado), digamos que afinou-me aquilo com a botao do ar no lado contrário.

                                          Antes de fazer esta infeliz visita também ja tinha estado lá a inventar, quando queria por a mota a andar mais aumentava o relanti e mexia ligeiramente num parafuso, aquilo realmente ficava com muito mais força mas consumia mais do que o normal, como é obvio. Acabei por nunca conseguir afinar a moto como deve de ser...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Normalmente, o limitador é um parafuso com afinação que existe no «gatilho» de aceleração da mota.
                                            Quanto ao carburador, para além dos Gigleurs tem um parafuso para afinar o ralenti ( normalmente o que tem mola) e um outro para afinação da mistura ar/gasolina.
                                            Com um pouco de paciência afina-se a mota.
                                            Eu afino a minha e ...não sou da área.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                              Boas

                                              Já agora, como afinar correctamente o carburador de moto ao motor andar melhor? Aquilo tem 2 parafusos, depois ponho fotos, que parecem ser da mistura de gasolina e ar, para haver combustão.

                                              Um dos parafusos parece-me ser do ar que entra para o carburador, pois se apertar demasiado a mota vai abaixo, e se desapertar todo fica um pouco acelerada. o outro, parece ser o que controla o relanti, se apertar fika acelerada, se desapertar fika acda vez com menos acelaração até se ir abaixo.

                                              Agora fiz o seguinte: Desapertei o parafuso do ar, e fikou mais acelerada, pela logica acho que esta a entrar mais ar, penso, e como fikou acelerada, compensei baixando o relantim, desapertando o outro parafuso. Fiz bem? Não notei grandes diferenças...

                                              gostaria que me explicassem como afinal o carburador para andar um pouco mais, ou ser mais rápida, mesmo que gaste mais, obvio, não há problema.

                                              Cumps e desculpem lá a ignorancia

                                              Abraço,
                                              R4E
                                              Viva!

                                              Os parafusos que falas, parece-me a mim que são o oposto do que pensas. O meu exemplo é do meu velho corolla, que afino com um vacuometro e chave de fendas (ou com os dedos).

                                              O parafuso que apertas e acelera o motor, deve ser o que restringe o ar de admissão. Quanto mais apertas, menos restrição ele mete. Logo, entra ar mais facilmente e o motor acelera (como se a borboleta for abrindo).

                                              O parafuso que, quando apertas, faz o motor rodar cada vez mais devagar, é o da mistura. Quando esse parafuso se fecha, restringe a passagem do combustivel, sendo preciso maior caudal de ar para aspirar a gasosa. Quanto mais apertado, mais pobre a mistura.

                                              O procedimento para afinar o carburador que eu uso é exactamente o oposto do que acho que queres. Eu quero que o carro gaste pouco, mesmo que tal implique que ande menos:

                                              - Usando os 2 parafusos, ir apertando/desapertando um e outro até atingir a "velocidade de rotação+uns pozinhos" preconizada ao ralenti.
                                              - Jogar com os 2 parafusos para obter o máximo de vácuo possível para aquela rotação.
                                              - Desapertar o parafuso da mistura até o vácuo começar a cair. Depois desaperto ainda mais 1/4 de volta.

                                              Sem vacuometro e assumindo que o motor parte de um ponto de afinação em que funciona bem, podes ir desapertando o parafuso da mistura para ir subindo as rpm até o motor começar a "engasgar" um pouco. Nesse ponto, aperta-o um pouco para "desengasgar". Podes (e deves) jogar um pouco com o outro parafuso para impedir que o ralenti fique demasiado alto.

                                              Como nota final, há carburadores cujo parafuso do ar funciona ao contrário do que eu disse aqui: Ao apertar qq um dos parafusos, o motor anda mais devagar. Ao desapertar acelera.

                                              cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                Normalmente, o limitador é um parafuso com afinação que existe no «gatilho» de aceleração da mota.
                                                Quanto ao carburador, para além dos Gigleurs tem um parafuso para afinar o ralenti ( normalmente o que tem mola) e um outro para afinação da mistura ar/gasolina.
                                                Com um pouco de paciência afina-se a mota.
                                                Eu afino a minha e ...não sou da área.

                                                Na minha funciona da mesma maneira.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                                  Viva!

                                                  Os parafusos que falas, parece-me a mim que são o oposto do que pensas. O meu exemplo é do meu velho corolla, que afino com um vacuometro e chave de fendas (ou com os dedos).

                                                  O parafuso que apertas e acelera o motor, deve ser o que restringe o ar de admissão. Quanto mais apertas, menos restrição ele mete. Logo, entra ar mais facilmente e o motor acelera (como se a borboleta for abrindo).

                                                  O parafuso que, quando apertas, faz o motor rodar cada vez mais devagar, é o da mistura. Quando esse parafuso se fecha, restringe a passagem do combustivel, sendo preciso maior caudal de ar para aspirar a gasosa. Quanto mais apertado, mais pobre a mistura.

                                                  O procedimento para afinar o carburador que eu uso é exactamente o oposto do que acho que queres. Eu quero que o carro gaste pouco, mesmo que tal implique que ande menos:

                                                  - Usando os 2 parafusos, ir apertando/desapertando um e outro até atingir a "velocidade de rotação+uns pozinhos" preconizada ao ralenti.
                                                  - Jogar com os 2 parafusos para obter o máximo de vácuo possível para aquela rotação.
                                                  - Desapertar o parafuso da mistura até o vácuo começar a cair. Depois desaperto ainda mais 1/4 de volta.

                                                  Sem vacuometro e assumindo que o motor parte de um ponto de afinação em que funciona bem, podes ir desapertando o parafuso da mistura para ir subindo as rpm até o motor começar a "engasgar" um pouco. Nesse ponto, aperta-o um pouco para "desengasgar". Podes (e deves) jogar um pouco com o outro parafuso para impedir que o ralenti fique demasiado alto.

                                                  Como nota final, há carburadores cujo parafuso do ar funciona ao contrário do que eu disse aqui: Ao apertar qq um dos parafusos, o motor anda mais devagar. Ao desapertar acelera.

                                                  cumps
                                                  Obrigado pela explicação, fica a duvida de qual será da gasosa e qual será do ar da admissao, vou postar fotos do carburador e explicar quais os parafusos que penso que sejam o quê.

                                                  Cumps

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                                                    #26
                                                    Boas

                                                    Cá fica a imagem descritiva.

                                                    Já agora, depois de mexer nisso tive que mexer nos parafusos para conseguir por a mota a trablhar a frio... e trabalha mal assim parecia k tava com mta gasolina afogada, dpois la regulei ficou bom, agora será q pega d novo a frio?

                                                    Editado pela última vez por R4E; 05 July 2007, 20:27.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                                      Boas

                                                      Cá fica a imagem descritiva.

                                                      Já agora, depois de mexer nisso tive que mexer nos parafusos para conseguir por a mota a trablhar a frio... e trabalha mal assim parecia k tava com mta gasolina afogada, dpois la regulei ficou bom, agora será q pega d novo a frio?

                                                      O parafuso da esquerda é o da mistura ar/ gasolina.
                                                      O da direita não tenho a certeza qual a sua função, no entanto não me parece ser o do ralenti...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                        O parafuso da esquerda é o da mistura ar/ gasolina.
                                                        O da direita não tenho a certeza qual a sua função, no entanto não me parece ser o do ralenti...
                                                        penso k o da eskerda seja o do ar, e da direita seja o da gasolina, os dois juntos fazem a mistura...
                                                        será?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                                          penso k o da eskerda seja o do ar, e da direita seja o da gasolina, os dois juntos fazem a mistura...
                                                          será?
                                                          Creio que não.
                                                          O da esquerda regula a mistura ar/gasolina; o da direita, se calhar, actua na agulha do carburador.
                                                          Se conseguires desmontar o tubo do ar, talvez consigas ver para dentro do carburador e passas a ter uma melhor ideia das funções desses parafusos.


                                                          Estive a ver melhor a imagem e, quase de certeza que o parafuso da direita vai actuar na agulha do carburador.
                                                          Assim, agulha para baixo menos gasolina a mota anda menos; agulha para cima ( não demasiado senão a mota afoga) a mota anda mais pois entra mais gasolina.
                                                          Editado pela última vez por Sansoni7; 05 July 2007, 22:52.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                            Creio que não.
                                                            O da esquerda regula a mistura ar/gasolina; o da direita, se calhar, actua na agulha do carburador.
                                                            Se conseguires desmontar o tubo do ar, talvez consigas ver para dentro do carburador e passas a ter uma melhor ideia das funções desses parafusos.


                                                            Estive a ver melhor a imagem e, quase de certeza que o parafuso da direita vai actuar na agulha do carburador.
                                                            Assim, agulha para baixo menos gasolina a mota anda menos; agulha para cima ( não demasiado senão a mota afoga) a mota anda mais pois entra mais gasolina.
                                                            Então tem lógica. Seu eu ao relantim, apetar o parafuso da direita, ela aumenta o ralentim, fica mais acelerada, mas se apertar d mais, vai-se abaixo.

                                                            E o da esquerda de apertar demasiado, vai-se abaixo, mas no entanto, pode estar todo desapertado que ela trabalha na mesma.

                                                            Agora começou a dar rateres se for a descer, engatada mas sem acelerar, que pode ser aqui na afinaçao?

                                                            Já agora, como é que anda mais, agulha pra cima?, ou seja, parafuso mais apertado?

                                                            Outra coisa, sorry, o da mistura como deve ser regulado? por ex ao relanti eu afino o parafuso da agulha, para mais gasolina, aperto fika mais acelerada, e depois tenho que a pertar o outro para fikar o relantim amis baixo, ou seja certo, isto é o q acontece, estou a fazer bem?

                                                            cumps.
                                                            Editado pela última vez por R4E; 06 July 2007, 01:52.

                                                            Comentário

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