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Honda Accord -Problema c/comando do vidro do condutor

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    Honda Accord -Problema c/comando do vidro do condutor

    Aí está o 1º problema que o meu Honda deu, em 11 anos e 80mil kms. Nada de grave, mas quero ver isto resolvido o mais rapidamente possível.

    Na semana passada, de um momento para o outro, o vidro do condutor deixou de abrir (encontrava-se todo fechado).
    Sempre funcionou bem, sem quaisquer interferências ou o que quer que fosse, de um momento para o outro, deixou de responder.

    Notei que o botão que acciona o vidro (na consola), deixou de fazer aquele "click" quando se "puxa" para fechar o vidro, logo a partir daí, desconfiei do botão.

    Sendo assim, no fim-de-semana, meti mãos à obra para ver o que se passava. Comecei por remover a consola central, quando por fim percebi que não era necessário, bastava apenas desencaixar a unidade de comando que engloba todos os botões.





    Ao desmontar a unidade onde estão os botões, verifiquei que, de facto, o botão do vidro do condutor apresentava um movimento diferente dos restantes, além de não fazer o tal "click"




    Desencaixei o botão referente ao vidro do condutor, para ver o que realmente se passava, quando me deparo com o plástico derretido, por baixo dos contactos de cobre que o botão acciona





    Onde aponta a seta vermelha, estava um amontoado de plástico derretido que posteriormente removi e que tapava totalmente aquele contacto.

    Limpei bem os contactos e raspei-os com uma peça metálica, mas nem assim consegui que o vidro voltasse a funcionar.

    1- O que acham ter sido o problema? Porque derreteu o plástico naquela zona. Cheirava imenso a queimado.

    2 - Será que fez algum curto circuito e pode também ter queimado o motor do vidro? (espero que não ).

    3 - O que devo fazer? Comprar uma unidade de controlo com os 5 botões, numa sucata e experimentar a ver se fica a funcionar?

    O vidro do condutor, ao contrario dos restantes, tem uma espécie de controlador (dá para ver na 3ª e 4ª fotos, mesmo atrás do espaço de onde removi o botão) que liga aos contactos do botão, possivelmente devido à função AUTO, poderá isso estar também queimado e impedir o funcionamento do vidro, julgo eu, não sei.

    #2
    O fusivel não partiu? Isso podem ser tantas coisas, desde um simples mau contacto a um cabo descarnado pelo caminho a tocar nalgum ponto que não devia.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
      O fusivel não partiu? Isso podem ser tantas coisas, desde um simples mau contacto a um cabo descarnado pelo caminho a tocar nalgum ponto que não devia.
      Nenhum fusível fundiu, é isso que acho estranho.

      Comentário


        #4
        E os cabos não estão queimados nem nada disso? Pode ter sido um curto no próprio botão, ao levar com água da chuva, e ter acabado por morrer. Experimenta medir com um multimetro para ver se passa corrente do fusivel aos contactos do interruptor.

        Comentário


          #5
          3 - O que devo fazer? Comprar uma unidade de controlo com os 5 botões, numa sucata e experimentar a ver se fica a funcionar?
          o ideal era mesmo arranjares outra unidade de comando e experimentar, antes de começar a pensar em outros problemas!

          será que o comando não ficou preso ao puxares para fechar, continuando a ser accionado?

          isto levaria a um sobreaquecimento dos contactos e ao tal derretimento do plástico!

          Comentário


            #6
            Esqueci-me, aproveita e mede também o interruptor com um multimetro para veres se ele passa corrente ou não.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
              Esqueci-me, aproveita e mede também o interruptor com um multimetro para veres se ele passa corrente ou não.
              Vou fazer isso, mas duvido que esteja receber alguma energia, visto que limpei o plástico derretido e reparei que o interruptor, ao ser pressionado, estava novamente a ligar os contactos certos para fazer o vidro subir e descer - embora sem efeito.

              Ou seja, se tiver energia significa o pior, que o problema agora está no motor do vidro (espero que não).


              Obrigado pelas dicas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                o ideal era mesmo arranjares outra unidade de comando e experimentar, antes de começar a pensar em outros problemas!

                será que o comando não ficou preso ao puxares para fechar, continuando a ser accionado?

                isto levaria a um sobreaquecimento dos contactos e ao tal derretimento do plástico!
                É o que vou fazer, após verificar tudo com o multímetro.

                O problema vai ser encontrar uma unidade igual numa sucata. Assim de repente só vejo 2 carros com uma igual, o Honda Accord CE7 e o Rover 600, ambos raros de encontrar...

                Se encontrasse uma numa sucata era óptimo, desde que estivesse funcional, trocava os botões e a moldura envolvente pela minha e continuava com aspecto novo.

                Em relação à tua questão, também penso que pode ter sido isso. O botão ter ficado preso na posição de fechar o vidro e ter queimado aquilo, daí espero que não tenha queimado o motor do vidro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                  Vou fazer isso, mas duvido que esteja receber alguma energia, visto que limpei o plástico derretido e reparei que o interruptor, ao ser pressionado, estava novamente a ligar os contactos certos para fazer o vidro subir e descer - embora sem efeito.

                  Ou seja, se tiver energia significa o pior, que o problema agora está no motor do vidro (espero que não).


                  Obrigado pelas dicas.
                  Experimenta primeiro no interruptor com ele desmontado. Medes em ambas as posições a ver se existe sinal, se não existir tens sorte e é só o interruptor, e esperemos que assim seja

                  Comentário


                    #10
                    Em relação à tua questão, também penso que pode ter sido isso. O botão ter ficado preso na posição de fechar o vidro e ter queimado aquilo, daí espero que não tenha queimado o motor do vidro.
                    em princípio os contactos derreteram 1º que o motor...mas claro que nunca se sabe!

                    Comentário


                      #11
                      Ainda não resolvi este problema.

                      Fui ontem à Honda, o preço da peça são uns módicos 222,48€ + IVA, ou seja, 269,20€.

                      Entretanto, encontrei este no eBay, proveniente de um Rover 600:

                      http://cgi.ebay.co.uk/ROVER-600-ELEC...QQcmdZViewItem


                      Agora vem o problema... é a unidade de comando de um veículo com volante à direita, com o Auto do lado do vidro do pendura.
                      Será que funciona igualmente bem no meu? Será que a ficha encaixa? O facto da função AUTO ficar a funcionar no vidro do pendura ao invés do condutor não é importante, para já o que quero mesmo é ter os vidros todos novamente a funcionar.

                      Comentário


                        #12
                        Apagar sff
                        Editado pela última vez por JeTBoy; 21 September 2007, 03:01.

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                          #13
                          Apagar sff
                          Editado pela última vez por JeTBoy; 21 September 2007, 03:00.

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                            #14
                            Apagar sff
                            Editado pela última vez por JeTBoy; 21 September 2007, 03:00.

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                              #15
                              Apagar sff
                              Editado pela última vez por JeTBoy; 21 September 2007, 03:00.

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