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    Freelander Diesel

    Boas

    alguem me pode explicar as motorizaçoes (diesel) destes land rover, preferencialmente antes de 2000, tenho andado a ver na net e encontro motores de 2000cc de 90 cv, 97cv, 116cv...

    Apos deambular por vitaras e fronteras, agora deu-me para ver freelander, sera uma aposta?conhecem desvantagens/defeitos/problemas nestes carros?

    obrigado e cumps

    #2
    O motor diesel do Freelander anterior a 2000 era o 2.0SDi de origem Rover.

    É um motor turbodiesel de injecção directa com 105cv e 240Nm, embora nos Freelander seja anunciado como tendo 97cv também, nunca entendi isso.

    É o mesmo motor que equipa os Rover 220/420/620SDi, 25/45TD e Civic 2.0iTD e Accord 2.0iTD (não comercializados em Portugal).

    É um motor fiável embora algo "rude" e ruidoso. É barulhento e passa algumas vibrações, como os 1.9TDi de 110cv. De resto, é bem vivo e dá um certo kick às 2000rpm, não primando muito pela linearidade. É um motor robusto.


    Depois de 2000, os Freelander vieram equipados com o motor TD4 de origem BMW, salvo erro com 116cv. O mesmo do 320d sem common-rail e com outra gestão.

    Sobre esse motor certamente haverá quem te elucide melhor que eu.

    Em relação ao Freelander, são conhecidos problemas nas transmissões / semi-eixos. Especialmente nos mais antigos, defeito crónico do eixo traseiro.

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      #3
      obrigado, e isso sao reparaçoes muito caras nao? esses ultmimos como motor bmw ja devem trazer alguns desses defeitos cronicos resolvidos nao?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por v._m.a.s.r Ver Post
        obrigado, e isso sao reparaçoes muito caras nao? esses ultmimos como motor bmw ja devem trazer alguns desses defeitos cronicos resolvidos nao?
        O defeito no eixo traseiro foi "resolvido" algures em 1999, mas penso que os restantes modelos ainda se continuaram a pautar por alguma fragilidade no que toca às transmissões.
        De qualquer forma, se não o vais usar em todo o terreno ou sujeitar a grandes abusos, não é um item de grande preocupação.

        Na verdade, estes últimos modelos vendidos pela Ford, eram já bem mais robustos a esse nível.

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          #5
          pois a ideia de comprar um "todo terreno citadino" é mais uma conjugaçao de factores, nao pretendo o carro propriamente para tt mas sim porque costumo ir para a montanha para andar a pé, acampar, etc...por isso tem que ser qualquer coisa que me permita ir ate la descansado mas tambem andar na cidade com consumos mais baixos que os "jeeps" costumam ter.
          Os ultimos modelos da ford, ainda devem andar fora do orçamento, andava a sondar os modelos de 1999 e 2000, que ja se arranjam até 10000euros.

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            #6
            Cuidado c os frelanders, a tranmissão traseira costuma partir bastando para tal andar com pneus com relevo diferente, daí que todos têm que andar com pneus da mesma marca e modelo, e de 10 em 10 mil km roda-los de eixo. O que muitos fazem para não correr esse risco é no verão tirar a transmissão traseira, o jipe fica de longe muito melhor, anda mais e gasta menos, até pk como não tem diferencial é tração permanente, o jipe muitas vezs a fazer curvas em rotundas, manobras, etc prende muito as rodas de trás, é como se travasse sozinho.
            O filtro de oleo tem de ser de origem de contrario os da concorrencia vertem óleo, é fraco ao nivel de plasticos, o unico item de bem é mesmo o motor, é fiável.

            Comentário


              #7
              Bem os Freelanders como agora esta o mercado é daqueles carros que é como o outro diz...."É p'ra sempre"...

              O mercado esta inundado deles, os problemas de diferenciais são mais que conhecidos e o valor comercial é baixo...

              Os TD4 valem mais mas mesmo assim os problemas são os mesmos...

              Digo-te que é muito dificil vender um carro desses á posteriori...

              Comentário


                #8
                bem nesse caso acho que vou continuar a procurar vitaras...

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                  #9
                  nao ando a procura de comprar um carro para vender num futuro proximo, mas nao tenho é dinheiro para andar em repaçoes nem contratempos escusados, por isso tenho que encontrar algo mais fiavel...vou postando o que encontrar, obrigado a todos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                    O defeito no eixo traseiro foi "resolvido" algures em 1999, mas penso que os restantes modelos ainda se continuaram a pautar por alguma fragilidade no que toca às transmissões.
                    De qualquer forma, se não o vais usar em todo o terreno ou sujeitar a grandes abusos, não é um item de grande preocupação.

                    Na verdade, estes últimos modelos vendidos pela Ford, eram já bem mais robustos a esse nível.
                    Exacto, e não é preciso sair de estrada para isso acontecer.
                    De resto a construção interior é bastante sólida, sem barulhos parasitas, habitabilidade muito boa, etc... etc...
                    Problemas são vários: injectores, peça de plástico na entrada do motor do sistema de refrigeração, mas problemas comuns aos freelander são outros além destes e são vários.
                    De resto a manutenção é bastante cara e qualquer peça é a um preço bastante elevado.

                    Edit: penso que a potência seja de 112 cv

                    Comentário


                      #11
                      Nos de 5 portas, tenta comprar um sem tecto de abrir. pois é comum partirem.se os cabos do motor electrico.

                      Comentário


                        #12
                        O meu primo e vizinho tem um com 30 mil kms que vai atira-lo de uma rocha, se quiseres acho que ele oferece, foge disso como o diabo da cruz...

                        Comentário


                          #13
                          Também confirmo problemas de transmissão, tivemos problemas de Freelander's que tinham uso mais intensivo, leia-se TT, e deram problemas de caixa, embraiagem, diferenciais...

                          Acredito que seja algo fragil, excepto se usado com muito cuidado. Diga-se no entanto que não é um carro TT puro e duro, por isso também terá que se dar algum desconto.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso tb tenho andado a ver um... neste caso um Td4.

                            Pelo que me tenho informado, principalmente no forum TT, com este motor a fiabilidade terá aumentado e os problemas de transmissão já não são uma caracteristica dos anteriores.
                            Para TT o facto de não ter redutoras retira-lhes capacidade, no entanto, dá para fazer algumas coisas.
                            Há muitos à venda (antes de 00) e o preço para os posteriores ainda é elevado, conheço quem tenha um com 0 problemas... é como tudo.

                            Em principio para aqui virá um...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v._m.a.s.r Ver Post
                              bem nesse caso acho que vou continuar a procurar vitaras...
                              Não procures Vitaras mas sim Grand Vitaras até AGO2001, os que tiverem motor Mazda. São bastante fiáveis, confortáveis, económicos e classe 1 nas AE's. Eu tenho um e se precisares de dicas é só dizeres.

                              Eu também andei atrás dos Freelas mas no ClubeTTAH fizeram-me tirar daí as ideias e foi nessa altura que optei pelo GV.

                              EDIT: Mas é como diz o Valium, é como tudo, é preciso ter sorte.
                              Editado pela última vez por pmcb; 23 July 2007, 21:12.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                                Não procures Vitaras mas sim Grand Vitaras até AGO2001, os que tiverem motor Mazda. São bastante fiáveis, confortáveis, económicos e classe 1 nas AE's. Eu tenho um e se precisares de dicas é só dizeres.

                                Eu também andei atrás dos Freelas mas no ClubeTTAH fizeram-me tirar daí as ideias e foi nessa altura que optei pelo GV.

                                EDIT: Mas é como diz o Valium, é como tudo, é preciso ter sorte.
                                Falaram assim tão mal, mesmo dos TD4? (eu tenho lá o post e não tem sido assim tão maus, não sei como era no antigo forum)
                                Acho que para quem não pretenda fazer muito TT, pretenda principalmente para cidade e algo mais, continua a ser um opção a considerar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Falaram assim tão mal, mesmo dos TD4? (eu tenho lá o post e não tem sido assim tão maus, não sei como era no antigo forum)
                                  Acho que para quem não pretenda fazer muito TT, pretenda principalmente para cidade e algo mais, continua a ser um opção a considerar...
                                  Não foi neste forum, foi no antigo e decorria o ano de 2005.

                                  Na altura foi falado sobre os TD4, mas como eu tenho uma sorte do caraças, qualquer problema que houvesse mesmo neste com "menos" problemas, seria concerteza no meu. (Já tenho um llllllooooooonnnnnnggggggooooooo historial dessas coisas)

                                  E depois, as redutoras do GV falaram mais alto para além de que o meu mecânico trabalha na Suzuki o que facilitaria as coisas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                                    Não foi neste forum, foi no antigo e decorria o ano de 2005.

                                    Na altura foi falado sobre os TD4, mas como eu tenho uma sorte do caraças, qualquer problema que houvesse mesmo neste com "menos" problemas, seria concerteza no meu. (Já tenho um llllllooooooonnnnnnggggggooooooo historial dessas coisas)

                                    E depois, as redutoras do GV falaram mais alto para além de que o meu mecânico trabalha na Suzuki o que facilitaria as coisas.
                                    Ja vi algumas fotos do teu GV em acção....
                                    Acho que o GV apenas peca interiormente, e mesmo exteriormente não faz muito o meu gosto, mas é realmente uma boa opção.

                                    (eu geralmente tenho a mesma sorte que tu nas viaturas, por isso é que ainda estou indeciso se avanço ou não para o Td4... queria mesmo era o Td5 do disco)

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que achas?

                                      http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p89113

                                      VS

                                      http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p99846

                                      (este td4 é o que tenho estado inclinado)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Ja vi algumas fotos do teu GV em acção....
                                        Acho que o GV apenas peca interiormente, e mesmo exteriormente não faz muito o meu gosto, mas é realmente uma boa opção.

                                        (eu geralmente tenho a mesma sorte que tu nas viaturas, por isso é que ainda estou indeciso se avanço ou não para o Td4... queria mesmo era o Td5 do disco)

                                        Até por isso eu largava o GV.

                                        Realmente tens razão, o GV não se pode considerar bonito ou com bom gosto, mas também acho o Mercedes CLS horrivel e muita gente o tem, se calhar aprenderia a gostar como me aconteceu com o GV.

                                        O GV não é um jipe para velocidades, 130/140 já é bom é um jipe para Alentejanos.

                                        Não sei se já passaste por aqui: http://forum.autohojett.com/showthread.php?t=207

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                                          Até por isso eu largava o GV.

                                          Realmente tens razão, o GV não se pode considerar bonito ou com bom gosto, mas também acho o Mercedes CLS horrivel e muita gente o tem, se calhar aprenderia a gostar como me aconteceu com o GV.

                                          O GV não é um jipe para velocidades, 130/140 já é bom é um jipe para Alentejanos.

                                          Não sei se já passaste por aqui: http://forum.autohojett.com/showthread.php?t=207
                                          Já sim sr. ,

                                          Comentário


                                            #22
                                            Havia por aí alguém do forum que tinha comprado um mas julgava que aquilo era um Saxo e ficou algo decepcionado. O dele estava a precisar de uma embraiagem, mas isso comprado no sitio certo e colocado por quem sabe até nem fica caro.

                                            Eu vou investigar se ainda o tem e depois digo qualquer coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Já sim sr. ,
                                              Como vez, problemas própriamente ditos não teve, para além daquela cacetada...mas isso faz parte.

                                              Aquilo é só as revisões na altura certa e mudar o que deve ser mudado na respectiva quilometragem, meter gota e andar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                obrigado, de facto tenho andado a ver vitaras mais antigos que 2001, porque estao a bom preço e o hard top é um bichinho aqui na cabeça...voces tem algum carro com hard top?e usam ou é daquelas coisas que se acha piada uma ou duas vezes e depois nunca mais?

                                                ja agora os vitaras com motor peugeot nao sao tao fiaveis como os de motor mazda?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os vitaras com hard top, havia quem se queixasse de entrar agua lá dentro... não sei se seria um caso isolado!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como disse o Valium, os hard top dos vitaras tiveram uns problemas de entrada de água principalmente nas lavagens automaticas e de pressão.

                                                    O motor Peugeot é um bom motor mas como todos, desde que bem tratados são fiáveis.

                                                    Que eu saiba não são conhecidos grandes problemas nos Vitaras à excepção dos que têm o diferencial da frente em aluminio que é mais fraco mas isso é fácil de ver, o de aluminio é da cor do aluminio e o de aço normalmente é pintado de preto e apresenta quase sempre ferrugem, não que esteja estragado mas é mesmo assim. A Peugeot tem a vantagem de teres práticamente tudo no mercado paralelo ao contrário do Mazda que não tem quase nada.

                                                    Uma coisa importante, os Vitaras que usam o motor Mazda são os JR e são todos de 5 portas.

                                                    Num outro forum tem este para vender: http://www.aventurasobrerodas.com/fo...php?topic=77.0

                                                    No Antigo Forum AHOTT também está este: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=666&page=65
                                                    Editado pela última vez por pmcb; 24 July 2007, 11:12.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um vitara chegou a ser a minha opção de compra na altura em que comprei o meu Corsa, mas os preços estavam fora das possibilidades na altura...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                                                        Como disse o Valium, os hard top dos vitaras tiveram uns problemas de entrada de água principalmente nas lavagens automaticas e de pressão.

                                                        O motor Peugeot é um bom motor mas como todos, desde que bem tratados são fiáveis.

                                                        Que eu saiba não são conhecidos grandes problemas nos Vitaras à excepção dos que têm o diferencial da frente em aluminio que é mais fraco mas isso é fácil de ver, o de aluminio é da cor do aluminio e o de aço normalmente é pintado de preto e apresenta quase sempre ferrugem, não que esteja estragado mas é mesmo assim. A Peugeot tem a vantagem de teres práticamente tudo no mercado paralelo ao contrário do Mazda que não tem quase nada.

                                                        Uma coisa importante, os Vitaras que usam o motor Mazda são os JR e são todos de 5 portas.

                                                        Num outro forum tem este para vender: http://www.aventurasobrerodas.com/fo...php?topic=77.0

                                                        No Antigo Forum AHOTT também está este: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=666&page=65
                                                        Os Grande Vitara também tinham motor Mazda tal como os primeiros Kia Sportage.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aqui tens as diferênças entre os vários Vitara/Grand.

                                                          http://forum.autohojett.com/showthre...=3301#post3301

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Epá foge do td4 como gato a fugir do banho...

                                                            O meu Pai teve um, e sinceramente a minha maior alegria com ele foi quando se vendeu, ou melhor se trocou por um Rav 4...

                                                            Deixou-o a pé sem exagerar mais de 10 vezes!!!

                                                            Comentário

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