Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carrefour sai de Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carrefour sai de Portugal

    Carrefour sai de Portugal, Auchan e Sonae na corrida

    Venda deverá ser anunciada nos próximos dias. A auchan, dona do Jumbo e do Pão de Açucar, é vista como o comprador mais provável. mas há outros na corrida.

    André Macedo e Ana Cunha Almeida com Sónia Santos Pereira

    A cadeia francesa Carrefour vai sair de Portugal estando a ultimar a venda da sua operação portuguesa – composta por 12 hipermercados – a outro grupo de distribuição, segundo apurou o Diário Económico. O candidato mais provável para adquirir a rede de lojas é o grupo francês Auchan, que tem 15 hipermercados Jumbo e 2 supermercados Pão de Açúcar no mercado nacional.
    Questionada sobre o desinvestimento no mercado nacional, a Carrefour limitou-se a referir que não comenta rumores, mas o Diário Económico sabe que o negócio ficará fechado no espaço de poucos dias.

    A Carrefour chegou a Portugal em 1992, altura em que inaugurou o seu primeiro hipermercado, em Telheiras. A partir daí, a expansão foi gradual até chegar às 12 unidades que detém hoje. A empresa tem ainda 11 licenças já aprovadas para a abertura de novos espaços comerciais, entre as quais estão as localizações Valongo, Famalicão e Maia.

    Entre os principais motivos para a saída do grupo do País está o facto de não ser um dos principais ‘players’ do mercado. A política internacional do grupo tem sido apostar em mercados onde tem posições privilegiadas e desinvestir nos outros, onde acaba por ser mais um operador. Mas a liderança em Portugal seria sempre uma missão impossível para a Carrefour. Os últimos dados avançados pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) comprovam isso mesmo. A Sonae Distribuição domina o ‘ranking’ do volume de vendas na distribuição alimentar, com as insígnias Continente e Modelo, com uma facturação de 3.526 milhões de euros em 2006.

    Logo a seguir, surge a a Jerónimo Martins, proprietária das redes Feira Nova, Pingo Doce e Recheio, com uma facturação de 1.948 milhões de euros. E em terceiro lugar neste ‘ranking’ está a Auchan – conhecida pelos hipermercados Jumbo – com vendas de 1.194 milhões de euros no ano passado. A Carrefour aparece apenas em 6º lugar com um volume de vendas de 505 milhões de euros, um número que a distancia dos seus concorrentes. E com uma facturação a apresentar um crescimento pouco significativo, de 1% face ao exercício de 2005 (498 milhões de euros).

    Os consumidores têm vindo a aderir cada vez mais às redes que praticam preços baixos, como as cadeias alemãs Lidl e Plus. Aliás, neste mesmo ‘ranking’ da APED, a Lidl ultrapassou a Carrefour, figurando em 4º lugar com vendas de 1.050 milhões de euros em 2006 e um crescimento de 8% face a 2005. Até o Minipreço - gerido pelo grupo Dia, que, por sua vez, é propriedade dos franceses da Carrefour - conseguiu vender mais em Portugal do que a Carrefour, figurando em 5º lugar com uma facturação de 707 milhões de euros no período em análise.

    O negócio e as apostas da rede francesa em portugal

    1 - Os hipermercados, a marca própria e a Fileira Qualidade
    São 12 os hipermercados com a marca Carrefour em Portugal. De norte a sul do País, conseguem abarcar um pouco de toda a geografia. O primeiro a abrir foi em Telheiras. Depois vieram todos os outros: Vila Nova de Gaia, Braga, Oeiras, Montijo, Aveiro, Portimão, Torres Novas, Viseu, Paços de Ferreira, Coimbra e Loures. Há uns anos para cá, a Carrefour decidiu apostar forte na marca própria, sob a designação “preço mínimo”. A sustentar esta aposta, o grupo falava “nos preços mais baixos de toda a região”. Foi também o grupo francês que, há oito anos, introduziu em Portugal o conceito de Fileira Qualidade já adoptado na maioria dos países onde está presente. Fazer acordos com agricultores e demais produtores – mediante critérios de qualidade e ambiente – para depois comprar parte dessa produção. No final de 2006, a Carrefour já trabalhava com 216 fornecedores nacionais, o que representava 15% do total de compras de produtos frescos que seguem também para os ‘hipers’ da cadeia noutros países, como França, Espanha, Suíça, Polónia e Brasil.

    2 - Os combustíveis e as estações de serviço
    Assegurar a presença no negócio dos combustíveis sempre fez parte dos planos em Portugal ou não fosse essa uma das estratégias do grupo a nível global. Em França é um dos maiores vendedores de combustíveis. E da mesma forma que tenta explorar o parque de hipermecados com a oferta de Parafarmácias - o que já acontece em Telheiras e Coimbra - a ideia é fazer o mesmo em relação às estações de serviço. A Carrefour controla três postos de gasolina, em Montijo, Vila Nova de Gaia e Braga respectivamente. O objectivo sempre foi estender esta oferta às restantes unidades comerciais, sempre que houvesse essa possibilidade. António Baptista, administrador-delegado da empresa de distribuição, já em 2005 dizia que queria investir três a cinco milhões de euros na abertura de três a cinco novos postos de combustíveis.

    3 - Os ‘hard discount’ da Plus sob olhar dos franceses
    Quando o grupo Dia, do Carrefour, anunciou a compra das 250 lojas “Plus” que os alemães da Tengelmann possuiam em Espanha, foi garantido que não tentariam adquirir as unidades “Plus” a operar em Portugal. O negócio, concretizado na semana passada e avaliado em 200 milhões de euros, não teria qualquer impacto no mercado português, apesar de tanto as lojas Minipreço do grupo Dia como as lojas Plus, do Tengelmann, operarem no mesmo segmento de ‘hard discount’. No entanto, a saída do Carrefour de Portugal torna um cenário de consolidação cada vez mais provável. Se o Dia comprar as 55 lojas Plus que existem em Portugal, irá acabar por deter um total de 472 lojas no País, a juntar à rede de cinco mil presentes em Espanha. Tudo isto num segmento que exige custos mínimos de operação e cujo dinamismo está ao rubro, podendo assentar na estratégia do Carrefour em não investir com marca própria nos mercados de pequena dimensão

    #2
    A pergunta que se impõe é:

    Vão-se acabar os descontos nos combustíveis?

    Comentário


      #3
      Isso já se sabe há vários meses.

      E depois, esse ranking não corresponde à verdade. Quem factura mais em PT não é o Medelo e continente , é o grupo Intermarcher ( que não aparece nesse ranking porque doi a muita gente) seguido do Lidl que tem uma estimativa de facturação porque tb doi a muita gente. Doi doi.

      Pronto já está demontada mais uma manipulação de informação a favor do Belmiro.

      Os dados estão aqui: http://www.aped.pt/

      Comentário


        #4
        vai tudo embora....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
          Quem factura mais em PT não é o Medelo e continente , é o grupo Intermarcher
          não é de admirar... é um em cada esquina ...

          Comentário


            #6
            Tambem estranhei que nao tvessem falado do Intermarche.


            Quanto a noticia tambem gostava de saber o que vai acontecer aos postos de gasolina, porque quando vou para o Montijo da sempre jeito ir la encher o deposito.

            Tenho pena tambem porque o de Telheiras sempre foi um hipermercado que me habituei a ir, sempre foi o hipermercado de eleiçao porque nao tinha a confusao do Continente, muito bem organizado e tinha um bom talho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
              não é de admirar... é um em cada esquina ...
              Curiosamente em Lisboa nao existe nenhum... O mais perto é no Cacem penso eu.

              Comentário


                #8
                As superficies vão continuara só que com outro nome, se se concretizar o processo de venda.

                Logo os postos de combustivel também.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                  As superficies vão continuara só que com outro nome, se se concretizar o processo de venda.

                  Logo os postos de combustivel também.
                  Pois... e os preços dos combustíveis?

                  Comentário


                    #10
                    Vao continuar como assim? Em quase todas as cidades onde existe um Carrefour, existe tambem um Continente ou um Jumbo... Passam a haver duas lojas iguais lado a lado?


                    E esse negocio do combustivel, como diz na noticia é uma estrategia do grupo para ser lider na comecializaçao desse tipo de produtos. Nem o Jumbo nem o Continente tem essa filosofia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                      Curiosamente em Lisboa nao existe nenhum... O mais perto é no Cacem penso eu.
                      Tenho uma prima que trabalha nas instalações dos Mosqueteiros em Alverca.

                      Penso que há alguns na linha de Sintra, começando em Massamá.

                      http://www.mosqueteiros.com/

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                        Vao continuar como assim? Em quase todas as cidades onde existe um Carrefour, existe tambem um Continente ou um Jumbo... Passam a haver duas lojas iguais lado a lado?


                        E esse negocio do combustivel, como diz na noticia é uma estrategia do grupo para ser lider na comecializaçao desse tipo de produtos. Nem o Jumbo nem o Continente tem essa filosofia.
                        As areas de implementação do carrefour são extremamente populosas, não será bem ficar lado a lado. Existem estudos para isso não é toa que alguem avança para a compra de uma rede superficies.

                        O Carrefour só está presente nas cidades de maior dimensão, sendo que por exemplo o de telheiras deve ser super cobiçado, assim como o de Oeiras

                        Comentário


                          #13
                          Pois é em Massama, mais perto de Lisboa acho que nao existe.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                            Vao continuar como assim? Em quase todas as cidades onde existe um Carrefour, existe tambem um Continente ou um Jumbo... Passam a haver duas lojas iguais lado a lado?


                            E esse negocio do combustivel, como diz na noticia é uma estrategia do grupo para ser lider na comecializaçao desse tipo de produtos. Nem o Jumbo nem o Continente tem essa filosofia.

                            Aqui em Aveiro o Jumbo foi o primeiro hipermercado com uma bomba "low-cost".

                            O Carrefour seguiu-lhe o exemplo e o Feira Nova tb.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                              Tambem estranhei que nao tvessem falado do Intermarche.


                              Quanto a noticia tambem gostava de saber o que vai acontecer aos postos de gasolina, porque quando vou para o Montijo da sempre jeito ir la encher o deposito.

                              Tenho pena tambem porque o de Telheiras sempre foi um hipermercado que me habituei a ir, sempre foi o hipermercado de eleiçao porque nao tinha a confusao do Continente, muito bem organizado e tinha um bom talho.
                              Facil, o Jumbo tmb tem postos de combustivel, por exemplo em Alverca... e a gasolina chega a ser mais barata nove cêntimos que nas Galp's e companhia.

                              Comentário


                                #16
                                Os carrefoures vão ser comprados por um grupo fora de Portugal, provavelmente espanhóis ou muito possivelmente Norte americano.

                                É verdade, os americanos andam de olho...

                                Aceitam-se apostas.
                                Editado pela última vez por neoxic; 23 July 2007, 11:06.

                                Comentário


                                  #17
                                  O Carrefour começou por ser Euromarché em Telheiras.

                                  E há perto de 4 anos foi adquirido por um grupo Espanhol, mantem-se a designação Francesa que significa cruzamento, mas eles na verdade são detidos por um grupo Espanhol.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                    Os carrefoures vão ser comprados por um grupo fora de Portugal, provavelmente espanhois ou muito possivelmente Norte americano.

                                    É verdade, os americanos andam de olho...

                                    Aceitam-se apostas.
                                    Os Carrefoures foram Franceses e já são Espanhois.


                                    Vê os links da cadeias deles no mundo

                                    Grupo Carrefour:
                                    Argentina www.carrefour.com.ar Bélgica www.carrefourbelgium.be www.hypercarrefour.be www.gb.be
                                    Brasil www.carrefour.com.br
                                    República Checa www.carrefour.cz França www.carrefour.fr www.champion.fr www.ooshop.fr www.promocash.com www.prodirest.fr
                                    Indonésia www.carrefour.co.id Itália www.carrefouritalia.it Japão www.carrefour.co.jp Polónia www.carrefour.pl Grécia www.carrefour.gr Eslováquia www.carrefour.sk Emirados Árabes Unidos www.carrefouruae.com
                                    Espanha www.carrefour.es www.dia.es Suíça www.carrefour.ch

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu só quero saber o que vai acontecer ao carrefour de Braga...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PauloCaldas Ver Post
                                        A pergunta que se impõe é:

                                        Vão-se acabar os descontos nos combustíveis?

                                        O jumbo tambem tem!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Aqui em Aveiro o Jumbo foi o primeiro hipermercado com uma bomba "low-cost".

                                          O Carrefour seguiu-lhe o exemplo e o Feira Nova tb.
                                          Nao sabia. Pensei que ca em Portugal apenas o Carrefour e o E.Leclerc tinham postos de combustivel.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                            O jumbo tambem tem!
                                            Estou a falar dos descontos do carrefour
                                            Por aqui temos intermarché

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                                              Nao sabia. Pensei que ca em Portugal apenas o Carrefour e o E.Leclerc tinham postos de combustivel.

                                              Jumbo, Intermarché...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Yamato Ver Post
                                                E há perto de 4 anos foi adquirido por um grupo Espanhol, mantem-se a designação Francesa que significa cruzamento, mas eles na verdade são detidos por um grupo Espanhol.
                                                Qd me referia a Espanha era a relativo um médio grupo de Hipermercados Espanhol...

                                                De resto andam "Por aí a dizer" que vai ser vendido a um grupo norte americano e não ao grupo Auchan.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                  O jumbo tambem tem!
                                                  e o jumbo é mais fixe porque dá descontos na BP

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mais um olhar dos especialistas.

                                                    A possível saída do Carrefour do mercado retalhista português é uma boa notícia para as empresas do sector, mas má para os consumidores. É que os analistas acreditam que tal medida vai provocar uma menor pressão para a descida dos preços no mercado português.
                                                    O "Diário Económico" noticia hoje que o Carrefour está a preparar a venda do seu negócio em Portugal, sendo os prováveis compradores os também franceses da Auchan, estando ainda a Sonae SGPS na corrida.
                                                    Para a Jerónimo Martins e Sonae SGPS a notícia "é positiva à primeira vista, pois o negócio deve implicar um aumento no nível de consolidação no mercado retalhista português, suportando uma maior disciplina em termos de preços e novas aberturas", referem os analistas do BPI.
                                                    A Espírito santo Research partilha da mesma opinião. O analista Pedro Morais acredita que a venda será efectuada ao Grupo Auchan, que "aumentará a quota de mercado em Portugal, reduzindo o número de concorrentes, o que eventualmente será positivo já que baixará a concorrência de preços neste mercado".
                                                    O Carrefour pretende alienar os 11 hipermercados que detém em Portugal, mais as licenças para a abertura de 11 novos pontos de venda.
                                                    Os analistas do BPI referem que também a Jerónimo Martins e a Sonae SGPS são potenciais compradores destes activos, no que seria uma medida defensiva, pois evitaria a entrada/reforço de outros "players" no mercado.
                                                    A mesma fonte salienta que com estes activos ambas as companhias, líderes em Portugal, conseguiriam "aumentar a quota de mercado, aumentar o nível de sinergias, alavancar o balanço.
                                                    O BPI calcula que os hipermercados do Carrefour podem valer entre 350 a 500 milhões de euros e lembra que estes estão em locais semelhantes aos dos estabelecimentos da Sonae e que a Jerónimo Martins estás mais focada nos supermercados (Pingo Doce).

                                                    www.jornaldenegocios.pt
                                                    Para nós consumidores é que não será benefico. O provavel comprador deve ser mesmo o grupo auchan.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como é que é??? Desinveste-se de uma empresa que está a dar lucro???
                                                      Têm um administrador português, só pode, não têm "status", desinveste-se , mesmo com lucros...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                                        Mais um olhar dos especialistas.



                                                        Para nós consumidores é que não será benefico. O provavel comprador deve ser mesmo o grupo auchan.
                                                        Claro, tudo a cair no mesmo cabaz, não dá direito a muita concorrência.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por king tdi Ver Post
                                                          Como é que é??? Desinveste-se de uma empresa que está a dar lucro???
                                                          Têm um administrador português, só pode, não têm "status", desinveste-se , mesmo com lucros...
                                                          Estás por dentro da estrategia internacional do carrefour para te saires com essas perolas?

                                                          Têm lá gente paga para pensar e se a prioridade é investir nos mercados onde detem posições de liderança e consolida-las é porque deve ser mais benefico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A compra por parte da Sonae é extremamente arriscada porque teriam que fechar lojas e os resultados só poderiam aparecer a muito logo prazo. A sonae precisa de resultados imediatos e já está em nº1 em termos de hipers.

                                                            A auchan mesmo que compre fica atrás do Continente e Jerónimo, ou seja comprando o Carrefour fica na mesma em nº 3. Com a agravante de ter que fechar 1 ou 2 ou 3 hipers... ( a sinergia neste caso é negativa, o somatório do casamento em V. neg. é inferior aos grupos em separado)

                                                            Tem que ser alguém de fora. Digo eu...
                                                            Editado pela última vez por neoxic; 23 July 2007, 11:42.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X